Ligação de Falantes x Potência do amp

Autor Mensagem
TFHG
Veterano
# fev/09
· votar


Temos que atentar para o fato de que a impedância do falante não é sempre constante e fixa, existindo variações (para mais e para menos) conforme a frequência que se joga nele. Assim, se usarmos o "limite extremo" do amp a durabilidade dele, principalmente com uso prolongado e com volumes mais altos, estará um pouco comprometida.

Floyd N Roses
Veterano
# mai/10 · Editado por: Floyd N Roses
· votar


Iaiiiii...gente...recliclar é bom né!!! ;D

Não sei se esse é bem o tópico certo...mas é o "menos antigo" que eu achei e que fala mais ou menos sobre o assunto da minha duvida!!!

Bom...o negocio é o seguinte...eu to vendo de comprar um head que tem 2 saidas de 4 Ohms e 1 saida de 8 Ohms.

E a minha dúvida é o que isso significa!!! Quer dizer que eu posso ligar uma caixa de 4 Ohms em cada saida de 4 Ohms e uma de 8 Ohms na saida de 8 Ohms??!!! E se o head tem essas 3 saidas, eu poderia ligar até 3 caixas nele??!!! Ou eu que to misturando tudo?????!!!!!!! oO

Alguem podia me dar um HEEEELP ai??!!! o.ô


Vlw...abraço!!! o///~~

Floyd N Roses
Veterano
# mai/10
· votar


up!!! ;D

macaco veio
Veterano
# mai/10
· votar


poder pode, mas nao deve. supondo que este tipo de head e' de valvula (geralmente transistorizado nao tem essas opcoes de saida devido a propria configuracao do circuito), entao acontece o seguinte:
O trafo de saida tem um fio comum a todos os jacks de saida e o enrolamento e' dividido em partes cada um com um fio pra cada jack.
quando se liga por exemplo um falante de 4 ohms na saida de 4 omhs, ok, colocando entao um outro falante de 8 omhs na saida de 8 omhs seria como colocar dois falantes em paralelo (um de 4 com um de 8 = 3 omhs), conectados pela parte do enrolamento entre 4 omhs e 8 omhs ja que a outra ponta e' comum aos dois falantes, entao a impedancia caira na saida do trafo forcando muito o trafo com perigo de queima-lo. alguem me corrija se eu estiver errado mas teoricamente eu analiso assim.

Floyd N Roses
Veterano
# mai/10
· votar


macaco veio
Ahhh...então aquelas saidas não são para serem usadas ao mesmo tempo?! oO

Hmm...mas se a ligação das saids é feita em paralelo....se eu quiser usar duas caixas para o head...o certo seria colocar uma caixa de 8 Ohms em cada saida de 4 Ohms?! (pq...se eu não me engano...na ligação de "resistencias" em paralelo...vc pega o valor da resistencia e divide pelo numero de resistencias...assim...2 AF de 8 Ohms em paralelo = 4Ohms...certo???)

Bom...sei lá!!! =P


Abração...vlw!!! o///

macaco veio
Veterano
# mai/10
· votar


.o certo seria colocar uma caixa de 8 Ohms em cada saida de 4 Ohms?!
como em cada saida de 4 omhs? tem apenas uma de 4 omhs (as outras geralmente e' de 8 e de 16).
Se entendi o seu raciocineo, voce pensou em colocar um valor maior de omhs de cada caixa em cada saida de valor menor para no calculo final casar com o trafo, baseado no meu raciocineo teorico acima, (neste caso seria uma caixa de 8 na saida de 4, e uma de 16 na saida de 8), entao ficaria 8 x 16 sobre 8 + 16 = um pouco mais de 6. Puxaria a impedancia do trafo toda pra baixo de todo jeito. Quando se liga uma caixa de certa impedancia numa saida de impedancia diferente geralmente nao queima trafo imediatamente, geralmente ele resiste porque nenhum sistema e' perfeito e geralmente ha' uma certa folga no calculo do trafo. No caso da ligacao desse jeito acima nao e' nada aconselhavel, pelo pouco que conheco de trafos de saida, primeiro o numero de espiras dos enrolamentos nao sao iguais (pra 8 omhs nao e' simplesmente o dobro de 4 omhs) o que causaria uma diferenca no volume sonoro de cada caixa (rendimento), provavelmente tambem um aquecimento a mais nos enrolamentos, etc.
Para ligar duas caixas o correto e' ligar uma caixa na outra (elas entram em paralelo e' o tipo de conexao mais simples) e dai na saida de menor impedancia correspondente.
Estou me baseando na construcao de trafos que conheco tipos os tremendoes giannini que no passado cansei de ligar caixas erradamente com impedancia diferente e nunca queimou. queimava por outros motivos.
Pra um trafo ter todas as saida independentes e ligar varias caixas direto nele teria que ser construido para tal, tipo enrolamentos completamente separados um pra cada saida calculados de acordo com primario do trafo. talvez estejam construindo trafos assim mas nao e' o usual. Melhor nao correr o risco.

