Dúvida sobre válvulas 6BQ7 e 12AX7

Autor Mensagem
sobrevivente
Veterano
# dez/09 · Editado por: sobrevivente


Pessoal, estou com uma dúvida...
Eu coloquei 2 válvulas 12AX7 para vender no ML e um cara queria substituir as válvulas 6BQ7 do amplificador meteoro dele pelas minhas 12AX7. O encaixe é o mesmo? Ah, e caso dê certo a troca, a saturação do ampli dele vai aumentar?

Senhor Sanchez
Veterano
# dez/09
· votar


Sobrevivente

Esses códigos 12AX7 e 6BQ7, se referem a construção das válvulas e também das suas características, Creio que em alguns casos bem próximos funciona a troca mas na maioria não.

Esse 6 se não me engano diz que essa valvula tem metade da potência da 12.

Falow

sobrevivente
Veterano
# dez/09
· votar


Senhor Sanchez
Mas ambos possuem o mesmo número de filamentos, não é? Ou seja, pode ser feita a troca de uma para outra?

MMI
Veterano
# dez/09
· votar


sobrevivente

Depende da posição no amplificador e uso da válvula. São válvulas diferentes, com resultados bem diferentes. O formato das 12AX7 permite algumas substituições, como 7025, 12AT7, 12AU7, 12AY7, 6BQ7 e várias outras. Mas o resultado e a aplicação difere, em ganho, em voltagem, em ruído etc. De forma geral, não é muito recomendável a simples troca. Isso é coisa para quem entende muito do ramo. Lembre-se que essas válvulas lidam com voltagens altas, que além do perigo, determinam também a vida útil delas.
A 6BQ7 em termos de amplificação ficaria entre a 12AU7A e 12AT7.
Desculpe se falei alguma coisa errada, já que sou curioso e não sou da área. Mas a idéia é mais ou menos essa.

sobrevivente
Veterano
# dez/09
· votar


MMI
Ok então, obrigado pelos esclarecimentos! =]

carlos adolphs
Veterano
# dez/09
· votar


sobrevivente
Buenas!A troca direta da 6BQ7 pela 12AX7 não é de possível.Embora as conexões dos elementos seja a mesma, o filamento não é, pois na 6BQ7 o filamento está entre os pinos 4 e 5, e na 12AX7, para funcionar em 6 volts, vc curto-circuita os pinos 4 e 5 e liga os 6 volts na junção dos pinos 4-5 e a outra ponta no pino 9.Se vc colocar a 12AX7 direto no lugar da 6BQ7, sómente os pinos 4 e 5 estarão alimentados com 6 Volts, mas a 12AX7 estará nessa condição com os filamentos ligados para 12 volts(entre pinos 4-5).Moral da história:A 12AX7 mal aquecerá.Outra coisa, a 6BQ7 foi feita para usar em VHF(TV), nos seletores de canais, tendo uma característica em áudio, de ficar muito aguda, devido sua baixa capacitância intereletródica.Isso deve estar compensado no Meteoro, fazendo que se vc colocar a 12AX7 no lugar, mesmo modificando a ligação de filamento, a resposta será bem mais grave, próxima a um ampli de baixo.
Abcs.

sobrevivente
Veterano
# dez/09
· votar


carlos adolphs
Muitíssimo obrigado pelas explicações cara, foi muito esclarecedor.

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# ago/11
· votar


carlos adolphs
carlos!
amp com essas valvulas fica muito agudo então?
Eu me interessei no meteoro mgv7 mas eu vi que as valvulas de pre dele nao sao 12ax7, dai desanimei, apesar de ter as el84 no power, que eu gosto

carlos adolphs
Veterano
# ago/11
· votar


Die Kunst der Kleinen Schwanz
Não vc não entendeu, se o circuito foi feito para 6BQ7, fica bom pois o fator das capacitâncias esta compensado.Não pode é ficar tirando a 6BQ7 e colocando outras.É muito específica.Abcs.

Ramon999
Veterano
# dez/15
· votar


revivendo o topíco... rsrs
seria possivel a substituição da 6n2p pela 6bq7?

SergioTrindade
Veterano
# dez/15 · Editado por: SergioTrindade
· votar


A 6n2p (ou 6Н2П em sirílico) tem a mesma pinagem da 6bq7
Ela tem características técnicas bem similares à 12AX7, diferenciando-se apenas por ter os filamentos em paralelos e portanto uma pinagem diferente.
Já a 6BQ7 tem um fator de amplificação bem inferior ao da 12AX7.
http://www.bunkerofdoom.com/tubes/syl59/DATA/TUBE1959/6BQ7A_1.JPG
http://klausmobile.narod.ru/td/data/_6n2p.GIF
Obs. Коэффициент усиления é literalmente o coeficiente de amplificação, no caso 97.5±17.5 (a 12AX7 tem geralmente fator 100 e a 6BQ7 tem 35)

Ramon999
Veterano
# dez/15
· votar


Mas a pinagem da 6bq7 bateria com a 6n2p? pq o objetivo seria diminuir o ganho

SergioTrindade
Veterano
# dez/15
· votar


A 6n2p tem a mesma pinagem e mais ganho que a 6bq7.
Para reduzir ganho, baste diminuir o "volume" no estágio correspondente.

