Ampli, voltagem, voltas, watts

    Autor Mensagem
    Almeidaboo
    Veterano
    # jul/09


    (Procurei mas não achei especificamente.)

    Boa noite galera!

    To com uma dúvida sobre volts, watts, etc.

    Seguinte: onde moro a voltagem das tomadas é 220v, e comprei um LV300 110v. Até aí tudo bem, só preciso de um transformador. Mas o transformador que tenho aqui é de 100W, e diz no manual que o bichim consome 300W.

    Tenho um outro transformador aqui que é de 1000W. Gostaria de saber:

    1) Usar o de 100W vai dar problema no ampli?
    2) Usar o de 1000W, também pode dar problema?

    Valeu galera!

    JC_Junior
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: JC_Junior
    · votar


    nenhum dos dois irá causar problema....

    esses watts que o transformador indica é a potência máxima que ele fornece, que pode ser exigida dele....

    quantos mais watts tiver, mais aparelhos você pode ligar nele...

    Almeidaboo
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Hmm, sakei! É que, tipo, eu vou pegar meu 2o LV300 hj, pq o primeiro deu problema. Eu usava nele o transformador de 100W, e depois de aproximadamente 1 mês tocando ele deu um "UOOOOOUUNNNNNN" e ficou super baixo. Axei estranho e desliguei o amp. Quando religuei estava normal, mas começou a sair fumaça das válvulas!

    Não houve nenhuma queda de energia na ocasião, porque o PC estava ligado e não houve problemas. Não sei se era problema de fábrica do ampli ou algo assim, mas associei à "falta de watts" do meu transformador!

    DotCom
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Almeidaboo
    Eu acho improvável o transformador ter causado problemas no ampli. Seria mais possível o contrário.

    Importante: O ampli não gasta 300w continuamente. Vai depender do volume que você está tocando. Assim como um carro 1.0 não faz sempre 15 km/l... Se você só anda com o pé embaixo, ele faz 10...

    Se você usou o transformador e ficou tocando baixinho com o ampli, é possível que você tenha ficado abaixo do limite do transformador.

    Porém, como o ampli PODE puxar até 300w da tomada, o ideal é ter um transformador que suporte essa carga toda. Nesse caso, use o de 1000w. Não tem problema algum ele ter especificação de potência maior. Na verdade, quanto maior melhor.

    Diino
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Almeidaboo

    note também que algumas pessoas esquecem de o que ta escrito realmente no trafo é "VA" e não "W".
    são coisas diferentes.
    :)

    abç!

    Almeidaboo
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Almeidaboo
    · votar


    Erm...e qual a diferença entre W e VA?

    edit: mais uma coisinha...aqui em casa não tem fio terra, o 3o pino...tem algum problema? é recomendável usar estabilizador?

    Diino
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Almeidaboo

    O 3º pino é o terra, ele tira boa parte dos ruidos se for bem feito (tiver bom aterramento em casa)...

    W é Watts
    VA é Volts-ampéres

    ambas são unidades de potência.
    só que os watts são a potência real, a potência ativa...
    volt-ampere é e a potência aparente (o que realmente é consumido)

    W=VA*FP

    FP = fator de potência, ai teria que ver se informa isso no ampli para calcular direitinho.

    o valor em VA é sempre igual ou maior que o em Watts, então cuide bem.

    Ally_Slash
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Almeidaboo
    KARAIO!!O meu faz 2 meses que deu o mesmo problema!!!

    Almeidaboo
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Valeu mesmo pela ajuda galera, agradeço!

    Tenho uma última e derradeira pergunta: tenho aqui um estabilizador 110v (danação de comprar coisas de voltagem incompatível, mas vamos lá...) e pretendo usá-lo com o ampli. Esse setup tá certo?

    Tomada (220v) -> transformador -> estabilizador -> amp.

    DotCom
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Almeidaboo
    E qual seria o propósito do estabilizador aí?

    Almeidaboo
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Sei lá cara, depois que o ampli pifou a 1a vez fiquei mor bolado, queria proteger o máximo o possível pra não ter mais dores de cabeça...

