Autor |
Mensagem |
BloodyMaryGuitar Veterano |
# set/10
· votar
nichendrix Aih que está a questãoe então, eu testei um Hotrod e não um blues. Por isso q eu achei os timbres dos amps BEM diferentes. Eu nunca toquei num blues deville. Lindo eh sei q ele eh.
Ah, uma pergunta técnica (desculpa minha "ingnorância"): O loop fica entre as etapas de pré e power do amp, certo? Quando tocamos com o amp "no talo", não eh a atepa de power que satura? Os pedais de efeito (delay por exemplo), de alguma forma, não deveriam entrar DEPOIS da etapa que satura, ou seja, depois do power?
Muito obrigado.
Abração!
www.bandabloodymary.com.br
|
nichendrix Veterano
|
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar
BloodyMaryGuitar
Sim o Loop fica entre o pré e o power.
O que acontece é que especialmente de 15-20 anos pra cá (coincidentemente depois da internet se popularizar), criaram-se certos mitos que foram sendo cada vez mais tomando proporções muito superiores ao que realmente geram de benefícios.
A distorção de power, bem como a de valvula retificadora é uma dessas lendas. No talo o power distorce sim, mas eu arrisco dizer que mais de 90% da distorção que você ouve é do pré, ele quem dá realmente a maior parte da distorção. A distorção de valvula de power em geral é pouco perceptível se comparada com a de pré.
É algo que é bem mais fácil demonstrar em um Hi-Fi valvulado. Eles em geral quando distorcem parecem mais como a distorção daqueles rádios antigos que dava um drive quase imperceptível nos picos de volume. No amp de guitarra é um pouco mais perceptível, mas não é nada de ganho absurdo não.
Só que realmente existe uma "mágica" aí, que é o fato da distorção das válvulas de potência, mesmo que pouco perceptível no conjunto do amplificador de guitarra, ao mesmo tempo tem a propriedade específica de adicionar muito mais harmônicos e compressão ao som, o mesmo vale para retificadora, porém em uma intensidade ainda menor.
Então embora você praticamente não ouça a distorção do power quando ela é usada junto com a de pré (em todos os amps sem master volume), você consegue perceber os harmônicos a mais que ela adiciona à distorção do pré-amp.
Por isso que o loop fica entre o pré e o power, pois mesmo que você use o volume alto o suficiente para clippar o power, o resultado disso no som, é mínimo se comparado com o que acontece no pré. Tanto que em geral quando o power distorce, a sensação é que o som da distorção fica mais limpo.
EDIT: esqueci de dizer que outro motivo de não usar modulação depois do power é que o sinal que sai do power é tão forte que faria os transistores e cis das modulações distorcerem, o que é feio pra caralho, seja porque fica com som de amps SS distorcendo o power (em caso de transistores), ou fazendo uns pops estranhos quando é CI.
|
MMI Veterano
|
# set/10 · Editado por: MMI
· votar
BloodyMaryGuitar Vou tentar poupar um pouco de trabalho do amigo nichendrix, se bem que ele não é de economizar... O pré geralmente satura até mais. Mas no power é que tem uma saturação que os guitarristas procuram, mas geralmente é uma saturação menor e diferente da do power. Por exemplo, a saturação dos Mesa Rectifier são quase que só pré-amp. Olha o video desse tópico que você entende melhor. Entenda assim, a grosso modo. A energia elétrica produzida pela vibração das cordas de uma guitarra é ínfima. Para virar uma pancada sonora precisa de dois estágios de amplificação, para conseguir movimentar os falantes e dar aquele impacto. O primeiro (pré) satura um pouco mais, via de regra, mas o segundo costuma ser mais forte na amplificação.
Edit: o cara foi mais rápido, mas olhe o video que você entende melhor.
|
nichendrix Veterano
|
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar
MMI
Pois é... hehehehe... no fim uma imagem com som vale mais que 1000 letrinhas... hehehehe
EDIT: Rapaz, engraçado que ele usa um Blues Deluxe e um Blues Jr. NOS.
|
MMI Veterano
|
# set/10
· votar
nichendrix
Rapaz, engraçado que ele usa um Blues Deluxe e um Blues Jr. NOS.
Nem lembrava disso!
|
nichendrix Veterano
|
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar
BloodyMaryGuitar
Aqui vão alguns videos que tem um som bem próximo dos Blues Deville ao vivo.
Talvez dê pra fazer uma comparação com o som dos Hot Rod a partir daí. Eu só acho uma pena porque embora mostrem bem o amp, não mostram realmente todas as possibilidades, especialmente comparando com o Bassman.
Bom, aqui vai uns videos do Hot Rod Deluxe, só a titulo de comparação, sei que são amps diferentes ele e o Deville, mas o som básico dos dois tipo de amps são próximos o sufiente pra perceber as diferenças entre os Blues e os Hot Rod.
|
wiskeria Veterano |
# set/10
· votar
Fender de pobre, custa 1/4 do preço, mas vc tem 90% de um fender bassman. Neste caso ta mais nervoso pra saturar!
|
nichendrix Veterano
|
# set/10
· votar
wiskeria
Rapaz, taí uma dúvida que eu sempre tive com o Thunder Sound, ele não é uma versão da Gianinni dos Bassmand Black Face não???
Porque todos eles tem chave de brilho e 50W como os Blackface e não os 45W e canais normal e brilho separados.
Eu acho que eles são amps muito legais em termos de som, mas ao menos meu Tremendão era um saco, vivia tendo que levar no técnico pra cuidar dele.
|