EdKapps
Membro Novato
# out/16
· votar


Boa tarde amigos do fórum, tudo bem?

Vou aproveitar o tópico já bem relacionado com minha dúvida e buscar ajuda aqui primeiro.

Eu tenho um amplificador Meteoro Vulcano G200, cuja a válvula que consta no desenho técnico, assim como a divulgada pela marca, é uma 12ax7. Essa válvula, como pode ser visto em inúmeros tópicos aqui no fórum sobre o amp, funciona apenas no canal boost (drive) e é dela que se obtém a distorção do amp.
Pois bem, o meu é bem velho, adquirido em 2002, e, recentemente, quando fui abri-lo para trocar a válvula, deparei-me com uma 6bq7 da marca RCA.
Agora, vejam, eu sei que os modelos menores do amp - os de 30W e 50W - utilizam essa válvula, mas o 200W eu tenho certeza de que é a 12ax7.
Foi assim que cheguei aqui neste tópico, procurando sobre a compatibilidade de soquete das duas e, vendo o que o usuário carlos adolphs escreveu, anos atrás, diga-se de passagem, pergunto-me se durante a montagem de meu amp o fabricante não colocou a válvula errada por engano. Acho muito mais plausível do que, por exemplo, existir uma protoversão do Vulcano de 200W que usasse essa válvula 6bq7.

Peço desculpas por ressuscitar o tópico, mas vejo mais sentido em perguntar sobre o específico em questão aqui mesmo.

Alguém faz ideia, já viu ou ouviu falar disso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/16
· votar


EdKapps
Essa "ressureição" se justifica plenamente...
Cara, a Meteoro é um fabricante que não prima pela qualidade e o caso me parece de erro mesmo.
Aliás, se vc trocar a válvula do seu amp por uma 12AX7 nada resultará.
Explico: Amps com pré valvulado são pura enganação, ela está alí apenas para acender e "enganar" o consumidor, pois a atuação dela no pré é nenhuma. Uma válvula como a 12 AX7 atua com uma voltagem de placa de até 300 volts. o que torraría qualquer transístor na hora, componentes esses que são a base dos circuitos de pré desse (e de outros) amplificadores, por conseguinte, a vávula está alí apenas para enganar....
Amps com pré valvulado são pura enganação (o que não quer dizer que esses Laneys sejam ruins), pois a válvula só atua no canal de distorção (e olhe lá!). A verdadeira distorção valvulada (que produz harmônicos pares) é produzida pelas válvulas de power e a partir de alta potência. Assim, um bom amp transistorizado não precisa de válvula no pré para ter um bom som. Esse tipo de amp foi projetado para dar um som melhor apenas na distorção mantendo o som característico dos transístores no canal limpo. Hora, essa foi uma jogada de marketing das empresas para elevar o conceito dos amps tranistorizados (artificialmente), aumentar o preço de venda e auferir mais lucros em cima dos consumidores.
Abç

EdKapps
Membro Novato
# out/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Entendi. Muito grato pela explicação.

O motivo pelo qual eu decidi trocar a válvula é que, de uns tempos pra cá, a distorção do amp tem soado meio "lavada", fraca. Pensei que essa seria uma forma de resolver o problema. Enfim, talvez em outro tópico eu discuta sobre isso.

Mas o mistério da 6bq7 persiste. Ainda quero saber o que raios a danada fazia ali. Será que foi troca ou uma versão diferente do " famoso" Vulcano G200?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/16
· votar


EdKapps
Erro mesmo...
Abç

EdKapps
Membro Novato
# out/16
· votar


EdKapps
Erro mesmo...
Abç


Mauricio Luiz Bertola
Pelo jeito, não é de se espantar que algo assim venha errado, quando se fala de Meteoro. Estive olhando os outros tópicos e percebi que a marca é bem difícil mesmo.
:/

Muito obrigado pela ajuda, Mauricio.

Abraços

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


EdKapps
Mauricio Luiz Bertola

Acho muito mais plausível do que, por exemplo, existir uma protoversão do Vulcano de 200W que usasse essa válvula 6bq7.

Não é erro não, na época eles usavam a 6BQ7 em toda a linha. A troca foi a uns 2 anos no máximo, quando passaram a usar AF's da Celestion também, como alternativa aos originais da marca.

