Duvida Amadora (loop/fx)

    Autor Mensagem
    vitor.root
    Veterano
    # nov/09


    Ola galera, sou novo no forum e nao pesquisei este assunto antes, pois estou escrevendo correndo no trabalho, me desculpem!

    Gostaria de saber pra que serve, e quais as vantagens ( se houverem ) da entraa LOOP do ampli, e tambem da entrada FX.

    Possuo um Meteoro Vulcano 200.


    Grato desde ja,
    Vitor Lobo.

    FeaR-ME
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    sou novo no forum e nao pesquisei este assunto antes

    vitor.root
    Veterano


    hein? hehehehe

    Cara loop é pra ligar efeitos no amp quando se usa a distorção do mesmo. Entrada FX desconheço, deve ser a mesma coisa.

    Kersey
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    ligando no loop vc usa os efeitos depois da pré amplificação e da EQ do amplificar. Se ligar em linha isso acontece antes.
    Normalmente os efeitos como reverb e delay são ligados no loop, porque se vc ligar eles antes da distorção vai dar algumas diferenças, etc... consulte o fórum de pedais que tem bastante coisa sobre o assunto.

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    vitor.root
    Num amplificador com loop, o sinal tem o seguinte caminho:

    - guitarra > input do amplificador > pré-amp (volume, distorção do ampli, EQ do ampli) > send do loop
    - return do loop > power amp (alguns amplis têm o controle de master atuante nesta etapa de amplificação) > falantes

    Se você não liga nada entre o send e o return, o sinal passa normalmente, como se tivesse um cabo ligando-os.

    Geralmente os efeitos são usados no loop, pois um pedal de chorus, por exemplo, poderia interferir no timbre da distorção, e por aí vai.

    vitor.root
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    sou novo no forum e nao pesquisei este assunto antes

    vitor.root
    Veterano

    hein? hehehehe


    criei a conta a muito tempo, mas só usei agora ;p


    E seue u ligar um pedal de distorção no loop?

    FeaR-ME
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    vitor.root
    Acho q vai ficar estranho, pq vc vai estar excluindo o pré do amp. E mesmo assim seria completamente desnecessário.
    Só existe 2 utilidades para 1 loop:

    - Usar pedais de efeito quando É USADO a própria distorção do amp, ou seja se for usar distorção de pedal já não é mais necessario.

    - E anular o pré do amp usando um outro pré (tanto um pré mesmo, como um pedal que simula um pré tambem.)

    lepalomo
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    vitor.root
    E se eu ligar um pedal de distorção no loop?

    Fique á vontade, na ordem que o erico.ascencao. Se for apenas um pedal, como o SD-1, DS1, etc, vai rolar normalmente. Se você for ligar no loop mais de um pedal, coloque na ordem sempre distorção primeiro, modulação depois.

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    vitor.root
    E seue u ligar um pedal de distorção no loop?
    Poder pode, mas deve ficar estranho. Pedais de distorção geralmente são ligados "na cara" do amplificador (guitarra > pedal > input do amplificador).

    Pra você ligar uma distorção no loop, há duas opções:
    - guitarra > pedal > return: nesta opção você mata o pré-amp do amplificador, ou seja, a regulagem de EQ, de volume e de ganho do pré-amp não fazem efeito.
    - guitarra > input do amplificador, send > pedal > return: sei lá o que deve dar...

    LuggBcando
    Membro
    # ago/13
    · votar


    Ressuscitando o tópico para não criar outro

    E se por acaso eu ligar uma pedaleira no Loop? Deixar o driver do amplificador desligado, depois utilizar a os pré amps disponíveis da pedaleira para o driver, fica bom?
    Ainda vou estar anulando o pré amp do amplificador e conseguir controlar todos os parâmetros de EQ, Gain, Volume, etc, diretamente pela pedaleira sem nenhuma interferência do amplificador?

    HortaRates
    Membro
    # ago/13
    · votar


    LuggBcando

    É exatamente dessa forma que você deve utilizar simuladores de Amps. Se você usar o simulador pelo Input do amp, vai misturar os dois Prés e muitas vezes não fica legal.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/13
    · votar


    LuggBcando

    Já utilizei muitas vezes a pedaleira direto no "return" do amplificador. Se o amplificador tiver um "volume master" você ajusta os volumes de cada presset e controla o volume geral pelo master. Dependendo da circunstância até gosto de utilizar somente o estágio de potência do amplificador, eliminando o pré, já que estou utilizando o pré do pedal ou da pedaleira. E em outros momentos acho interessante utilizar o pré do amplificador pra filtrar ou destacar certas frequências.

    LuggBcando
    Membro
    # ago/13
    · votar


    HortaRates
    LeandroP


    Entendi, então conectando pelo send return e anulo o pré do meu amp e jogo o som que vai da para pedaleira diretamente para o power do amp e para os falantes, é isso?!
    E no caso do master, o meu amp não tem esse knob, o volume geral vou controlar também pela pedaleira? Se caso for usar um som clean e aumentar o volume peda peladeira, tem risco de suturar o som igual aumentando dietamente pelo amp??

    LuggBcando
    Membro
    # ago/13
    · votar


    HortaRates
    LeandroP


    Entendi, então conectando pelo send return e anulo o pré do meu amp e jogo o som que vai da para pedaleira diretamente para o power do amp e para os falantes, é isso?!
    E no caso do master, o meu amp não tem esse knob, o volume geral vou controlar também pela pedaleira? Se caso for usar um som clean e aumentar o volume peda peladeira, tem risco de suturar o som igual aumentando dietamente pelo amp??

    boblau
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    LuggBcando

    vc precisa separar as coisas um pouco para entender melhor no caso de usar uma pedaleira como Preamp:

    1- Nada vai ligado no input do ampli e nem no send do loop, somente o output da pedaleira vai ligada no return do loop. Assim vc "mata" o pré do ampli.

