número de falantes X nível de pressão sonora

    Autor Mensagem
    CELLITE
    Veterano
    # jan/10


    olá. na busca, não achei nada que matasse minha dúvida.

    estou pensando em pegar um AMP handmade valvulado de 20WRMS. é clone do MARSHALL 2061X.
    só que 20W é pouco pra mim, que preciso do amp pra fazer shows.
    a minha pergunta: se eu usar uma caixa com mais de um falante (tipo, 2x12 ou 4x12, 4x10), o nível de pressão sonora sobe? vai "parecer" que o amp é mais potente? se sim, teria um limite para isso?

    bruno_hen
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    CELLITE

    Olha meu amigo, não sei para quantas pessoas vc vai fazer um show, mas possuo um ampli valvulado de 7 Watts (HIOCTANE) e ligo ele num falante eminence gb128 e o bixo fala alto pra caramba, em casa o volume não passa do 5 porque é muito alto, agora em relação ao n° de falantes eu lhe indicaria uma caixa de 2X12 com falantes de alta sensibilidade (maior ou igual à 100.1m/w) esse eminence que possuo é o cara.

    ThiagoGasb
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    CELLITE

    nao seria mais facil pegar uma 4x12 e microfonar?

    ogner
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: ogner
    · votar


    ThiagoGasb
    nao seria mais facil pegar uma 4x12 e microfonar?

    Eitaaaa!! Se vai microfonar pra que 4 falantes!??!! Ta doido!!?!

    1x12" ja basta!!! Se for microfonar...


    CELLITE
    Cara tenho um Woodstock ( na verdade 2 ) do Max, 20w. Fiz uma caixa, com ele, 2x12" Eminense gb12...Ele fala alto sim e com captadores de saída baixa tem um alto headroom para timbres clean, nao sei qual o seu amp...Enfim, pra shows pqnos, em lugares não tão grandes...Tipo barzinhos e ate pqnos teatros rola de usar..se adicionar pedais pra bosst pra gerar drive ae ele fica bem alto sim........Não saberia dizer o quanto de ganho teria se fosse uma 4x12", tenho a impressão que não mudaria muita coisa não...

    mvmarquezini
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Cara tenho um Woodstock ( na verdade 2 ) do Max, 20w. Fiz uma caixa, com ele, 2x12" Eminense gb12...Ele fala alto sim e com captadores de saída baixa tem um alto headroom para timbres clean, nao sei qual o seu amp...Enfim, pra shows pqnos, em lugares não tão grandes...Tipo barzinhos e ate pqnos teatros rola de usar..se adicionar pedais pra bosst pra gerar drive ae ele fica bem alto sim........Não saberia dizer o quanto de ganho teria se fosse uma 4x12", tenho a impressão que não mudaria muita coisa não...

    També acho que não, o som vai ficar mais grave e com o timbre diferente, mas acredito que não terá mais potência. Alguém que conhece mais do assunto pode lhe esclharecer melhor, mas acho mais interessante microfonar o amp.

    CELLITE
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    ogner

    minha guitarra usa captadores duplos e eu preciso ter uma certa versatilidade. preciso de clean tanto quanto de drive. usaria o drive de um hot box que peguei recentemente.
    será que eu teria volume sem ter muita saturação no amp?

    alguém conhece esse amp?

    DotCom
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Com 20w o clean fica um pouco prejudicado... Mas depende de muitas variáveis... Não dá pra afirmar COM CERTEZA, sem testar.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    CELLITE
    Cara, no tópico sobre os amplificadores do Max tem um "link" de um show de uma banda (acho que é o Moptop) em que o guitarrista usa um amp dele (do Max) de 20WRMS e caixa 4X12. O timbre é sensacional.
    Creio que vc devería construir uma caixa com 4 falantes Eminence "Black Mountain" (30WRMS e sensibilidade de 101.3 dB/1W/1m), ou Celestion Alnico Blue (30WRMS, sens.: 100dB/1W/1m), que ficaria espetacular.
    Abç