Inclusive ser RCA é algo absurdamente surpreendente. Todos que peguei na mão eram da japonesa Sylvania.

se vc trocar a válvula do seu amp por uma 12AX7 nada resultará

Existem testes acerca e de fato muda, como é esperado. Mas podes queimar a 12A se trocada pela 6BQ7 (pode usar qualquer uma da família 6B, mas consulete)... Simplesmente porque toda a família 12A, precisa de 12V no filamento, enquanto a família 6B precisa de 6...

No esquemático do G200 não consta a fonte, mas no do G50, sim. Parecem iguais, e lá mostra que se usa 12VAC, com os filamentos de cada sessão ("lado") da 6B em série.

Uma válvula como a 12 AX7 atua com uma voltagem de placa de até 300 volts. o que torraria qualquer transístor na hora

Numa rápida olhada, parece que a válvula dá apenas o "boost" na saída do pré...

Provavelmente tem uma tensão de uns 300~350V (capacitor de 400V) no anôdo/placa/+B, para que ao adicionar o boost exista uma consequente THD maior... Simples, eficiente e mentiroso.

A clipagem parece que rola por L1 e L2, sendo misturado clean, distorted e boosted no canal chamado de "boost channel"...

Não sei COMO é feito para que o transistor não torre, não conheço os CI's usados...
Segue o esquemático, não to com saco para analisar minuciosamente o que de fato acontece, quem quiser me corrigir fique a vontade.

http://image.prntscr.com/image/72959d50e85c46c889eeb30a53d20fe6.jpg

EdKapps
Membro Novato
# out/16
· votar


Fala Ismah, tudo bom?

Cara, você chegou pra plantar mais dúvidas em mim. hahaha

Não é erro não, na época eles usavam a 6BQ7 em toda a linha. A troca foi a uns 2 anos no máximo, quando passaram a usar AF's da Celestion também, como alternativa aos originais da marca.

Eu te juro de pé juntos que, desde muito tempo atrás, sempre que conversava com alguém sobre esse amp em especial, falava-se em 12ax7 no boost ch. Não estou duvidando de ti, pelo contrário. É só que, como o amp tem mais de 13 anos comigo (arredondando), eu tenho isso bem incurtido em minha mente.

Inclusive ser RCA é algo absurdamente surpreendente. Todos que peguei na mão eram da japonesa Sylvania.
E não é? Eu só ouvia falar de Sovtek na Meteoro. Dá época em que eu lia Guitarplayer, anos atrás, tinha uma matéria com o Hélcio Aguira que falava justamente isso, a preferência pelas Sovtek.

Existem testes acerca e de fato muda, como é esperado. Mas podes queimar a 12A se trocada pela 6BQ7 (pode usar qualquer uma da família 6B, mas consulete)...
Pior que eu estava prestes a comprar uma JJ ec803s. :/


Parecem iguais, e lá mostra que se usa 12VAC, com os filamentos de cada sessão ("lado") da 6B em série.
Então, basicamente, o esquema do G50 mostra uma 12ax7 que é "usada pela metade"? Entendi direito?

Você sugere que eu troque por uma 6bq7 mesmo, certo?

Obrigado por sua ajuda, meu caro.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/16
· votar


Ismah
Os transístores não torram pois a voltagem é baixa. Sinceramente, acho que a válvula nem boost dá...
Abç

Ismah
Veterano
# out/16 · Editado por: Ismah
· votar


EdKapps
tinha uma matéria com o Hélcio Aguira que falava justamente isso, a preferência pelas Sovtek.

Só que ele usa seu assinatura, o HA não?

Cabe também notar que esse projeto é de 28 de Abril de 2004 (está escrito no esquemático, não sou eu que digo).

Então, basicamente, o esquema do G50 mostra uma 12ax7 que é "usada pela metade"? Entendi direito?

Entendeu errado... Tanto a 6B, 12A, e semelhantes são duplo triodos. É como se existissem dois circuitos independentes, que chamamos de sessões, dentro de cada "glass-case" ("invólucro" de vidro)...

Apenas um das sessões da 6BQ7, está em funcionamento no caso do G100/G50, o outro é aterrado.

Você sugere que eu troque por uma 6bq7 mesmo, certo?

Se não quiser mexer todo o circuito, sugiro que troque por uma da família 6B. O uso da 6BZ7 é bem comum.

Mauricio Luiz Bertola
Os transístores não torram pois a voltagem é baixa. Sinceramente, acho que a válvula nem boost dá...

Bertola, te respeito muito, mas tu olhou o esquemático?

A válvula tá ali, funcionando, mais enchendo linguiça que qualquer outra coisa, mas ela termina no tone stack desse canal, logo alguma coisa ela faz...

