Vox AC30 ou Marshall Plexi 1987x

Autor Mensagem
megadeth2612
Veterano
# dez/09
· votar


braddock

Os v30 tem mais médios que os Greenback?

braddock
Veterano
# dez/09
· votar


megadeth2612

Parece que são os médios altos.. a melhor prova é escutar uma gravação com o mesmo equipamento para comparação.

Assim que der eu quero fazer umas gravações dos dois falantes e comparar, aí eu posto o video aqui.

wiskeria
Veterano
# dez/09 · Editado por: wiskeria
· votar


pra botar um nick como o seu "gibsonfender" eu acho sim que tu tens 13 anos, além de que se tu trabalhasse e fosse comprar com o seu dinheiro vc teria uma minima noção do equipamento e não faria perguntas ridiculas e tópicos bestas em que qualquer um conseguiria as respostas usando o google.

Gibsonfender
Veterano
# dez/09
· votar


Nao vejo qual o problema...
Eu estou apenas pedindo ajuda com algumas duvidas,quem quiser ajudar seja bem vindo,se nao quiser nao tem nem porque responder.

PEMAMETAL
Veterano
# dez/09
· votar


Gibsonfender

Ae,

Eu de novo!

Cara se voce te grana pra comprar e tem a oportunidade. Compre lá o seu head 1987x, com uma 4 x 12" ou uma 2 x 12" greenback. um atenuador pra voce não ser preso e se quiser um pedazilnho de boost pra dar sustain nos solos.
Pluga tua les paul 1959 VOS e dai só vai faltar as mãos e o cerebro pra voce ser o Jimmy page.
Esse equipamento é coisa de gente grande, profissional, então voce vai ter que tocar muuuuuito bem pra não fazer feio.

Abraço!!!

Gibsonfender
Veterano
# dez/09
· votar


PEMAMETAL
To lgd,
valeu ae
abrç

R81
Veterano
# dez/09
· votar


PEMAMETAL

Cara,

Vi que vc tem uns videos maneiros no youtube, tocando com um clone de JCM.

Mas cara, me impressionou o fato de vc usar esse amp em apartamento.

Eu tô querendo um orange tiny terror e já tô com um pé atrás achando que a vizinhança vai aporrinhar...

PEMAMETAL
Veterano
# dez/09
· votar


R81

Cara eu não moro em apartamento. Eu moro em casa

E alem disso tive que construir um estudio pra poder tocar.

A minha casa tem uma edícula no fundo que fica separada de toda a casa. Nesse quarto fiz uma segunda parede de gesso e forro de gesso tb, coloquei lã de vidro entre a parede antiga e a nova de gesso. Por cima do gesso instalei espuma sonex.

A porta do estudiozinho é dupla, uma abre pra frente e a outra pra fora, e tem medidas fora de padrão. Existe uma borrachinha pra vedar as frestas.

Na janela eu tive que fazer um tampão com com duas placas de maderite de 1,5 e lã de vidro no meio, coloquei sonex nela pra dar acabamento. Tive que colocar varias borrachas pra vedar o som direitinho

Foi uma obra cara e deu trabalho, mas todo material utilizado foi de qualidade, o resultado ficou muito bom e quase não se ouve do lado de fora mesmo com o som muuuuuuuito alto.

Pode parecer que não, mas todos esses videos que eu gravei com o clone do jcm 800, tava extremamente alto, com o master na metade pelo menos

Então, não deixe as aparencias te enganarem, por que antes de eu fazer tudo isso, a policia veio pelo menos 4 vezes na minha casa por causa de altos volumes hehehehehe.

Agora tocando no horario certo ou seja, parando as 22 horas, eu não tive mais problemas com o vizinho, mas se eu tocar depois das 22 mesmo com tudo isso ele ainda ouve alguma coisa e pra dormir atrapalha e ele chama a polícia.

Um abraço

British.tools
Membro Novato
# nov/17 · Editado por: British.tools
· votar


Pessoal, não achei um tópico que fosse mais perto da minha dúvida, porém, acho que este é o mais perto.

É o seguinte, vendo alguns vídeos, testando algumas coisas, notei que um Vox AC30C2 (chinês? com, falante Greenback) tem uma diferença absurda para um AC30HW2X (inglês, fiação ponto a ponto, com falante Alnico Blue) ou até mesmo os Vox AC30 antigos, o AC30 normal soa mais agudo, estridente, sem tanto corpo, eu achei que não curti tanto Vox até ver um Vox antigo.

