Upgrade em Hot Rod Deluxe - Finalmente

    Autor Mensagem
    rsf
    Veterano
    # out/08 · Editado por: rsf


    buenas...
    depois de muito pesquisar, finalmente decidi fazer um up no meu ampli...Em que pese o Hot Rod Deluxe ser um ótimo ampli, sempre li que com algumas alterações vc poderia extrair um timbre superior do HRD...Pois bem...fuça dali, fuça daqui, cheguei às seguintes alterações...

    1) troca alto-falante
    2) troca de válvulas;

    Alto-falante

    Após passar por várias dúvidas, acabei optando pelo alto-falante da Weber ( https://taweber.powweb.com/weber/ ), mais precisamente o weber "vintage series" 12A150 - Alnico, baseado nos JENSENs P12N, que vinham nos Fender's dos anos 50/60. Encomendei diretamente da Weber...compra fácil. Recebi o alto-falante exatos trinta dias após a compra. Custo do alto-falante: 195 dolares mais impostos...Posteriormente irei falar do valor (custoxbeneficio) .

    Enfim, o bicho chegou no sábado...
    Primeiramente havia pensado em mandar instalar...mas olhando para o alto-falante e para o ampli, e motivado por uma puta de uma curiosidade, resolvi meter a mão....
    Já havia lido um tutorial sobre a troca do alto-falante...
    Fácil, fácil...a parte mais complicada é na hora de recolocar o chassi...recolocar, sozinho, os parafusos no chassi é meio chato...mas nada impossível...se alguém enventualmente fizer essa mudança e quiser alguma dica para passar essa etapa sem esforço ...é só pedir...

    Vamos lá, ao que interessa...
    Instalado o bicho.
    considerações:

    Para quem está acostumado ao timbre original do HRD, a mudança é gritante...Vc passa a ter um timbre cristalino, hiper definido..as notas dos acordes soam nitidamente nota por nota..o ataque das notas é um soco no ouvido...nesse quesito é impressionante a diferença... Todas as dinâmicas resultandes dos movimentos das suas mãos esquerda e direita são "captadas" por esse alto-falante e magnificamente reproduzidas......sei lá pq...construção, material, mágica......só sei que é emocionante vc perceber que o que vc faz no braço da guitarra ou com a palheta é reproduzido fidedignamente pelo alto-falante...nota dez nesse quesito...confesso que não imaginava que um alto-falante fosse tão importante assim para a reprodução dessa dinâmica... vivendo e aprendendo...

    Quanto à tibragem..

    definitivamente esse alto-falante parece que o que vc equalizar ele aceita bem...até desconfio disso...talvez eu esteja tão impressionado, que acabei por perder um pouco do senso critico nesse quesito... vamos ver no futuro se ainda continuarei pensando assim...
    Li alguns reviews do 12A150, nos quais alguns usuários acharam esse alto-falante meio "escuro"...Como esse é um daqueles itens que vc não tem como testar, restando-lhe apenas arriscar, lendo esses reviews cheguei a achar ter feito uma escolha inadequada...Vi que a grande maioria utiliza em seus HRD os weber 12F150 (ferrite). Mas a essas alturas, a merda já estava feita...
    Porém, na minha opinião, ao contrário de alguns "colegas" americanos, acho que o 12A150 casou muito bem com o HRD....achei que abriu o timbre...deixando-o com uma qualidade sonora típica de um fender de ótima linhagem (bassman, twin etc)...De fato, essa alteração eleva o HRD a um patamar mais alto na escala dos Fender...Vc até pode achar que o timbre de um twin ou de um bassman são mais dignos do logo fender, mas com essa alteração no HRD, com certeza, vc irá reconhecer que em termos de qualidade sonora não fica nada a dever a seus irmãos mais nobres e famosos... Impressionante o que o HRD esconde por trás do alto-falante original....
    Por outro, lado, tenho que reconhecer que há muito eu utilizo HRD com as peças originais...conheço todos os "suspiros" desse ampli...
    Por isso, qualquer alteração em suas caracteristicas soam muito claras aos meus ouvidos...talvez alguém que tenha pouca "intimidade" com esse ampli, não perceba essas alterações com a mesma intensidade com que eu as percebo... vá saber...

    Aos meus ouvidos:
    item alto-falante, Upgrade aprovado.


    válvulas e Relação custo x beneficio...

    vávulas...

    ainda não chegaram..encomendei um kit da eurotubes (máximo headroom - https://ssl.eurotubes.com/cart/index.php?page=view_products&category_i d=7&sub_category_id=32 ) acho que chegam essa semana..após, manderei o ampli para o Carlos Adolphs instalar e dar uma geral...



