Duas guitarras ligadas no amplificador de uma entrada (plug)

Autor Mensagem
Dandy.guitar
Veterano
# mar/09


bom eu pesquisei mas nao axei oq eu queria..

eu estava falando com meu professor e ele falou q tem como ligar duas guitarras no amplificador com um plugin tipo ( Y ) só q o som sairia pela metade mas nao tinha perigo de estragar nada..

oq vcs acham? é q e montei a minha banda faz pouco tempo entao ta QUASE TUDO improvisado hehe, o meu amplificador é um METEORO NITROUS 15 W eu sempre toquei com ele e aguentou legal o espaço q agente toca é bm pequeno e fica uma barulheira desgraçada la dentro mas mesmo assim a bateria nao abafou o som da guitarras ( o volume do amplificador menos q a metade ) mas é só por dois ensaios pq depois agente vai começar a ir no estudio ;)

Suicide Messiah
Veterano
# mar/09
· votar


só q o som sairia pela metade
Como seria isso?? Você toca um som inteiro e ele divide por 2?? rs

Na boa cara, faz isso não... vai pro estúdio que é mais jogo. Esse tipo de gambiarra vai acabar com o seu amp.

Hansen
Veterano
# mar/09
· votar


Dandy.guitar

Funcionar funciona, agora... ficar bonito, num fica.

Dandy.guitar
Veterano
# mar/09
· votar


Suicide Messiah

mas tipo agente ainda precisa terminar de ver as musicas pq nao adianta agente chegar no estudio pra tocar uma ou duas, agente precisa ensaiar 2 musicas q ainda nao ensaiamos =/ mas axo q nao deve estragar porque como eu falei antes ele divide o som pela metade tipo divide o som pra as duas guitarras axo q é pra nao "SOBRECARREGAR" o amplificador mesmo

DotCom
Veterano
# mar/09
· votar


Dandy.guitar
Não vai estragar, só vai ficar uma merda.
E se for usar a distorção do ampli, aí sim é que vai ficar uma porcaria mesmo.

Suicide Messiah
Veterano
# mar/09
· votar


Dandy.guitar
Pois é cara... mas veja bem:
Um amp de 15w é pra estudo, já não é indicado pra ensaio pela falta de potência/qualidade em volumes altos. E ainda plugando duas guitarras!!!

Cê é quem sabe...

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# mar/09
· votar


como diria o Capitao Nascimento:

- "Isso aí vai dar merda"...

vaimstriani
Veterano
# mar/09
· votar


"menage à trois?" .... não faz isso...coitado do cubo

erico.ascencao
Veterano
# mar/09
· votar


Dandy.guitar

[fonte gigantesca]Um instrumento em um amplificador[fonte gigantesca/]. Já aprendi isto há algum tempo, não custa nada repassar.

marcioguita
Veterano
# mar/09
· votar


Tem mini-mixer vendendo no ml menos de 100 reais....

rodrigonew
Veterano
# mar/09
· votar


Dandy.guitar


Veio, já vi isso, fica baixo pq o sinal é dividido.

Po cara deve bagunçar mto o som das 2 guitas.

Talvez estrague o cubo, pensei bem cara, se fosse pra ligar 2 guitas, teria 2 entradas, como é somente para 2 ensaios, axo q ñ da nda!

Mas se ta pensando em continuar tocando em casa, compra outro AMP pra guita, ou uma Caixa Amplificadora com várias entradas (se não tiver mta grana pra montar um PA).

wiskeria
Veterano
# mar/09
· votar


compra uma mesa de som logo rapaz...

