GS-150 ou BS-150 em caixa com 4 falantes

    Autor Mensagem
    joabfarias
    Veterano
    # out/09 · Editado por: joabfarias


    Fala, galera.

    Faço parte de uma galera que organiza eventos (normalmente de heavy metal) no Rio de Janeiro. No nosso som de palco, temos 2 GS-150 e um BS-150 da Staner.
    Após um bom tempo de uso, a minha constatação é de que esses amps tem um falante mal dimensionado, pois o circuito amplificador tem uma potência alta pra cacete, e os falantes acabam queimando ou rachando alguma membrana.
    Gostaria de saber se alguns dos usuários do fórum já experimentaram ligar esse amplificador numa caixa com 4 falantes de 8 ou 12 polegadas, com potência total superior a 200 w. Imagino que tal ligação resolveria o problema de ferrar com os falantes de 15 pol. que se usa nessas caixas.

    Imagino que a seguinte ligação resolveria meu problema: (o ampli vem originalmente com um falante de 4 Ohms)

    (dois falantes de 4 Ohms em série) em paralelo com (dois falantes de 4 Ohms em série)

    ligados na saída do amp que antes ia para o falante de 15 pol de 4 Ohms.

    Gostaria de ouvir opiniões mesmo de quem nunca usou esse amp, principalmente contra-indicações, se houver.

    Agradeço antecipadamente.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/09
    · votar


    joabfarias
    Cara, eu nunca soube que amps da Staner tivessem esse problema...Até porque, experiência eu tenho...
    Acho que estão usando os amps acima de suas possibilidades. No caso, em amps SS, depois de determinado volume eles começam a "clipar" mesmo, podendo sobrevir sobraquecimento e falhas, e não será a confeccção de caixas com mais falantes que vai evitar isso.
    Abç

    joabfarias
    Veterano
    # out/09 · Editado por: joabfarias
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    "Clipar" que você diz é começar a apresentar irregulariadades no som, mas sem necessariamente causar dano permanente nos falantes, correto?
    O meu problema é que os falantes estão ficando com o som rachado depois de alguns shows (perda permanente), principalmente quando aparecem uns guitarristas e baixistas "gulosos" querendo todo o volume do mundo.
    Como não encontro falantes de 15 com potência alta com boa resposta nas frequências até 5 ou 6 kHz (o melhor que encontrei foi o 15pw3), imaginei que montando essa caixa com 4 falantes eu evitaria, na medida do possível, a destruição dos falantes.
    Uma outra solução seria pôr um resistor em série com o potenciometro de volume, evitando o uso da potência máxima do amp, mas não quero fazer isso por enquanto.
    Estou errado em imaginar que os falantes de maior potência total estragariam menos?

    TFHG
    Veterano
    # out/09 · Editado por: TFHG
    · votar


    joabfarias

    "Clipar" que você diz é começar a apresentar irregulariadades no som, mas sem necessariamente causar dano permanente nos falantes, correto?

    Cara, é o contrário disso. "Clipar" significa ceifamento de onda (onda quadrada) e é caso de dano permanente aos falantes. Sinal "quadrado", em se tratando de falantes, é sinônimo de tiro de escopeta!!! Adeus falante!

    joabfarias
    Veterano
    # out/09
    · votar


    TFHG
    Beleza, agora saquei. Então vou ser mais específico no que realmente quero, pra ver se alguém pode trazer sugestões.
    Minha intenção é fazer com que os amps fiquem "foolproof", quero impedir que a galera sem noção, ao usar o amp num volume muito alto, estrague os falantes.
    Por acaso a solução que citei acima, de colocar um resistor (de um valor a ser calculado) em série com o potênciômetro de volume, funcionaria no sentido de evitar que os usuários ponham o volume muito alto?

    TFHG
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Olá!

    Bem, como você organiza eventos (deve ser algo profissional, imagino) não seria mais interessante vender esses amps e providenciar outros "mais parrudos"?

    Essa solução que vc quer dar vai influir negativamente no som do equipamento, o que pode comprometer a qualidade dos seus serviços.

    Amps parrudos não terão problemas com "trogloditas". E, para o baixo, 200 watts é o mínimo para se começar a conversar. Qualquer coisa abaixo disso, numa banda de heavy, vai ser usado "no talo".