    Relação custo x beneficio..
    eis aqui um tema com certa complexidade, mas sobre isso falerei mais tarde...dependendo do interesse do povo nesse tópico....
    numa dessas ninguem se interessa...
    pelo menos economizarei na digitação...hehehehe

    wiskeria
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Este falante tem 25 ou 50W, vc não acha que vai forçar ele quando tocar em volumes mais altos?
    Creio que o ideal para um amp de 40/50W é falante com uns 75W no mínimo.

    João_Luiz
    Veterano
    # out/08
    · votar


    rsf
    Parabéns pelo upgrade!
    Espero um dia tomar coragem e fazer algo semelhante.


    Um abraço!

    rsf
    Veterano
    # out/08
    · votar


    wiskeria

    o weber possui 50w. mesmo potência do original....


    João_Luiz

    beleza, João Luiz?
    Olha só..
    depois vou fazer um comentário sobre a relação custo x benefício...o mais honesta possível..hehehehe....numa dessas, dependendo do teu nível de exigência...vc nem cogite em mudar o alto-falante...

    mlorenzo
    Veterano
    # out/08
    · votar


    rsf
    tambem estou querendo os falantes weber pra ca... to juntando grana... só ouço falar bem deles. Talvez os melhores falantes atuais :O


    abraço!

    Johnny Favorite
    Veterano
    # out/08
    · votar


    rsf
    Depois que chegar o ampli com as valvulas novas posta um video ai pr agente ouvir. Abraço.

    diego gr
    Veterano
    # out/08
    · votar


    rsf
    definitivamente esse alto-falante parece que o que vc equalizar ele aceita bem...até desconfio disso...talvez eu esteja tão impressionado, que acabei por perder um pouco do senso critico nesse quesito...
    acho que é o que está acontecendo hahahaha o ideal é escrever um review com mais tempo de vivencia com o equipamento, porém...
    Para quem está acostumado ao timbre original do HRD, a mudança é gritante...
    isso já mostra que o falante desempenha um papel maior que se imagina

    rsf
    Veterano
    # out/08 · Editado por: rsf
    · votar


    diego gr

    acho que é o que está acontecendo hahahaha o ideal é escrever um review com mais tempo de vivencia com o equipamento, porém...

    hehehehe....isso mesmo...embora o meu tópico ainda não tenha a pretensão de ser um "review"...apenas são considerações preliminares feitas por alguém bastante ansioso...hehhehe....
    Entretanto, quando eu mandar o ampli para o super carlos adolphs...vou pedir a ele um review mais, digamos, imparcial....e, portanto, mais correto..hehhehe....tomara que ele aceite...acho importante passar esse tipo de experiência...principalmente quando muita bobagem é dita sobre esse ampli...o HRDeluxe é amado por uns e odiado por outros... Geralmente o povo mete pau no ampli, dizendo que é necessaria a troca do alto-falante e das válvulas já que os originais são de péssima qualidade, em que pese nunca terem tocado em um...Na verdade, trata-se de um ótimo ampli, com bom preço (comparado com os outros fenders) versátil, com boas features, com boa potência, fácil de carregar, e, ao menos para mim, com uma sonoridade que típica do logo fender... Eu resolvi fazer essas mudanças, não por estar insatisfeito com o ampli, mas sobretudo por absoluta curiosidade em saber se essas alterações iriam fazer grande diferença assim..... Nesse sentido, estou para fazer um comentário mais completo sobre a relação custo x beneficio dessas alterações...mas apenas para adiantar...considerando que o alto-falante que eu comprei é um dos melhores no mercado mundial..na boa, e honestamente, embora as diferenças sejam gritantes...obviamente o weber é melhor do que o original..mas, pelo menos para mim, é injusto concluir que o original é ruim.. ...como eu disse a comparação aqui é com um dos melhores alto-falantes encontrados no mercado mundial... e mesmo comparado com um alto-falante top, o original perde, mas com dignidade..hehehehe..
    já quanto às valvulas...veremos o que elas têm a dizer....
    um abraço.

    diego gr
    Veterano
    # out/08
    · votar


    rsf
    problema de abreviar para HRD é que pode confundir com o Hot Rod Deville que é muito foda!! duvido que alguém odeie esse amp

    rsf
    Veterano
    # out/08
    · votar


    diego gr

    alterada a abreviação, hehehehehe....

