Melhor solução: Amplificar vocal

    Autor Mensagem
    neochrono
    Veterano
    # dez/09


    Olá,

    Tenho uma banda, e nós montamos um local para ensaios na casa do batera.
    Para o vocal compramos um combo usado, acredito eu que handmade, com um falante de 12' (Marca
    HB) e uma potência.
    Compramos também uma mesa ciclotron de 4 canais sem pré e um mic Shure.

    O problema é que estamos sentindo falta de volume nos vocais, e gostaria de saber, na atual situação, qual seria a melhor solução.

    Trocar o Falante? Potência? Mesa?

    Gostaria de destacar que quando ligamos qualquer outra fonte de som (MP3, DVD, etc..) o volume fica mais do que satisfatório.

    Agradeço pela ajuda,

    Abçs

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    neochrono
    O que vc precisa é de um power e umas quatro caixas de 2 vias para a voz. Dará até para pequenos shows.
    Abç

    wiskeria
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    1- a mesa de som deve ter pre amplificador e controles de volume tonalidade. Nunca vi mesa de som sem pré, mas...
    2- se vc comprou um combo para ligar a mesa "caixa de som amplificada" não tem onde ligar a potencia, pois potencias tranferem o sinal da mesa pré amplificado para a potencia e da potencia vai para as caixas de som "sem amplificação própria".
    Logo se vc liga tudo numa caixa amplificada não tem onde ligar a potencia...

    neochrono
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    O que vc precisa é de um power e umas quatro caixas de 2 vias para a voz.

    As caixas que você se refere são as passivas, correto?
    Assim usaria o power pra amplificar o sinal para as caixas..

    Eu imagino que deve ficar bem legal, mas é que a grana no momento ta curta, e acredito que essa solução saia tanto quanto cara.

    Andei pesquisando, e descobri que esse falante é um falante destinado à automóveis. Você acha que por esse motivo a resposta dele pode estar prejudicando muito no resultado final?

    Alguma outra sugestão mais viável $$ ?

    wiskeria

    Nunca vi mesa de som sem pré, mas...

    Poisé velho!
    Mas pelo jeito essa aqui não tem pré mesmo!
    Será que se trocasse por uma mesa com pré a diferença seria suficiente?


    se vc comprou um combo para ligar a mesa "caixa de som amplificada" não tem onde ligar a potencia, pois potencias tranferem o sinal da mesa pré amplificado para a potencia e da potencia vai para as caixas de som "sem amplificação própria".
    Logo se vc liga tudo numa caixa amplificada não tem onde ligar a potencia...


    Cara, não entendi muito bem, mas sim a caixa é "amplificada" ela é tipo um combo, tem um equalizer e etc..
    Por esse motivo é que vc diz que não poderia ligar uma potencia nela, correto?

    Abçs

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    neochrono
    Cara, com voz não tem meio-termo. Ou é bom, ou não é.
    Abç

    tiratron_1982
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Desculpe a intromissão,

    Gostaria de destacar que quando ligamos qualquer outra fonte de som (MP3, DVD, etc..) o volume fica mais do que satisfatório.


    O sinal desses aparelhos são bem maiores do que a do microfone ou até mesmo dessa mesa sem pré.

    Acho que com um pré as coisas melhorem por aí.

    []'s

    carlos adolphs
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    neochrono
    Buenas!Sua mesa tem pré, sim só que não possue entrada balanceada(XLR), que no caso dos Shure, é necessária, pois os mesmos quando conectados em modo "unbalanced", tem uma queda considerável de sensibilidade.Ainda tem o fato que estas mesas pequenas tem um ganho "meio termo" entre mic e line in.Porém tudo isso deveria ser compensado no volume do combo(é isso, né) que vcs estão usando.Algo está mal na cadeia de sinal.
    O Maurício tá certo quando diz Cara, com voz não tem meio-termo. Ou é bom, ou não é.Hoje em dia o povo se preocupa muito com os backlines e esquece da voz.Muitos dos mais antigos que tenho conversado, que viveram os anos 70, são unânimes em afirmar que se tirava um som bem melhor e com menos recursos que hoje.Por que?A voz era prioridade, tinha a maior parte do investimento da banda e depois os backlines da época só tinham opções de valvulados(que ruim eihn?), e SS era porcaria.As caixas de voz eram colunas de Afs de 10 ou 12'(line arrays naturais).Um exemplo é o Cláudio Cesar Dias Baptista, que publicava projetos de aparelhos e caixas, na época, e que hoje são reeditados com pequenas modificações, por outros, como se fossem novidade!

