Qual seria a melhor pedida dentre esses Fender's? (AJUDA)

    Autor Mensagem
    radical_gp
    Veterano
    # jun/09


    Qual dentre esses Fender's seria a melhor escolha?

    Sei q ja houve posts parecidos com esse mas quero obter informações mais concretas, pois estou guardado grana ja faz um loooooongo tempo pra poder comprar um e chegou a hora!!!

    Bom pessoal, é o seguinte, eu toco mais blues, desde aqueles bem clens até aqueles bem rasgados!
    Estou em duvida entre 5 amplis:

    Fender Bassman 59
    Fender Hot Rod Deville
    Fender Hot Rod Delux
    Fender Blues Deville
    Fender Blues Delux


    E vcs podem me dizer qual é a diferença entre os Deville e os Delux???

    Qual seria a melhor pedida entre esses???

    Desde de ja VALEW!!!

    DotCom
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    radical_gp
    No caso dos Hot Rod, os Deville são mais potentes, e se não me engano, tem mais falantes.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    radical_gp
    Tirando o Bassman 59, que é uma reedição e é bem mais caro que os outros, e possui 4 falantes de 10 pol.
    Os Blues DeVille e DeLuxe tem acabamento Tweed e tem menos ganho (para um som mais "blues"). São reedições e tem a mesma potência da série Hot Rod.
    Os da série Hot Rod tem uma construção semelhante, mudando o nº de falantes (4X10 para o DeVille 410 e 2X12 para o DeVille 212), ambos tem 60WRMS. O Hot Rod DeLuxe tem 40WRMS e é 1X12. Todos são amps bem legais, mas timbrísticamente eu prefiro a série "Blues".
    Abç

    nichendrix
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    radical_gp
    Qual dentre esses Fender's seria a melhor escolha?

    Cara isso não existe, a melhor escolha é a que você se identificar melhor. Mas por sorte entre os amps que eu tive, 4 estão na sua lista e o outro eu tive muito contato por ele por conta de um professor meu que tinha então vou tentar ajudar.

    Bom pessoal, é o seguinte, eu toco mais blues, desde aqueles bem clens até aqueles bem rasgados!
    Estou em duvida entre 5 amplis:


    Vou fazer os comentários amp a amp, mas no caso dos Blue e Hot Rod eu vou agrupar já que os de mesmo nome são basicamente o mesmo amp só que com upgrades levemente diferentes.

    Fender Bassman 59

    Meu ex-professor e bandmate tem um e passei belos 6 anos tocando com ele na média de 3x por semana.

    Cara, o Bassman tem o som mais clássico que existe, tanto que praticamente todo guitarrista que preste no nundo (especialmente no Blues) usa ou já usou ele. É um amp muito direto e sem frescura, com ele não tem essa de reverb, canais acionáveis por foot, loop de efeitos nem nada.

    Também é um amp muito resistente à distorção, vc só consegue distorcer ele com o volume quase no máximo, e tem um dos drives mais lindos que eu já ouvi, aquele som bem a lá Buddy Guy tocando com baixo/médio ganho, e com um pedal de booster por dar ainda mais.

    Todavia isso tem seu preço, já que é o combo com o volume mais estúpido que eu conheço, ele tem só 45W, mas compete pau a pau com o Mesa/Boogie Heartbreaker 2x12 de 100W em volume, mas a impressão que eu tenho é que ele tem um tantinho a mais de SPL, então, aquele drive lindo, cremoso e absurdamente definido vem literalmente às custas do seus timpanos.

    Ele tem dois canais, Normal e Bright, no Normal é o som básico de Fender, e no Brigt aquele som mais agudo que tornou famoso os Fender dos ano 60, mas um dos segredos do amp é o esquema de jumper que pode mudar um pouco as características dele, vc liga a guiatrra na imput 1 do canal Bright e usa um cabo curto, deses de ligar pedal, pra ligar a entrada 1 do Canal Normal na Entrada 2 do Canal Bright, isso faz com que o volume do amp almente e ele fique muito mais fácil de saturar e fica com as caracteristicas dos 2 canais misturados.

