projeto de caixa 2x12 para baixo

Autor Mensagem
MaicolBrevia
Veterano
# fev/10
· votar


Andei vendo os falantes da selenium, 10, 12, 15 e 18".

Qual desses modelos são bons para caixa de baixo?

SUBWOOFER

18SW1P - 800W
18SW400 - 2000W
15SW1P - 800W
18SW3P - 800W
15SW3P - 800W

MIDBASS

12MG1400 - 700W
12MB3P - 500W
10MB3P - 300W

DRIVER

D250X - 100W

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


MaicolBrevia
Vc quer tocar oq?

abraço

mum
Veterano
# fev/10
· votar


MaicolBrevia
Cara, ja vi pessoas usando falantes de 18', mas não sei se eu faria, tenho muito medo de embolar. Acho que eu iria na receita 1x15 + 4x10 mesmo, ou uma 2x12. Quanto aos falantes, costumam recomendar selenium aqui no fórum, mas quem conhece bem os modelos é o Bertola, ele usa um 15walgumacoisa na caixa handmade dele.

MaicolBrevia
Veterano
# fev/10
· votar


Niandra Lades

Pearl Jam, Foo Fighters, Strokes, Radiohead, Racounters, Alice in Chains... anos 90 pra cima nesses estilos.

MaicolBrevia
Veterano
# fev/10
· votar


mum

Correto!

Tenho quase certeza que é dispensavel falante de 18", mas coloquei na lista, pq, 4x10", ja daria 1200W rms, se adicionar um de 15", ja pula pra 2000W rms(acho que se passar disso o bagulho é mais serio), e haja ampli pra essa porrada de potencia. hehehe

Mas pelo fato de eu ja ter ouvido que falante de 18"perde um pouco de dinamica e tal.

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


MaicolBrevia
Então cara...
pra isso aí acho que um Stack com um de 15" em baixo e 4 de 10" em cima ja fáz um arrebento!

Mas se for montar uma caixa só... o faltante de 15" está de bom tamanho.

Cara.. vc ja ouviu, ou viu, um falante de 18"?

Vc tem noção de oq são 2000wts RMS falando?

Abração!

mum
Veterano
# fev/10
· votar


MaicolBrevia
Então, quanto a falta de potencia pra empurrar não tem problema algum. potencia sobrando na caixa não piora a qualidade do som.
Agora, se for para fazer uma caixa só, eu montaria uma 4x10. Acho que as 1x15 sozinhas tem menos definição. Eu tenho uma 4x10 da hartke, e ela toca muito legal sozinha, bem definida, e a corneta dela da um brilho a mais pro timbre. Aí você tem que ver o que te atende. Pelo o que vi, essas bandas que você vai tocar (que é bem parecido com o que eu toco) não tem muito segredo não, e meu set atende muito bem. A maioria é timbre de Jazz Bass/Precision + Ampeg. Que cabeçote você vai usar? que baixo você tem?

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


Então, quanto a falta de potencia pra empurrar não tem problema algum. potencia sobrando na caixa não piora a qualidade do som.

Mas isso não é bom para o falante... como a potencia será pouco exigida ela vai mandar um sinal "xôxo" para o falante fazendo com que ele não trabalhe corretamente. Estraga o falante mesmo!. :D


quanto ao resto concordo... 4x10" é o grau!

abraços

mum
Veterano
# fev/10 · Editado por: mum
· votar


Niandra Lades
No meu caso uso um cabeçote de 250w@4ohms com uma caixa 4x10 com 400w@4 ohms, Porém como eu uso essa caixa sozinha, a impedância fica em 8 ohms, e o cabeçote envia apenas 180w. O sinal que chega não é nada xoxo. Não acho que a caixa 4x10 do amigo acima vai ter uma potencia ignorante a ponto de ser tão sub-utilizada.

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


mum
Então cara eu falei isso com base em algumas apostilas de audio que eu li... dimensionamento de caixas de som, potencias, falantes, essas coisas que as vezes agente ignora.

