rodolfo1982 Veterano |
# dez/09
Criei um topico igual a este em "Teclados", mas fazem dois dias e ninguem se manifestou. Por isto, apesar de nao ser recomendado, criei ele aqui tambem. Alguem poderia me dar opinioes ?
Boa noite pessoal ! Preciso de opiniões quanto a compra de uma caixa ou cubo ou algo similar para ligar meu Roland FP-4 (piano digital, com maior uso em timbres de piano (inclusive as notas mais graves) e strings), e futuramente meu Roland GW-8. Atualmente toco com um fone Koss Porta Pro, que deixa o timbre do piano lindo, na minha opinião, inclusive reproduzindo muito bem os graves.
Mas, como pianista, sinto falta daquele "sentir" o som ao tocar. Aquela vibração do ambiente, especialmente nos graves, o som se espalhando pela sala. Ou seja, tocar e sentir a música. Então está na hora de comprar minha(s) caixa(s).
Objetivos: meu piano digital fica numa sala pequena, onde o espaço é reduzido. A sala tem 3m X 3m (9 m2), e eventualmente ele vai para outra sala com 9m X 4m (36 m2). Então meu maior uso do piano é nestas salas, mas futuramente pretendo usar ele (e meu futuro Roland GW-8) numa ONG que trabalho, onde tem um salão de aprox 12m X 5m (60 m2) e ocorrem apresentações de teatro, coral, etc. (mas sempre de forma mais "acústica", sem bateria e no máximo um violão (amplificado) e flauta juntos).
Não é minha intenção utilizar com foco em ensaio com bandas ou monitor de palco, embora eu não descarte este uso. Por isso, gostaria de fidelidade no som, qualidade, e uma reprodução boa de graves, para poder tocar na oitava mais grave do piano sem me preocupar, além de strings, órgãos, etc.
Testei recentemente um Roland KC-60 (40W, 10'), Roland KC-150(65W, 12'), Roland KC-550 (180W, 15') e Selenium SPM1202A (400W, 12'). Não testei com o meu FP-4, testei com o Juno Stage. Não sei se é o timbre de piano do Juno que é diferente (e não tão bom), mas não ficou exatamente como eu queria. Meu teste foi rápido e numa loja barulhenta, por isso pretendo voltar lá e testar de novo, pois algumas conclusões minhas podem não ser tão corretas. Não havia na loja nenhuma Peavey para eu testar.
A Roland KC-60 começou a distorcer logo nos graves, por isso de cara meio que descartei ela. Já na KC-150 e SPM1202A, os graves estavam bons, o que não achei "ótimo" foi o resultado final do timbre (talvez faltou um equalizador ?). A KC-550 gostei, mas a combinação do preço e tamanho fazem dela uma opção não-viável. Ah, em casa tenho uma caixa multi-uso da Stanner (Top-500) onde o som tambem fica ruim, mesmo com equalizador.
Primeira pergunta: faz muita diferença ter duas caixas ligadas no piano em estéreo ? No fone, claro, o som é estéreo. Sei que os efeitos soam quase que apenas no estéreo, mas no quesito da "textura" do timbre, faria muita diferença ? Se sim, já devo pensar em comprar duas caixas para ter um som bom, ao invés de uma ? Ou seja, ao invés de uma caixa "power", duas caixas um pouco mais baratas ?
Então, algumas configurações que imaginei (lembrem da minha restrição de espaço: ter duas (no caso de valer a pena ter estéreo ) SPM1202A naquela sala de 3m x 3m que falei é impossível, e na 9m x 4m é difícil, além de ser um parto carregar):
1 - 2 caixas Roland KC-150 (ligação em estéreo, as duas caixas no chão). 2 - 2 caixas Roland CM-30 (ligação em estéreo, as duas caixas no chão ou a meia altura). 3 - 2 caixas Roland CM-30 + Roland KC-60 (ou outra Peavey) (futuramente, para reforçar os graves). 4 - 2 caixas Roland CM-30 + Roland KC-150 (ou outra Peavey) (futuramente, para reforçar os graves). 5 - 1 SPM1202A (duas é impossível de eu ter na sala atual onde tenho o piano). 6 - pesquisei e considerei caixas passivas, Attacks, Anteras, dentre outras, mas todas acabavam ocupando muito espaço, tanto quanto 2 SPM1202A. 7 - aceito qualquer outra sugestão !! 8 – se o estéreo não for tão necessário assim, posso pensar em outra configuração, com apenas uma caixa. 9 – ou então apenas uma das caixas citadas (ou 2 CM-30), em conjunto com um subwoofer (achei os subwoofers meio caros). 10 – no caso da opção 4, ao invés da KC-150, eu poderia usar 2 CM-30 e uma terceira caixa mais barata ? 11 – alguma opção nacional mais em conta que valha a pena ?
Algumas dúvidas: I - para eu ter uma boa reprodução e "sensação" dos graves, talvez apenas 2 CM-30 seja pouco (ela tem alto-falante de 6,5') ?? Neste caso, se, futuramente, eu comprasse mais uma KC-150 e uma mesa de som, poderia fazer um "bass bost" com ela ? Porém, neste caso, o custo vai lá em cima, será que não tem outra solução ? II - No caso da solução 3, achei que pode não ficar bom pois na loja, assim que eu aumentava um pouco o volume, reforçava os graves e tocava no sol mais grave do juno stage, a KC-60 começava a apresentar distorção. III - no caso da SPM1202A, o fato de ela ser projetada para uma potência muito maior, não faria com que a reprodução dos graves não fosse tão boa em baixos volumes ? (lembrem do meu espaço pequeno, seria insano eu levantar muito o volume dos 400W da Selenium). IV - lí comentários muito bons das CM-30. Entre a opção 1 e 4, meu receio é o timbre de duas KC-150 ficar mais "feio" do que duas CM-30 mais uma KC-150 (apesar da potência total ser a mesma). Um problema é que não tem CM-30 para testar neste momento nas lojas aqui em POA, então não pude conferir a resposta dela. V - nestas opções Roland e Peavey, fica legal ligar um microfone junto, para eventualmente usar Piano (ou teclado) + microfone ? VI – li reviews do Harmony-Central onde alguns dizem que a CM-30 tem uma qualidade de som muito boa, e consegue graves muito bons pelo tamanho dela.
A saber, os preços que encontrei (a vista): Selenium SPM1202A - R$ 1.260,00 Roland KC-150 - R$ 1.259,00 Roland KC-60 - R$ 1.100,00 Roland CM-30 (não achei em loja, mas na NET está entre R$ 750,00 e R$ 850,00). Roland KC-550 - mais de R$ 2.200,00 (não lembro exatamente quanto).
Valores aproximados:
Opção 1: R$ 2.518,00 Opção 2: ~ R$ 1.600,00 Opção 3: ~ R$ 2.700,00 (mais uma mesinha de som para dividir o som) Opção 4: ~ R$ 2.850,00 (mais uma mesinha de som para dividir o som) Opção 5: ~ R$ 1.260,00 (ou, duas SPM1202A, R$ 2.520,00)
Bom, como podem ver, estou com várias dúvidas, e muito medo de gastar muito dinheiro à toa. Já lí diversos tópicos por aqui, por isso postei um mais específico com as dúvidas que restaram. Agradeço muito se puderem me dar opiniões.
Obrigado !
|