Posso tocar guitarra num amplificador de contrabaixo?

    Autor Mensagem
    VGtall
    Veterano
    # mai/09


    Seguinte... Tenho um contrabaixo e minha irmã uma guitarra, mas nenhum dos dois possui um amplificador.

    Já vi em outros tópicos que, se eu tentar tocar baixo num amplificador pra guitarra, perderei os alto-falantes.

    As minhas dúvida são: (1) se eu comprar um amplificador pra contrabaixo, minha irmã poderá tocar guitarra nele? (2) haverá alguma perda de qualidade do som enquanto ela estiver tocando? (3) os alto-falantes sofrerão algum dano?

    Sei que o ideal seria comprar um amplificador para cada instrumento, mas estou absolutamente quebrado no momento, seria uma bênção se um amplificador quebrasse o galho enquanto não tenho grana pra comprar o outro.

    Agradeço desde já qualquer informação que vocês possam me dar.

    wiskeria
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    não tem problema, amplificador de baixo aguenta na boa guitarra.
    Mas ligar um baixo em amplificador de guitarra pode estragar os falantes.

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    VGtall
    haverá alguma perda de qualidade do som enquanto ela estiver tocando?
    Depende, o que você chamaria de "qualidade do som"?

    É possível que o amplificador não vá timbrar bem a guitarra dela. Mas isso não quer dizer nada.

    Já vi em outros tópicos que, se eu tentar tocar baixo num amplificador pra guitarra, perderei os alto-falantes.
    Depende do volume que você for tocar...
    O problema maior do baixo em amplificador de guitarra é o seguinte:
    - O guitarrista vai lá, mete a guitarra num amplificador de 30w e faz um barulhão.

    - O baixista mete o baixo lá e quer fazer o mesmo barulho. Só que graves precisam de muito mais potência pra fazer o mesmo barulho. Aí o amplificador trabalha forçado.

    Pra terminar a m****, o ataque das notas (pico de volume) do baixo é muito maior que o da guitarra, fazendo com que o pobre amplificador, que já estava trabalhando forçado, tenha mais esforço ainda. Aí, claro que ele não vai durar muito tempo...

    Por algum tempo, ensaiei num estúdio onde o amplificador de baixo era um (lixão) Meteoro MB-120 (120w), e tinha um Warm Music GT -não lembro a série exata- (300w de potência).
    Simplesmente eu ligava o baixo nos dois, deixando o WM com o bass no 0, pra ele cuidar somente dos agudos. Nunca deu problema no amplificador. Já o do baixo, por sua baixa potência, abriu o bico cedo.

    VGtall
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Obrigado! Me ajudaram bastante!

    André Arraiano
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    fora q guitarra clean em amp de baixo fica legal, e baixo em amp de guita fica com som de peido saindo de cu sem prega

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/09
    · votar


    Boa tarde!!!

    VGtall
    O Fender Bassman era um ampli originalmente projetado para Baixo. Vai dizer isso para o bando de Bluesmen que adora plugar guitarra neste ampli ou para o Jim Marshall que projetou seus primeiros amplis de guitarra baseados neste modelo...
    Valeu!!!

    Bozo Ramone
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    André Arraiano


    baixo em amp de guita fica com som de peido saindo de cu sem prega


    Boa definição !!!


    ahauahuahuahauahuahau

    thegreen-eyedmonster
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    André Arraiano

    baixo em amp de guita fica com som de peido saindo de cu sem prega


    Muito boa essa!!
    ashashuashuashuhasuahushuashuashuas

    kosmiktubes
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: kosmiktubes
    · votar


    Reza a lenda que o Jimi Hendrix gravou Little Wing num Bassman 1959, do qual como o Penta_blues falou aí o JTM-45 foi inteiramente copiado.

    O primeiro Marshall é um Bassman(5F6-A) virado de cabeça para baixo com todos os controles e jacks na ordem inversa. Depois mudaram algumas coisas mais na própria série JTM-45.

    metal head
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    não tem problema, amplificador de baixo aguenta na boa guitarra.
    Mas ligar um baixo em amplificador de guitarra pode estragar os falantes.
    (2)

    Sem problema nenhum, eu até gosto de plugar guitar em amp de bass, fica com um grave q da um peso matador na escola q fazia aula de musica tinha um meteoro q num lembro o modelo mas era pra baixo minha guitar ficava bem legal junto com pedais logico

    archmed-GuiTar_gUy
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    não tem problema, amplificador de baixo aguenta na boa guitarra.
    Mas ligar um baixo em amplificador de guitarra pode estragar os falantes.