E o capacitor que tem sobre a placa é de 400V...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/16
· votar


Ismah
Sim, olhei.
Sinceramente, continuo sem saber...
Abç

Ramsay
Veterano
# out/16
· votar


Olhando-se o esquema do G200 nota-se que a função da 12AX7 é a de prover ganho suficiente pra compensar a perda causada pelos controles de reforço de tone adicional formado pelos pots de bass boost, treble boost, mid boost e componentes associados.

O sinal gerado por esses controles de reforço de tone adicional é mixado com o sinal que vem dos controles de tone principais do amp que são o normal bass, normal middle e normal treble.

Isso significa que o G200 deve funcionar, mesmo sem essa 12AX7 no circuito.

macaco veio
Veterano
# out/16
· votar


A valvula é um pre separado com bass, treble e mid e eles simplesmente chamaram de bost proque já tem outro controle de tom vindo dos integrados. Soma tudo e tem dois pre mixado, um a valvula e outro solid state (grandes merda, é cada ideia de girico). O primeiro triodo dá o ganho e o segundo é um buffer adaptador de impedancia ( sinal sai do catodo e não da placa).
Parece que um pouco do sinal crunchado entra tambem na valvula, vem de L6 e L5 e R14 com o boost gain P5 dependendo da posição da chave CH3.
Muito circuito integrado operacional, operacionais não são bons pra guitarra não (enquanto mais pior fica), uma porção de Fets ali ia ficar muito melhor o som.

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Agradecido senhores, eu to num correrio danado...

EdKapps
Membro Novato
# out/16
· votar


Ismah
Só que ele usa seu assinatura, o HA não?
Sim. Verdade. Acho que confundi em minha cabeça a coisa da Sovtek.

Cabe também notar que esse projeto é de 28 de Abril de 2004 (está escrito no esquemático, não sou eu que digo).
Não tinha visto isso. O meu amp é, com certeza, de antes disso. 2002 ou 3, por aí.

Entendeu errado... Tanto a 6B, 12A, e semelhantes são duplo triodos. É como se existissem dois circuitos independentes, que chamamos de sessões, dentro de cada "glass-case" ("invólucro" de vidro)...

Apenas um das sessões da 6BQ7, está em funcionamento no caso do G100/G50, o outro é aterrado.

Acho que foi isso que eu quis dizer com "funcionar pela metade",mas sim, falei sobre a 12ax7 e não a 6b. Pensei que esse aterramento faria a voltagem de trabalho da válvula cair pra 6 ou algo do tipo. Obrigado pela explicação.

Se não quiser mexer todo o circuito, sugiro que troque por uma da família 6B. O uso da 6BZ7 é bem comum.
Não vou nem arriscar. Encomendei uma 6bq7 exatamente igual no Mercado Livre. Da RCA inclusive.

Mauricio Luiz Bertola, Ramsay, macaco veio e Ismah, agradeço a todos pelas explicações e pela oportunidade de participar dessa discussão sobre esses aspectos curiosos sobre este amp, sendo ele ruim ou bom. Assim que chegar a válvula nova, posto aqui minhas impressões sobre se houveram ou não mudanças no canal boost.
Espero não ter desvirtuado muito o tópico.

Abraços!

marfu
Membro
# out/16
· votar


Srs. a respeito da Meteoro e seus duplos triodos.

Nunca abri este G200.
Mas... no MCK 200, linha mais nova, Signature Andreas Kisser, recebi 02 de séries diferentes para manutenção.

Um utilizando duas 12AX7 e outro usando também duas 12AX7, mas este estava errado, pois deveriam ser 6BQ7.
Porque?
A meteoro não avisou ninguem, mas eles fizeram uma placa que atende as duas versões, desde que sejam colocados os jumpers certos, na posição correta.
Como saber?
Verificando a tensão de filamento .
E pra contribuir, eles utilizam filamentos em série, neste arranjo 6BQ7.

No caso acima, se o camarada usou o amp a vida toda com um tipo, então ele deve continuar.
Mas é possível que com apoio de um técnico seja feita uma análise correta e respectiva correção/alteração.

marfu
Membro
# out/16
· votar


Opa... faltou dizer:
Verificando a tensão de alimentação dos filamentos, sem as válvulas no local.

EdKapps
Membro Novato
# out/16
· votar


marfu
Entendi. Eu de fato verifiquei alguns jumpers no amp, mas não saberia dizer se servem este propósito.
E também não acho que valha a pena pagar um técnico para verificar, tendo em vista que é apenas uma válvula de pré, que, como bertola mesmo disse, pode não servir pra nada.
Vou instalar a nova 6bq7 quando chegar e continuar assim. Provavelmente, devo passar esse amp pra frente mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida sobre válvulas 6BQ7 e 12AX7