Caixas acústicas ou aparelho de som ?

    Autor Mensagem
    rick.sam
    Veterano
    # dez/09


    Tenho um teclado e preciso de umas caixas de som para tocar em locais abertos , mas sempre fico na dúvida , compro um aparelho de som potente ou caixas com aplificador ?
    qual é mais potente ?
    o que devo vefiricar , o tamanho da caixa , ou a potencia rms ?

    No site da lg diz que o som MCV904 tem 1200 w rms
    http://www.lge.com/br/audio/mini-micro/LG-mini-system-MCV904.jsp
    isto é verdade ? este rádio aguentaria chácaras e locais abertos?

    No site da Sony diz que o FST-ZUX9 tem 880 w rms
    http://www.sonystyle.com.br/br/site/catalog/ProductDisplay.jsp?stockTy pe=A&parentCatId=cat870023&category=audio&ProductCount=9&tabNum=1&id=F ST-ZUX9&marketing=0406_zux9
    este rádio é tão potente quando umas caixas passivas e + um amplificador ?

    navegando pela internet observei que as caixas ativas e passivas possuem potência em média de 100 a 300 w rms e com valor de R$ 1500 a caixa ativa e R$ 900 a caixa passiva ... eu preciso de no mínimo 4 caixas para distribuir o som entre o ambiente.

    A final de contas , o que é mais vantagem ... um aparelho de som da sony ou lg com 4 caixas ou mais , ou uma combinação entre caixas ativas e passiva ou passivas e amplificador ?

    E o que conta na hora de comparar preço de caixas ? é a potência rms ? ou as empresas mentem o valor desta potência ? e porque as caixas profissionais tem valores rms mais baixo que as empresas lg e sony ?

    Rikrdo
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Rikrdo
    · votar


    rick.sam
    Olha cara, mini system é pra escutar som em casa. Pra instrumentos, mesmo que seja o teclado que necessita de uma resposta plana utiliza-se caixas ativas ou liga-se ele a mesa de som->potencia->caixas passivas.
    Esses aparelhos de som que você citou não tem essa potencia toda.
    Observe no site dos fabricantes o consumo do aparelho e calcule 60 a 70% do consumo em Watts. Aí está a potencia real.
    Pro seu caso uma caixa ativa Antera, Staner ou similar com falante de 12" ou 15" + tweeter que tenha 150W RMS é suficiente.

    eu preciso de no mínimo 4 caixas para distribuir o som entre o ambiente.

    Ou você precisa de muito som ou não tem noção do tanto de som que são 100-200W RMS.
    Pra ligar as tais 4 caixas você precisaria ligar o teclado numa mesa, daí numa potencia de uns 200W RMS e daí pras 4 caixas passivas. (Pra maiores detalhes é só pesquisar no forum que tem muita coisa).
    Sinceramente acho isso exagero pra um teclado.

    Abraço e Feliz Ano Novo!

    rick.sam
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    E ai chará , feliz ano novo pra vc tbm e obrigado pelas dicas ...

    Vc disse "Esses aparelhos de som que você citou não tem essa potencia toda." ... isto eu já suspeitava, sempre imaginei que os fabricantes fantasiavam a potência.

    Como não tenho tanta noção de como comprar estas caixas vou pelo tamanho da caixa em polegadas ... estou com intenção de comprar 2 uma ativa e outra passiva e da mesma marca.

    Vc disse tbm de devo me basear pelo consumo de energia ... estas caixas consomem bastante apenas com o som alto ou mesmo em volume baixo elas agastam bastante tbm ? (esta pergunta é pq eu pretendo trocar meu techado por um sistetizador MM8 e vou usar com frequencia as caixas em casa)

    ultima: se derrepente eu preferir comprar duas caixas passivas e uma potência ... como saber qual a potência mais indicadas para as caixas passivas e que não corra risco de danificar nem as caixas e nem a potência ?
    se eu comprar duas caixas de 150 w a poténcia tem que ser de 300 w ou de 150 ?

    Rikrdo
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    rick.sam

    estas caixas consomem bastante apenas com o som alto ou mesmo em volume baixo elas agastam bastante tbm ?

    Não. O consumo é proporcional a potência dissipada. Altos volumes = alto consumo e vice versa.


    como saber qual a potência mais indicadas para as caixas passivas e que não corra risco de danificar nem as caixas e nem a potência ?

    As caixas passivas tem que suportar pelo menos 2X a potência do amplificador de potência e terem impedancias compativeis. Por exemplo: 2 caixas passiva de 200W RMS cada com impedancia de 4 ohms cada casam com uma potencia de 2 canais e 100W RMS por canal que suporte 4 ohms em cada canal.

    Abraço!

    DotCom
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    como saber qual a potência mais indicadas para as caixas passivas e que não corra risco de danificar nem as caixas e nem a potência ?

    Vou discordar do Rikrdo. A recomendação para sonorização profissional é usar a POTÊNCIA com o dobro de potência das caixas.
    O motivo é que os falantes aguentam picos de potência maior do que a marcada neles. (um falante de 100w aguenta um pico de 200w por um curto período de tempo).
    Obviamente, com isso você não vai usar o amplificador atolado no volume máximo. Assim, ele também não vai queimar. Com isso, seu som dura bastante.

    Nelton88
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    um cara daqui da rua usava uns pa da éééé ixi agora eu esqueci sei que ele compro nos Estados unidos..a marca é 3 letras uma silga de 3 letras esqueci....acho q é JPL algo assim....

    rick.sam
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Fui na loja aqui de Sorocaba e me ofereceram com um preço bom os produtos abaixo : (é uma caixa passiva e uma ativa)

    A Ativa: R$ 859,00
    http://www.universemusic.com.br/prodvar.aspx?cp=8712&np=CAIXA+MACKINTE C+BOXER+300+FRONTAL+12+150WT+ATIVA

    A Passiva: R$ 399,00
    http://www.universemusic.com.br/prodvar.aspx?cp=8713&np=CAIXA+MACKINTE C+BOXER+300+FRONTAL+12+150WT+PASSIVA

    E ai , vale a pena ?
    o preço esta bom ?
    será que é boa para o teclado ?

    DotCom
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    rick.sam
    Só vai ligar o teclado nelas? Então dá.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Caixas acústicas ou aparelho de som ?