    msa
    Veterano
    # out/08
    · votar


    rsf
    Olá!! Grande tópico!!! Tb tenho um HRD a 8 anos e a 1 ano e meio tive a oportunidade de mandar fazer um hand made aqui em Porto Alegre com o Hugo Renato(HR tube amps)...sabia um pouco mas não a ponto de considerar tanto a mudança de timbragem de um falante para outro em um mesmo amp...o Hugo me provou em argumentos tecnicos e na pratica obviamente a diferença da gama das frequencias q um falante manda pra nós comparando com outro...é muito foda..claro q a gente tem q vivenciar isso pra poder descrever mas num outro tópico acabei por dizer pra um amigo q o ideal é se começar a busca do timbre primeiramente pelo falante e depois pensar no amp, pedais e guita...ou seja o sentido contrario da corrente...enfim isso é o q penso hoje se partisse do 0.

    Bem, o meu hand made é inspirado no Marshll jtm45 porém com 30w e foi contruido com muitas peças antigas mas novas NOS ...a caixa é pra 2x12 mas tenho só 1 instalado pq faltou pilas hehehe...o falante q acabei por optar por tb ler muitos reviews tb pelo preço, foi o Warehouseguitarspeaker Veteran 30(Vintage 30 clone) q tb comprei direto do fabricante nos EUA...enfim o meu hande made de 30w é melhor(manda + timbrão) q o meu HRD de 40w todo original....

    Cara tu fez a troca perfeita pro HOT Rod, a Weber é exelente e tem diversos modelos, claro q não conheço o q tu instalou mas certamente se tu buscou pelo som dos antigos, deve ter ficado superior mesmo...eu pra ser sincero, 3 semanas depois q instalei o meu Veteran 30 com o hand made, passei a pensar em vender o HRD ou trocar o falante...preciso ter 2 amps, então vou fazer essa troca assim q tiver grana e dar esse PLUS ao HRD q é um amp muito bom sim tirando o Eminence.
    Abraço!! Felicidades com a troca!!


    diego gr
    E ae cara!!
    Velho o devile tem as MESMAS caracteristicas do deluxe, porem tem 60w com 4x10 ou 2x12 e é pesado bagaraiii hehehehe
    Abraço!!

    msa
    Veterano
    # out/08
    · votar


    opsss...
    tenho umas demos usando o Veteran 30 e o hand made

    http://br.youtube.com/watch?v=08ZFtAypjo8

    http://br.youtube.com/watch?v=tGjM_xKZQkU

    desculpe a quantidade e as demos q de repente ficam fora do topico..mas não pude evitar hhehe

    Falowwss

    Johnny Favorite
    Veterano
    # out/08
    · votar


    msa
    Ave mano, que tesão de timbre!

    Johnny Favorite
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Johnny Favorite
    · votar


    msa
    Pq os Blackhawk e Black & Blues alnico são tão mais caros que os outros da Warehouse?

    rsf
    Veterano
    # out/08
    · votar


    msa

    tchêloco....muito bom teus videos e o timbre desse HR ....vi as fotos em outro tópico..belo ampli...não conhecia esse alto falante...
    pego o meu ampli amanhã com o carlos adolphs....instalou as válvulas novas e deu uma geral no bicho....semana que vem farei as consideracoes finais acerca do upgrade..
    obrigado pela participaçao aqui no tópico....já estava meio frustrado com o meu "fracasso de público"..hehehe.....
    valeu..um abraço.

    Naloxone
    Veterano
    # out/08
    · votar


    rsf
    Quanto deu de frete seu Weber?

    pacificpoker
    Veterano
    # out/08
    · votar


    msa
    como é que é esse amp? o que ele usa de pré e de power?

    pacificpoker
    Veterano
    # out/08
    · votar


    msa
    tava vendo que o amp usa ECC83 no pré e 5881 no power... a 5881 é parecida com a 6l6 certo? mas a ECC83 é tipo qual? qual a principal dirença entre uma 5881 e uma 6l6?

    Regnum_irae
    Veterano
    # out/08
    · votar


    msa

    AOnde vc descolou aquele WAH vintage do mal total???

