Ampli ou caixa para piano digital? KC-150, Selenium SPM1202A, etc. ?

    Autor Mensagem
    rodolfo1982
    Veterano
    # dez/09


    Criei um topico igual a este em "Teclados", mas fazem dois dias e ninguem se manifestou. Por isto, apesar de nao ser recomendado, criei ele aqui tambem. Alguem poderia me dar opinioes ?

    Boa noite pessoal ! Preciso de opiniões quanto a compra de uma caixa ou cubo ou algo similar para ligar meu Roland FP-4 (piano digital, com maior uso em timbres de piano (inclusive as notas mais graves) e strings), e futuramente meu Roland GW-8.
    Atualmente toco com um fone Koss Porta Pro, que deixa o timbre do piano lindo, na minha opinião, inclusive reproduzindo muito bem os graves.

    Mas, como pianista, sinto falta daquele "sentir" o som ao tocar. Aquela vibração do ambiente, especialmente nos graves, o som se espalhando pela sala. Ou seja, tocar e sentir a música. Então está na hora de comprar minha(s) caixa(s).

    Objetivos: meu piano digital fica numa sala pequena, onde o espaço é reduzido. A sala tem 3m X 3m (9 m2), e eventualmente ele vai para outra sala com 9m X 4m (36 m2).
    Então meu maior uso do piano é nestas salas, mas futuramente pretendo usar ele (e meu futuro Roland GW-8) numa ONG que trabalho, onde tem um salão de aprox 12m X 5m (60 m2) e ocorrem apresentações de teatro, coral, etc. (mas sempre de forma mais "acústica", sem bateria e no máximo um violão (amplificado) e flauta juntos).

    Não é minha intenção utilizar com foco em ensaio com bandas ou monitor de palco, embora eu não descarte este uso. Por isso, gostaria de fidelidade no som, qualidade, e uma reprodução boa de graves, para poder tocar na oitava mais grave do piano sem me preocupar, além de strings, órgãos, etc.

    Testei recentemente um Roland KC-60 (40W, 10'), Roland KC-150(65W, 12'), Roland KC-550 (180W, 15') e Selenium SPM1202A (400W, 12'). Não testei com o meu FP-4, testei com o Juno Stage. Não sei se é o timbre de piano do Juno que é diferente (e não tão bom), mas não ficou exatamente como eu queria. Meu teste foi rápido e numa loja barulhenta, por isso pretendo voltar lá e testar de novo, pois algumas conclusões minhas podem não ser tão corretas. Não havia na loja nenhuma Peavey para eu testar.

    A Roland KC-60 começou a distorcer logo nos graves, por isso de cara meio que descartei ela. Já na KC-150 e SPM1202A, os graves estavam bons, o que não achei "ótimo" foi o resultado final do timbre (talvez faltou um equalizador ?). A KC-550 gostei, mas a combinação do preço e tamanho fazem dela uma opção não-viável.
    Ah, em casa tenho uma caixa multi-uso da Stanner (Top-500) onde o som tambem fica ruim, mesmo com equalizador.

    Primeira pergunta: faz muita diferença ter duas caixas ligadas no piano em estéreo ? No fone, claro, o som é estéreo. Sei que os efeitos soam quase que apenas no estéreo, mas no quesito da "textura" do timbre, faria muita diferença ? Se sim, já devo pensar em comprar duas caixas para ter um som bom, ao invés de uma ? Ou seja, ao invés de uma caixa "power", duas caixas um pouco mais baratas ?

    Então, algumas configurações que imaginei (lembrem da minha restrição de espaço: ter duas (no caso de valer a pena ter estéreo ) SPM1202A naquela sala de 3m x 3m que falei é impossível, e na 9m x 4m é difícil, além de ser um parto carregar):

    1 - 2 caixas Roland KC-150 (ligação em estéreo, as duas caixas no chão).
    2 - 2 caixas Roland CM-30 (ligação em estéreo, as duas caixas no chão ou a meia altura).
    3 - 2 caixas Roland CM-30 + Roland KC-60 (ou outra Peavey) (futuramente, para reforçar os graves).
    4 - 2 caixas Roland CM-30 + Roland KC-150 (ou outra Peavey) (futuramente, para reforçar os graves).
    5 - 1 SPM1202A (duas é impossível de eu ter na sala atual onde tenho o piano).
    6 - pesquisei e considerei caixas passivas, Attacks, Anteras, dentre outras, mas todas acabavam ocupando muito espaço, tanto quanto 2 SPM1202A.
    7 - aceito qualquer outra sugestão !!
    8 – se o estéreo não for tão necessário assim, posso pensar em outra configuração, com apenas uma caixa.
    9 – ou então apenas uma das caixas citadas (ou 2 CM-30), em conjunto com um subwoofer (achei os subwoofers meio caros).
    10 – no caso da opção 4, ao invés da KC-150, eu poderia usar 2 CM-30 e uma terceira caixa mais barata ?
    11 – alguma opção nacional mais em conta que valha a pena ?