ganja2
Veterano
# mar/09
· votar


"menage à trois?" .... não faz isso...coitado do cubo

ahahahahahahahahahahahahahh
Boa!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Dandy.guitar
Cara, ligar duas guitarras num amp só, e ainda mais de 15WRMS é o maior equívoco que vc pode cometer. Além do som ficar uma m.... com o tempo ele queimará.
Se vc quer montar uma banda, compre um amp maior e melhor, e fale para os outros integrantes comprarem os seus.
Música é um "hobbie" caro, se vc tá sem grana, use o amp para estudar e aprender à tocar melhor (15WRMS só serve para isso mesmo).
Abç

gualtersouza
Veterano
# mar/09
· votar


Dandy.guitar

Já fiz isso num amp de estudo que tenho (30W). Funciona, mas só se for para brincar entre amigos. Foi uma situação não planejada, nada do tipo ensaio... Eramos amigos se encontrando, com algumas horas de intervalo... era tocar ou largar...
Respeitamos o equipamento, tocamos "baixinho", sem nada de efeitos. Era mais para cada um mostrar suas criações e o outro "brincar" em cima, fazendo algum tipo de solo...

Estou de acordo com o que o DotCom e o Bertola disseram: melhor cada um com seu amp.
Abç

SpectrosGuitarman
Veterano
# mar/09
· votar


Dandy.guitar
eu ja vi esse filme e o final não foi nada bom. vc quer ligar duas guitas num nitrous drive 15? cara, isso é maluquice, jogar dinheiro fora, não faz isso não , eu ja fiz num amp da meteoro maior e melhor e deu merda do mesmo jeito, e olha que ele tinha 2 entradas e não só uma, ele era próprio pra 2 guitarras.

cara, compre um ciclotron, até um CCE na feira do rolo mas não faça isso

s'[]

maquiro
Veterano
# out/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Música é um "hobbie" caro
A grande verdade que atormenta nós amadores!
Por essas é que sou fã do Bertola!

Lessa Audio
Veterano
# abr/10
· votar


Projeto equipamentos para audio, e recentemente um cliente me pediu um projeto assim, para evitar levar o ampli pesado para o ensaio, mas poder ligar seus pedais junto com o ampli do parceiro; gostaria de saber a opinião dos membros da lista se um equipamento deste é útil no mercado e uma sugestão para valor?

Abs.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar


Lessa Audio
se um equipamento deste é útil no mercado
No meu entender, a à partir de minha experiência, completamente inútil...
Abç

Lessa Audio
Veterano
# abr/10
· votar


Por que acha Mauricio ?
Um exemplo: poderiam ser pequenas escolas com pouco recurso?
Atribuir uma entrada extra sem perda e podendo usar pedais.
Alguem discorda?

ABç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar


Lessa Audio
Cara, faça a experiência e veja (ouça), por sí mesmo...
Até cancelamento de fase entre um instrumento e outro dá...
Não adianta: REGRA DE OURO: 1 INSTRUMENTO, 1 AMPLIFICADOR!
Abç

DotCom
Veterano
# abr/10
· votar


Lessa Audio
Se quiser fazer o teste.. Plugue dois instrumentos numa mesa de som, e daí pro amplificador. Veja que não presta.

Lessa Audio
Veterano
# abr/10
· votar


Concordo sim com os colegas em seus pontos de vista , Profissionalmente a Regra de uma guitarra e um amplificador é um Fato até agora. A intenção que tive ao fazer este equipamento que derivou de um outro projeto maior e para uso profissional, que posteriormente quero discutir com vocês; Teve a intenção de "quebrar o galho" para uma cliente e amigo pessoal, ter aulas sem que o professor tivesse que levar o ampli toda vez e subir muitos e muitos degraus até o local do estudo, possibilitando ligar as duas guitarras a penas para estudo.

O teste foi realizado e o equipamento passou com louvor, sem qualquer interferência no som das guitarras, sem que uma guitarra influenciasse na outra; notamos também que com o equipamento o som ficou mais nítido.

Equipamento utilizado:
1 x Mesa Boogie Maverick "Tm Classe A" e 2 x Fender´s
Resultado:
Perfeito

**Quanto aos detalhes do equipamento utilizado colocarei assim que possível um vídeo no Youtube.

Dias depois acabei me surpreendendo com o convite para assistir a sua utilização em ensaio, os dois utilizaram todos recursos de efeitos sem qualquer depreciação no timbre individual ou tocando juntos.

