falante de 12" - Afinal porque é melhor?

Autor Mensagem
vitor_rock
Veterano
# mai/09


sempre vi o pessoal aqui falando que falante de 12" é melhor mais nunca entendi porque...

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# mai/09
· votar


vitor_rock


daqui a pouco vem alguem explicar melhor, mas bem por cima, é pq a resposta de graves dele é melhor.

abçs

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# mai/09
· votar


*estamos falando de guitarra, né heheh*

vitor_rock
Veterano
# mai/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF

verdade, não especifiquei hehehe..

mas só por causa da resposta de graves? quando alguém menciona um desses cubos com falante de 8", vem alguém e diz: troca esse amp, falante de 8" é um lixo (bla bla bla)

não ter um falante de 12" é tão ruim assim?

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# mai/09
· votar


Nao é o fim do mundo cara. Só vai depender das tuas pretensoes com o amp! Se é pra estudar em casa, pra que vc vai querer uma caixa 4 x 12?? A menos que vc seja o ZakkWylde, nao axo necessario hauhauhaha. Se é pra ensaiar com uma bandinha de fim de semana, sabe? Fazer akele som com o pessoal da faculdade e tal. Poxa, uma 2 x 10 serve e mto bem.
Agora, pra tocar mais serio, gravar, fazer shows mais "serios", ae um 1 x 12 ou 2 x 12 é mais apropriado!

Van_Lorien
Veterano
# mai/09
· votar


vitor_rock
O falante de 12" possui uma maior pressão sonora e melhor resposta de graves. Os graves são emitidos principalmente pela parte da borda do falante, aí quanto maior o falante, maior é essa área. Quanto a pressão, é mais ou menos a mesma coisa, ele tem uma maior área "empurrando" o ar, emitindo as ondas sonoras. Experimenta pegar um Head e ligar em um determinado volume numa caixa 1x8" e depois, nesse mesmo volume, ligar numa 4x12".

Lord Sigis
Veterano
# mai/09
· votar


Uma dúvida:
2x10 proporciona tantos graves quanto 1x12?

guitartube
Veterano
# mai/09
· votar


vitor_rock
sempre vi o pessoal aqui falando que falante de 12" é melhor mais nunca entendi porque...

O pessoal aqui repete muito as coisas já ditas e formam uns padrões sem nexo. Dependendo do seu estilo, falante de 10 ou 8 podem ser interessantes, ou até combinações deles. Falantes menores que 12", favorecem os médios e isto faz diferença no Mix final, principalmente em gravações.

flw!!!!

Grimc
Veterano
# mai/09
· votar


Nem muito grave, nem muito agudo. Ideal

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


Lord Sigis
Não.
O que há no caso do 2X10 é uma maior movimentação de ar, mas com o falante de 12 pol. a resposta de graves será maior que na 2X10.
Abç

erico.ascencao
Veterano
# mai/09
· votar


Minha opinião pode ser idiota, mas foi uma constatação que tive: experimentando umas simulações de caixas na minha POD, uma 8x10" tinha uma pressão do caralho frente a um 4x12" - isso considerando o uso para contrabaixo.

DotCom
Veterano
# mai/09
· votar


erico.ascencao
a verdade é que falar que "1x12 sempre dá mais grave que 2x10" ou coisas do tipo é generalizar, porém nunca dá pra generalizar tudo.

tem falantes de 10" da celestion que tem uma resposta de graves maior que alguns de 12" da mesma marca. tem vários parâmetros a serem considerados aí, além do tamanho do cone.

um fato, só pra exemplificar:
num estúdio que eu ensaiava, tinha um Warm Music 208 (2x8"). Pelo que falaram aqui, não devia sair um grave lá muito bom desse ampli... Pois bem, quando o guitarrista dava notas graves na guitarra dele, embolava pra caramba com o baixo, tamanha a resposta de graves desse ampli.
Já o Warm Music 112 (1x12") de outro estúdio era bem mais educado nessa questão.

