Amplificador Transistorizados e Valvulados

Autor Mensagem
tomitaeuro
Veterano
# nov/08 · Editado por: tomitaeuro


Galera estou querendo montar um amp (Primeiro quero montar o AX84 - P1 e depois um JCM), porem sou iniciante de tudo mesmo pra c ter uma ideia não sei se é o fio vermelho ou preto q é positivo e por ai vai.

Ja olhei em varios topicos, varios sites (Dr Tube, Valstate, tubeamps........)

Porem nenhum deles lida com o 110%(110 mesmo) iniciante q é meu caso. A galera fala muito em kits e tals mas ninguem nem comenta (cometa sim que eu ja vi, estou colocando pra vocês entenderem o que quero dizer) quais as ferramentas necessarias para se COMEÇAR A CONSTRUIR UM AMP. Em alguns topicos o kra pergunta sobre como construir e ai os kra ja escreve AAAH PA Q VALVULA DE TRIODO Ñ SEI DAS QUANTA DA 14 OHZ, MAS C VC COLOCA O SOQUETE ELETROLITICO DA MAIS 14 MIL RPM EM QUARTA, ai o INICIANTE ve isso e ja pensa, "Q DIABOS ESSE KRA TA FALANDO", e acaba desistindo.

Então a inteção é fazer um tópico o mais detalhado possivel pra galera poder ver e intender os processos de montagens.

ANTES DE MAIS NADA, A SEGURANÇA COM AS VALVULAS

http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id= 35&Itemid=46

Então vamos começar pela lista de FERRAMENTAS necessarias.

Achei essa lista(em um topico de construção de pedais), não sei se serve.

- Protoboard (é interessante para experimentos, apesar de não ser mto necessária... é meio cara)
- Ferro de solda
- Solda
- Percloreto de ferro
- Caneta de marcar CDs (pra escrever as trilhas -- se for fazer por processo térmico, serve pra reforçar algumas trilhas)
- Multímetro (Teoricamente, pra soldar você só precisa do ferro e da solda... Mas pode ter certeza que as vezes você vai precisar de um também)
- Sugador de solda (É bom pra desfazer as merdas... heheh)

O que acham?
Para construir amp falta mais alguma coisa?
Tem coisas desnecessarias?
Daria pra monta um chassis com essas ferramentas?

Se o topico sair como eu pretendo, vo fazer um PASSO-A-PASSO, espero que colaborem.

Vlw galera

Abraço

Diino
Veterano
# nov/08 · Editado por: Diino
· votar


puxa cara tu que monta e nao sabe o que vermelho e preto?
vai faze um curso de eletro e NR10! de boa mesmo.
:|
ou dexa isso pra nos mesmo, nosso ganha pao.

vermelho -> +
preto -> -
verde -> terra

inclusão eletronica ta rulando aqui

e te cuida pra nao te mata ai.

abç!

tomitaeuro
Veterano
# nov/08 · Editado por: tomitaeuro
· votar


Diino

puxa cara... .
inclusão eletronica ta rulando aqui

e te cuida pra nao te mata ai.

abç!


Dae Diino

Na verdade comprei dois livros:

Olha o Indice e veja o que vc acha

http://www.bestbooks.com.br/livros_template.asp?Codigo_Produto=7820

http://www.bestbooks.com.br/livros_template.asp?CodigoAfiliado=508&Cod igo_Produto=21176

Acha-se muito sobre transistores, mas as valvulas, na campo didatido ta praticamente esquecida, fala-se muito pouco e ate assimilar o que eles falam com o negocio de amplificadores pra insstrumentos, sozinho ainda, é casca. Aquele famoso lance de teoria X pratica.

Mas acho que alguma coisa com esses livros eu consigo aprende.

E de qualqer forma mesmo fazendo um curso, tem coisa que so na experiencia pra aprende.

Vlw Diino

Abraço[b][/b]

DotCom
Veterano
# nov/08 · Editado por: DotCom
· votar


Alguém quer morrer...

Quer começar na eletrônica?
Monte primeiro um ampli.... de fone de ouvido. Alimentado a 12V, não vai te matar caso você erre alguma coisa.
Depois monte uma fonte de alimentação, fique bem familiarizado com ela...
Depois pedais...

Vai devagar com esse lance de ampli.
Além do que, se você quer montar um ampli, eu sugeriria você primeiro começar com um baseado em TDA2050 (ou similar), que é mais simples.

Maneira aí com a empolgação porque eletricidade MATA gente desavisada.