Eu sempre curti amps como o JTM45 com falantes em Alnico, soam com corpo e tem um corte na mix legal, um pouco melhor que os Vox para uma banda mais Classic Rock.

Esta diferença também eu notei em alguns Plexi, como o 1987x comparado com a versão JTM45 e Plexi HandWired e até mesmo o pequeno 2061X (20w e fiação ponto a ponto) que tem um som lindo.

A minha questão é: eu consigo algum amp brasileiro com parecidos com estes amps Marshall vintages e Vox? Um coisa que eu pensei também é que os falantes Alnicos dão uma amaciada no som, será que a maior diferença seja mesmo os falantes?

Obs.: tive um Vox AC15 e uma Fender Strato Mexico, acabei pensando em seguir uma onda mais Classic/Hard Rock e acabei pegando uma LP Epiphone (pensando em colocar uns Seymour Antiquity), parei de tocar um tempo e vendi o AC15 e a Strato.
O Vox soava bem legal, mas faltava muito grande com a Les Paul.
Vi uns videos do novo VX15 do Pedrone e parece menos estridente que o AC15.

Qual pode ser o melhor caminho, um amp tipo Vox com caixa fechada e falante tipo Creamback65 (li que os alnicos ficam estridentes em caixa fechada) ou um amp tipo Marshall (tipo Pegasus da Pedrone) com falantes Alnico ou um outro falante mais macio que o V30?

Cheguei até pensar no Overdone da Pedrone e usar ele mais clean e Overdive de leve e usar um pedal Marshall in Box como o Plexitone da Wamper ou até mesmo o Fire Carpie Diem.

Tocar em casa e pequenas gigs.


sandroguiraldo
Veterano
# nov/17
· votar


British.tools
Não sei em qual cidade você está ou facilidade que tem para se deslocar, mas o Pedrone tem uma espécie de show room, você leva seu equipo e testa com ele.

British.tools
Membro Novato
# nov/17
· votar


sandroguiraldo
Cara eu queria fazer isto, ajuda demais, mas moro no RS.

Estava pensando bem no VX15 da Pedrone +1x12 falante em Alnico (eminence talvez). Mas tenho receio de faltar pressão para algo mais hard.

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/17 · Editado por: acabaramosnicks
· votar


ou até mesmo os Vox AC30 antigos

Um coisa que eu pensei também é que os falantes Alnicos dão uma amaciada no som, será que a maior diferença seja mesmo os falantes?


Cara, não confie totalmente em review da internet. Posição de microfone, por exemplo, costuma mudar BASTANTE o timbre. Fora isso, normalmente o timbre gravado não é tão próximo assim do timbre que vc escuta de verdade.

Uma coisa que vc está levando em consideração é que os falantes vão amaciando conforme vc usa eles. Ou seja, eles mudam gradativamente a sonoridade com o tempo. A tendência, normalmente, é perder agudos, mas também não é regra. Pode ter certeza que a diferença entre o timbre de um falante e outro é ENORME se tratando de modelos diferentes de falante, e considerável se tratando de tempo de uso. Na verdade, até mesmo falantes consagrados e com alto padrão de qualidade variam o timbre entre si. Aliás, amps também variam um pouco o timbre entre sí, mesmo com ano de fabricação próximo, imagine então com vários anos de diferença? Nesse tempo todo muda a mão de obra, as vezes uma máquina quebra ou troca peça, muda o circuito, muda componente, muda fornecedores de peças, etc...
Recomendo assistir a esse vídeo (link pro YT) que mostra diferentes falantes no mesmo amp, verá que falante faz muita diferença. Tamanho e estrutura do gabinete (no caso de head+cab) também faz diferença (como demonstrado no YT no canal do SMG studios, mesmo modelo de falante e mesmo amp com diferentes cabs).

Considere a possibilidade de usar o Tone/Volume da guitarra, ou usar um capacitor/potenciometro diferentes.

eu consigo algum amp brasileiro com parecidos com estes amps Marshall vintages e Vox?

Considere os Pedrone e os TMiranda. Eu tenho um Alien e gosto pra caramba dele, mas é mais nervoso e o timbre tá mais pra um Soldano meio misturado com Marshall.

Quando tiver oportunidade, faça o seguinte experimento: coloca um protetor auricular, deixa alguem tocando a guitarra com o amp bem alto, e aproxime o ouvido do falante como faria um microfone. É no mínimo interessante fazer isso hehe

Quanto a faltar pressão, o que vc quer dizer? Pressão sonora é volume? Se sim, por que hard rock precisaria de mais volume? Cara, satura esse power aí! Fora que nada te impede de usar um cab de 2x12 ou 4x12 só porque a potência é de 15w.

