Cubo x Caixa qual a diferença sonora?

    Autor Mensagem
    fill.zanchez
    Veterano
    # nov/09


    Pois é já criaram algum tópico do tipo é melhor cubo tal ou caixa tal, porém ninguém nunca disse qual é a diferença sonora entre uma caixa amplificada (aberta atrás):

    Assim

    e um cubo (fechado atrás)

    Assim

    Desculpem a ignorância é que vou pegar essse cubo da Roland e queria saber isso. Vlw!

    thegreen-eyedmonster
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Quando a caixa é fechada tem maior resposte graves (ouvi falar)

    Van_Lorien
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    fill.zanchez
    Dizem que quando a caixa é do tipo closed back (bem feita, é claro, respeitando a litragem especificada pelo fabricante) a resposta de graves e o "punch" é maior.

    fill.zanchez
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    thegreen-eyedmonster
    Van_Lorien

    Legal caras! Levando em conta a seriedade dos produtos Roland acho que esse recurso do grave funciona com esse cubo 30x, ao menos na loja eu "chapei" o low no máx, e na guirra fechei todo o tone, então toquei na regiao grave da guitarra e o som não distorceu no amp e teve uma boa resposta de freqüências baixas! O vendedor até falou "mas que som parecido com de contra baixo hein" hehe =)

    E aí mais alguém pode confirmar se só há essa diferença mesmo?

    Marcosrcf
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    fill.zanchez

    Nesse caso, não são dois cubos?

    Pra mim, caixa é quando não tem o amplificador em si, só a caixa e os falantes.
    É? Ou não ?

    A caixa não seria o "Stack" ?

    fill.zanchez
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Marcosrcf
    Sim vc está certo mas lá em cima eu disse caixa amplificada ;)

    Marcosrcf
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    fill.zanchez
    Ahhh sim, me confundi por causa do Titulo...

    djvini10
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: djvini10
    · votar


    Desculpe a "ignorância" mas pesquisando aqui em um livro meu e dando uma resumidinha...

    Existem quatro tipos basicos de caixas.

    1-O tipo Bafle infinito, é uma caixa selada hermeticamente e preenchida com abafadores de som, que absorvem toda energia interna. Já que o ar de dentro da caixa fica totalmente separado do ar de fora, não há problema de cancelamento de fase. No entanto, tais caixas são comparativamente ineficientes, pois apenas 0,5 e 2% do sinal elétrico fornecido aos alto-falantes é convertido em som.

    2-Caixas de fundo aberto ou bafle finito, são mais eficientes do que os modelos anteriores, apresentando eficiência de aproximadamente 5%. Uma vez que o som é projetado tanto pela frente como por trás da caixa, o cancelamento da fase atenua qualquer comprimento de onda mais longa do que a distância mínima entre a frente do alto-falante e sua parte traseira, distancia essa medida ao longo das paredes externas da caixa.

    3-"Caixa para graves" Caixas bass reflex, são aquelas caixas com entrada de ar na frente, através do qual são canalizadas as freqüência graves produzidas na parte de trás do cone auto-falante. A abertura é "afinada" para fazer com que as baixas frequências que passam por ela sejam adicionadas, em fase. à saída da frente do cone. A eficiência também fica por volta dos 5%, mas a caixa precisa ser relativamente grande, para trabalhar as frequências baixas.

    4- Os equipamentos mais eficientes que existem na atualidade são do tipo caixas de cornetas. Apesar de freqüentemente serem muito volumosas, elas são capazes de converter em 50% da energia. Sua forma e tamanho são calculados para proporcionar a dispersão e a amplitude de frequências desejadas, bem como para fornecer um bom acoplamento entre o cone e o ar.

    Ufa! cansei XD.

    fill.zanchez
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    djvini10
    Vaaaaaleu cara!!! Que ótima contribuição vc fez! +1 sem pensar...

    Sobre as caixas, quando testei essa Roland 30w realmente achei o volume (em potência) dela um pouco baixo em comparação a Meteoro Atomic Drive 20w que eu tinha, porém ela tem um grave melhor ele do clean ser ótimo... Talvez pelo fato do falante ser de 10" contra o de 8" da Meteoro. Abs!

    djvini10
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Fico feliz em ter ajudado... no mais estamos ai!

    DotCom
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Normalmente os bass reflex (dutadas) tem um SPL maior que as closed box (seladas).
    http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=8934

    http://en.wikipedia.org/wiki/Bass_reflex#Advantages

    Porém, uma bass reflex mal projetada é sinônimo de cagada...

    fill.zanchez
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    DotCom
    Vlw cara... No caso aquela Roland que eu estou querendo é selada né?

    wiskeria
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Este dois são cubos, não tem diferença praticamente, apenas a traseira aberta tende a dar mais brilho e fechada mais grave, por isso a maioria dos cubos de baixo tem a traseira fechada.

    fill.zanchez
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    wiskeria
    Vlw cara!

    por isso a maioria dos cubos de baixo tem a traseira fechada.
    Verdade...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cubo x Caixa qual a diferença sonora?