Não to inventando isso, pra P.A. não se utiliza uma caixa com o triplo ou o dobro da potencia máxima que pode ser enviada pelo amplificador, faz mal ao falante. Assim como enviar sinal clipado ou saturado, gerando ondas quadradas que o falante não pode reproduzir assim ele esquenta e tbm é danificado.

Mas tudo bem façam como acharem.

abraços

mum
Veterano
# fev/10
· votar


Niandra Lades
Desconhecia essa informação. Vivendo e aprendendo, valeu!

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


mum
Mano... to pesquisando algo mais literal pra ver se acho pra vc.. é interessante.... hehehe

Abração!

MaicolBrevia
Veterano
# fev/10
· votar


Cara.. vc ja ouviu, ou viu, um falante de 18"?

não...mas tenho medo...hhehehehehe..deve ser um monstro.

mum

Que cabeçote você vai usar? que baixo você tem?

Cabeçote da Hartke HA3500, tenho um baixo Epiphone SG, e um Jazz bass da Eagle.


Obrigado pela ajuda ai pessoal, vou fazer uma caixa de 4x10"+driver(ainda vou ver os falantes que vou usar), mas tb vou fazer uma de 1x15", pretendo comprar um ampli mais porrada pra frente, ai vou usando a de 4x10".

A respeito dos falantes, tem alguma coisa no qual devo respeitar na hora da escolha? Alias, quais falantes vcs tem nas caixas de vcs?

MaicolBrevia
Veterano
# fev/10
· votar


Ahhh, e quanto a tal de "litragem" que deve-se cuidar nas caixas de baixo.

Como funciona, como se calcula isso?

A caixa quem vai me ajudar a fazer é um pai de um colega meu que trabalha com marcenaria, ai vai ficar tranquilo pra mim nessa parte.

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


MaicolBrevia
Cara!!! HAHAHA
tenha MEDO.... rsrsrs é dificil fazer os cortes pra ele soar definido.. na minha igreja tem dois subs de 1000 RMS pra cada um..

Olha.. é MUITA POTENCIA MESMO!

Muito provavelmente vc não precise de tudo isso!!!!!! E vai gastar grana fora...

Olha...

Quanto aos falantes, oq eu sei te ajudar é o seguinte...
Cones de Alumínio dão um som mais estralado, para slaps, Funk, soul, grunge.. tem gente que adora..
Cones de "papelão" dão um som mais encorpado com menos brilho... jazz, sertanejo, etc...

Quanto a litragem.. tem muita coisa por aí.. usa a busca.

abraço

MaicolBrevia
Veterano
# fev/10
· votar


Niandra Lades

na minha igreja tem dois subs de 1000 RMS pra cada um..

meu deus....hehehehehe..chega a da um coice quando da no talo.hhahahuahduas

Quanto a litragem.. tem muita coisa por aí.. usa a busca.

blz, no forum não achei nada bom o suficiente pra que eu saiba calcular a litragem. mas vou pesquisar na net isso com mais calma.

Interessantes suas informaçoes....interessantess..

ehehehe

Obrigadão mesmo

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


MaicolBrevia
Cara...

entra aqui óh...

www.somaovivo.mus.br

Tem mta coisa sobre audio!
hehe

Ah outro problema do falante de 18"
o tamanho e o peso! affe...
além de que a litragem de uma caixa pra ele é enorme.. então mais peso e mais tamanho.. é quase intransportável.. rsrs

abraço

MaicolBrevia
Veterano
# fev/10
· votar


Ah outro problema do falante de 18"
o tamanho e o peso! affe...


certo que sim...ernia de disco é foda, hauhduashudahs

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


mum
Vai aqui a resposta do meu amigo..

Fala Lucas, tudo na paz?