GuitarDark
Veterano
# mai/09
· votar


DotCom
será que o tratamento acustico do studio não tem nada a ver com isso não? o ideal é testar no mesmo ambiente... até meu atomic drive soa muito diferente dependendo do local que estou tocando

DotCom
Veterano
# mai/09
· votar


GuitarDark
Sim, em cada ambiente o amplificador dá uma resposta diferente.
Infelizmente, não tenho como tirar o ampli de um estúdio e colocar em outro.

Mas o estúdio que tem o 208 tem duas salas (de dimensões diferentes), e esse ampli já esteve nas duas salas. O resultado é o mesmo, graves acentuados.

Já o estúdio que tem o 112 já se mudou, e tanto no local antigo quanto no novo ele soou menos gravão que o 208.

Ah, os dois estavam suspensos por pedestais de amplificador.

Guguminator
Veterano
# mai/09
· votar


Em guitarra só toquei com falantes de 8".
Imagino que essa história de 12" seja uma grande merda(não tenho como ter certeza certeza), pois já ouvi falar, de pessoas com conhecimentos de eletrônica, que um falante de 12" ganha em graves em relação a um de 8", obviamente, mas em compensação seus agudos e médios perdem em sonoridade pros de 8".
No meu som HiFi em casa, tenho 2x15"+2x8"+2Twitters pros agudos(com divisor de freqüencias: os falantes de 15" acho que vão até 500Hz, os de 8" até 4000 e os Twitters - que estão ligados em paralelo, um de cerâmica e outro domo - a partir de 4000Hz). Essa configuração tem um som rico, fantástico, se o mesmo se aplicar a guitarra imagino que terá um som bem mais interessante que um stack 4x12, não tenho certeza, um dia testarei.

ogaitnas
Veterano
# mai/09
· votar


Mais uma comparação tenho um conjunto de caixas boas no PC, com woofer e etc, a guita soa bem nelas, mas eventualmente os graves torturam as caixas menores, com um falante de 12 no meu ampli, a sensação sonora é exatamente a mesma e sem nenhum estouro nos graves, nmho aí está a vantagem dos 12".

DotCom
Veterano
# mai/09
· votar


Guguminator
Em amplificação pra guitarra, você teria, com esses falantes, um som bem abelhudo, por causa dos tweeters.
Falante de guitarra começa a ter forte atenuação por volta dos 6 khz, justamente para "amaciar" o som.

Guguminator
Veterano
# mai/09
· votar


Em amplificação pra guitarra, você teria, com esses falantes, um som bem abelhudo, por causa dos tweeters.
Falante de guitarra começa a ter forte atenuação por volta dos 6 khz, justamente para "amaciar" o som.


Pois é, nunca testei, só falei baseado no meu conhecimento de som HiFi

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


Guguminator
Imagino que essa história de 12" seja uma grande merda
Quando vc tiver um bom amp, com um bom falante de 12 pol., a gente conversa....rs,rs,rs......
Abç

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/09
· votar


Já vi cara tirando um p#ta som com um valvuladinho que devia ter um falante de 8 pol. Mas o cara tocava em uma banda de funk, e o som era praticamente só agudos com wha-wha.

Eu mesmo tinha um amp pequeno, mas só considero que comecei a tocar guitarra mesmo quando peguei um com falante de 12 polegadas[por sugestão do pessoal do forum]. Som gordo e cheio como de muitos guitarristas, só com um amp desses. E nem precisa de mais nada não, 12X1 já faz tudo.

TFHG
Veterano
# mai/09
· votar


Quanto maior a área de cone do falante, mais SPL vc terá. Simples assim. Terá tbém resposta mais definida de frequencia mais baixas que as obtidas com falantes de 8" ou 10".

Considerando mesma sensibilidade e mesma potência aplicada (e alguns outros fatores thielesmall), dois falantes de 10" 50watts juntos , mais "volume" que um único de 12" e 100watts. Mas isso pelo fato de serem dois sonofletores no lugar de um só. No entanto, não terás as frequencias mais baixas que o falante de 12 permite.

DotCom
Veterano
# mai/09
· votar


TFHG
Quanto maior a área de cone do falante, mais SPL vc terá. Simples assim.
Você fala em SPL se referindo a sensibilidade do falante?