Floyd N Roses
Veterano
# mai/10
· votar


macaco veio
OPA!!! Agora eu entendi DIREITO!!!

O melhor é ligar uma caixa na saida com a impedancia correspondente!!! =D

Vlwzãoo!!! ;D


Abraço!!! o///

guitarmanofgod
Veterano
# mai/13
· votar


queria fazer uma pergunta grosseira e de leigo, se eu ligar um falante de 12' 100w num amp valvulado com 15w de potencia rola?

MKazan
Veterano
# mai/13
· votar


guitarmanofgod
sim, entenda o seguinte... O Amplificador é um gerador de energia, o falante é um "recebedor" de energia.

Quando dizemos que um amplificador tem 15W, significa que ele gera até 15W.
Quando dizemos que um falante tem 100W, significa que ele suporta receber até 100W.

Não há problema nenhum fornecer apenas 15W para um falante que suporta receber até 100W.

alexslender
Veterano
# jan/14 · Editado por: alexslender
· votar


Esse assunto é muito confuso, existem verdadeiros especialistas que falam com uma propriedade no assunto, mas que entram em conflito entre si.
Por exemplo MKazan pelo que eu li em alguns artigos e outras pessoas dizendo, isso que você disse quanto a capacidade dos falantes não está correto. Segundo o artigo que vi 100w é a potência média que o falante pode receber, ou seja, por exemplo um determinado falante de 100w poderia receber picos de até 200w. Não sou engenheiro eletricista nem técnico de audio, estou falando isso com base no que li.

Referente a relação amp potência x falante potência, vi também que enviar uma potência muito baixa a um falante mais forte por exemplo 20w amp pra 100w falante, gera ondas que podem prejudicar o falante, além do mais o mesmo não receberia potencia suficiente pra trabalhar na temperatura adequada e ter o melhor desempenho.

Por outro lado vi um cara dando um exemplo, que se realmente fosse assim, pessoas comuns não poderia escutar música em volume baixo em casa, porque assim danificaria os falantes. No entanto acredito quando se abaixa o volume não muda a "carga" em watts que vai pro falante. Algum engenheiro poderia tirar essa dúvida?

Enfim, tenho duas dúvidas e seguem abaixo:

1) tenho um mesa boogie single rectifier 50w, ligo ele pela saída de 8ohm em um caixa harley benton com 2 celestion v30 60w cada totalizando 120w. Já toquei muito com essa combinação, da muito som, e não senti nada que me incomodasse. Fica a pergunta, isso está errado, posso queimar alguma coisa ou perder a vida útil?

2)tenho um amp de baixo tc electronics BG250 de 250w e possui 2 falantes de 8" segundo o manual estão ligado em 8ohm. O amp possui uma saida para falantes extras, quero comprar uma outra caixa e estou com dúvida. Poderia por exemplo ligar uma caixa de 200w?
Se eu talar o amp nesse caso poderia queimar o falante?

Muito obrigado.

cadojapan
Veterano
# mar/14
· votar


Ola pessoal..realmente muito confuso...preciso de uma grande ajuda por favor...
Fui trocar os falantes do meu amp...eh um laney Lv300 twin...ele tem dois falantes Celestion G12N-65 com 65w cada...na hora de trocar vi que os dois eram 16 ohm....eu ia colocar dois Eminence legend 128 de 120w cada....soh que sao de 8 ohm....posso usar eles?? Fica ai minha duvida...

cadojapan
Veterano
# mar/14
· votar


Alguem dah um ajuda ae pessoal..

