Autor |
Mensagem |
thiago baixo Veterano |
# jan/10
e ae...
bom, gostaria da ajuda de vcs, pois estou querendo montar uma caixa para baixo 2x12 e não acho projeto (achei só 1x15 e 4x10).
alguém conhece algum site que tenha esse projeto?
abraço
|
erico.ascencao Veterano |
# jan/10
· votar
thiago baixo Você quer montar colocando a mão na massa pra não gastar? Se você simplesmente quer a caixa e não se importa em gastar, vê com algum handmaker.
|
thiago baixo Veterano |
# jan/10
· votar
então, erico, to querendo gastar pouco, por isso penso em montar.
|
TFHG Veterano |
# jan/10
· votar
antes de arrumar qualquer projeto, defina qual o falante vai usar. As caixas são construidas para um modelo específico de falante, conforme os parâmetros TS dele.
Caixa "genérica" é o primeiro passo rumo a um resultado desagradável!
|
thiago baixo Veterano |
# jan/10 · Editado por: thiago baixo
· votar
é verdade....
serão usados dois 12pw5 da selenium.
|
felippecg Veterano |
# jan/10
· votar
thiago baixo no site da selenium tem as caixas especificas para esse falantes. faça com madeira de 15mm ou mais, ficará uma ótima caixa se bem feita.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jan/10
· votar
thiago baixo Recomendo que vc siga os parâmetros Thiesen-Small (cálculo de litragem e dutos) e use compensado de qualidade de 20mm de espessura, com reforços internos, depois mande "encapar" a caixa e colocar cantoneiras e rodinhas. Os 12PW5 são bons falantes. Atente também para a impedância mínima do seu cabeçote (geralmente é 4 ohms), pois isso é MUITO importante. Qual o cabeçote que vc vai usar? Abç
|
thiago baixo Veterano |
· votar
Mauricio Luiz Bertola
meu cabeçote é um meteoro 400 mb, com a impedância de 4 ohms. Como vou ligar dois falantes de 8ohms em paralelo, então é tranquilo.
Agora, como se faz esse calculo de litragem e dutos? É usado algum software?
abraço
|
|
# jan/10
· votar
thiago baixo Não, tem a fórmula na internet. Eu tenho um cabeçote desses, e... Cara, não é confiável. Porém o meu foi mexido pelo Augusto Pedrone, que o melhorou (colocou o que faltava no circuito), agora está que nem o GK. Abç
|
thiago baixo Veterano |
# jan/10
· votar
putz....
procurei aqui a formula e não achei.
se alguém puder me passar ela, eu agradeço.
|
NFA_METAL Veterano |
# jan/10 · Editado por: NFA_METAL
· votar
Recomendo que vc siga os parâmetros Thiesen-Small (cálculo de litragem e dutos) ....
em que consiste esse parametro? o q ele influencia na caixa? é obrigatorio fazer esse calculo? caixas de guitarra precisam segui esse parametro?
|
|
# jan/10
· votar
NFA_METAL De guitarra não precisam não. Abç
|
thiago baixo Veterano |
# jan/10
· votar
Procurei os parâmetros Thiesen-Small e não achei. Alguém sabe onde tem a tal fórmula?
abç
|
|
# jan/10
· votar
thiago baixo A fórmula vc encontra no site AudioList, e os dados, no manual dos falantes. Abç
|
thiago baixo Veterano |
· votar
Mauricio Luiz Bertola
valeu, mano.
calculei a litragem por esse site:
http://autosom.net/artigos/box_design.htm
fica a dica pra quem tiver precisando.
Agora, andei fazendo as contas, e talvez compense mais comprar uma caixa usada falcon, da meteoro.
Pq os falantes da selenium tão uma facada (200 reais aproximadamente), e mais as madeiras e demais detalhes de acabamento, vou gastar quase 600 reais. Até pq, vou ter que pagar alguém pra colocar o courvin.
Mas pelo timbre, será que compensa mais eu fazer uma?
|
xGumAx Veterano |
# jan/10
· votar
Cara, se eu fosse vc, pensava em 2x10+ tweeter (razoável) + 1x15,
Um set q lhe servirá bem tanto em graves, médios e agudos...
É mais caro, mas creio ser mais satisfatório.
|
thiago baixo Veterano |
· votar
valeu, rapaziada!
to montando a caixa e ela ta ficando bem boa.
Minha única dúvida é em relação ao lugar dos dutos:
podem ser colocados na tampa traseira?
abraço
|
|
# jan/10
· votar
thiago baixo O ideal é na frente, mas pode ser colocado atrás também. Não esqueça que a caixa precisa usar compensado de 20mm de espessura e ter reforços internos, as junções tem que ser coladas e aparafusadas, e a tela da frente pode ser confeccionada com tela de mosquiteiro preta (de nylon). Abç
|
thiago baixo Veterano |
# jan/10
· votar
Mauricio Luiz Bertola
vlw, bertola!
quanto a caixa, ela já esta praticamente pronta. Reforcei bem ela internamente.
|
thiago baixo Veterano |
# fev/10
· votar
bom, falei que só tinha um dúvida....
mas....
então, qualquer tipo de courvin é apropriado para "encapar" a caixa?
