Melhores falantes para guitarra

    Autor Mensagem
    victorhugofs
    Veterano
    # fev/10


    Galera, eu estou em busca de um alto falante que atenda o que eu preciso, so que ate então eu não havia atinado a importancia de um alto falante! eu dei uma olhada nos Eminence e nos Celestions. So que eu agradei de dois deles. do eminence achei legal o Tonker red coated. e da Celestion eu agradei do Vintage 30. Ambos tem vantagens e desvantagens. o que eu queria um falante que mandasse ver nos sons em agudos, médios lisos e os graves com com punchy! o vintage 30 eh o que eu queria. so que eh caro para caramba, 160 dolares nos estados unidos e so tem 60w de potencia! baixo demais! e se eu conjugasse um tonker com um outro e fizesse uma caixa 2x12? daria certo? valeu

    KillerOfNight
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Cara o povo gosta de celestions naum sei o porque são falantes otimos, mas também não depende so do falante tem que olhar também o amplificador que tu ta pretendendo colocar esses falantes ou se ta pretendendo montar um cabinet...

    Uns falantes bons para sons saturados e sujos são os Black Shadow, padrão de amplificadores MesaBoogie... Se não me engano as caixas bugera também usam Black Shadow.

    Mas tudo tem seus altos e baixos nenhum e perfeito..

    Abração mano.

    victorhugofs
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    consegui....
    celestion v30 + eminence governor
    brutal!

    KillerOfNight
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    victorhugofs qual teu amp mlk???

    victorhugofs
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: victorhugofs
    · votar


    Peavey valveking vk100 (cabeçote)

    MMI
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    victorhugofs

    Tem muita coisa aí nessa de alto falantes. Primeiro, veja o modelo de caixa e quanto falantes você quer. As caixas podem ser open o closed back, soa bem diferente. Veja o amplificador que você quer colocar, o tipo de som que pretende, para acertar a potencia e a impedância do falante, isso já te limita um pouco as opções. Por exemplo, para um som Vox, é bem legal que tenha um pouco de distorção de falantes, mas para um Roland JC-120 nenhuma distorção de alto falante é aceitável. Veja se você quer um de Alnico ou Cerâmico, também tem os de neodimium, mas acho demais...
    Como já falaram aqui, compre sempre o melhor que puder. Pesquise bastante. Particularmente, eu sou fã dos falantesWeber, tenho 2 caixas com tampo traseiro removível (open ou closed back), com falantes diferentes, para usar em estéreo. Aqui tem exemplos de alguns Weber e Eminence para comparação. Outras marcas, tem os Tone Tubby, que são os falantes do Clapton, os Fane e JBL que via de regra são para altas potencias. Aqui tem um comparativo entre falantes de Alnico.

    Obs.: preste atenção ao colocar 2 falantes juntos, se em série ou paralelo, isso dá certo sim, mas tem que fazer direito.

    tatus
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Só para salvar os links nos meus tópicos respondidos, hehe

    Raizen
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    MMI
    As caixas podem ser open o closed back, soa bem diferente

    Posso fazer uma caixa que tenha tipo um fundo falso para eu abrir e fechar a parte de trás do amplificador?

    MMI
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Raizen

    Sim, a minha é assim. Não é exatamente um fundo falso, é um tampo removível, são 4 parafusos. Veja, estou falando em caixas e não em amplificador. Se for um amplificador valvulado, fechar tudo pode dar super-aquecimento. Claro, um combo pode dar para fazer assim, mas tem que ser bem pensado para ventilar.

    Raizen
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    MMI
    Entendi. Interessante isso.
    Penso em montar uma caixa daqui algum tempo. Só não sei ao certo se seria 1x12 ou 2x12.
    Os falantes eu penso em Celestion Alnico Gold. A idéia é ter uma caixa que possa oferecer pressão sonora o bastante para aguentar um show. Gostaria de utilizá-la com esses mini heads (lunch box), orange tiny terror, vox night train e mesa boogie trans atlantic.
    O que acha?
    Será que 1x12 basta?

    MMI
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: MMI
    · votar


    Raizen

    Isso é uma questão pessoal e de gosto. Eu particularmnete não recomendaria, já que é um falante de 50W para ligar num amp de 15W (ou 7,5W). Pela potência dos amps em questão, eu iria de falante de Alnico mesmo, de som mais vintage e menos potência. Eu escolheria falantes de 20-25W 8 Ohms. Mas da Celestion nessa especificação, cairia nos Heritage G12M e G12H. Mas tem outras marcas. O Vox poderia ser um falante de 15W mesmo, para deixar o falante dar uma distorcidinha, como nos Vox originais. daí poderia ser o Celestion Blue, do qual deriva o Gold. É gosto, muito pessoal.
    Também acho que você pode ser feliz com o Alnico Gold que vc disse...