Equipamento utilizado:
1 x B52 212 (Fala muito este ampli) 1 x Feder e 1x Gibson
Resultado:
Perfeito, melhor que o esperado, pois não deu nenhum ruído apesar do protótipo se encontrar abrigado em uma reles caixa de plástico.

DotCom
Quanto a ligar guitarra em mixer´s convencionais (mesa de Som): já fui forçado muitas vezes a "plugar" a guitarra desta forma; O problema do som ficar ruim e que a impedância de entrada e a forma que é estruturado o circuito do pré amplificador no canal do mixer não é adequado para corresponderem a impedância da guitarra, e o som nunca ficará bom.
Depois posso explicar com mais detalhes se quiser.

Mauricio Luiz Bertola
Quanto a questão de cancelamento de fase: se fizer a mixagem da forma correta seria um equívoco dizer que á um cancelamento que interfira de forma negativa alem do cancelamento harmônico da própria composição da musica ( busque literatura especifica de Ian Guest ).

Exemplo: imaginemos uma seguinte situação:

Você entra em um estúdio para gravar sua banda que tem duas guitarras, posteriormente são mixada (misturada para sair em um único meio reprodutor), a faxa fica pronta, do jeito que você esperava. Você acaba de fazer o que disse que não se deve fazer.


Por isto, devemos ficar atentos quanto a formas utilizadas e a regra aplicada a cada situação, ou teremos que aplicar a tudo:

Uma guitarra um ampli, Uma guitarra uma banda e por ai vai...

Agradeço o tempo, espero ter explicado a função do equipamento, e aguardo mais duvidas que possam ter sobre o assunto ou sugestões.

Abraços.

Lessa Audio
Veterano
# abr/10
· votar


Por favor, desconsiderem os erros de digitação na resposta acima. Tempo raciocínio e agilidade realmente não andam juntos.


Abraços.

SaymonnRG
Veterano
# abr/10
· votar


eu ja fis isso e ate fasso as vezes
o problema é q uma guitarra fica bem mais alta q a outra e perde bastante o ganho vlw
mas é um improviso..;)

Lessa Audio
Veterano
# abr/10
· votar


SaymonnRG

Não será mais um improviso fazer isto, como anteriormente disse este é um equipamento que pretendo colocar no mercado, ele possibilita ligar duas guitarras no mesmo ampli sem denegrir o volume ou timbre.

Projeto equipamentos para audio, e recentemente um cliente me pediu um projeto assim, para evitar levar o ampli pesado para o ensaio, mas poder ligar seus pedais junto com o ampli do parceiro; gostaria de saber a opinião dos membros da lista se um equipamento deste é útil no mercado e uma sugestão para valor?

Abs.


guitarg3
Veterano
# abr/10
· votar


ah cara.. na boa.. com 15 w num ensaio vc nao vai ouvir nem sua guitarra.. com ctz a bateria vai cobrir td.. agora dividir esses 15 w em duas guitarras.. alem d ficar um bolo soh e nenhum dos guitarristas ouvir nda do q ta fazendo.. tipo num ensaio cada um tem seu cubo justamente pra vc conseguir ouvir mais seu instrumento do q o do outro pra vc tocar direito.. nao vai dar pra ouvir nda

DotCom
Veterano
# abr/10
· votar


Lessa Audio
este é um equipamento que pretendo colocar no mercado, ele possibilita ligar duas guitarras no mesmo ampli sem denegrir o volume ou timbre.
O volume vai ser prejudicado. Ou me diz qual a mágica de fazer um amplificador "falar" mais alto só mudando a fonte sonora.

Exemplo: imaginemos uma seguinte situação:

Você entra em um estúdio para gravar sua banda que tem duas guitarras, posteriormente são mixada (misturada para sair em um único meio reprodutor), a faxa fica pronta, do jeito que você esperava. Você acaba de fazer o que disse que não se deve fazer.