    CELLITE
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Bertola
    tem como colocar o link do tópico ou do show ai?!?!?
    qual é a média de preço desses falantes??? fica salgado, não?!?!?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    CELLITE
    Cara, tem que comprar pelo E-Bay, um de cada vez. Acho até que 2X12 seria o ideal.
    No Youtube tem.
    Abç

    Hendrixiano
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    bruno_hen

    onde vc achou esses eminence gb128?


    não se encontra esses falantes novos pra comprar no Brasil??

    lemingue
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    CELLITE

    estou pensando em pegar um AMP handmade valvulado de 20WRMS. é clone do MARSHALL 2061X.
    só que 20W é pouco pra mim, que preciso do amp pra fazer shows.


    nao seria mais facil pegar uma 4x12 e microfonar?

    Se quer algo prático para levar para shows.... faz de 1x12, no máximo 2x12. Te garanto que NÃO SERÁ mais fácil levar uma 4x12. Quanto à timbre isso é relativo, depende do que queres fazer.

    Microfonando, 1x12 já é suficiente. Se o falante for bom, também.

    CELLITE
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    blz galera, quanto ao timbre, não tenho dúvidas que o AMP vai dar conta. AMP bom + falante bom = som bom!!!
    mas minha dúvida continua:

    vamos supor um AMP com x WATTS de potência, com o knob de volume no 7, ligado em 1x12". emitiria, hipotéticamente 90 dB.
    este mesmo amp, com a mesma potência, no mesmo volume, mas ligado em 2x12" emitiria, por exemplo 95 dB? e 4x12"? emitiria 100 dB?

    vlw!!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    CELLITE
    Cara, esqueça os dB's. O que acontece é que com 2 falantes, a quantidade de ar movimentada é o dobro, portanto, a sensação d volume é maior.
    Abç

    ogner
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    CELLITE

    Cara e outra. Vi que é pra fazer shows!! Se vc não tiver uma estrutura legal, carro grande, gente pra ajudar e etc...É um SACO carregar as caixas..A minha 2x12 já é uma merda pra levar para lugares....Pense BEM nisso, com 5 shows vc pode estar MUITO arrependido de ter feito uma 4x12"....Pense em microfonar...

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    CELLITE
    Não há ganho direto dessa forma que você imaginou, a potência não é aplicada igualmente aos dois, e sim dividida entre eles.

    Mas,
    Alto-falantes não são lineares. Quando você aplicar a mesma potência em dois falantes diferentes, mesmo que sejam iguais ao anterior que trabalhava sozinho, cada um vai realizar apenas metade do trabalho. 50% de diferença na potência "normal" de operação vai trazer muita diferença em todos os parâmetros do falante (naquela potência específica), incluindo sensibilidade e curva de resposta.

    Imagine o falante em funcionamento: quanto maior a potência aplicada, maior a amplitude de movimentos do cone, maior a massa de ar que ele precisa deslocar e maior a própria resistência do material do cone ao movimento, que cresce de maneira não linear conforme essa amplitude (quase exponencial). Se você adiciona um falante, a massa de ar a ser deslocada é dividida, e, principalmente, os cones terão um movimento menor. Menor movimento=menor resistência=melhor eficiência e linearidade.

    Então mesmo com falantes de mesma sensibilidade do anterior, vai haver uma pressão sonora maior e provavelmente alguma alteração de eq nos graves/médio-graves.

    Se você utilizar falantes com sensibilidade maior espere uma grande diferença na pressão sonora total do sistema.

    CELLITE
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    pow, muito obrigado à todos!!!

    então 2x12", com 30WRMS e sensibilidade por volta de 100dB seria o ideal? falaria bem?!?!?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    CELLITE
    então 2x12", com 30WRMS e sensibilidade por volta de 100dB seria o ideal? falaria bem?!?!
    Sim, é isso. Veja as dicas de falantes que te dei.
    Abç

    Morva
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    a sensação d volume é maior.

    o bertola ja falo tudo q eu ia falar.. o volume em si naum aumentaria, já q a potencia continuaria sendo de 20W, porem vc ganha mais peso, um som mais cheio assim como ele disse.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a número de falantes X nível de pressão sonora