    Edit: esqueci...Quanto a aguentar um show, depende muito do show que você se refere. Mas via de regra, 1 alto falante de 12 fala alto suficiente para um show pequeno, se não aguentar, microfona.

    Raizen
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    MMI
    Certo. É que penso no Mesaboogie Transatlantic que tem 25 dynawatts e não gostaria de ter uma caixa só para ele...gostaria de usar a mesma coisa para todos eles (não que eu tenha todos hehe....ainda).
    Ainda não tenho a informação de quantos ohm é sua saída.
    Qual alternativa aos Celestion G12H? Algum Weber?

    MMI
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Raizen

    Se é assim, vou te falar minha opinião, mas como disse é pessoal, é um pouco de questão de gosto. Eu pegaria Weber (British) Silver Bell e/ou Blue Dog. Como eles sugerem no site, de preferência os dois, uma 2x12 fica fantástica. Se você achar caro o Alnico, vai de cerâmico mesmo que são falantes excelentes. Pegaria de 30W, dope light. São handmades, feitos para você, você escolhe tudo como em nenhuma outra marca. Se for um só, Silver Bell, se for dois, combina com o Blue Dog.
    Como opção, poderia ser Eminence Patriot Black Mountain ou Jensen C12Q ou MOD12-35.
    Sugeriria vc pesquisar essas opções na net, tentar ouvir um de verdade. Mas minha opinião, eu montaria uma caixa de 2x12 para colorir o timbre, com falantes diferentes. Aí tem pressão sonora para um show bem razoável, como vc queria. Mas como eu disse, 1x12 dá conta do recado sim.

    Raizen
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    MMI
    Soumuito agradecido pela contribuição.
    Vou anotar esse modelos e marcas e pesquisar onde posso comprar/construir uma caixa dessas!

    MMI
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Raizen


    Sugestão... (de novo)
    Pega um dia e vai conversar com o Daniel ou o Paulo lá na Dan'Amp (site) na Teodoro. Eles podem te ajudar, mostrar alguma coisa, projetar com você e construir tudo isso. Se possível, leve sua guitarra e o amp, quem sabe dá para experimentar algum falante, se não for sábado ou um dia de muito movimento.
    Abç

    Raizen
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    MMI

    8ohm ou 16ohm? Outro ponto que me preocupa seria a potencia dos falantes. Por exemplo: com 30w eu consigo ligar um head de até 30w certo? Caso eu arrume um head de maior potencia eu meio que inutilizo a caixa, certo?
    Mas se a caixa for feita já com uns 50w eu fico mais seguro neste ponto, não?
    Estava pesquisando no site da Weber. São bem caros os falantes, não? Quase o preço do Alnico Blue original...mas ainda assim mais baratos hehe.

    MMI
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Raizen

    Eu montaria de 8 Ohms, depende de quantos falantes e da montagem, se em série ou paralelo. O Celestion Alnico Gold que você citou é quase 100 dólares a mais (nos EUA) que um Weber Blue Dog ou Silver Bell, e eu preferiria. Aí não é questão de economia, pelo menos no meu caso. Eu sou da opinião que vale um esforço para comprar o melhor na hora de pagar, mesmo que precise um esforço a mais, já que depois o falante vai ficar e correr o risco de bater um ataque de GAS e perder o investimento.
    Quanto a potência, o ideal, pelo que alguns caras me explicaram, é ter os falantes de um pouco mais potência que o ampli, quase empatando. Assim, se você puser um Vox Night Train ou Tiny Terror para empurrar falantes de 60W, você não vai tirar o que eles podem fazer. Nem o falante, nem o ampli. Claro que se você colocar um ampli de 100W para empurrar esse falante de 60W, vai distorcer o falante e não vai ficar legal. Então na realidade, o ideal é que cada amplificador tenha sua caixa e falante timbrado e específico. O certo é você ter uma pequena distorção de falante quando está com o amplificador gritando tudo o que pode. Aliás, isso é um ponto característico dos Vox, mas outros também o fazem.
    Não gosto de opinar e parecer esnobe (tem umas bestas nesse fórum que vivem atacando todo mundo)... Isso é pessoal e cada caso é um caso, ainda mais em se tratando do dinheiro suado dos outros. Mas se alguém perguntar minha opinião sobre comprar um Tiny Terror, para depois comprar um Mesa Transatlantic, para depois comprar um Mesa Dual Recto, eu diria para dar uma economizada, financia, dá um tempo, mas não compra os intermediários, vai no final e não perde tanto dinheiro no caminho. Isso de comprar para depois vender para trocar, o que já fiz muito, se perde no mínimo uns 40% do preço pago e só é bom para o lojista. Mesmo porque você não vai conseguir montar uma caixa só para todos eles, para tirar o que eles podem fazer. Então pense bem no seu ampli ideal, sua caixa ideal e seus falantes ideais para não jogar dinheiro fora, isso é phoda... Só depois de tudo isso pronto, você pega uma guitarra que você acha legal, timbra seu amplificador com as válvulas e acertos legais... Depois vai pensar em pedais, se precisar.
    Abç

