Pré amp valvulado serviria pra amplificar violão?

    Autor Mensagem
    Jony_WalkeR
    Veterano
    # abr/07


    Tenho um violão 12 cordas que hoje está equipado com captador de rastilho (só o rastilho, sem amplificador, vai direto pro jack). Estou adquirindo um pré amp (com uma válvula 12AX7) que originalmente estarei usando para guitarra... porém pensei que talvez ele seria útil para amplificar o violão, mas não tenho idéia de como se comportaria.

    Será que a questão da válvula descaracterizaria muito o som do violão 12? Ficaria com mais médios, menos médios...? Será que consigo usar eficientemente o equalizador do pré amp (médios, graves e agudos) pra conseguir um som com menos agudos? ( O timbre dele hoje é bem agudo, até demais, o que acho que é bem típico de captadores de rastilho...)

    Não sei se existe alguém que use amps valvulados ou pré valvulados (ou pedais valvulados, enfim) pra amplificar violão...

    De qualquer forma devo testar isso, até por curiosidade, e daí passo as minhas impressões, mas gostaria de opiniões ou comentário de alguém que já tenha testado isso...

    Vlw! :-D

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    http://www.takamine.com/?fa=elec_cooltube
    Isso responde sua pergunta ?[]'s

    Jony_WalkeR
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    carlos adolphs[b][/b]

    Opa, responde sim, parcialmente... Pelo que vi esse pré da takamine trabalha com uma 12AU7 e ela trabalha a 3V (me corrija se eu estiver errado) e o pré amp que pretendo testar no violão usa uma 12AX7WB Sovtek que trabalha a 265V. Não entendo muito sobre amplificação, válvulas, ainda estou lendo sobre o assunto... Agora vendo isso surgiram mais dúvidas... O fato de se usar uma 12AX7 em vez de uma 12AU7 implica em maior ganho? O que isso influenciarai no som do violão? A voltagem no qual a válvula trabalha influencia no ganho? O controle de "gain" do pré amp controla a voltagem de trabalho da válvula? Ahhhh q m#*~$... queria saber mais sobre essas coisas...
    Vou fuçar mais no FCC e em outras fontes sobre isso...

    Se puderem ou quiserem responder a alguma dessas questões fiquem a vontade agradeço.

    []´s!!

    Jony_WalkeR
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Se fosse para projetar um pré amp valvulado para violão, apenas para dar um esquentada no som, seria mais interessante trabalhar com que tipo de válvula? 12AX7, 12AU7, ...? E Voltagem de trabalho dela para essa finalidade, qual seria mais ideal, mais alta ou mais baixa?

    Vlw!

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Jony_WalkeR
    Isso é difícil de dizer, pois tanto a 12AX7 como a 12AU7 trabalham bem com voltagens de 12 a 400V, depende o circuito.O circuito do Takamine aparentemente funciona com voltagem baixa, mas na realidade tem um pequeno inversor com integrado que dá uma voltagem de placa maior.Para um pré clean, vc terá de usar algo em torno de 400V, tanto em uma quanto em outra.Os circuitos da Fender são fáceis e bem clean.[]'s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pré amp valvulado serviria pra amplificar violão?