Amp para tocar em casa e atravessar meio mundo

    Autor Mensagem
    Bog
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Bog


    Suponha que você se encontra na seguinte situação: depois de ter que carregar o seu amp na bicicleta (= falante maior que 6.5" já é grande demais), surge a possibilidade de tocar em casa, desde que sem incomodar demais os vizinhos. Os 3 maiores problemas são:

    1. Como já mencionado, não incomodar demais os vizinhos.

    2. O amp vai precisar passar depois por uma viagem intercontinental, de navio, dentro de um container e depois em um caminhão. Sabe-se lá que tipo de sacolejada ele irá receber. Além disso, quanto maior, mais caro o transporte.

    3. Você quer o mínimo de dores de cabeça com manutenção constante, defeitos inconsertáveis e coisas do tipo.

    Supondo também que você não toca metal ou rockão pesado, mas pop rock e MPB; que o objetivo é exclusivamente tocar em casa; e que você está num lugar onde certas opções são acessíveis, o que você escolheria?

    A. Um valvulado compacto, de 15w, com falante de 12".
    Exemplo: Fender Blues Junior
    Vantagens: Bom, é um valvulado com falante de 12".
    Desvantagens: O preço, o volume que jamais passará do 3, as várias válvulas para trocar...

    B. Um valvulado de 5w, com falante de 10", e só uma válvula no pré e uma no power.
    Exemplo: Blackstar HT-5
    Vantagens: Ainda é um valvulado, com menos válvulas para se preocupar, e dá para deixar o volume na metade, ou até um pouco além disso.
    Desvantagens: Ainda é meio caro, e ainda tem manutenção periódica.

    C. Um híbrido, com uma válvula no pré.
    Exemplo: Fender Japan SVD20CE, com 2 falantes de 8"
    Vantagens: Distorção aceitável, com menos dores de cabeça na manutenção (só uma solitária válvula de pré).
    Desvantagens: O clean é o de um transistorado, e a distorção não é a de um valvulado.

    D. Um híbrido digital, cheio de luzinhas que piscam.
    Exemplo: Vox VT30, com falante de 10"
    Vantagens: Versatilidade, som mais vivo e interessante que um transistorado ou híbrido comum.
    Desvantagens: Se queimar um trocinho lá dentro, adeus!

    E. Um digital robusto e sem firulas.
    Exemplo: Roland Cube 30X, com falante de 10"
    Vantagens: Ainda mais interessante que os transistorados, e com uma construção robusta.
    Desvantagens: Já estamos nos afastando dos válvulados (o que pode não ser tão ruim assim em se tratando de bedroom levels), e ainda que o amp seja um tijolinho como os Roland, um componente queimado e adeus amp.

    F. Um transistorado com falante de 10".
    Exemplo: Orange Crush 30
    Vantagens: Simples, direto, sem firulas e dores de cabeça.
    Desvantagens: A essas alturas, já estamos com um som mais estéril até do que o dos digitais (sim, isso é opinião pessoal, mas TODOS os transistorados que eu testei apanharam dos Roland ou dos Vox neste quesito), e muito distantes da dinâmica e maciez dos valvulados.


    PS - Heheh, o objetivo real do tópico é ver o que o povo faria na minha situação. Preciso decidir se guardo dinheiro para um Blackstar ou Blues Junior ou se recompro um Vox Valvetronix igual ao que eu tive que vender há alguns meses, ou se vou por outro caminho bem diferente. =P

    Gui
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Bog
    EU pegaria um transistorado..porque realmente acho MUITO mais pratico os transistorados...então seria o F (orange crush30)

    porém...a imensa maioria vai falar no valvulado de 12"

    lemingue
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: lemingue
    · votar


    Bog

    Pô guri! Tu tem dúvida nisso ainda?! Não to esculachando não ein! Tu sempre defendeu esses lances digitais e etc... pra tocar em casa do jeito que tu falou não precisa nem de amp... tem esses softwares, guitar rig e etc (que não sei nada a respeito, sorry), pod e etc...

    Som por som, eu ficaria com um valvulado de 15 ou 30W.

