Caixa deitada nos shows

Autor Mensagem
2T Jedi
Veterano
# nov/08


Ontem fui no show do Offspring e reparei que o baixista usava a caixa da Ampeg de 8x10 (acho) deitada. Vi outros shows em que os baixistas usavam o equipamento assim. O que acontece? Deixa o som mais grave? Ou é só para fazer graça mesmo e não mostrar a marca da caixa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


2T Jedi
O baixista da Ana Carolina também fez isso. Não faz muito sentido não....
Abç

Carina K
Veterano
# nov/08
· votar


2T Jedi
Ontem fui no show do Offspring
Pop Rock Brasil né? ^^

Caledonian
Veterano
# nov/08
· votar


Por acaso as caixas tinham rodinhas para facilitar o transporte?
Se tinham está aí a resposta.

Randy78
Veterano
# nov/08
· votar


deitada de lado? virada pra baixo? pra cima?

talvez tenha alguma explicação, ouvi que no show do A7X as caixas dos guitarristas tavam nos cantos viradas pro palco e não pro público.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


Randy78
Deitada mesmo, assim ____, ao invé de assim: [].
Abç

2T Jedi
Veterano
# nov/08
· votar


Carina,
Fui no Pop Rock também, mas vi isso no show do dia anterior em SP.

Bertola,
Então será que é só questão de visual mesmo? Em BH o som estava bem melhor que o SP. Mas não senti muita diferença no negócio da caixa ficar deitada. Sei lá. hahaha, povo doido!
Quem toca com a Ana Carolina?

Mistérios do rock!

BaNdAiD
Veterano
# nov/08
· votar


Qdo as caixas estão deitadas, tanto as frequencias graves qto as agudas se projetam na mesma direção. Com as caixas em pé, tende-se a ouvir um pouco mais das frequencias agudas (que são mais altas no posicionamento da imagem das frequencias).

É o mesmo princípio com os monitores de referencia.

A. Bissacot
Veterano
# nov/08
· votar


BaNdAiD

É! Eu acho que o garoto aí está certo. Outro dia eu e o guita da minha banda estavamos conversando com um cara de uma outra banda e falando sobre caixas 4x12. Daí um falou "Ah, é melhor deixar a caixa no chão, com rodinha num é muito bom". Daí eu falei, tá loco? Qual a diferença??? Diz quem quando a caixa está no chão o grave pro paga melhor.

O baixista da minha banda tem um Starblack 12", daí tem aquela opção dele ficar meio virado pra cima. O baixista reclamou que ficou muito agudo também. Prefere direto no chão.

Então acho que a intenção é aumentar o contato com o chão pra que seja mais grave.

Abraços

DotCom
Veterano
# nov/08
· votar


A. Bissacot
entre deixar inclinado e totalmente deitado, a diferença é que os graves propagam pra todas as direções, enquanto os agudos são mais direcionais.
se você sai da "mira" do falante, você não ouve agudos, só o "dum dum"

A. Bissacot
Veterano
# nov/08
· votar


DotCom

Legal, o esquema melhor então é ficar deitado?

MANFREDINI
Veterano
# nov/08
· votar


em alguns videos do The Who da pra ver que o Entwistle usava umas caixas detadas, acho que ele começou a usar depois que parou de suar as caixas dos Hiwatts

DotCom
Veterano
# nov/08
· votar


A. Bissacot
depende do que você quer... eu gostava do starblack inclinado, pois dava mais clareza ao som. se seu colega prefere o som dela reta, então que ele use reta.

A. Bissacot
Veterano
# nov/08
· votar


DotCom
se seu colega prefere o som dela reta, então que ele use reta.

Claro que tem que ser do jeito que ele preferir, o que eu estou dizendo é, que pra propagar melhor pra sala é melhor que fique deitado. Certo?

No show ele que use do jeito que quiser, vou ouvir pelo retorno mesmo... Mas no ensaio tem que ficar da melhor forma pro pessoal ouvir.

Abraços

mum
Veterano
# nov/08
· votar


Ja tinha visto o mark hoppususar a 8x10 dele assim... com certeza deve ser devido à propagação das frequencias.

2T Jedi
Veterano
# nov/08
· votar


uhnmmm
interessante demais isso!

A Ampeg não tem mais nome por conta dos graves dela? Considerando o que li, se deitar a caixa os graves ficam bem mais fortes. Hahaha, no dia que eu tiver dinheiro... hahaha, aiaiai

DotCom
Veterano
# nov/08
· votar


A. Bissacot
Ahh sim, os graves propagam melhor com a caixa deitada.
Se você botar ela na quina da sala, propaga mais ainda.

diego gr
Veterano
# nov/08 · Editado por: diego gr
· votar


sim, com certeza amp de guitarra deve sempre ser usado no chão, em contato com o chão (e não as rodinhas em contato com o chão)

só fiquei curioso agora: se eu deitar meu combo 2x12" (deitada com os falantes "olhando pra cima" e o chão atuando como um "closed-back" hahaha) pode estragar um dar problema em algum componente do circuito?

A. Bissacot
Veterano
# nov/08
· votar


DotCom

Pode crer! Lá a gente já deixava na quina da sala. Ele tem o Starblack 12, como eu disse lá em cima. Pelo menos no ensaio dá um puta sonzão véio! Mas no show ele já reclama bastante que não se ouve. Também, fica do lado do meu Bandit 112! Heauehruah...

Abraços

DotCom
Veterano
# nov/08
· votar


diego gr
E por que iria estragar?