    2- As pedaleiras normalmente são divididas em Input -> Efeitos Analógicos (com controle de volume) -> Loop Externo -> Efeitos digitais (com controle de volume) -> Volume -> Output

    3- A guitarra é ligada na pedaleira. Todos os controles de Bass, Middle, Treble, Ganho, Level Input, drive, etc. ficam na pedaleira, o ampli não controla mais nada. Em cada preset vc precisa inserir os efeitos que quer e dependendo da pedaleira as equalizações tb. O volume da pedaleira seria o seu "Master".

    4- O volume da guitarra age diretamente sobre o pré, portanto se o ganho do pré for alto, satura, se for baixo satura menos, controlando pela guitarra.

    5- Dependendo da pedaleira tem inúmeras formas de fazer os controles. As mais modernas permitem que vc mude a sequência de loops e efeitos por exemplo.

    6- Tente conseguir um Diagrama de Blocos da sua pedaleira (ou Block Diagram para pesquisa pelo Google), Vc vai conseguir "enxergar" a sua pedaleira por dentro e ajuda muito para entender o processo.

    espero ter ajudado.

    Roberto

    LuggBcando
    Membro
    # ago/13
    · votar


    boblau

    Obricado amigo, me esclareceu mais algumas dúvidas que eu tinha.
    Vou estudar sobre esse Diagrama. Provavelmente sábado agora eu compre uma POD Xt Live de um amigo meu, e gosto muito dos Pre Amps dela.

    Mudando um pouco o foco do assunto.
    Meu amp queimou e não estou afim de manda-lo para um técnico pois não vale a pena pra mim.
    Estou querendo comprar um amp de um pouco maior potência. Dai me passou na cabeça que se vou usar o pre amp da pedaleira para montar meu timbre, existe a possibilidade de eu encomendar uma caixa acústica apenas com os falantes e levar a um técnico em eletronica de amp para ele montar apenas a parte do power? Isso é possível?

    LeandroP
    Moderador
    # ago/13
    · votar


    LuggBcando

    Não acho que é muito seguro ter apenas a sua pedaleira como opção de pré. Recomendo pegar um amplificador bacana, com a potência que você deseja, que tenha send/return e um volume master. Você tá afim de usar a pedaleira como pré, mas pode lhe ocorrer de usar os pedais de um amigo, outra pedaleira ou explorar os canais disponíveis no amplificador. Ou você pode comprar uma potência valvulada em forma de cabeçote, e uma caixa... De qualquer maneira, eu não dispensaria uma opção de pré no próprio amplificador.

    dnsminervino
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    Olá Boa noite !!

    Novamente ressuscitando o tópico para não criar outro

    Só para esclarecer então significa que para um amp ser um loop ele precisa ter um duas saídas uma send/out e uma return/in correto ?

    Para eu usar por exemplo um Doctor Drive como pré-amp eu teria q ligado na entrada return/in correto ?

    Agora uma dúvida de modelo de amplificador !!

    Estou querendo comprar um ampli novo como estou mondando meu pedalboard e vou comprar um pre-amp queria também um amplificador com esse recurdo de looping.

    Tenho esses modelo em mente da Born sabem me dizer se é bom ?

    Born Evidence 100

    http://www.bornetecnologia.com.br/#!evidence100/ctb

    Born Stilo Classic12100

    http://www.bornetecnologia.com.br/#!classic12100/c8ai

    Born Classic T7 Valvulado 7w RMS

    http://www.bornetecnologia.com.br/#!classicocabecote/crx0

    Tenho uma dúvida com o Classic T7 ele só tem 1 entrada no cabeçote e os controles de ganho, tonalidade e volume essa entrada é clean ? eu conseguiria usar um pré amp nele ?


    Obrigado!

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    dnsminervino
    Só para esclarecer então significa que para um amp ser um loop ele precisa ter um duas saídas uma send/out e uma return/in correto ?
    Sim.

    Para eu usar por exemplo um Doctor Drive como pré-amp eu teria q ligado na entrada return/in correto ?
    Se o loop for em série, sim. Se o loop for em paralelo aí a coisa já complica, pois alguns têm um controle de mix e outros não.

    Tenho uma dúvida com o Classic T7 ele só tem 1 entrada no cabeçote e os controles de ganho, tonalidade e volume essa entrada é clean ? eu conseguiria usar um pré amp nele ?
    Valvulados de pequeno porte às vezes não soam totalmente clean, isso depende muito das válvulas usadas no power e do seu headroom. Como ele não tem send/return, você não vai conseguir fazer a ligação que você propôs acima, ou seja, só poderá ligar o pedal de pré-amp antes do pré-amp do valvulado, misturando os timbres do pré-amp com o do próprio amplificador.

    dnsminervino
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    Valew msm erico.ascencao

    Suspeitei desde o principio que o Classic T7 não ia rolar !! Então vamos para o Born Evidence 100 ou Born Stilo Classic12100 vi que a Borne ta lançando uma linha signature do Cacau Santos, e que pelo jeito vai ser muito bom vou esperar pra ver o preço também !!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida Amadora (loop/fx)