    Fender Blues Deville
    Fender Hot Rod Deville

    O Blues Deville é um upgrade do Bassman, a idéia principal por trás do amp é como seria um Bassman modificado para ter algumas das facilidades mais modernas, como mais potência (60W ao invés de 45w), mudança de canais por foot, loop de efeitos e reverb. Obviamente o amp não é exatamente igual, algumas concessões tiveram que ser feitas, como a troca do retificador à valvulas por um solid state e outras coisas técnicas que não vão fazer diferença explicar.

    Dentro da proposta do amp (um bassman modernizado), ele é realmente muito bom. Obviamente não tem o som do Bassman e nem podia, mas chega bem próximo, existem alguns sons do Bassman que não tem como atingir com o Blues DeVille, da mesma forma que ele tem alguns sons que o Bassman não consegue alcançar, mas no geral são basicamente o mesmo amp. Nesse caso os antigos Made in USA, são ainda mais parecidos, porque usam os mesmos falantes Jensen P-10R, enquanto os Deville novos vem com cópias deles feitas pela Eminence.

    O Canal Clean é basicamente o mesmo som básico do Bassman, em ajustes de baixo volume ele perde um pouco os agudos, mas com o volume normal ele fica bem próximo do Bassman, e tem uma coisa que eu acho muito legal no canal clean dele, que é o foato de ser possível obter um drive bem decente e bonito usando só o canal Clean, dá pra conseguir o mesmo drive dos canal 1 do Bassman com volume no máximo só com isso.

    Voltando ao som do amp, ele tem funções funções uteis, o Botão Bright faz as vezes dos canais Normal e Drive do Bassman, sendo que o canal normal tem o som bem limpo, enquanto o Bright, como o próprio nome indica, dá um boost de médios e agudos no amp e faz com que ele sature mais facilmente. Usando ela dá pra conseguir o mesmo drive do canal 2 do Bassman só usando o volume do Canal Clean no máximo.

    O comportamento do EQ, é muito próximo do compostamento do Bassman, ou seja assumindo que no 6 (os controles são de 0 a 12) seja o flat, do 6 pra baixo eles cortam bastante a frequencia e do 6 pra cima enfatizam bastante também então é possivel ajustes bem radicais com o EQ.

    No canal Drive, existe um controle Master que permite você obter sons distorcidos com o volume mais baixo e é bem util pra timbrar os canais limpo e distorcidos pra ficar com volumes parecidos. O drive dele é bem dinâmico, responde bem à força com que você toca e é possivel obter consideravelmente mais ganho do que é possível com um Bassman, mas sem chegar a descaracterizar o drive característico do Bassman. O lance pra mim é que o Canal drive do Blues Deville soa muito parecido com um Bassman com os 2 canais jumpeados e o volume no máximo, e com essa vantagem de dar mais ganho e de poder obter ajustes mais radicais com a chave Bright.

    O amp também tem o Reverb de molas característico dos Fender, não chega a ser o reverb vavlulado do Vibro-King, mas é o som do tanque de reverb de 3 molas que é tão conhecido nos amps da Fender. A extenção do Reverb é muito boa e dá pra conseguir desde aquele molhinho especial no som, passando por ajustes a lá Surf Music até reverbs cavernoso e profundos, enfim, a gama de opções é imensa. A outra modernidade do amp, é o Loop de efeitos em série, não sei se ele é True Bypass, mas nos anos que já tenho com esse amp (já tive 2 dele), nunca notei perda de sinal e é uma modernidade bem util pra quem quer usar modulações com o drive da caixa. Ela também vem com saida para gabinete externo além de permitir que você use outros falantes no lugar dos falentes normais (eles são ligados ao amp por um jack e não diretamente), então é possível até mesmo usar ele apenas como cabeçote.

    Antes que eu me esqueça, o amp tem 2 entradas, imput 1 e 2, na entrada 1 é tudo normal, a entrada 2 tem -6db que a entrada 1, e é otimizada para captadores ativos, ela também tem o som mais grave e menos dá menos ganho, mas em guitarras normais eu acho o som dela meio abafado.

    O Hot Rod Deville, é basicamente um Blues Deville mais modificado, os controles, suas funções e atuações são os mesmos, a maior diferença está por conta de o Hot Rod Deville ter um estágio a mais de ganho, o More Drive, que soa como se um booster fosse ligado no Blues Deville, a outra diferença são os falantes, que também são Eminence, mas um modelo custom feito pra Fender.

