Dúvida com lampada em série com o amp

    Autor Mensagem
    Rikrdo
    Veterano
    # fev/09


    Após a montagem de um amplificador usa-se para testar se está tudo OK uma lampada em série com o circuito. Se estiver tudo certo ela da uma piscada e apaga ao ligar o amp. Se tiver algo errado na montagem ela acende forte. Até ai tudo bem mas eu resolvi ligar o amp e tocar com a tal lampada em serie e quanto mais se exige do amp ela vai acendendo mais forte. Tipo quando toca-se com força ela acende mais forte.
    Aí é que vem a dúvida....O amp daqui é SS e deve dar uns 80W. Considerando com muita folga que o maximo que ele consome seriam uns 160W eu tava pensando em ligar duas lampadas comuns de 127V 100W cada em paralelo entre si e estas em serie com o amp para obter esse efeito delas acendendo forte ou fraco de acordo com a dinamica do som.

    Isso seria seguro?

    O amp perderia em rendimento?

    Há risco das lampadas estourarem ou queimarem em alto volume?

    Obrigado e desculpem se falei merda.

    TiagoR.M
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Rikrdo


    Após a montagem de um amplificador usa-se para testar se está tudo OK uma lampada em série com o circuito.

    Amigo vc fez certinho parabéns, toda montagem tem q ser testada com lâmpada em serie ^^

    só uma duvida minha.
    Esse circuito q vc montou tem ajuste de corrente ??? se tiver é bom ajustar, eu faço assim coloco uma lâmpada de 60 W e vou diminuindo até a lâmpada apagar ou ficar o mais apagada possível sem fechar totalmente o trimpot, se vc trabalhar com a corrente do amp no máximo ele vai ter um consumo muito alto e mesmo sem som a corrente nos transistores de saída vai estar no máximo e pode fazer a saída queimar.

    Agora vamos as duvidas :


    Até ai tudo bem mas eu resolvi ligar o amp e tocar com a tal lampada em serie e quanto mais se exige do amp ela vai acendendo mais forte. Tipo quando toca-se com força ela acende mais forte.

    Quando vc toca um som mais grave é normal ela acender forte, pois a lâmpada limita a corrente no circuito, com um som mais grave a saída vai exigir mais da fonte q vai tentar puxar isso da força q é limitada pela lâmpada.

    Isso seria seguro?

    Sim é seguro pois é pra isso q lâmpada serve pra evitar acidentes.

    O amp perderia em rendimento?

    Ligado a lâmpada sim, pois como eu disse a lâmpada limita a corrente e faz a fonte do amp cair, e trabalhar com menas voltagem q o circuito exige.

    Há risco das lampadas estourarem ou queimarem em alto volume?

    Não de jeito nenhum, o máximo q pode acontecer é ela ficar acessa direto indicando um curto no seu aparelho, e tome cuidado pois se vc colocar uma lâmpada de 200 W vc diminuirá sua proteção, eu só uso lâmpadas de 200 W pra manutenção em TV, pra som uso de 60W a 100W no máximo.

    Obrigado e desculpem se falei merda.

    Q isso amigo ninguém nasceu sabendo não, e é pra isso q estamos aqui pra ajudar ^^
    Espero ter conseguido ajudar com sua duvida, qualquer coisa da um alo ai.

    Abs T+

    Rikrdo
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Rikrdo
    · votar


    TiagoR.M

    O amp perderia em rendimento?

    Ligado a lâmpada sim, pois como eu disse a lâmpada limita a corrente e faz a fonte do amp cair, e trabalhar com menas voltagem q o circuito exige.

    Não tinha pensado por esse lado. Não quero perder rendimento no amp.

    Vc ajudou e muito. Obrigado.

    TiagoR.M
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    por nada ^^

    se tiver alguma duvida pode perguntar sem receio.

    qualquer coisa estou aqui ^^

    T+

    paulohk
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: paulohk
    · votar


    Amigos,

    Aproveitando o assunto queria pedir uma ajuda também.

    Estive consertando um amp, que na verdade não é de guitarra, mas sim um pre main amp residencial Pioneer de 1975.

    Troquei as peças danificadas do power e liguei com a lâmpada de proteção. Tudo ok, tocando normal. Ajustei os trimpots de corrente conforme o manual de serviço original.

    O que acontece é que da mesma forma como relatado acima, conforme vou abrindo o volume, a lâmpada vai acendendo mais forte, só que em um determinado ponto o relê aciona a proteção, e desarma assim que o volume é recuado.

    Porém. isso só acontece com a lâmpada em série. Se eu retiro a lâmpada e abro o volume o relê não aciona a proteção e funciona normalmente.

    Acontece que fiquei com a pulga atrás da orelha, achando que algo está errado na placa de power, e possa sinalizar um novo desastre.

    Será que é normal o que está acontecendo.

    DotCom
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Rikrdo
    Sim, o ampli perde rendimento, mas a lâmpada só vai ficar ligada enquanto você estiver testando o amplificador. Depois que você confirmar que tudo está OK você tira a lâmpada da jogada e o ampli fica com o rendimento total, não se preocupe quanto a isso.

    paulohk
    não sei exatamente como funciona a proteção desse ampli. mas existem amplis que tem proteção contra subtensão.
    se esse for o caso do seu, é normal ele desarmar quando você abrir o volume, pois mais corrente é exigida, fazendo com que a lâmpada dê uma maior queda de tensão no circuito, sendo assim, a proteção "pensa" que houve uma subtensão na rede e desarma o amplificador, para protegê-lo.

    quando você tira a lâmpada, o fornecimento de energia fica estável mesmo em volumes mais altos, e a proteção não atua.

    paulohk
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    não sei exatamente como funciona a proteção desse ampli. mas existem amplis que tem proteção contra subtensão.
    se esse for o caso do seu, é normal ele desarmar quando você abrir o volume, pois mais corrente é exigida, fazendo com que a lâmpada dê uma maior queda de tensão no circuito, sendo assim, a proteção "pensa" que houve uma subtensão na rede e desarma o amplificador, para protegê-lo.

    quando você tira a lâmpada, o fornecimento de energia fica estável mesmo em volumes mais altos, e a proteção não atua.


    Pois é , DotCom. Creio que é exatamente o que deve estar acontecendo, se Deus quiser, hehehe... Já me deu muito prejuízo esse conserto.

    Grande abraço e obrigado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida com lampada em série com o amp