Mas aí você não pode girar a caixa pra ela ficar na melhor posição pra você.

A. Bissacot
Ihhh, starblack... É a prova que um bom posicionamento faz milagres, hehehe

mum
Veterano
# nov/08
· votar


diego gr
com os falantes pra cima? ai ninguem vai te ouvir po! hehehehe
e com tudo isolado acho que teria um risco de estourar o falante não? pelo menos num amp de baixo eu nao arriscaria fechar a saida de ar.

A. Bissacot
Veterano
# nov/08
· votar


DotCom
Ihhh, starblack... É a prova que um bom posicionamento faz milagres, hehehe

Hehehe! É foda, mas é o que deu pro menino pegar, coitado! hausdhuashd! Mas no ensaio a sala é pequena, e todo mundo segura a mão. Daí vai bem! Agora no show ele se ferra. Eu uso o Bandit alto pra cacete, o batera parece um cavalo batendo na bateria e ele falando pra mim no meio do show "num to me ouvindo!!!! num to me ouvindoooo!!!!!" É foda hausdhuahduahsd!

diego gr
Veterano
# nov/08
· votar


DotCom
E por que iria estragar?
Porque não teria ventilação

mum
pelo menos num amp de baixo eu nao arriscaria fechar a saida de ar.
pois é...mas imagino q o amp deitado com os falante pra cima deva dar um som bacana tbm,
putamerda...mas pensando bem eh muita frescura hahahhahaa

guitarg3
Veterano
# nov/08
· votar


flando d posicionamento das caixas.. ja q o grave se propaga mais no ambiente.. e dependendo do volume dele no ensaio, por exemplo, vc soh ouve o baxo e nao ouve a guitarra... se colocar o cubo do baixo num canto.. com o cubo virado pra parede sera q fica legal o som? fica um som melhor.. mais equilibrado e nao mto grave?

guitarg3
Veterano
# nov/08
· votar


aproveitando o topico.. eu to afim d fazer do meu quarto um lugar pra ensaiar.. tem arcodicionado.. vou por uns colchoes na porta e na janela pra abafar o som.. na bateria to pensando em colocar uns abafadores.. msmo q o som nao fike legal soh pra diminuir um pouco o volume dela.. pq eh soh pra ensaia.. no caso seria ums borraxas q colocaria nos pratos.. cubo d baxo num canto.. talvez virado pra parede se ficar bom...d guita no otro.. e o d voz na frente d todo mundo.. notebook servindo d metronomo pro batera.. e talvez mandando alguns samples pro mesmo amplificador usado na voz.. sera q fica bom??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


guitarg3
Em 1º lugar, não se "ouve" mais os graves, pois o ouvido humano não evoluiu para ouví-los. Nós ouvimos sons médios.
Em 2º lugar, tanto o amp de baixo quanto o de guitarra, não devem ficar no chão, e sim em cima de algo, de modo que vc os ouça com absoluta clareza (quanto mais baixo o amp, mais um grave indefinido vc vai ouvir, ademais, os ouvidos não ficam nas pernas). Em 3º lugar, se vc virar o amp para a parede, vc ouvirá um som "rebatido", o que ocasionará uma confusão e uma inexatidão das frequências equalizadas. Em 4º lugar, o amp de baixo TEM QUE TER uma potência e um SPL, no mínimo 1 vez e meia maior que o de guitarra, para que o baixo seja ouvido com nitidez.
Assim, vc deve posicionar os amps de sua banda (em um local de ensaio), da seguinte maneira: Amps de guitarra: voltados para o meio da sala, na altura da cintura dos músicos (ou mais alto), que devem ficar o mais distante possível deles. Amp de baixo: Ao lado da bateria, direcionado para o vocalista, e o baixista deve estar ao lado e à frente dele.
Abçs

guitarg3
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
obrigado pelas dicas! tenho certeza q muita gente tem essas duvidas tambem solucionadas por vc.. se o pessoal se preocupasse mais com o posicionamento das caixas nao precisariam aumentar tantos intrumentos e ficar akela reclamaçao d q ngm ta ouvindo ngm

Em 2º lugar, tanto o amp de baixo quanto o de guitarra, não devem ficar no chão, e sim em cima de algo, de modo que vc os ouça com absoluta clareza
pensei q so o d guita q tinha q ficar alto


Amps de guitarra: voltados para o meio da sala, na altura da cintura dos músicos
ms eles devem ficar numa direçao q atinga o baterista neh? tipo.. nao podem ficar do lado da bateria voltado pro centro da sala neh? pq se nao o baterista nao ouve a guitarra.. o baixo fica do lado da bateria voltado pro vocal.. ms ae o baterista consegue ouvir o baixo?

guitarg3
Veterano
# nov/08
· votar


em um show pequeno.. sem microfonar os cubos.. o esquema eh igual d show grande neh? bateria, cubo d baixo e d guitarra alinhados voltados para o publico neh? ae como faz pro baterista ouvir os intrumentos?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


guitarg3
Os amps de guitarra, em um ensaio, devem estar voltados para o meio, do lado oposto do baterista, com os guitarristas quase de lado para eles. Em um pequeno show, os amps de guitarra devem estar posicionados de maneira inclinada (no esquema abaixo eles estão retos e descentralizados. Imagine um triangulo) para o público, atrás dos guitarristas, e o mais próximo possivel do baterista.


vocal
guit guit


ampgtr ampbx bat amp gtr

guitarg3
Veterano
# nov/08
· votar


entendii.. vlw a ajuda mais uma vez

abraços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Caixa deitada nos shows