Autor |
Mensagem |
edalko Veterano |
# out/09
Ae... Em outro tópico já havia mencionado a possibilidade e necessidade de conseguir alguns esquemas para fazer com que o amplificador valvulado, mesmo trabalhando em volumes elevados (7-8), não me deixasse surdo.
A solução: atenuadores de potencia!
Contudo, os existentes no mercado como THD, Weber, Koch, etc são caríssimos.
Segundo li, utilizam simples resistores de potencia lidaos em serie ou paralelo ou senão ligados em bobinas de alto falantes.
Porém, ontem revivendo o assunto, achei o interessante L-PAD, que consiste em atenuar o volume que vai para o falante usando 2 resistores: 1 em serie e outro em paralelo:
http://www.webervst.com/lpad.htm http://www.bcae1.com/lpad.htm http://autosom.net/artigos/lpad.htm http://www.sengpielaudio.com/calculator-Lpad.htm http://www.diyaudioandvideo.com/Calculator/LPad/
Após alguns cálculos, fui nas lojas de eletronica aqui para comprar os dois resistores. Porém, quando indagado o vendedor a respeito da minha pretensão, ele me disse: Esquece! Usa um "potenciômetro de fio" E me vendeu esse, de 30 ohms: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-106885314-potenciometro-de-fio- 30-ohms-e-10k-4-watts-_JM
Segundo alguns sites, o cálculo dos resistores do L-PAD desprezam a "wattagem" dos resistores. Mas em outros eles são noticiados.
Em algumas materias sobre o Potenciometro de fio, dizem que para falantes de 4 e 8 ohms, o minimo utilizável é o de 30ohms e 4w (o que comprei).
AOS ENTENDIDOS DO ASSUNTO:
1) posso usar normalmente o potenciometro de fio na saída do falante sem prejuízo do trafo de saída do amp valvulado?
2) melhor usar a tabela de cálculo e comprar os resistores em valores certos, tanto na wattagem como na impedância?
3) tem outra solução mais simples para reduzir os db empregados no falante para possibilitar o uso de um amp valvulado no talo?
|
edalko Veterano |
# out/09
· votar
ninguém?!?!?!?
|
DotCom Veterano |
# out/09
· votar
edalko Por partes:
* O L-Pad funciona. Mas como é só uma carga resistiva, vai mudar UM POUCO a forma como o sistema reage, já que não foi levado em consideração nenhuma mudança na indutância.
* A potência necessária para esses resistores é BEM ALTA. Lembre bem disso. Esse primeiro link mostra quanto de potência é dissipada em cada resistor.
1) Primeiramente NÃO! NÃO DÁ! Se você ligar o pot de fio em série com o falante, você faz um divisor resistivo, e a potência será também dissipada pelo pot. Beleza, tudo lindo.
MAS, PORÉM, ENTRETANTO, CONTUDO, TODAVIA, isso afetaria a resistência final vista pelo ampli, e valvulado não tolera essas variações. Como a impedância iria subir, você poderia ter o mesmo problema de ligar o ampli sem falantes... Impedância acima do indicado, sobrecarga nas válvulas e no trafo de saída. BUM.
Outra coisa: Esse pot de fio só aguenta 4 w... Com certeza seu ampli manda bem mais que isso em altos volumes, ele iria queimar. Dá até pra fazer uma aposta e ver quem queima primeiro... O trafo de saída ou esse pot.
OUTRO CASO: Você liga o pot EM PARALELO, pois assim ele será só um desvio de corrente... Aí o problema passa a ser outro: A impedância CAI, o ampli fica possibilitado a mandar mais potência, superaquece válvulas de saída, trafo de alimentação, trafo de saída... BUM! Mas dessa vez talvez não aconteça assim do jeito que eu falei, pois o pot de fio é só de 4 w e ele queimaria antes disso acontecer. O problema é que aí também ele não serviria de atenuador....
2) Sim. Tudo bem, pode comprar com a resistência indicada lá pelo cálculo. Lembre de não deixar perto do ampli, e se possível também não muito próximo ao falante, pois ele vai ficar QUENTE!
3) Não que eu lembre...
|
Henrique S. Veterano |
# out/09
· votar
DotCom
nao seria necessario um resistor de 50w ou mais?
algo tipo essses
http://media.digikey.com/photos/Huntington%20Electric%20Photos/AVT50-5 .0.jpg
|
edalko Veterano |
# out/09
· votar
DotCom Henrique S.
Então o potenciometro vou ter que trocar.
Poderia usar os resistores então. Mas aí é que surge a dúvida: em alguns cálculos (sites que tem a planilha) em alguns não há a menção aos W dos resistores. Deste modo, pergunto: é necessário que os resistores tenham 50W ou mais? ou isso desimporta?
VI que o pedrone fez um atenuador de potencia de 1/4 e 1/10... deve ter usado com certeza resistores de potencia.
COmo seria isso? seria um dummy load mesmo?
Aqui no Brasil tem resistores de potencia cavalares???
|
braddock Veterano |
# out/09
· votar
se vc busca qualidade do som e distorção de power, acho que a ideia é um bom atenuador mesmo, mas lembrando que o som fica legal com até -12db. Menos que isso o som saí fraco do falante e fica ruim. Já tive um THD hot plate por uns anos.. é muito legal, mas o som depende muito da pressão sonora para ficar bom num falante de 12.
se vc quer só diminuir o volume do amp a custo baixo, dá uma olhada aqui
http://cgi.ebay.com/VOLUME-BOX-ATTENUATOR-FOR-MARSHALL-JCM-900-800-200 0-DSL_W0QQitemZ200396385693QQcmdZViewItemQQptZLH_DefaultDomain_0?hash= item2ea88e2d9d#ht_2423wt_939
abs
|
kosmiktubes Veterano |
# out/09
· votar
Um fato que costuma ser relevado é que altofalantes são uma carga aproximadamente 70% resistiva e apenas 30% indutiva.
edalko Aqui no Brasil tem resistores de potencia cavalares???
Sim, dentro de qualquer chuveiro eletrico.
Exemplos: Uma resistencia de 220 VAC e 4400 watts tem resistencia de 11 OHMs aquecida. De 110 VAC tem 2.75 OHMS. Faça suas combinações à vontade, amp de guitarra nenhum consegue queimar uma dessas.
Não posso me responsabilizar se você calcular errado o aquecimento e coisa do tipo e causar um dano ao seu amp. Leve pra um tecnico/engenheiro/profpardal criar uma solução pra voce. Seu trafo de saída e válvulas agradecem.
|
Rikrdo Veterano |
# out/09
· votar
edalko
Leia todas paginas do topico e veja se resolve o seu problema: http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=1750
|