Diino
Veterano
# nov/08
· votar


tomitaeuro

eu tenho o segundo livro esse, é mto bom, te recomendo assim ó:
leia o livro e faça os projetinhos dele. familiarize-se com eles. saiba bem o que é diodo, capacitor, resistor, indutor, transistor, varistor, e jfet.

e se vc vai entrar mesmo nesse ramo, [s]NAO COPIE[/s], faça a diferença.

válvulas trabalham com 220V~800V entao te liga, ja tomei choque com 380V e é BEM desagradável.

te recomendo fazer NR10 pra ti ve como é foda trabalhar com eletrica, la eles mostram fotinhos das cagadas que os caras fazem e o resultado, eletricidade nao é brincadeira. (só pra reavisar mesmo)

qto a montagem cara. a placa e os circuitos de força são fáceis.
fodinha é fazer o chaveamento de canais com LED/LDR e o chassis, o chassis é mais complicado.

começe a fazer amplis com transistor. é bem legal. além de montar amplis procure montar outras coisas, se vc ta gostando de eletronica aproveite, é um mundo maravilhoso se tu gosta do que tu faz.
:)

abç!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


tomitaeuro
Cara, muito cuidado com as voltagens de valvulados, pois vc pode virar comida de minhoca...
Compre um kit aqui: http://valvestate.fateback.com/ e construa seu valvulado.
Abç

emaniox
Veterano
# nov/08
· votar


precisa de uma furadeira e de uns alicates. Pinças ajudam tambem.

protoboard é meio desnecessário, serve pra fazer testes e prototipos. Dependendo do tipo de construção o prórpio amp serve pra fazer testes.

Dark Fallen Angel
Veterano
# nov/08
· votar


tomitaeuro
Vc tah querendo montar um amp matador?
[/piada fraca]

Javé
Veterano
# nov/08
· votar


Cara eu sou noob tbm to começando primeiro quero montar uns pedais mais basicos e depois partir para um GT2 , e se eu ver que levo jeito vo tentar fazer uns valvulados , não é bom vc tentar ja começar de cara em um AMP , pois alem de n ser facil de fazer , custa caro , mais se vc quer arriscar http://www.ceriatone.com/index.htm este sit tem uns layouts dos amplis ja ajuda , mais eu concordo com que o DotCom escreveu .

tomitaeuro
Veterano
# nov/08 · Editado por: tomitaeuro
· votar


DotCom

Alguém quer morrer...

Vai devagar com esse lance de ampli.
Além do que, se você quer montar um ampli, eu sugeriria você primeiro começar com um baseado em TDA2050 (ou similar), que é mais simples.

Maneira aí com a empolgação porque eletricidade MATA gente desavisada.


Sai fora omi, que morre o q

To ligado dos perigos, isso ai não brincadeira não.

Esse lance de construir AMP é por hobby, meso pq nao tenho mt
tempo pra, digamos, virar um EXPERT, mas tb acredito que não é
uma coisa complexa como NANOBOTS.

To indo bem de leve, estou somente tirando duvidas e tals, dando uma estudadinha pra ve como funfa as coisas.

Achei um TDA 2003, esse aqui

http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id= 132&Itemid=27

Você acha que o AX84 - P1 ja é muito avançado?

Em relação ao TDA2003, rola?

E sobre as ferramentas básicas, o que achou?



Vlw cara

Abraço

Tycoon
Veterano
# nov/08
· votar


tomitaeuro
Montei vários pedais e amps de baixa potência (com TDA2003, 2005, etc) até sentir que dava pra encarar um amp maior.
Mesmo assim montei um híbrido de 50Wrms, onde só o pré é valvulado, e esse usa 180V, o que pode até não matar, mas que causaria sérias queimaduras caso houvesse algum descuido.

Amps totalmente valvulados usam voltagem bem mais alta, na casa dos 400V - 600V.
Leia bastante. Principalmente as normas de segurança.
Procure comprar um KIT pra montagem do amp, porque já vem com todos os componentes, e todos os componentes vêm devidamente dimensionados, o que diminui as chances de insucesso.
No mais, boa sorte, pergunte sempre antes de agir e poste os resultados finais.

tomitaeuro
Veterano
# nov/08 · Editado por: tomitaeuro
· votar


Dae Diino

Baum ??


eu tenho o segundo livro esse, é mto bom, te recomendo assim ó: leia o livro e faça os projetinhos dele. familiarize-se com eles. saiba bem o que é diodo, capacitor, resistor, indutor, transistor, varistor, e jfet.

Isso é de Lei.

e se vc vai entrar mesmo nesse ramo, [s]NAO COPIE[/s], faça a diferença.

Com certeza, ja tenho umas ideias na cachola, dexa eu me entera mais do assunto que falo pra vcs


válvulas trabalham com 220V~800V entao te liga, ja tomei choque com 380V e é BEM desagradável.