    Tem um monte de opção pra trazer sem volume grande... prés, power, racks, "mini-heads" tipo o tinny terror e coisas assim.

    Abs!

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Na boa...passando por todo esse transporte, aposto o meu dedinho que um amp valvulado chega quebrado
    huahauhauhauh

    e tb nao vai mandar via United Airlines
    http://www.youtube.com/watch?v=5YGc4zOqozo

    DotCom
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Bog
    Minha primeira opção seria a opção A.
    Motivo: Apesar de valvulado requerer cuidados, a manutenção é relativamente simples (se chegar com algum problema no soquete, manda pro pedrone), e se você não se adaptar, pode vendê-lo por uma grana legal, e comprar um que se adeque melhor aos seus gostos com o dinheiro da venda.

    TeXuGo TuNeLoSo
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    heh...

    Minha opção seria a A "modificada":
    Orange Tiny Terror na cabeça! =)

    Marcosrcf
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Eu iria de "Orange Crush 30", mas provavalmente na hora de comprar teria uma recaída e votaria com um valvuladasso!

    mvmarquezini
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Rapaz que dilema!!! Se vc gosta tanto da linha da Valvetronix, acho que vc vai ter menas dor de cabeça com o transporte para não danificar a caixa!!

    MMI
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Bog

    Eu iria de Blues Jr. É um valvulado e isso faz muita diferença. No dia que você resolve abrir o volume e incomodar o vizinho pagodeiro (ou sentir o som real dele), ele responde. Com volume mais baixo, dá para enganar e não fica atrás de um transistorizado ou hibrido. Se chegando aqui você resolve mudar de idéia, como comprar outro ampli, mudar de instrumento e comprar um pandeiro, ou algo do tipo, um Fender valvulado sempre vai ter um bom valor de revenda aqui, investimento certo. Ele vai bem com pedais ou pedaleiras. As válvulas nao precisam ser trocadas com tanta frequencia, depende do uso, então as trocas de válvulas não pesam tanto se for tocar em casa (desde que não seja 12 horas por dia, suponho que vc tenha que batalhar ainda), em volume baixo. Mas considero o valor de revenda importante.
    Eu fiquei na mesma condição, tive que ficar com um ampli que desse som em volume baixo para não incomodar. Para isso, montei um rack que me satisfaz e me dá uma possibilidade a mais. A noite, as vezes de madrugada, quando bate a vontade de tocar, deixo o power desligado, conectando os pedais ao pré e do pré para o computador (ou mesinha de som) e fone de ouvido. Dá um belo som. Mas é bem mais caro que comprar um combo.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Bog
    Vai voltar pro Brasil?

    Bog
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Gui
    DotCom
    TeXuGo TuNeLoSo
    Marcosrcf

    Hmmmm... valeu pelas opiniões. Vai ser difícil decidir, heheeh.

    lemingue
    Tu sempre defendeu esses lances digitais
    mvmarquezini

    Pois é, se fosse para usar só aqui, eu já estava comprando outro Valvetronix. O que me incomoda é que agora uma hora eu vou ter que mandar isso pro Brasil, e aí, mesmo que sobreviva à viagem, se quebrar em 2 ou 3 anos, é um abraço... =/

    Por isso a dúvida. Fora que um valvuladinho de 5w até que tem como usar no volume "apropriado" para fazer a diferença...

    Motoboy From Hell-SDMF

    Heheh, nem me fale dessa música, eu tenho calafrios só de pensar que vou ter que levar algumas coisas no avião.. =P

    MMI
    incomodar o vizinho pagodeiro

    Heheh, se eu fizer isso, serei expulso do lugar onde vou morar. =P

    erico.ascencao

    Ainda não, mas uma hora, vai acontecer... Antes eu não me preocupava tanto, mas agora, vendo que VOU ter que mandar um monte de coisa, fico receoso.

    todos

    Obrigado a todos. No momento, estou pendendo mais para a opção B (um Blackstar HT-5 ou um Vox AC4TV) OU a opção E (digital, mas tijoloso). Talvez um Blues Junior fosse muito subutilizado... E talvez um transistorado não soe grande coisa.