    É possível que o amplificador não vá timbrar bem a guitarra dela.

    sua pergunta tá respondida filho...so mais uma coisa...compra um amp pequeno e mais simples ue (para a guitarra) vc vai usar o amp pra fazer show???=P

    Gigante4444
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    André Arraiano
    baixo em amp de guita fica com som de peido saindo de cu sem prega
    Ótema definição!!!!!

    Daniel 1997
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    compra uma caixa multiuso

    DotCom
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Daniel 1997
    Você upou um topico antigo só pra falr isso?

    Rconduru
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    O Josh Homme, atual Queens of the Stone Age e aquela banda não sei o q vultures com o john paul jones, qnd era do kyuss ele tocava em um amp de baixo e afinava a guitarra em C, mo gravão bicho. Mas enfim só pra dizer rola sim ! ! !

    NFA_METAL
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    VGtall


    pode sim cara sem problema...

    eu to querendo fazer o msm pq assim posso comprar um baixo + pra frente....

    so tem uma coisa..se a guitarra for uma strato o som nao vai fikar tao estridente quanto num amp de guitarra, mas nada tao prejudicial....

    ja se a guitarra tiver caps duplos ... vai ter um gravao legal...

    NFA_METAL
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    se ele for usar a guitarra com afinaçao grave(drop D,drop C.....) melhor ainda....

    henrique.marin
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: henrique.marin
    · votar


    Breve resucitada no tópico só pra não abrir outro!

    Seguinte, sou um guitarrista que acha que toca baixo... eheh a situação é que preciso de 1 ampli para guitarra e 1 ampli para baixo pois "atuo" nas duas áreas em conjuntos diferentes.

    Já tenho um cabeçote valvulado para a guitarra e uma caixa 2x12". Minha idéia inicial é apenas comprar um cabeçote para baixo (respeitando a impedância dos falantes) e conectá-lo à minha caixa.

    Será que dá algum galho? o som ficaria legal? perde grave ou nem tanto?

    Obrigado!

    Russetwolf
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Olá

    Não é aconselhável ligar baixo em amps de guitarra, o alto falante não suporta.
    Agora guitarra no amp de baixo tranqüilo, muitos usam, principalmente guitarristas de death metal o falante de 15" baixa a freq de ressonância e dá até soco no falante, proporcionando um som muito pesado nas guitas.
    Espera ter ajudado

    henrique.marin
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Ajudou sim,

    Então no caso de eu ter um cabeçote para guitarra e um cabeçote para baixo, e apenas uma caixa (para "revesar" os dois instrumentos) vc aconselha que eu troque minha caixa com 2 falantes de 12" para uma caixa de baixo? (de 1x15 ou 4x10 por exemplo)????

    Russetwolf
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    henrique.marin

    Bem, a caixa com os 4 de 10" pode ser utilizada pra guitarra sim, porem haverá deficiências. Normalmente estas caixas com 04 de 10" devem passar por um crossover e corte apropriado em torno de 100hz para uso no baixo, estas caixas não respondem bem as baixas daí o uso de uma com 15 ou 18" (passando pelo crossover) respondendo as baixas.
    Enfim, poder até pode se o seu caso fosse igual a do VGtall . Agora se vc tem 02 cabeçotes, um pra baixo outro pra guitarra aconselho vc a juntar dinheiro e comprar caixas adequadas a sua realidade.
    Espero ter ajudado

    henrique.marin
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Russetwolf

    Certo...
    Na realidade imaginei que a melhor alternativa mesmo seria essa. Cada qual com a sua função né.

    A "adaptação" seria mesmo para economizar dinheiro e espaço... ainda mais por morar em apartamento... Uma caixa de 2x12 + 1 de 4x10 ou 1x15 ocupam um belo espaço...

    Mas obrigado pela ajuda, é sempre bom pesquisar antes de saír comprando!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Posso tocar guitarra num amplificador de contrabaixo?