Sei que apesar de antiga, um iniciante deve ver isso la na frente.

Mas cara to desde sabado procurando informações sobre elas, mas é muito pouca coisa que se acha.

Tenho 2 revistas de 1999 do Newton Braga sobre eletronica basica e não tem nada de valvulas.

te recomendo fazer NR10 pra ti ve como é foda trabalhar com eletrica, la eles mostram fotinhos das cagadas que os caras fazem e o resultado, eletricidade nao é brincadeira. (só pra reavisar mesmo).

Cara moro em Londrina.

Se eu te fala que aki só achei Cursos de Eletronica automotiva e Industrial você acredita?

Mas algum desses serve?

O NR10 peguei umas apostilas no E-MULE, pra alguma coisa essas apostilas vaum servi, isso e ctz.

qto a montagem cara. a placa e os circuitos de força são fáceis.
fodinha é fazer o chaveamento de canais com LED/LDR e o chassis, o chassis é mais complicado.


Isso é Chines??

começe a fazer amplis com transistor. é bem legal. além de montar amplis procure montar outras coisas, se vc ta gostando de eletronica aproveite, é um mundo maravilhoso se tu gosta do que tu faz. :)

Sim. A intenção é essa. Quero um AMP basico, só pra brinca c meu irmão, mas depois quero construir um valvulado, uns pedais valvulados tb, entre outras coisas, uma delas é um AVIÃO DE CONTROLE COM ELETRO IMÃ.

Mas sobre as ferramentas básicas, o que achou?

Abraço

tomitaeuro
Veterano
# nov/08
· votar


Dae Bertola

tomitaeuro
Cara, muito cuidado com as voltagens de valvulados, pois vc pode virar comida de minhoca...
Compre um kit aqui: http://valvestate.fateback.com/ e construa seu valvulado.
Abç


Hoje eu mandei uns e-mails pra você.

Sou o Diego da unimed Londrina, não sei se você lembra.

Então gostei muito daquele seu KIT CHAMP.

Mas quais ferramentas preciso pra trabalha nele?
Das que eu postei, e mais as dicas emaniox que foram:

-Furadeira
-Alicates
-Pinças ajudam tambem.

Acha que precise de mais alguma?

Abraço

tomitaeuro
Veterano
# nov/08
· votar


precisa de uma furadeira e de uns alicates. Pinças ajudam tambem.

protoboard é meio desnecessário, serve pra fazer testes e prototipos. Dependendo do tipo de construção o prórpio amp serve pra fazer testes.


emaniox

Vlw kra

abraço

tomitaeuro
Veterano
# nov/08
· votar


Vc tah querendo montar um amp matador?
[/piada fraca


Dark Fallen Angel

Espero que naum né

kkkk

abraço

tomitaeuro
Veterano
# nov/08
· votar


Tycoon

Dae cara

Blz?

E o que achou do TDA2003?

Da pra toca tranquilo c ele? Ligar uns pedais essas coisas?


Abraço

Tycoon
Veterano
# nov/08
· votar


tomitaeuro
TDA2003 é um amplificador de 10W e sempre montei-o para usar no computador. Dá um som muito bom.
Bem simples de montar.
Na guitarra achei legal também, desde que coloque um preamp (se tiver uma pedaleira nem precisa, eu testei).
Não tem potência para ensaios, mas pra treinar em casa, tirar umas músicas, é uma ótima pedida.

No próprio www.handmades.com.br tem um amplificador baseado no LM3886. Esse rende até 68W rms que é potência pra fazer até shows. Não montei ele, mas pelos relatos ele é um amp muito bom.
Há diversas opções que podem ser usadas com resultados muito bons como TDA2030(10W), TDA2050 (30W), LM1875(20W), LM3876(56W), etc.
Sugeri o TDA2003 pelo custo/benefício no aprendizado.
Fique com Deus!

tomitaeuro
Veterano
# nov/08
· votar


Dae Tycoon

O AMP é pra isso mesmo, tocar em casa, brinca só.

Mas Poderia e explicar o que são esses LM3886, TDA 2003.

Não entendo nada dessas siglas

Abraço

Diino
Veterano
# nov/08
· votar


tomitaeuro

as letras é o fabricante e o numero é o modelo. (na maioria das vezes)

emaniox
Veterano
# nov/08
· votar


Eu te sugiro passear mais no site do handmades. Eu ando por la e tem muitos tutoriais bons. Ja fiz um hi octane e mostrei lá como fiz. Te digo que não é complicado fazer um amp, desde que vc saiba o que vc esta fazendo. É igual aprender a ler, tem que começar com o alfabeto e assim por diante.

