Autor |
Mensagem |
CELLITE Veterano |
# jan/10
olá. na busca, não achei nada que matasse minha dúvida.
estou pensando em pegar um AMP handmade valvulado de 20WRMS. é clone do MARSHALL 2061X. só que 20W é pouco pra mim, que preciso do amp pra fazer shows. a minha pergunta: se eu usar uma caixa com mais de um falante (tipo, 2x12 ou 4x12, 4x10), o nível de pressão sonora sobe? vai "parecer" que o amp é mais potente? se sim, teria um limite para isso?
|
bruno_hen Veterano |
# jan/10
· votar
CELLITE
Olha meu amigo, não sei para quantas pessoas vc vai fazer um show, mas possuo um ampli valvulado de 7 Watts (HIOCTANE) e ligo ele num falante eminence gb128 e o bixo fala alto pra caramba, em casa o volume não passa do 5 porque é muito alto, agora em relação ao n° de falantes eu lhe indicaria uma caixa de 2X12 com falantes de alta sensibilidade (maior ou igual à 100.1m/w) esse eminence que possuo é o cara.
|
ThiagoGasb Veterano |
# jan/10
· votar
CELLITE
nao seria mais facil pegar uma 4x12 e microfonar?
|
ogner Veterano
|
# jan/10 · Editado por: ogner
· votar
ThiagoGasb nao seria mais facil pegar uma 4x12 e microfonar?
Eitaaaa!! Se vai microfonar pra que 4 falantes!??!! Ta doido!!?!
1x12" ja basta!!! Se for microfonar...
CELLITE Cara tenho um Woodstock ( na verdade 2 ) do Max, 20w. Fiz uma caixa, com ele, 2x12" Eminense gb12...Ele fala alto sim e com captadores de saída baixa tem um alto headroom para timbres clean, nao sei qual o seu amp...Enfim, pra shows pqnos, em lugares não tão grandes...Tipo barzinhos e ate pqnos teatros rola de usar..se adicionar pedais pra bosst pra gerar drive ae ele fica bem alto sim........Não saberia dizer o quanto de ganho teria se fosse uma 4x12", tenho a impressão que não mudaria muita coisa não...
|
mvmarquezini Veterano |
# jan/10
· votar
Cara tenho um Woodstock ( na verdade 2 ) do Max, 20w. Fiz uma caixa, com ele, 2x12" Eminense gb12...Ele fala alto sim e com captadores de saída baixa tem um alto headroom para timbres clean, nao sei qual o seu amp...Enfim, pra shows pqnos, em lugares não tão grandes...Tipo barzinhos e ate pqnos teatros rola de usar..se adicionar pedais pra bosst pra gerar drive ae ele fica bem alto sim........Não saberia dizer o quanto de ganho teria se fosse uma 4x12", tenho a impressão que não mudaria muita coisa não...
També acho que não, o som vai ficar mais grave e com o timbre diferente, mas acredito que não terá mais potência. Alguém que conhece mais do assunto pode lhe esclharecer melhor, mas acho mais interessante microfonar o amp.
|
CELLITE Veterano |
# jan/10
· votar
ogner
minha guitarra usa captadores duplos e eu preciso ter uma certa versatilidade. preciso de clean tanto quanto de drive. usaria o drive de um hot box que peguei recentemente. será que eu teria volume sem ter muita saturação no amp?
alguém conhece esse amp?
|
DotCom Veterano |
# jan/10
· votar
Com 20w o clean fica um pouco prejudicado... Mas depende de muitas variáveis... Não dá pra afirmar COM CERTEZA, sem testar.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jan/10 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar
CELLITE Cara, no tópico sobre os amplificadores do Max tem um "link" de um show de uma banda (acho que é o Moptop) em que o guitarrista usa um amp dele (do Max) de 20WRMS e caixa 4X12. O timbre é sensacional. Creio que vc devería construir uma caixa com 4 falantes Eminence "Black Mountain" (30WRMS e sensibilidade de 101.3 dB/1W/1m), ou Celestion Alnico Blue (30WRMS, sens.: 100dB/1W/1m), que ficaria espetacular. Abç
|
CELLITE Veterano |
# jan/10
· votar
Bertola tem como colocar o link do tópico ou do show ai?!?!? qual é a média de preço desses falantes??? fica salgado, não?!?!?