    O amp é muito bom e tem timbres muito legais, mas eu particularmente prefiro Blues Deville, não se são os falantes ou alguma alteração no circuito, mas os Hot Rod (Deluxe e Deville) sempre soam agudos demais, os graves deles não são tão presentes e bonitos que os Blues Deluxe e Deville, os agudos são mais rasgados e rispidos e não tão bonitos e polidos. Enfim é uma opção interessante pra quem quer um som agressivo, mas o Blues Deville com o um booster pra mim soa bem melhor que ele no more Drive.

    PS: esses dois amps também tem o volume bem absurdo pra os 60W que eles tem, não chegam a ser tão altos quanto os Bassman (acho que por causa dos falantes), mas chega bem perto, nunca testei um Hot Rod Deville 2x12, mas dizem que tem menos volume e mais graves que os 4x10.

    Fender Blues Deluxe
    Fender Hot Rod Deluxe

    Os Deluxe seguem a mesma linha dos Deville, é a mesma lógica mas aplicada a outro amp o Fender Deluxe de 1957, que era um amp de 12W do fim dos anos 50 (não confundir com o Deluxe Reverb de 1961). As mudanças são as mesmas, a potência subiu de 12W pra 40W, foi adicionado mudança de canais por foot, loop de efeitos e reverb e te toda aquela coisa, o amp não é exatamente o mesmo, e como nunca testei um Deluxe original dos anos 50, eu não posso dizer o quão proximo os dois amps sã, mas a julgar pelo trabalho feito no Deville, devem ser bem próximos também.

    O amp, seus controles e canais são literalmente iguais aos do Blues Deville e tem as mesmas funções, então não vou descrever tudo de novo. Só vou falar o que eles tem de diferente no som.

    Os Deluxe é até próximo dos Deville, mas ao menos pra mim parecem ser muito mais redondos e articulados, enquanto os Deville podem ter ajustes extremamente graves e extremamente agudos, no Deluxe, mesmo usando o EQ e ele tendo a mesma extensão do Deville, essas variações não são tão drásticas. O que acredito que seja tanto pelo circuito em que ele se baseou como pelo fato de ter apenas 1 falante de 12.

    Pra mim ele tem muito mais do som dos Fender dos anos 60, como o Twin Reverb, Superreverb e Deluxe Reverb do que o Blues Deville (vale lembrar que o '57 Deluxe e o '57 Twin foram a base para a maioria desses Fender dos anos 60). Ele tem um som bem gostoso e mais Fender Generico que o Blues Deville e que o Bassman, até porque o Bassman e por tabela o Blues Deville, são amps com muito mais personalidade, e apesar de ter esse Fender Tone, se destacam muito mais dos demais amps da marca que o Blues Deluxe.

    Sobre o som do Canal Drive, o do Deluxe é mais gritado, tipo mais rasgado mesmo, mais na linha SRV do que Buddy Guy. E pra tocar ROck and Roll é uma delícia, porque ele tem o som dos Rolling Stones praticamente em qualquer ajuste. Não é a toa que o Keith usa um deles e também o Gilmour na carreira solo.

    Assim como o Deville é um amp bem versátil, mas acho ele mais fácil de timbrar, talvez por ter só 1 falante e por isso ser mais redondo em termos de qualização, o que é um ponto forte dele, tem também o fato de apesar do peso, ser infinitamente menor e mais leve que os Deville, mas acho que tanto os Blues deluxe e os Blues Deville tem sua personalidade bem fortes e distintas.

    Os Hot Rod Deluxe é basicamente um Blues Deluxe mais modificado, os controles, suas funções e atuações são os mesmos, a maior diferença está por conta de o Hot Rod Deville ter um estágio a mais de ganho, o More Drive, que soa como se um booster fosse ligado no Blues Deluxe, a outra diferença são os falantes, que também são Eminence, mas um modelo custom feito pra Fender.

    O amp é muito bom e tem timbres muito legais, mas eu particularmente prefiro Blues Deluxe, não sei são os falantes ou alguma alteração no circuito, mas os Hot Rod (Deluxe e Deville) sempre soam agudos demais, os graves deles não são tão presentes e bonitos que os Blues Deluxe e Deville, os agudos são mais rasgados e rispidos e não tão bonitos e polidos. Enfim é uma opção interessante pra quem quer um som agressivo, mas o Blues Deluxe com o um booster pra mim soa bem melhor que ele no more Drive.