    Tive que mandar ele consertar, a garantia não era com a loja, demorou quase 60 dias e eles acabaram me dando um amp novo...

    Queria ter certeza de que estou fazendo tudo 100% certo!

    wiskeria
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    não use estes estabilizadores de computador em amp valvulado, de maneira nenhuma.

    DotCom
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Almeidaboo
    Quer fazer certo? Então tira o estabilizador daí. Não tem nenhuma necessidade dele.

    Almeidaboo
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Almeidaboo
    · votar


    Não cheguei a por o estabilizador no ampli, só perguntei pois quero deixar ele protegido. Aqui em casa não tem fio terra (o 3o pino do plug), e eu sinto que tem um bocado de chiado no drive, um bocado MESMO (na minha opinião, incompatível com um ampli dessa qualidade). Queria também ver a respeito disso. Dei uma lida na literatura do fórum e parece que o povo usa módulos isoladores. É isso mesmo o mais recomendado? Aquelas réguas ajudam em alguma coisa?

    Ah, o ruído só aparece no drive, o clean está perfeito como sempre...normal, certo?

    DotCom
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Almeidaboo
    Ah, o ruído só aparece no drive, o clean está perfeito como sempre...normal, certo?
    Sim. Como o drive é baseado em dar ganhos altos no sinal, o ruído que é mínimo no clean, e por vezes não é nem sentido, pode ficar bastante alto no drive. E vai piorando quanto mais ganho se der...

    Agora, as perguntas que talvez sejam bobas, mas as vezes a gente passa batido por algum detalhe e acaba procurando problema em outros cantos...

    - A guitarra, é blindada?
    - Você toca perto de TV ou monitor de tubo (que não é LCD), ou com lâmpadas fluorescentes?
    - Perto de sua casa tem emissoras de rádio/tv?
    - Quais cabos você tá usando?
    - Quantos pedais? Quais?
    - Como você alimenta esses pedais? Qual é a fonte?
    - Já testou seu equipo em outro lugar? Ficou sem ruídos?

    O mais recomendado é ligar o ampli diretamente na tomada, com a instalação elétrica da casa feita de acordo com as normas ABNT.

    Almeidaboo
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    - A guitarra, é blindada?
    R: Nope...
    - Você toca perto de TV ou monitor de tubo (que não é LCD), ou com lâmpadas fluorescentes?
    R: Monitor de tubo + computador + lâmpada fluorescente...acho que estou destruindo meu ampli...
    - Perto de sua casa tem emissoras de rádio/tv?
    R: Não muito, mas tem...há uns 5 km daqui.
    - Quais cabos você tá usando?
    R: Santo Angelo. Mais especificações não tenho como dar.
    - Quantos pedais? Quais?
    R: Nenhum, estou usando o drive do ampli mesmo.
    - Como você alimenta esses pedais? Qual é a fonte?
    R: Sem resposta ^_^
    - Já testou seu equipo em outro lugar? Ficou sem ruídos?
    R: Não me lembro ao certo, mas na casa da minha namorada, onde a voltagem é 110v (liguei direto na tomada, portanto) e tem aterramento (pq é em SP) eu lembro de ter tido menos ruído. Na loja então, nadinha de ruído...

    Velho, acho que qdo minha casa foi construída nem existia a ABNT, essa casa tem mais ou menos 23 anos!

    DotCom
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    - A guitarra, é blindada?
    R: Nope...

    Aí... Blindagem é essencial na guitarra, principalmente se você pretende usar drive/distorção/fuzz, enfim, aplicar muito ganho ao sinal.

    - Você toca perto de TV ou monitor de tubo (que não é LCD), ou com lâmpadas fluorescentes?
    R: Monitor de tubo + computador + lâmpada fluorescente...acho que estou destruindo meu ampli...

    Não danifica o ampli, mas junto com a sua guitarra sem blindagem, só aumenta o ruído.

    - Perto de sua casa tem emissoras de rádio/tv?
    R: Não muito, mas tem...há uns 5 km daqui.