    Algumas dúvidas:
    I - para eu ter uma boa reprodução e "sensação" dos graves, talvez apenas 2 CM-30 seja pouco (ela tem alto-falante de 6,5') ?? Neste caso, se, futuramente, eu comprasse mais uma KC-150 e uma mesa de som, poderia fazer um "bass bost" com ela ? Porém, neste caso, o custo vai lá em cima, será que não tem outra solução ?
    II - No caso da solução 3, achei que pode não ficar bom pois na loja, assim que eu aumentava um pouco o volume, reforçava os graves e tocava no sol mais grave do juno stage, a KC-60 começava a apresentar distorção.
    III - no caso da SPM1202A, o fato de ela ser projetada para uma potência muito maior, não faria com que a reprodução dos graves não fosse tão boa em baixos volumes ? (lembrem do meu espaço pequeno, seria insano eu levantar muito o volume dos 400W da Selenium).
    IV - lí comentários muito bons das CM-30. Entre a opção 1 e 4, meu receio é o timbre de duas KC-150 ficar mais "feio" do que duas CM-30 mais uma KC-150 (apesar da potência total ser a mesma). Um problema é que não tem CM-30 para testar neste momento nas lojas aqui em POA, então não pude conferir a resposta dela.
    V - nestas opções Roland e Peavey, fica legal ligar um microfone junto, para eventualmente usar Piano (ou teclado) + microfone ?
    VI – li reviews do Harmony-Central onde alguns dizem que a CM-30 tem uma qualidade de som muito boa, e consegue graves muito bons pelo tamanho dela.

    A saber, os preços que encontrei (a vista):
    Selenium SPM1202A - R$ 1.260,00
    Roland KC-150 - R$ 1.259,00
    Roland KC-60 - R$ 1.100,00
    Roland CM-30 (não achei em loja, mas na NET está entre R$ 750,00 e R$ 850,00).
    Roland KC-550 - mais de R$ 2.200,00 (não lembro exatamente quanto).

    Valores aproximados:

    Opção 1: R$ 2.518,00
    Opção 2: ~ R$ 1.600,00
    Opção 3: ~ R$ 2.700,00 (mais uma mesinha de som para dividir o som)
    Opção 4: ~ R$ 2.850,00 (mais uma mesinha de som para dividir o som)
    Opção 5: ~ R$ 1.260,00 (ou, duas SPM1202A, R$ 2.520,00)

    Bom, como podem ver, estou com várias dúvidas, e muito medo de gastar muito dinheiro à toa. Já lí diversos tópicos por aqui, por isso postei um mais específico com as dúvidas que restaram. Agradeço muito se puderem me dar opiniões.

    Obrigado !

    macaco veio
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    eu tenho dois Rolands desses menores e me arrependi muito, apesar de serem fortes quanto a durabilidade o som e' ruim e distorce e a equalizacao e' pobre. O melhor som de piano que consegui no meu Roland (um arranjador) foi quando ligava num behringuer de guitarra (com dois falantes) pois conseguia boa equalizacao nos botoes. Nunca testei mas acho ate que os behringuer pra keyboard soariam melhor que os Rolands, os Rolands so sao fortes. Ja usei tambem um Hartke de contrabaixo com falante de 15 (e tem equalizador nele) e ficou muito bom nos graves. Acho que dois Hartkes desse ia ficar o Bicho, a caixa e' deitada e o som sai pra cima e se espalha bem. a desvantagem e' so ter uma entrada de instrumento. Graves com falante pequeno nao da.

    carlos adolphs
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    rodolfo1982
    macaco veio
    Buenas!Sei o que vc quer.Graves profundos, médios definidos e agudos suaves para compor o timbre.Na real, equalizador não vai adiantar muito, porque, por exemplo, no PA colocamos geralmente o tone stack em flat.O que vai importar na real pra vc é ter uma caixa 3 way, boa, com alto-falante de 15', altofalante de 6' nos médios e super tweeter nos agudos, ligada em um power de PA através de um crossover passivo de 3 canais, com potenciômetros de controle para os médios e agudos(como eram as antigas caixas Gradiente/Polivox, para Hi-Fi).Note que quando vc toca um piano em um determinado ambiente, ele terá um timbre e se vc troca de sala, terá outro.Isso acontece devido as reflexões e absorções inerentes aos materiais da sala.Quando vc usa um EQ, vc até pode compensar isso, mas dá uma trabalheira infernal.No caso das caixas com crossover passivo com controles de volume de médios e agudos, vc aumenta ou diminue toda a faixa dos médios ou dos agudos e não frequencias individuais.A coisa flui melhor assim para os teclados em geral.
    Um abraço!

    macaco veio
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    E', mas ai ja e' um mini PA e a meu ver fica pouco pratico. Acho mais pratico duas caixas tipo behringuer KX 1200, mas talvez de outra marca pois apesar de ja ter usado varios aparelhos behringer e acho a qualidade do som dos behringer muito boa, ja tive que consertar varios, tipo jacks de entrada, canons frageis, chip de potencia com pernas quebradas devido a rigidez e outros pequenos problemas. Ja a Hartke e' um tanque de guerra, nao quebra facil nao.

    wiskeria
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    um bom amp de baixo vai suprir suas necessidades e ocupar pouco espaço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ampli ou caixa para piano digital? KC-150, Selenium SPM1202A, etc. ?