    Vale lembrar que eu já tenho um valvuladinho, um Champion 600, que é legal, mas com falante de 6". No final, quem sabe eu não compro simplesmente um gabinete com falante de 10" ou 12" aí no BR? Hmm.... Opção G! =P

    Bog
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Aaah, nada como uns testezinhos para ter certeza de que:

    A1. Valvulado de 15w no volume que eu poderei usar em casa = Jogar dinheiro fora.

    A2. Valvulado de 5w no volume que eu poderei usar em casa = Volume na metade e olha lá.

    A3. Valvulado de 4w com atenuador para 1w ou 0.25w (!) no volume que eu poderei usar em casa = \o/

    B1. Falantes de 6" são usáveis para o tipo de som que eu gosto.

    B2. Falantes de 8" são decentes para o tipo de som que eu gosto.

    B3. Falantes de 10" são legais para o tipo de som que eu gosto.

    B4. Falantes de 12" são super legais. Principalmente em volumes que eu não posso tocar.

    C1. Com o preço de um Fender Blues Junior ou de um Blackstar, eu compro um Vox AC4TV8 e sobra o suficiente para comprar um Cube ou um Crush da vida depois. Como o Vox é pequeno o suficiente para levar como bagagem de mão no avião, não terei nenhum gasto extra com o envio.

    Conclusão: Vox AC4TV8 é um ampzinho muito, MUITO legal! :) Hora de economizar o dinheiro do lanche.

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Bog
    Cara acho um bom handmade valvulado 5w uma boa pedida...

    Bog
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    GuitarHome
    Cara acho um bom handmade valvulado 5w uma boa pedida...

    Mas eu acho que um bom handmade valvulado de 5w custa no Brasil muito mais do que um AC4TV8 aqui onde eu estou. Aqui, um desses custa em torno de 500 reais.

    Já um bom handmade valvulado aqui custa... mais do que um bom handmade valvulado no Brasil!

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Bog
    Cara eu já ouvi falar de um bom valvulado de 5w handmade por 600 reais nessa média, não mais que isso, se for muito pouco a mais. Vou tentar lembrar aqui quem me falo e de qual "handmaker" ele é e te passo qualquer coisa para você dar uma olhada...

    Bog
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Bog
    · votar


    GuitarHome

    Heheh, o maior problema mesmo é que eu só volto para o Brasil daqui a uns 2 anos. =P Eu queria algo para usar aqui E levar para casa depois.

    Mas valeu, de qualquer forma.

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Bog
    Ah, esqueci desse pequeno detalhe, hehehe!!

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Bog
    A3. Valvulado de 4w com atenuador para 1w ou 0.25w (!) no volume que eu poderei usar em casa = \o/
    Definitivamente, não estou acostumado com estes valores absurdamente pequenos.

    Bog
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    erico.ascencao

    Hahha, exatamente.

    Depois de brincar com vários amps, só reforcei algo que eu já sabia e defendia: valvulado em volume baixo é dinheiro pelo ralo. Mas este volume que eu me refiro não é volume absoluto, e sim relativo - relativo à potência do amp em questão. Por isso, esses valores foram uma jogada de mestre, ao meu ver. Na verdade, com o atenuador o som fica bem mais distorcido, mas perde um pouco de dinâmica se comparado aos 4w máximos (!) com o volume no máximo.

    Infelizmente, o Blues Junior é um amp com um som fantástico, mas que nas condições que eu posso usar, soa pior que esse Voxzinho. =( Eu realmente queria me convencer de que poderia tirar proveito dele, mas a verdade é que eu não vou montar uma banda, não vou sair por aí precisando ensaiar em garagem nem nada disso. Parei de tocar violão nos barzinhos há mais de 2 anos, e não vejo perspectiva de voltar, muito menos tocando guitarra...

    Mas para tocar em casa, esses ampzinhos são uma beleza. Com 1w ou 0.25w que seja!

    PS - Mas se não me engano, potência tem escala logarítmica, o que quer dizer que 1w é na verdade metade da pressão sonora de 10w, e não 1/10. Fora que os falantes fazem muita diferença nessas horas. O Blues Junior não é só 15w (pressão de 1.5 vezes 5w), mas também tem falantes maiores que as 8" do Voxzinho, que fazem tudo tremer a partir de certo ponto.