    Acho que a 5 km a interferência deve ser baixa já. Mas talvez sua guitarra também esteja pegando algo, já que não é blindada.

    - Quais cabos você tá usando?
    R: Santo Angelo. Mais especificações não tenho como dar.

    Santo ângelo é uma marca relativamente barata e eficiente. Eu uso Santo Angelo e conheço muita gente que também usa e consegue deixar os ruídos em níveis irrisórios.

    - Já testou seu equipo em outro lugar? Ficou sem ruídos?
    R: Não me lembro ao certo, mas na casa da minha namorada, onde a voltagem é 110v (liguei direto na tomada, portanto) e tem aterramento (pq é em SP) eu lembro de ter tido menos ruído. Na loja então, nadinha de ruído...

    A casa de sua namorada pode ter a instalação elétrica melhor, estar mais distante de emissoras, talvez você não tenha tocado perto de tv de tubo, etc... enfim, tudo o que dava problema na sua casa.
    Na loja de instrumentos então, você testou com a sua guitarra? Se usou aquela guitarra show de bola que tava lá, só ajuda a reduzir os ruídos. Se a guitarra do teste na loja tinha humbuckers e a sua tem singles, mais um motivo de você ter mais ruídos.

    Velho, acho que qdo minha casa foi construída nem existia a ABNT, essa casa tem mais ou menos 23 anos!
    Realmente, pelo menos a NBR 5410 (que regulamenta instalações elétricas residenciais) não existia.

    Bom, você viu que tem várias coisas que contribuem para o aumento do ruído aí.
    Eu começaria mandando a guitarra pra fazer uma blindagem. Custa geralmente de 50 a 100 reais pra blindar. Parece um pouco caro no começo (dá pra comprar uns 3 a 6 jogos de corda!!!), mas quando a guitarra volta bem mais silenciosa, você vê que o investimento valeu a pena.

    Depois, tente eliminar o máximo de interferências, desligue o monitor, TV, lâmpadas...

    Pra saber se o seu ampli tá pegando interferências também, ligue ele sem plugar nenhum cabo, ligue o canal drive e veja se o ruído está alto. Se ficar sem ruídos, o problema é realmente na guitarra. Se ele tiver ruídos, quer dizer que ele também tá captando. Aí sim você vai precisar de um aterramento.
    Infelizmente, tem que ser aterramento mesmo. Módulo isolador não funciona bem nesse caso.

    Almeidaboo
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Almeidaboo
    · votar


    Cara, você é um santo na minha vida de guitarrista. Valeu mesmo por toda a força.

    Liguei o ampli sem cabo nenhum e voilà, absolutamente ruído nenhum (só o barulhinho do volume alto mesmo). Ou seja, deve ser a guitarra (que está em vias de ser trocada, anyway...) que está captando algo!

    Muito obrigado por todas as dicas, vou usar isso tudo pra ver se consigo obter um som melhor!

    Esse seu post devia ser stickado pra informação geral, ia evitar muitos outros posts sobre chiado. Procurei em vários, mas não encontrei informação precisa assim em nenhum deles!

    Valeu mesmo! Grande abraço a todos!

    EDIT: Ah sim, conversei com meu tio e ele me disse que, na verdade, em linha reta a emissora de TV fica a uns 2,5 km na verdade! Essa casa é quase um centro destruidor de música!

    DotCom
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Putz, meu post ficou gigante!

    John Henrique
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Bem, tenho uma dúvida também nesse assunto...
    No Shopping da minha cidade fica uma transmissora de TV, afiliada da globo. Isso dá uns 3 até 3,5 km da minha casa.
    Uso ampl Chrom Fusion 180 de 18 watts.
    Será que o chiado na distorção é interferência?

    DotCom
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    John Henrique
    Bom, faz esse checklist que postei aí em cima, que você certamente descobrirá onde está o problema.

    John Henrique
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    DotCom
    Certo, obrigado. Vou verificar tudo então.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ampli, voltagem, voltas, watts