Vamos ver se eu entendi bem sua pergunta...
O pessoal fala muito sobre "excitar" determinado equipamento.
Quando você tem um alto-falante de potência muito grande e usa muito pouco desse potencial, o timbre pode não ser o melhor possível.
Quando isso acontece, o pessoal fala que "as caixas não estão excitadas". É uma expressão meio feia, mas é o que o povo usa. Hehehe.
Muitas vezes é melhor não ter uma folga TÃO grande, o que gera economia no seu orçamento, e o resultado final pode ser melhor.

Quando se fala de potência, é vital pensar em sistemas hiper-dimensionados.
Mas se você tem um ambiente que seria bem atendido com 150W, por exemplo, pra que comprar caixas com 1000W? Melhor comprar caixas de 250W, por exemplo.

O mesmo raciocínio de "excitação" dos equipamentos pode se extender a outras coisas, como nos equipamentos valvulados, pré-amplificadores, etc.

Espero ter ajudado. Qualquer outra dúvida, estamos aí.
Gabriel

________________________________________________

Sendo assim agente não estaria excitando o falante... uma vez li que quando agente faz isso o falante bate de forma diferente, sendo prejudicial para o cone dele.

Ah sobre sistemas super dimensionados é quando a portencia de amp. é maior do que a de falantes, assim vc trabalhar com o amp. em um bom rendimento e os falantes tbm.
Só é preciso cuidado para não "clipar " o sistema. gerando aquelas ondas quadradas que eu falei.

Abraço

Niandra Lades
Veterano
# fev/10 · Editado por: Niandra Lades
· votar


MaicolBrevia
Me chamou de velho???
eu não tenho isso aí não

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

MaicolBrevia
Veterano
# fev/10
· votar


Niandra Lades

Me chamou de velho???
eu não tenho isso aí não


ahudhasuhduashdasu
de modo algum, so falei que se eh pra ter ernia de disco e ter uma caixa com 1x18", nem penso em começar...hehehehhe

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


MaicolBrevia
kkkkkkkkkkkkkk


tava zuando..
hehe

sucesso!

abração!

mum
Veterano
# fev/10
· votar


Niandra Lades
Valeu cara! mas pelo o que entendi, isso vale pra situações extremas, e isso eu sei que funciona pra som automotivo (mexo um pouco com isso também). Nunca recomendam, por exemplo, colocar um sub de 1000w rms pra tocar num amplificador de 100w, pq a 'batida' não vai ter 100% do rendimento do falante.

abc

Igormusic
Veterano
# fev/10
· votar


mum
Na minha humilde ignorância hehe acho que a potência máxima de pico que os falantes têm, serve pra isso...
Você coloca um falante de 100w (com 150w de pico) num amp de 100w... se por ventura o amp resolver se rebelar e lançar 110w o falante aguenta...

Eu disse q "eu acho" =D

mum
Veterano
# fev/10
· votar


Igormusic
potencia de pico que você fala nao é o PMPO não né?

teclado_mania
Veterano
# fev/10 · Editado por: teclado_mania
· votar


potencia de pico que você fala nao é o PMPO não né?


Não PMPO é Potencia Maxima Para Otario , a potencia de pico é determinada na caixa geralmente, comprei 2 caixinhas da sony de 6x6 pra colocar no carro cada uma é 60wrms e 160wrms de pico, é sempre bom ter uma potencia extra nos falantes e não no amp...

mum

Claro que não é isso, tamo falando de colocar um AMP de 100wrms em um falante de 200w, assim o sub não distorce tanto quando jogado em volumes mais altos....

Igormusic
Veterano
# fev/10
· votar


mum
Nao meeesmo...
Já ouvi boatos de que pra se chegar a RMS deve se dividir a PMPO por 4... mas isso é absurdamente falso hehe

PMPO é uma potencia absurdamente nominal e ao meu ver não tem padrão... não te dá noção nenhuma de potência real, somente se você comparar dois produtos do mesmo fabricante, da mesma linha... e olha lá ;)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a projeto de caixa 2x12 para baixo