estava pensando nesse:
http://www.lojajbtecidos.com.br/?actA=4&produtoID=75&termoVC=
até por ser bem barato.
abraço
|
|
# fev/10
· votar
thiago baixo Esse aí serve sim. Não esqueça das cantoneiras e das alças, bem como das rodinhas. Abç
|
xGumAx Veterano |
# fev/10
· votar
Quanto ficar pronta manda uma foto ou um vídeo aí pra encorajar o resto a fazer tbm, hehehehe
Vlw
|
thiago baixo Veterano |
# fev/10 · Editado por: thiago baixo
· votar
bom....
montei a caixa.... e curti pra caramba o timbre. O acabmento não tá lá essas coisas (com exceção dos cortes retos, todo o resto foi feito pela gente), mas o timbre eu curti. Achei mais versátil que a 1x15 que eu usava.
Aqui vão algumas fotos (que tão um lixo, são de celular, mas da pra ter uma noção):
http://m1021.photobucket.com/albumview/albums/carnaubabr/caixa1.jpg.ht ml?&pbauth=1_uLEBonVPfaLdh1h3YMYz2QnlvbkiDVaIxcgEqZqHV%2BhOBYFDlNs1mW6 BaO7lphyrJ7WpxmMnWx411m1RZjGMCtUJ7oOMKDo09SNgxjZlkZS4WCVHhU5rka%2FJQVF l8JNVZEOHxTHJ%2BZ42bXPFl%2F8e6SH8V1LTTY2ACCMdLAcEGoU%3D
http://m1021.photobucket.com/albumview/albums/carnaubabr/caixa2.jpg.ht ml?&pbauth=1_uLEBonVPfaLdh1h3YMYz2QnlvbkiDVaIxcgEqZqHV%2BhOBYFDlNs1mW6 BaO7lphyrJ7WpxmMnWx411m1RZjGMCtUJ7oOMKDo09SNgxjZlkZS4WCVHhU5rka%2FJQVF l8JNVZEOHxTHJ%2BZ42bXPFl%2F8e6SH8V1LTTY2ACCMdLAcEGoU%3D
Nessa, ta a 2x12 que meu primo montou com as sobras de madeira. Como da pra pra ver (eu acho rsrsr), por conta da litragem da minha, a dele é bem menor.
http://m1021.photobucket.com/albumview/albums/carnaubabr/caixas.jpg.ht ml?&pbauth=1_uLEBonVPfaLdh1h3YMYz2QnlvbkiDVaIxcgEqZqHV%2BhOBYFDlNs1mW6 BaO7lphyrJ7WpxmMnWx411m1RZjGMCtUJ7oOMKDo09SNgxjZlkZS4WCVHhU5rka%2FJQVF l8JNVZEOHxTHJ%2BZ42bXPFl%2F8e6SH8V1LTTY2ACCMdLAcEGoU%3D
é isso, vlw pela ajuda de todos.
|
thiago baixo Veterano |
# fev/10 · Editado por: thiago baixo
· votar
bom, só que eu não achei cantoneiras.....se alguem souber onde vende, aquelas com o angulo em 90º, da um toque. Além de ficar mais bonito, é melhor pra esconder as emendas, ja que eu não me preocupei em faze-las perfeitas.
aqui vai um videozinho da minha banda com meu velho staner bs-120 (da pra ouvir como ele sofre perto do duovox do guitarrista rsrs).
http://www.youtube.com/watch?v=TEIMnGB7KqE
estou postando esse video pq em breve vou gravar videos com a minha nova caixa.
vlw
|
mum Veterano |
# fev/10
· votar
Ficou muito legal, parabéns! Depois posta uns sons ai pra gente!
Abc
|
|
# fev/10
· votar
thiago baixo Ficou muito bacana. Abç
|
thiago baixo Veterano |
# fev/10
· votar
Mauricio Luiz Bertola
vlw bertola, sua ajuda foi fundamental. Há algumas semanas atrás não sabia nem como calcular a litragem da caixa...
Qnto às cantoneiras, alguem sabe onde vende em sp?
|
Igormusic Veterano |
# fev/10
· votar
thiago baixo Ainda não tive a oportunidade, mas to loco pra ir nessa: http://www.penn-elcom.com.br/loja/default.php
Perto do Aeroporto de Congonhas.
|
thiago baixo Veterano |
# fev/10
· votar
Igormusic
Vlw, mano!
essa loja é ótima, se não tiver jeito, vou até la também (embora seja muito longe de santo andré).
mas alguém sabe o nome daquela fita branca que fica em volta das telas dos amplis?
se souberem onde vende, agradeço.
|
MaicolBrevia Veterano |
# fev/10
· votar
Voltando ao topico!
Pretendo fazer 1 caixa 4x10, e 1 caixa 1x18, para serem usadas as duas num cabeçote da Hartke 3500(por enquanto. hehe)
Essa configuração na qual citei, fica boa para se tocar baixo? Vale a pena colocar um driver para melhorar resposta de agudos?
Vou usar falantes selenium.
Quanto a litragem? Onde posso calcular isso? Existe algum site onde possa ter uma calculadora de litragem?
Abrç.
|