Flw.

tomitaeuro
Veterano
# nov/08
· votar


Diino

Vlw Cara

tomitaeuro
Veterano
# nov/08
· votar


emaniox

To passeando um monte la, tem varias coisas legais que eu vi la,
como o TRUE BY PASS,

Mas é como eu falei no inicio e vc ta falando agora. Tem que começas pelo alfabeto mesmo. Esses artigos que tem nesses sites, por mais que eles ensinem (teoricamente), o cara leigo de tudo acaba ficando na mesma, muitos termos e tals.

Mas to varrendo um monte de coisas, insclusive queria deixar dois sites aqui pra galera dar uma olhada.


Esse aqui tem varias coisas sobre eletronica geral, mas ja postei os link nas valvulas que eu acho que vai ser interessante no GERAL. Precisa fazer cadastro mas e o de menos.

http://www.sabereletronica.com.br/buscas/busca_simples/?query=v%E1lvul a

Esse é eletronica basica tem umas coisas sobre amplifacores, uma apostila de 110 paginas, não li ainda pq acavei de achar, mas de qlq forma ja é alguma coisa, e varias outras coisas.

AMPS
http://www.eletroalerta.com/montagensgratis/

APOSTILA DE 110 PAGINAS
http://www.eletroalerta.com/downloads/cursoeletronica/

Vlw

André Arraiano
Veterano
# nov/08
· votar


vermelho -> +
preto -> -
verde -> terra


li isso e lembrei da merda q eh, a seymour ter padrao diferente da gibson na fiacao dos pickups IUOASHIUAHUIA

otra vez meu tio se guio pelo esquema da seymour pra montar um gibson, viro single coil a parada

Diino
Veterano
# nov/08 · Editado por: Diino
· votar


André Arraiano

com captadores é diferente. no site da seymou tem de todos os fabricantes.

abç!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


tomitaeuro
Cara, vc precisa de um "set" de ferramentas comuns para eletrônica (torquês, ferro-de-solda, pinças, etc) e um multi-testes.
As sugestões do Tycoon são muito boas em matéria de transistorizados (confira o site da handmades), e os kits da vavelstate que te indiquei são muito legais também.
Agora, se vc é totalmente ignaro em eletrônica, eu sugiro que vc contacte um amigo que entenda dessa matéria e construa um amp transistorizado simples junto com ele de modo a "pegar a manha" do trabalho.
Abç

tomitaeuro
Veterano
# nov/08 · Editado por: tomitaeuro
· votar


Dae Javé

Blz?

Começou como? Estudando sobre o assunto ou ja entrou mexendo nas coisas?

E desde que você começou, ja montou alguma coisa ja? O que?

Teve algumc coisa que achou muito dificil?


Abraço

tomitaeuro
Veterano
# nov/08
· votar


Vlw Bertola

tomitaeuro
Veterano
# nov/08
· votar


Dae Galera

eu to dando uma OLHADA nesse tutorial do HI-OCTANE, no HANDMADES

http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id= 15&Itemid=27

a proposito, um ótimo turorial, bem detalhado.

Ai na lista de peças tem essas que eu to com dúvida.

Resistor (Metal Filme) 100W / 1W

Eu encontri o OHMS, KOHMS e o MEGAOHMS. O que seria esse W?


Ai nesse site,

http://eletrostareletronica.com/acessorio.htm

tava vendo o valor dos resistores, quando me deparei com esse cidadão

RESISTOR 39R-3W METAL FILME

nas explicações pela onternet eu só vi o 4,7K / 4k7 e 2,7M / 2M7

O que seria esse R?

Abraço galera

DotCom
Veterano
# nov/08
· votar


tomitaeuro
W é a potência que o resistor aguenta dissipar, sem queimar.
Para projetos eletrônicos como pedais, geralmente a gente omite isso, pois geralmente qualquer resistor serve. (E resistores com especificações de potência maiores são maiores no tamanho e mais caros)

Qualquer resistor com especificações superiores pode ser usado, mas nunca com especificações inferiores.

39R quer dizer que o resistor é de 39 ohms. 4R7 seria 4,7 ohms, e por aí vai...

Antes que você pergunte sobre Metal Filme, me adianto:
Resistores geralmente são feitos ou de carbono, ou de metal filme. (Os de maior potência são feitos de fio).

Os resistores de metal filme são menos susceptíveis a ruídos, por isso são preferidos. Mas se só encontrar de carbono, pode usar, o projeto funciona do mesmo jeito.

tomitaeuro
Veterano
# nov/08
· votar


DotCom

Vlw msm

Abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Amplificador Transistorizados e Valvulados