Você sabe o que significa "mixagem" e "masterização", certo?
Ninguém pega o sinal "cru" dos instrumentos, junta tudo e grava um CD. Qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento na área sabe que isso não se faz. E simplesmente "juntar" o sinal de duas guitarras e botar na entrada de um amplificador seria a mesma coisa. A menos que seu aparelho faça essa "preparação" antes. Mas daí bate em outro problema: Altera o sinal do instrumento, algo não desejável.

Quanto a ligar guitarra em mixer´s convencionais (mesa de Som): já fui forçado muitas vezes a "plugar" a guitarra desta forma; O problema do som ficar ruim e que a impedância de entrada e a forma que é estruturado o circuito do pré amplificador no canal do mixer não é adequado para corresponderem a impedância da guitarra, e o som nunca ficará bom.
Depois posso explicar com mais detalhes se quiser.


Por favor, me explique. Preciso muito saber.

RafaelF
Veterano
# abr/10
· votar


DotCom

E simplesmente "juntar" o sinal de duas guitarras e botar na entrada de um amplificador seria a mesma coisa. A menos que seu aparelho faça essa "preparação" antes. Mas daí bate em outro problema: Altera o sinal do instrumento, algo não desejável.


Em um P.A. se juntam sinais de X instrumentos através de um mixer, se passa por um único amplificador e se manda para um cluster de caixas de som que operam (ou deveriam operar) em mono. Juntar os sons, a princípio, não é problema.

Lessa Audio

Quanto a questão de cancelamento de fase: se fizer a mixagem da forma correta seria um equívoco dizer que á um cancelamento que interfira de forma negativa alem do cancelamento harmônico

Perfeito! Ao mixar os sinais, seja com um mixer ou um cabo Y "perfeito" os dois sinais se tornam um terceiro, mas não necessariamente se somando. O cancelamento passa a ser possível harmonicamente, se os dois tocam um notas defasadas. Como o sinal é um só, o falante vai vibrar também de uma única forma. Não se poder ter cancelamento de fases em termos de ondas acústicas tendo somente uma fonte, no caso, um falante. Se houver reflexão sim, mas ai já não tem nada a ver com a juncção dos sons.

No entanto, esse terceiro sinal pode sim possuir perda de qualidade. Isso depende já do equipamento, dos componentes, da topografia do circuito e existem infinitas possibilidades

O volume tão pouco deve diminuir. O exemplo próximo do que ocorre é de duas fontes de tensão em paralelo com suas saidas ligadas a suas entradas por um resistor. Se você não muda a tensão, as guitarras por estarem em paralelo, nem o resistor, o auto-falante, em realidade nada muda, nem corrente, nem tensão nem potência dissipada.

Lessa Audio

Minha opinião: prefiro um cabo Y.

Lessa Audio
Veterano
# abr/10
· votar


DotCom


Não é só juntar ele tem uma preparação como você colocou, que isola um instrumento do outro (pode fechar o volume de um instrumento que o outro continua sem qualquer interferência) e entrega ao amplificador o som das duas guitarras sem qualquer alteração de timbre, isto não faz com que o amplificador tenha mais potência.

guitarg3
No caso do ensaio como relatei, o equipamento suportava as duas guitarras sem problemas, pois se tratava de 100W Quentes do B52, não recomendo ensaio com ampli de 15W.

**O equipamento como faz parte de um projeto maior que entrarei depois no assunto, Não foi idealizado para utilização profissional, mas sim como uma ferramenta capaz de manter o timbre da guitarra. Proporciona a utilização de entrar com pedais ou pedaleira com as características ideais para inserção, proporcionando ao professor ou parceiro a demonstração e/ou utilização de recursos.

RafaelF

Sem problemas, cabo Y pode unificar o sinal, mas sem reforço de ganho, você ainda divide a impedância e perde a independência entre os instrumentos, não mantendo a idéia da aplicação do equipamento como relatei acima, mesmo que faça a utilização de resistores e capacitores para a divisão mais adequada, a indutância resultante irá interferir no timbre dos instrumentos.

Obrigado por sua opinião e atenção dedicada de todos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Duas guitarras ligadas no amplificador de uma entrada (plug)