Guguminator
Veterano
# mai/09
· votar


Quando vc tiver um bom amp, com um bom falante de 12 pol., a gente conversa....rs,rs,rs......

Ainda bem que falei imagino e não 'tenho certeza'
hahahaha

TFHG
Veterano
# mai/09
· votar


DotCom

Olá!

Sim, mas mantendo-se esse parâmetro constante tanto no 10" como 12" (mesmo SPL 1W ou 2.83v/1m), a maior área de cone do 12 prevalecerá, embora tenham o mesmo parâmetro. Assim, ele "tocaria" mais que o 10", pois deslocaria mais ar além de responder freq mais baixas.

vitor_rock
Veterano
# mai/09
· votar


pode se dizer então que com falante de 12" as frequencias da guitarra respondem a medida certa? imagino que um de 15" pra guitarra já seja demais e seja bem melhor num baixo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


vitor_rock
Depende do uso e do timbre que vc quer.
O SRV usava um Fender com falante de 15 pol.
Abç

teuabreu
Veterano
# mai/09 · Editado por: teuabreu
· votar


Depende da aplicação é como o Bertola disse.

Minha guita semi-acustica com pup's Di Marzio Paf, quando toco no micro cube da roland, ou no landscape triefx(o amp), o som saia um lixo, não tem equalização que resolva, agora quando toco num alto falante de 12" ( ja liguei inclusive numa potencia generica com falantes de 12"), vira outra guitarra, se transforma literalmente, putz é como água e vinho, agora minha outra guita com Floyd ja tem um sonoridade bem mais aceitavel com amplis pequenos, e com 12" fica bom mas não vira um monstro como a semi, que ja tem um som naturalmente puxado para graves.

Mad Dock
Veterano
# mai/09
· votar


Pq falante de 12" é melhor que de 8"???
os sons graves necessitam de maior deslocamento de ar para se propagar.....logo auto falantes pequenos têm uma deficiência em reproduzir sons graves potentes (com pressão sonora e que vão longe)...não está relacionado as frequencias que eles conseguem reproduzir...mas sim a potencia com que eles reproduzem essas frequências....(isso se chama resposta em frequência, é uma das características do alto falante)...
exemplo quando vc usa um fone de ouvido bom koss, akg, e tal os graves são absurdos!!! e qual o tamanho do aouto falante???? nem 1" as vezes.....agora experimenta ouvir o som deles a um metro de distância....só vai conseguir ouvir as frequencias mais agudas e ele vai parecer um twiter!!! só que se vc colocar nas orelhas vai sentir o gravão bombando!!!
frequências graves necessitam de uma maior amplitude de movimentação do diafragma do altofalante (cone)....logo elas danificam autofalantes de menor movimentação, os de 8" por exemplo....essa deficiencia e limitação deles faz com que os sons que ele consegue emitir sofram interferências (distorção) e sons graves também mal definidos (embolam o som) notas inclusive!!....
devido ao uso, autofalantes de 8" têm uma vida bem mais curta também....e se usar eles reproduzindo graves em volumes alto abrevia mais ainda essa vida, ficam abelhudos quando desalinham a bobina e começam a raspar no imã....
a tecnoligia contorna muitas coisas e o que escravi não é verdade absoluta...existem várias excessões...sito algumas:
- monitores de referência a maioria é pequeno <6";
- caixas de sons domésticos algumas têm sistemas para evidenciar os graves ou mesmos altofalantes específicos para graves que raramente passam das 8".....
para cubos de instrumentos a regra está escrita acima, mas também há excessões.

vitor_rock
Veterano
# mai/09
· votar


entendi agora, explicações pertinentes !!

mas e no caso dos simuladores (que simulam um sistema completo amplificador + gabinete + microfone)
ele simularia uma caixa que eu quisesse, se o som estiver saindo num amp com falante de 8" não adianta de nada?

e no caso dos fones de ouvido, que os falantes são menores ainda?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


vitor_rock
Não adianta nada.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a falante de 12" - Afinal porque é melhor?