    Invista na voz, meu caro.Se vc não se escuta, tocar pra que?Ou pra quem?
    Feliz Natal!

    neochrono
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Concordo completamente, mas é que esse lance é somente para ensaios mesmo. Em apresentações nós sempre pegamos som profissional.
    Para ensaiar sem gastar muita grana e sem se apressar vale tudo.
    Para ter um sistema no mínimo razoável para voz quanto seria necessário gastar Bertola?

    carlos adolphs

    Sua mesa tem pré, sim só que não possue entrada balanceada(XLR)

    Cara, você deve ter certeza disso né?
    Porque jurava que ela não tinha pré.
    Se ela tem pré a história já muda.
    Essa perda na resposta dos Shure sem XLR é bem notável, praticamente se comporta como um mic de R$ 30,00.

    Porém tudo isso deveria ser compensado no volume do combo(é isso, né) que vcs estão usando

    Sim é isso.
    Nós estamos tentando fazer isso, mas ao tentar compensar no volume da potência a microfonia pega!
    Não sei se é culpa do alto falante precário, ou o que, mas fica dificílimo tirar a microfonia.

    A voz era prioridade

    Realmente, não sei quando, mas em algum momento a qualidade de voz deixou de ser prioridade. Quando deveria ser o oposto.

    Se vc tivesse esse equip para voz e lhe desse mais R$ 300,00 para gastar, o que faria?

    Feliz Natal para você também!

    tiratron_1982

    Parece que a mesa tem pré pelo o que carlos adolphs me disse.

    Abçs

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    neochrono
    Cara, esse sistema que eu passei, é para ensaios. E também daria para usar em locais pequenos.
    Abç

    neochrono
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Entendo, bom.. seguindo a sua sugetão, eu poderia fazer o seguinte:

    mesa -> potencia do combo -> 2 caixas passivas 3 vias ?

    Achei esse par aqui.

    O que acha?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    neochrono
    Um par dessas caixas vai te servir bem.
    Porém o ideal é vc ligá-las a um power amp, e existem vários em conta, ou mesmo usados.
    Exemplos:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-125493187-amplificador-ll-audio -pro-800-potencia-200w-em-rms-zerado-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-124905909-amplificador-de-potnc ia-mark-audio-mk-1200-200w-rms-4ohms-_JM

    Abç

    neochrono
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Humm, beleza!
    Agora é suar no trampo e juntar a grana.

    A mesa você acha que há necessidade de trocar?

    Abçs

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    neochrono
    A mesa você acha que há necessidade de trocar?
    Não.
    Abç

    rsf
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: rsf
    · votar


    carlos adolphs

    e aí, Dr., beleza?
    Mestre,curiosidade...entrada de mic balanceada é sempre XLR? a entrada line/mic de um gravador como o boss micro BR é balanceada?

    descrição micro br: http://www.madeinbrazil.com.br/product.aspx?idProduct=20776&idDept=503

    é que tenho um e até agora não consegui uma gravação decente, mesmo utilizando um shure sm57..como vc disse que o shure perde muito de sensibilidade com entradas "unbalaced", numa dessas é isso que está prejudicando a gravação....capta um som xoxo, sem o brilho e nuances do som original...já experimentei tudo quanto é posição possível e imaginável e até agora nada de captar algo próximo do som orignal...

    no mais, feliz natal e um grande 2010..
    um abraço.

    tatus
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    E ai, seguinte, se vc liga outras coisas e o volume fica alto é que o microfone esta precisando de um ganho. Tente um pré amplificador como esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-125350579-mic100-pre-amplificad or-behringer-valvulado-temos-mic200-mic-_JM

    Vai dar um ganho a mais no mic.
    O ideal seria ter um equalizador também para as vozes para cortar picos nas frequências críticas para o falante de 12.
    Eu investiria em no mínimo duas caixas com falantes de 15 ativas se for para shows, mas se for só para ensaiar... pode usar esse pré para fazer gravações também já que é a valvula e vai dar uma sonzera, pode até gravar instrumentos com ele que dá uma coloração no som.

    neochrono
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    tatus

    Fala amigo,

    Obrigado pela dica, vou considera-la.
    Preciso testar as soluções sugeridas e ver qual vale mais a pena.

    Abçs

    Iversonfr
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    neochrono

    bom, nao li tudo, nem sei se alguem ja sugeriu isso, mas se voce for considerar comprar uma potencia mais caixas passivas, procura um site que chama "4vias", eles montam caixas com falantes bons e o preço é legal, além de venderem potencias e talz. abs!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Melhor solução: Amplificar vocal