Maalves Veterano |
# jun/09
Boa noite galera,
A situação é a seguinte: Possuo uma banda e sou o vocalista. Como estamos começando, não possuimos uma aparelhagem avançada, como mesa de som etc. Pretendo comprar um amplificador para usar na voz, para ensaios em ambientes pequenos e talvez em pequenos shows, que seja suficientemente potente para cobrir o som da bateria.
Porém, possuo uma guitarra e tenho vontade de usar esse mesmo amplificador para tocar guitarra na minha casa, só pra brincar mesmo, sem muita preocupação com qualidade do som. E não pretendo usar a guitarra e o microfone ao mesmo tempo. Procuro algum amplificador que satisfaça as duas necessidades, dando prioridade ao uso do microfone para os ensaios.
Ao pesquisar sobre o assunto achei vários tópicos aqui no fórum falando sobre as caixas multi uso e sua respectiva má fama no uso das mesmas na guitarra, só que gostaria de saber se vale a pena comprar uma dessas para usar na voz e bem pouco na guitara, ou se devo comprar um amplificador especifico para guitarra e arriscar usar um microfone nele? Ou alguma outra opção qualquer. Além disso gostaria de pedir para que falassem algum modelo/marca/voltagem ideal, para que possa procurar melhor. Algumas limitações estão em jogo como a quantia envolvida que é de 500 reais no máximo.
Obrigado a todos pela atenção.
|
tatus Veterano |
# jul/09
· votar
Ma, seguinte: vale a pena sim microfonar a guita. O ampli é feito para guitarra e o microfone só reproduz, sendo que vc pode comprar o menor amplificador que tá blz, vai quebrar seu galho, vc amplifica o sinal do mic. Acho que não vira amplificador de microfone desses puramente comerciais. A guitarra trabalha com boas respostas numa faixa de frequencia muito mais limitada do que o microfone. Para ela basta falantes de 12 polegadas, sejam quantos forem. A voz precisa para ensaios de falante de no mínimo 15 polegadas, a não ser é claro em equipamentos tops. Ligar a guitarra diretamente em um amplificador de voz vai te limitar a tocar som limpo e sem uma timbragem refinada mas.... Os multi usos com preços baratos são um LIXO, fuja deles como já observado, mesmo que vc tenha o melhor mic, cabo, voz, etc...ele f... com tudo.
Eu aconselho:
Uma mesa de som de 4 canais = 250 reais (tem até phanton para mic) aconselho (custo benefício) a da marca ALTO.
Caixa de som com falante de no mínimo 15 polegadas. Não adianta comprar porcaria e ter que trocar o alto falante depois, se comprar uma caixa boa já da para ensaiar com voz e guitarra microfonada.
Amplificador para a mesa, para ensaiar pode ser até um receiver antigo da gradiente ou outras marcas, vai num sebo.
opcional (Amplificador para guitarra de uns 8 watts transitorizado) TB PODE ligar na mesa direto para som limpo, mas corta grave e agudo no eq. da mesa que vai sobrar ,,,, isso para não preencher as frequencias das notas altas da voz e outros instrumentos, e principalmente os médios, embolando o som.
Depois com o tempo vc pode fazer um up grade gradual p. ex: Pode trocar uma caixa, outra... Depois a mesa para microfonar outras coisas.
Alem do mais, é muito mais dinamico trabalhar com efeitos pela mesa, reverb, pode acrescentar um rack com equalizador e compressor para driblar frequencias indesejaveis e melhorar a qualidade final, tem os efeitos da quitarra separados, sem ocupar a mesa...
É só uma opinião de quem teve que aprender isso na marra.
Nos primordios da banda Ckronos, tinha-se baterista demente, guitarrista animal fã de ACDC com um marshall pré valvulado e uma guita igual a do angus, ,,,o tonto (eu) tinha duas caixas de voz handmade , com falantes NOVIK de 12, rsrsrsrs,,, e uns drivers, e um cubinho de 80 Watts da Oliver p/ guita, o último cubo da loja, logo que parou de fabricar, uma pixinxa, com falante de 12. Sofri viu... tudo isso para tocar punk rock!
Boa sorte, abraço !
|