    Naloxone
    Veterano
    # out/08
    · votar


    pacificpoker
    ecc83 = 12ax7

    BaNdAiD
    Veterano
    # out/08
    · votar


    rsf

    Muito legal!!
    Qdo pegar o amp, torna a fazer outro review!

    msa
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Johnny Favorite
    E ae meu velho!!! Cara, os de alnico são sempre + caros não sei pq, acredito q deva ser um material + caro mas não tenho certeza e tb acho q são falantes novos da Warehouse...enfim eu vi q já subiram todos pois quando eu comprei o meu custou 45 doletas + o frete que saiu 65 doletas e agora vi q o falante tá $65....acho q o cara tá ficando + conhecido, com boa qualificação e grandes comentarios no ebay e Harmony Central...normal os caras crescerem o olho...só espero q mantenha a qualidade(heheehe os caras só clonam Celestion)...estou muito satisfeito com o meu Veteran 30 e pretendo encomendar outro assim q possivel.
    Faloww!!!


    rsf
    E ae mano!! felicidades!!
    já estava meio frustrado com o meu "fracasso de público"
    hahaha essa foi tri mesmo hehehe...capáz cara o Hot Rod Deluxe é um dos amps de menor potencia(e já berra bagarai) mais famosos e merece grandes reviews sem duvida cada qual com seus pareceres de pros e contras enfim gosto é gosto e o legal é podermos contar com esses comentarios....por isso adoro ler os reviews do Harmony Central onde tem gente de todo o lado expondo suas experiencias assim como aqui no cifra brazuca tb...o atual acesso as coisas é o grande lance pra nos sentirmos + felizes com nosso equipo e tals e naturalmente com o resultado final pro nosso som. Pra mim eu gosto muito do Hot Rod Deluxe, só acho q tem knobs d+ e trocaria o falante assim como tu fizeste...pro meu gosto prefiro amps + simples e objetivos como eram os antigos...o lance é fazer como o titulo do topico.
    Falow abração ae cara!!



    pacificpoker
    E ae cara!!!
    velho, se tu perguntou do meu hand made, é o seguinte, como ele tem 30w o Hugo buscou essa potencia com 2x6V6 no power e 3x12ax7 no pré.... ecc83 = 12ax7 assim como o Naloxone disse e 5881=6l6 segundo o q o Hugo tb me diz mas acredito q comparando uma 6l6 com uma 5881, a 5881 tenha um cabelinho a+ de compressão...é claro q estou falando pelo meu ouvido e obviamente não tenho conhecimentos tecnicos pra comparar as caracteristicas construtivas dessas valvulas....os bassman trabalham com 6l6 e muitos jtm antigos tinham 5881 no power...sei lá são muitas coisas q se somam pro timbre final mas os falantes sem duvida reinam nesse ponto e tendo na mente q o Marshall copiou Fender pra começar o seu negócio então poderia se dizer q jtm e bass man são e soam iguais...mas não é bem assim pra gente q toca e procura escutar as peculiaridades sonoras e bla bla bal e bla bla bla...hehehehe o lance é tocar, sentir e buscar o teu som, o q te agrada...
    Feitooo abraço!!!

    Regnum_irae
    E ae meu!!
    hehehe do mal ficou tri hahaha
    cara aquele wah(se tu diz o Colorsound) tu não vai acreditar mas eu ganhei de presente do cara q é dono de um bar q eu toco aqui em Porto Alegre...bem, o pedal tava atirado em cima de uma prateleira podre de pó e apenas estava desregulado o ajuste do pot q ele possui para abrir ou fechar + o wah...não acreditei mas o cara me deu um pedal wah-fuzz-swell de 1976 datado no interior do proprio...ae umas fotos do bicho

    http://www.fileupyours.com/files/217057/DSCF0038.JPG
    http://www.fileupyours.com/files/217057/DSCF0045.JPG
    http://www.fileupyours.com/files/217057/DSCF0035.JPG
    http://www.fileupyours.com/files/217057/DSCF0538.JPG

    abraço!!

    msa
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    pacificpoker
    velho!! mais um lance que vejo é q a Fender instala as Groove tubes nos amps...a Groove Tubes apenas é uma selecionadora de valvulas pois nas valvulas originais do meu Hot Rod deluxe está escrito Fender 6l6 mas por traz disso nota-se um Sovtek 5881 com uma letra menos chamativa..ou seja lá mesmo eles colocam 5881 no lugar de 6l6 como está especificado pra ser as valvulas de saida desse amp

    aee

    Ricardo.N.B
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    iai brother, nunca mais voltou para falar do HRD, afinal, como ficou? este topico parece uma novela sem o ultimo capitulo cara...hehe

    Luis Bergamin
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Ricardo.N.B



    Parabéns,você merece:

    http://img808.imageshack.us/img808/2040/3790125716f2a03c3090o.jpg

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Upgrade em Hot Rod Deluxe - Finalmente