Ismah
Veterano
# mar/14
· votar


cadojapan

Eles estavam em série ou paralelo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar


cadojapan
soh que sao de 8 ohm
Em princípio, não.
A não ser que vc os liguem em série (daí daria 16 ohms) e se o seu amp suportar essa impedância.
Abç

Ismah
Veterano
# mar/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mas Bertola, ele tinha dois falantes já, cada um com 16Ohms, em série teria 32Ohms, e em paralelo 8Ohms

cadojapan
Veterano
# mar/14 · Editado por: cadojapan
· votar


Caras...nao manjo muito...entao vou descrever...
Saem dois fios do amp...vermelho e preto....os dois sao ligados em um dos falantes...ai do falante saem mais dois que vao pro outro falante...

Isso seria ligacao em serie?

boblau
Veterano
# mar/14 · Editado por: boblau
· votar


cadojapan

Vamos lá, bem fácil de entender.

Ligação em paralelo.: sai positivo do ampli entra positivo nos dois falantes. Sai negativo do ampli entra negativo nos dois falantes. Com isto vc soma as impedâncias dos falantes no denominador da equação (1/8+1/8=2/8 = 1/4 = impedância = 4 ohms)

Ligação em série: sai positivo do ampli entra no negativo do primeiro falante, sai do positivo deste falante e entra no negativo do outro falante e sai do positivo do falante e entra no negativo do ampli. Com isto vc soma as impedâncias dos falantes.

Os amplis costumam ter impedâncias mínimas admissíveis. No caso, se vc ligar os seus falantes em paralelo, provavelmente o seu ampli não suportará, se ligar em série, a potência do ampli será reduzida à metade.

Espero ter ajudado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar


Ismah
Por isso é que ele TEM QUE saber a impedância mínima que o amp suporta, ou vai queimá-lo...
Por medida de segurança eu trocaría esses falantes por de 16ohms...
Abç

cadojapan
Veterano
# mar/14
· votar


Valeu pessoal...consegui entender bem..

Junaocg ms
Membro Novato
# abr/16
· votar


ola tenho um amplificador dobson gsa 1600 ela tem Potência em 8 ohms: 274W RMS (137W por canal).............

Potência em 4 ohms: 400W RMS (200W por canal)



ele tem 4 entrada e quatro saidas

2 entrada e 2 saida na parte A

2entrada e 2 saidas na parte B

todas saidas esta em 8 ohmns tenho duas caixas montadas de 200 wats rms em 8 ohmns vou ligar uma na saida A e outra na saida B isso vai ser usado potencia total tipo essa ligaçao vai dar 4 ohmns para eu usar os 400wats rms

saida left da mesa na entrada A potencia
saida right da mesa na entrada B potencia

Ismah
Veterano
# abr/16
· votar


Só vai ficar subdimensionado o sistema...

boblau
Veterano
# abr/16
· votar


Junaocg ms

com esta ligação que vc descreveu o sistema estará funcionando em 8 ohms e com 137 W por canal.

Como as caixas têm 200 W, na minha opinião está bem dimensionado.

Para funcionar em 4 ohms e em 200 W, vc pode plugar mais duas caixas de 8 ohms.

Ismah
Veterano
# abr/16
· votar


boblau

Não porque vai clipar muito cedo, pois o fator de crista máximo que se consegue é 3dB numa senoidal, em música é difícil ficar abaixo de 6dB, mesmo no pop mais comprimido... Em voz passa de 30dB...
Então pode-se aplicar até 2 vezes* a potência do falante, pra garantir que não vai distorcer** o sinal.

É contraditório aparentemente, mas é mais fácil queimar um falante porque o amp clipou (e a potência cresceu exponencialmente) que por excesso de potência aplicada, que no máximo ele distorce, e para romper uma suspensão vai longe rs

* Recomenda-se um pouco menos para não operar no limite, o que vai desgastar o sistema demais. Convenciona-se de deixar um headroom de 3dB (dobro da potência para um pico muito breve) para um amp, mas isso não é praticado pela maioria dos fabricantes... Então se recomenda também, não usar o amp com o knob de ganho/volume em 0dB, e sim um pouco abaixo (cerca de -3dB), para garantir headroom e uma estrutura de ganho, caso algum pico muito forte (teóricos 6dB, ou 4 vezes a potência de headroom) ocorra.

** Amps de guitarra, que são distorcidos propositadamente não vale essa regra, pois o fator de crista fica bem baixo, o que gera na saída uma potência bem maior.
Só se aplica a amps que quando vai pro drive o volume sobe (é audível). Não se aplica a amps com volume independente por canal, sem uso de pedais de booster, nem a amps com um canal, ou em que se usa pedais.