|
|
# jan/10
· votar
CELLITE Cara, tem que comprar pelo E-Bay, um de cada vez. Acho até que 2X12 seria o ideal. No Youtube tem. Abç
|
Hendrixiano Veterano |
# jan/10
· votar
bruno_hen
onde vc achou esses eminence gb128?
não se encontra esses falantes novos pra comprar no Brasil??
|
lemingue Veterano |
# jan/10
· votar
CELLITE
estou pensando em pegar um AMP handmade valvulado de 20WRMS. é clone do MARSHALL 2061X. só que 20W é pouco pra mim, que preciso do amp pra fazer shows.
nao seria mais facil pegar uma 4x12 e microfonar?
Se quer algo prático para levar para shows.... faz de 1x12, no máximo 2x12. Te garanto que NÃO SERÁ mais fácil levar uma 4x12. Quanto à timbre isso é relativo, depende do que queres fazer.
Microfonando, 1x12 já é suficiente. Se o falante for bom, também.
|
CELLITE Veterano |
# jan/10
· votar
blz galera, quanto ao timbre, não tenho dúvidas que o AMP vai dar conta. AMP bom + falante bom = som bom!!! mas minha dúvida continua:
vamos supor um AMP com x WATTS de potência, com o knob de volume no 7, ligado em 1x12". emitiria, hipotéticamente 90 dB. este mesmo amp, com a mesma potência, no mesmo volume, mas ligado em 2x12" emitiria, por exemplo 95 dB? e 4x12"? emitiria 100 dB?
vlw!!!
|
|
# jan/10
· votar
CELLITE Cara, esqueça os dB's. O que acontece é que com 2 falantes, a quantidade de ar movimentada é o dobro, portanto, a sensação d volume é maior. Abç
|
ogner Veterano
|
# jan/10
· votar
CELLITE
Cara e outra. Vi que é pra fazer shows!! Se vc não tiver uma estrutura legal, carro grande, gente pra ajudar e etc...É um SACO carregar as caixas..A minha 2x12 já é uma merda pra levar para lugares....Pense BEM nisso, com 5 shows vc pode estar MUITO arrependido de ter feito uma 4x12"....Pense em microfonar...
|
shoyoninja Veterano |
# jan/10
· votar
CELLITE Não há ganho direto dessa forma que você imaginou, a potência não é aplicada igualmente aos dois, e sim dividida entre eles.
Mas, Alto-falantes não são lineares. Quando você aplicar a mesma potência em dois falantes diferentes, mesmo que sejam iguais ao anterior que trabalhava sozinho, cada um vai realizar apenas metade do trabalho. 50% de diferença na potência "normal" de operação vai trazer muita diferença em todos os parâmetros do falante (naquela potência específica), incluindo sensibilidade e curva de resposta.
Imagine o falante em funcionamento: quanto maior a potência aplicada, maior a amplitude de movimentos do cone, maior a massa de ar que ele precisa deslocar e maior a própria resistência do material do cone ao movimento, que cresce de maneira não linear conforme essa amplitude (quase exponencial). Se você adiciona um falante, a massa de ar a ser deslocada é dividida, e, principalmente, os cones terão um movimento menor. Menor movimento=menor resistência=melhor eficiência e linearidade.
Então mesmo com falantes de mesma sensibilidade do anterior, vai haver uma pressão sonora maior e provavelmente alguma alteração de eq nos graves/médio-graves.
Se você utilizar falantes com sensibilidade maior espere uma grande diferença na pressão sonora total do sistema.
|
CELLITE Veterano |
# jan/10
· votar
pow, muito obrigado à todos!!!
então 2x12", com 30WRMS e sensibilidade por volta de 100dB seria o ideal? falaria bem?!?!?
|
|
# jan/10
· votar
CELLITE então 2x12", com 30WRMS e sensibilidade por volta de 100dB seria o ideal? falaria bem?!?! Sim, é isso. Veja as dicas de falantes que te dei. Abç
|
Morva Veterano |
# jan/10
· votar
a sensação d volume é maior.
o bertola ja falo tudo q eu ia falar.. o volume em si naum aumentaria, já q a potencia continuaria sendo de 20W, porem vc ganha mais peso, um som mais cheio assim como ele disse.
|