British.tools
Membro Novato
# nov/17
· votar


acabaramosnicks
Valeu cara, vou ver o video com calma em casa.

Sobre a pressão, falei mais na questão do 'peso' dos graves.

Falando sobre timbre, também pensei no VX15 com um cab 2x12 fechado, daria mais volume e graves, mas pensei que pudesse mudar muito a característica do amp que os Vox usam cab aberto. Por outro lado, talvez, estaria chegando mais do timbre que queria.

Outra, talvez o Pegasus da Pedrone com falantes mais macios que o V30 poderia ser uma solução, mas esta 4 mil e mais uma 2x12 iria começar a ficar pesado. Os amps do Tmiranda estão nesta faixa também.

Les Strato
Veterano
# nov/17
· votar


British.tools

eu consigo algum amp brasileiro com parecidos com estes amps Marshall vintages e Vox?

Bem, você ja foi em seco no Pedrone, essa seria minha indicação, haha.

Embora nunca tenha sequer visto um Vx15, o Pegasus já tive oportunidade de brincar, e na boa, o canal JCM dele é bem o que se propoe mesmo, muitíssimo bom. O que eu testei era 18w (infelizmente não se fabrica mais), então foi mais tranquilo pra abrir o volume com a 1x12, que mesmo bem alto, deu pra apreciar o ''crunch'' que o Power dele entrega.

Embora o Pegasus tenha o canal ''Plexi'' eu não sei lhe dizer se nessa parte ele consegue ser fiel a um orginal, por nunca testei um plexi pessoalmente, mas já adianto que é um canal relativamente ''limpo'', tanto que nem possui controle de ''gain'' nesse modo, contudo, dá um crunch bem caracteristico dos anos 70 quando se abre bem o volume (mas cuidado pra não ficar surdo).

Se realmente for optar pelo Pegasus, mas estiver com grana curta, recomendaria catar um 18w ou 50w usado (na net já vi de 2400 até 3500). Caso esteja mais tranquilo financeiramente, o novo (MK II) sai próximo de 4000, mas vem com mais funções e ainda tem a garantia e assitencia técnica do Pedrone, que é super gente fina.

Visto que são cabeçotes, recomendaria por fim montar uma 1x12 ou até mesmo uma 2x12 com Eminence Gb128 (50w, na praia dos greenbacks), que ao meu ver tem o melhor custo beneficio quando se busca uns timbres mais vintages. Com essa combinação ai voce vai dos 60 aos 80 fácil, sem precisar apelar pra pedal de drive.

De qualquer forma, boa escolha.

British.tools
Membro Novato
# nov/17
· votar


Les Strato
Bem, você ja foi em seco no Pedrone, essa seria minha indicação, haha.
Foi que vi que parece ter a maior qualidade, incrível.

Sobre o Pegasus, é uma pena não fazerem mais o de 18W, vou dar uma olhada nos usados talvez.

Valeu.

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/17
· votar


British.tools
Falando sobre timbre, também pensei no VX15 com um cab 2x12 fechado, daria mais volume e graves, mas pensei que pudesse mudar muito a característica do amp que os Vox usam cab aberto.
[i]
Ora, se vc já experimentou a sonoridade clássica e "não chegou lá", não vejo motivo pra ter medo de sair disso e mudar. Afinal de contas, vc quer mudança ou não?
Talvez só de meter o falante em um cab maior já resolva o problema, talvez usar um fechado ao invés de aberto... Mas pra tocar ao vivo eu acredito que seja mais indicado 2x12, apesar de que eu nunca ví ninguém dizendo que faltou som nos Fender Blues Jr, e ele é um combo aberto de 1 falante hehe

Se a grana vai ser um problema, compre o que der agora, e se precisar vc muda depois... mas acredito que só de usar um falante diferente do que vc usava já pode resolver. Além disso, os falantes de alnico são mais caros, talvez só de usar dois falantes já dê o grave que vc quer. Reiterando, considere também fechar o tone e volume da guitarra.

British.tools
Membro Novato
# nov/17
· votar


acabaramosnicks
Uma LP vai distorcer cedo um VX15 (que não tem FX loop), mas se for como o AC15 ele tem bastante volume.

Pensei também em um Acedo VL15 head + 1x12 ou um combo 1x12 do VL30.
É um amp clean, tipo nos anos 50', e talvez consiga um timbre com um pedal Marshall in box.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vox AC30 ou Marshall Plexi 1987x