    Um ponto positivo dos Hot Rod Deluxe, ao menos pra mim, é que a diferença dele pro Blues Deluxe é muito menor que nos dois Devilles, então apesar de eu preferir o BLues Deluxe, acho o Hot ROd Deluxe uma ótima opção pra quem quer mais versatilidade. Não que o Hot Rod Deville não seja versátil, mas acho que o som dele foge muito da proposta original dele que é ser um Bassman super-ultra-hiper-mega modificado.

    PS: Esses dois amps falam muito alto pra um amp de 40W, eles devem ter 4/5 do volume dos Deville.

    E vcs podem me dizer qual é a diferença entre os Deville e os Delux???

    DeVille 60W 4x10 (no caso dos Hot Rod pode ser 2x12 tb) e baseados no Bassman. Deluxe 40W 1x12, baseado no '57 Deluxe.

    Fora isso vc já deve saber pelo que escrevi acima.

    Qual seria a melhor pedida entre esses???

    Eu não posso dizer isso, cada um desses amps, apesar de terem muitas coisas semelhantes entre sí, são amps totalmente diferentes. Minha escolha já foi feita, eu levei os dois Blues, eu tenho tanto o Deluxe quanto o Deville, e acho que cada amp cabe bem em uma situação, mas se eu pudesse ter só um (e já estive nesta situação), eu ficaria com o Blues Deluxe, não só porque tem um som mais de Fender Vintage Genérico, mas principalmente porque é facil de carregar, é leve e não tem tamanho e o volume cavalar de um 4x10, apesar de eu achar o som de um 4x10 a coisa mais perfeita que já inventaram pra tocar guitarra e meu Blues Deluxe ser uma maravilha, pra quem já tem 12 peças de titanio na coluna como eu, carregar ele é um martírio.

    Agora eu sugiro muito vc testar os 5 amps, como eu disse cada um é uma personalidade única e indescritivel por mais detalhes que se ponha na descrição e no fundo só você sabe o que quer e o que é bom pra você. Eu fiquei com a duvida tão cruel que preferi ficar com os 2 á abrir mão de um. Mas quando tive uns aperreios financeiros e tive que vender boa parte do meu equipamento, eu preferi vender o Grandão do Deville do que o pequeno Deluxe, nem tanto porque prefiro o som do Deluxe, mas como disse, carregar um Deville pra cima e pra baixo só rola se tiver um jacaré (roadie).

    nichendrix
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    E axo que meu review dos dois amps já está metade feito... o rsf vai adorar saber que os reviews possam vir a sair antes do que eu esperava.

    radical_gp
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Bom pessoal, os delux ja foram descartados!
    Sobraram entao o Hot Rod com 4 falantes de 10 ou com 2 de 12, e o blues deville!!!

    Qual seria melhor entre esses?

    radical_gp
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Putz, naum tinha lido o seu review!
    Valew

    Rsss...

    jigo__
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    radical_gp
    kra eu pegaria o blues deluxe, por preferencia minha...

    mais como vc falou q vc quer os da deville eu ficaria com qq um dos dois com 2x12, 4x10 é mto monstro, mto dificil de se arrumar pesado e desengonçado!!

    abç

    nichendrix
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    radical_gp

    Cara, se você está entre os Devilles, eu ia de Blues Deville, sinceramente, pra mim o More Drive do Hot Rod não compensa pelo som de Bassman do Blues Deville nem a pau.

    Existe um motivo pra maioria das pessoas que ja tocaram com um Blues Deville afirmarem que fora da praia dos vintage ou amps de boutique ele é de longe um dos melhores timbres de blues que você pode encontrar por menos de 2,5 a 3 mil dolares, e mesmo nessa faixa de preço acima ele ainda bate muito amp, ao menos pra tocar Blues.

    Pra mim o unico grande defeito desse amp é justamente o tamanho e o peso porque timbre ele tem sobrando. Agora recomendo que se possível um dia troque os falantes Eminence pelos P-10R da Jensen, pra mim esse é o motivo dessas reedições mexicanas não serem tão boas quanto os antigos americanos.

    Por mais que exista o More Drive, acho que ainda vale mais um Blues Deluxe e um Booster como o MXR Microamp ou os Keeley.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual seria a melhor pedida dentre esses Fender's? (AJUDA)