    Raizen
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    MMI
    Esnobe nada cara. Sua explicação foi excelente. E o que pensava inicialmente não era comprar para vender...normalmente os equipamentos mais top que tenho eu não vendo...a não ser que a proposta seja muito boa hehe.
    Refletindo sobre nossa conversa acredito que o melhor que posso fazer é trazer um Weber de Alnico de 30w por aqui procurar alguém para montar a caixa...desse modo não espero gastar mais de R$1000.
    Conhece alguém que faça o serviço? Fora o Pedrone, ele será o primeiro que vou contatar após adquirir o falante.

    Abs.

    MMI
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Raizen

    Como te falei, recomendo o serviço do pessoal da Dan'Amp. E lá você pode conversar, ver algumas caixas montadas por eles, nesse esquema de abrir ou fechar atrás, quem sabe testar algum falante. Para comprar o falante, ou arrisca no EBay ou compra do Dodo Audrin. Basicamente é isso.

    Raizen
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    MMI
    Pelo que vi o próprio site da Weber vende...compraria direto com eles. No Dodo Audrin eu não sei o preço, precisa "consultar" antes de comprar. Não gosto e, sinceramente, não sei da eficácia desse método.
    Preciso me lembrar desse nome Dan'Amp, eu conhecia mas havia me esquecido.
    Abs.

    raphaelbgiaccon
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: raphaelbgiaccon
    · votar


    Galera Desculpe estar dando UP nessa pagina mas nao achei nada que responde minha pergunta ... Estou em Duvida de 2 Tipos de Falantes pra Guitarra... Recentemente compre um Cabeçote Bugera 333XL Infinium com uma caixa 2x12 da Bugera tambem... Estou para comprar novos falantes para caixa mas nao sei como funciona...
    Os 2 Falantes sao:
    Celestion Vintage 30 : 60W
    Celestion Greenback : 25W

    Ai vem a duvida: 2 V30 da 120W que é a potencia com meu Cabeçote ja me disseram que da certo... OK (obvio kk)

    Agora ja vieram me fala dos Greenback so que sao de 25W ... e Recomendado para 4x12 ou se eu por so 2 na minha caixa 2x12 e perigoso fritar ?
    (Procuro Falantes que de tanto quanto para Hard Rock ate metal mais pesado que tenha graves bons nao com graves saturados) brumm brumm brumm kkk

    Bereta
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    raphaelbgiaccon

    A potência da caixa não pode ser muito justa em relação à do cabeçote. Se o cabeçote é de 120w, vc precisa de uma caixa com mais margem de potência. Alguns dizem que o ideal é que essa relação seja de que a caixa possua 4 vezes a potência do head. Mas eu, particularmente, não acho que seja linear essa relação. O que não pode é ser justa. Caixa de 120w ligada num cabeçote de 120w é queima muito provável!

    Abç

    raphaelbgiaccon
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Bereta

    Eu comprei a Caixa junto do Cabecote da msm marca direto na distribuidora oficial a Caixa e de 140W o Cabecote e de 120W e pelo que me disseram nao tem problema issu so nao pode ser a caixa de potencia menos que 120w

    Bereta
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    raphaelbgiaccon

    Pois é, como eu disse, eu acho que a coisa não é tão linear do jeito que alguns dizem (4x). O que eu penso que não é saudável é ser justa demais. Dizem, ainda, que com potências mais próximas, como no seu caso, o conjunto soa até melhor, mas os falantes podem cansar mais rápido. Não tenho tanta experiência no assunto pra te dizer o que é senso comum e o que é fato ;)

    Abç

    Jeffin010
    Membro Novato
    # mar/18
    · votar


    E ai galera blz? Tenho um cubo handmade jaovox 100w rms com falante de 12 da keybass e estou tendo muita dificuldade pra chegar num timbre legal. Acho o som muito abafado, até mesmo com o chorus da pedaleira zoom g2 eu tenho que usar um Acoustic simulator pra dar uma reforçada nos agudos. Uso uma guitarra strato que não fica com o bom e velho timbre estalado nesse amp. Testei a saida de fones do amplificador e nos fones o som fica com brilho excessivo (provavelmente por causa da compensada que dei no EQ da pedaleira. Enfim, estou pensando em comprar um outro falante, o que acham? Estou afim do Voghan Eleanor...

    Rivoire
    Membro Novato
    # abr/19
    · votar


    48

    Rivoire
    Membro Novato
    # abr/19
    · votar


    48

    Rivoire
    Membro Novato
    # abr/19
    · votar


    48

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Melhores falantes para guitarra