    Só para complementar o assunto anterior: um falante de 500watts RMS pode muuito bem ser "aniquilado" por um amp de 100watts que mande ondas quadradas!

    joabfarias
    Veterano
    # out/09 · Editado por: joabfarias
    · votar


    TFHG
    Sua sugestão é muito boa, e nós realmente nos esforçamos para oferecer o melhor serviço possível, mas o trabalho é totalmente voluntário e não tem fins lucrativos. São mais ou menos 20 pessoas que se unem e fazer eventos, é basicamente isso. Claro que, se pintar uma grana boa na nossa mão (o que costuma vir por doações), compraremos os melhores amps que pudermos, mas no momento precisamos continuar a usar esses Staner.
    Pensei em outra solução que seria usar fusíveis com um valor um pouco abaixo do especificado (já faço isso com o meu amp de PA, ainda não tenho caixas pra usar ele em full capacity). Como cada fusível só custa uns R$ 0,20, vale a pena gastar uns trocados com isso enquanto a gente não compra amps "de verdade".
    Obrigado a todos pelas respostas!
    Uma última pergunta: quais são os amps que não apresentam esse problema de onda quadrada em volumes altos?

    wiskeria
    Veterano
    # out/09
    · votar


    os staner são bem dimensionados e resistentes, o que acontece é que muitos musicos "principalmente heavy metal" usam além do limite do amp, além deste limite o amp distorce, rasga e o som fica ruim... Estes amps deve ser usados da seguinte maneira:
    Regular com som limpo e alto e a partir daí usar pedal para distorções, além disso a saida out do amp deve ser ligada na mesa ou microfonado. Assim o amp não fica sobrecarregado e todos podem escutar. Trocar falantes não compensa muito, a melhora seria leve. Ensine os musicos a usar direito o equipamento, regulando corretamente, usado volume além do que ele pode dar o som fica ruim.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/09
    · votar


    joabfarias
    quais são os amps que não apresentam esse problema de onda quadrada em volumes altos?
    Não existe. TODOS os amps SS terão esse problema, e as variações não são muito grandes.
    Não há saída. Ou vc trabalha com amps, principalmente de baixo, com MUITA potência (200/300WRMS), ou SEMPRE terá esse problema. Ou então, limite o volume dos instrumentos.
    Eu mesmo, só subo no palco com meu cabeçote Meteoro 400MB (200WRMS) mexido pelo Pedrone e caixa 1X15 e 1X8, ou com meu Yorkville Block 150B + 1x15 (Eminence).
    No Brasil, os únicos falantes de 4 ohms não automotivos (evite esses!), são produzidos pela Sellenium (uma série de 15PW5), mesmo assim, esses falantes NÃO são para baixo, mas sim para P.A. (por isso o 15PW3 não aguenta).
    Abçs

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    joabfarias
    os staner são bem dimensionados e resistentes, o que acontece é que muitos musicos "principalmente heavy metal" usam além do limite do amp, além deste limite o amp distorce, rasga e o som fica ruim... Estes amps deve ser usados da seguinte maneira:
    Regular com som limpo e alto e a partir daí usar pedal para distorções, além disso a saida out do amp deve ser ligada na mesa ou microfonado. Assim o amp não fica sobrecarregado e todos podem escutar. Trocar falantes não compensa muito, a melhora seria leve. Ensine os musicos a usar direito o equipamento, regulando corretamente, usado volume além do que ele pode dar o som fica ruim.
    (2).
    Atente para o fato também, que, se o seu equipo de P.A. não for bom e potente, com caixas de retorno e "front" adequadas, é melhor nem ligar instrumentos nele (nem mesmo microfonados), use apenas para voz e "overall" e bumbo da bateria, nada mais.

    joabfarias
    Veterano
    # out/09
    · votar


    wiskeria
    Ensine os musicos a usar direito o equipamento, regulando corretamente, usado volume além do que ele pode dar o som fica ruim

    Pois é, o meu problema é exatamente esse. A gente pede ao cara pra não aumentar, mas o cara-de-pau vai lá e aumenta...

    Mauricio Luiz Bertola
    TODOS os amps SS terão esse problema

    Muito obrigado pela sua presteza, mas a resposta que eu precisava era (me corrija se estou errado): "Só os amps valvulados não apresentam o problema da onda quadrada."

    Mais uma vez obrigado, espero um dia ser útil a todos como vocês estão sendo pra mim.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/09
    · votar


    joabfarias
    Muito obrigado pela sua presteza, mas a resposta que eu precisava era (me corrija se estou errado): "Só os amps valvulados não apresentam o problema da onda quadrada.".
    Porque "precisava"? Você vai comprar amps valvulados?
    Cara, mesmo em amps valvulados, cuja distorção proporcionada é com harmônicos pares, é de bom alvitre ter falantes superdimensionados e trocar as válvulas com regularidade dado o desgaste que esse uso também superdimensionado causa.
    Para o uso a que vc se propõe, não há muitas maneiras de economizar não.....
    Abç

    joabfarias
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Para o uso a que vc se propõe, não há muitas maneiras de economizar não.....
    Sim, isso é o que consegui aprender com vocês neste fórum. Eu "precisava" desta resposta pra melhor direcionar os investimentos futuros, já que não vou poder trocar os amps agora.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/09
    · votar


    joabfarias
    Ok.
    Boa sorte e bom trabalho!
    Abç

    joabfarias
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Muito obrigado!

    Se algum moderador julgar apropriado, pode fechar o tópico, já sanei minhas dúvidas.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/09
    · votar


    joabfarias
    É vc mesmo qque tem que fazê-lo.
    Abç

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a GS-150 ou BS-150 em caixa com 4 falantes