    MMI
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Bog
    PS - Mas se não me engano, potência tem escala logarítmica, o que quer dizer que 1w é na verdade metade da pressão sonora de 10w, e não 1/10. Fora que os falantes fazem muita diferença nessas horas. O Blues Junior não é só 15w (pressão de 1.5 vezes 5w), mas também tem falantes maiores que as 8" do Voxzinho, que fazem tudo tremer a partir de certo ponto.

    a escala de potência não é logarítmica, mas a escala de de decibéis sim. Sua dúvida é complicada e eu mesmo passei por isso. Já até experimentei um Zvex Nano Amp, de 0,5W por conta disso. Mesmo um desses, dá para incomodar vizinhos e pode esquecer de tocar de madrugada num apartamento... Por isso que de noite uso fones de ouvido, mas não abro mão de um bom som de válvulas.

    Bog
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    MMI
    a escala de potência não é logarítmica, mas a escala de de decibéis sim

    Heheh, isso, isso. Tenho que admitir que, neste assunto, sou um ignorante quase que completo. =P

    Por isso que de noite uso fones de ouvido, mas não abro mão de um bom som de válvulas.

    Atualmente, eu uso muito fones de ouvido com um Pocket Pod.

    Mas acho que esse Vox AC4TV é a minha resposta - tem um falante maior que o do Champ, mais overdrive, e potência o suficiente para poder erguer o volume sem me deportarem. Me parece um equilíbrio entre "o que eu queria" e "o que dá para ter".

    BaNdAiD
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Bog

    Já pensou em, ao invés de comprar um amp ai e no futuro mandar pro Brasil, comprar um handmade aki??

    O handmade te dá muuuito mais opções de volumes e timbres, além de tamanho de falante e etc...
    Acho que é um caso a se pensar, vc pega um ampzinho ai, e qdo for voltar, vende e com a grana vc compra um handmade!

    Abraços!

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Bog

    Ei Bog, vc que está aí no japão, tem uma linha interessante de amplis Yamahas. Já testou algum ?

    Bog
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    BaNdAiD
    Já pensou em, ao invés de comprar um amp ai e no futuro mandar pro Brasil, comprar um handmade aki??

    Heheh, passar mais 2 anos com o Champzinho... Hmm....

    Acho melhor não. Provavelmente, quando voltar para o Brasil, vou acabar gastando todo o meu dinheiro em coisas como geladeira, sofá, fogão, e algum isolamento acústico mínimo. =P

    Eu compraria um handmade se estivesse no Brasil. Mas aqui, com os preços muito menores, acho que acaba valendo a pena pegar um ampzinho "de marca".

    No fundo, acho que já tomei minha decisão. Um Voxzinho de 250 dólares, saindo do forno. Até vou fechar o tópico.

    Obrigado a todos que opinaram! :)

    GUGALOO
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Bog
    Cara, eu ia de valvulado. Essa história de manutenção e etc.., até parece q o ampli terá manutenção a cada dois meses. Eu uso valvulado tem uns 4 anos e nunca precisei fazer nada com eles.

    A questão de transporte ja é mais complicado, apesar q todos os equipamentos e amplis q vendem aqui no Brasil (importados, lógico) vem de navio. Vai de vc fazer uma boa embalagem protetora nele, e tudo certo.

    Se o tamanho é um dos grandes problemas pra vc, eu iria de orange tiny terror ou vox night train, são pequenos e fáceis de providendiar uma boa embalagem protetora. O orange tem 15w com chave para 7w e um excelente timbre. Se for complicado para vc comprar uma caixa aqui no BR e tiver q ser um combo, pega o fender blues jr mesmo.

    Bog
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    jimmy vandrake

    Amp Yamaha? Nunca vi, só uns BEM entry-level, daqueles de 40 dólares... =P

    Bog
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    GUGALOO

    Eu ouvi esse Tiny Terror... Infelizmente, já é barulho demais para o que eu posso fazer. =(

    Mas vou mesmo de valvulad...inho! =P

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Amp para tocar em casa e atravessar meio mundo