Junaocg ms
Membro Novato
# abr/16
· votar


boblau



se eu ligar 2 caixas em cada saida vai dar 400 wats ! vai ficar legal?

eo seguinte se eu trocar os falante por um de 4 ohmns fica bom ai ficaria cada um assim wofer de 4ohmns e driver ti de 8ohmns com divisor de frequencia é =4 ohmns?

as duas caixa dando 200wats em 4 ohmns ligo cada uma em uma saida saida A e saida B

Junaocg ms
Membro Novato
# abr/16
· votar


Ismah
o que vc me recomenda para usar na igreja pequeno porte !!!ja tenho divisor e driver ti e os falante de 8 ohmns vou ter que trocar por de 4 ohmns ? daria certo



caixa com driver ti 8 ohmns e wofer de 4 Ohmns daria caixa de 4 ohmns ou nao?

boblau
Veterano
# abr/16
· votar


Junaocg ms

Eu acho que a configuração do jeito que está muito boa. 137 W para falantes de 200 W me parece adequado.

Se vc colocar falantes de 4 ohms, aí vai ficar 200 W de ampliar com 200 W de altofalante o que é ruim. O risco de picar o altofalante é grande.

Se vc colocar mais duas caixas iguais de 8 ohms no futuro aí fica 200 W de ampli para 400 W de altofalante o que me parece muito bom.

É claro que depende muito do resto, como os divisores de frequência, drivers de médio e agudo, etc. Mas em termos de potência estará legal.

boblau
Veterano
# abr/16 · Editado por: boblau
· votar


Junaocg ms

Eu acho que a configuração do jeito que está muito boa. 137 W para falantes de 200 W me parece adequado.

Se vc colocar falantes de 4 ohms, aí vai ficar 200 W de ampli com 200 W de altofalante o que é ruim. O risco de pifar o altofalante é grande.

Se vc colocar mais duas caixas iguais de 8 ohms no futuro aí fica 200 W de ampli para 400 W de altofalante o que me parece muito bom.

É claro que depende muito do resto, como os divisores de frequência, drivers de médio e agudo, etc. Mas em termos de potência estará legal.

Ismah
Veterano
# abr/16 · Editado por: Ismah
· votar


Junaocg ms
boblau
O risco de picar o altofalante é grande

Te dei meu parecer acima, e posso me apoiar na NBR10303 que determina o falante suportar +6dB (4 vezes) a potência nominal, para que NÃO aconteça queima por clip, e que se possa aplicar até o dobro da potência sem medo. Logo, gostaria de ouvir sua explicação para não poder fazer isso.

Junaocg ms
o que vc me recomenda para usar na igreja pequeno porte !!!ja tenho divisor e driver ti e os falante de 8 ohmns vou ter que trocar por de 4 ohmns ? daria certo

Certo daria, mas se o que nos contou é do que dispõe hoje, não tem muito pra onde correr. Só sugiro que não coloque uma caixa em cada parede, e sim as duas juntas ao centro se viável (esteticamente não é tão bom, quanto o resultado sonoro).

caixa com driver ti 8 ohmns e wofer de 4 Ohmns daria caixa de 4 ohmns ou nao?

Sim e não. Como tens o divisor interno, e não duas vias de amplificação (foi o que entendi ao menos), terá uma carga de 4Ω no médio-grave.

Se o divisor for de duas vias, pode ignorar tudo que consta abaixo, mas... Supondo que o divisor seja de uma via só, isolando apenas o agudo pro drive...

Se ligar o drive em série, uma carga de 12Ω no agudo, e 2,67Ω se ligar em paralelo.

Não é uma ligação muito adequada, com 12Ω pode ser que falte agudo, e em 2,67Ω estará quase na metade da impedância mínima do amplificador, coisa não muito recomendada a se fazer. Novamente, se for "o que tem pra hoje", é vantagem ligar em 12Ω e balancear na console ("mesa") a falta de agudos.

De resto o boblau tem razão

É claro que depende muito do resto, como os divisores de frequência, drivers de médio e agudo, etc. Mas em termos de potência estará legal.

Junaocg ms
Membro Novato
# abr/16
· votar


boblau

e se esses alto falantes fossem de 4 ohmns 300 wats rms e divisor de 2 vias cortando 2 khz com um ti de 80 wats 8 ohmns

Ismah

ai fica top ou nao?

Ismah
Veterano
# abr/16
· votar


Se definir o que significa top, posso responder...

Para começo de história não sei nem o que quer reproduzir nesse sistema.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ligação de Falantes x Potência do amp