Problema com amp valvulado

Autor Mensagem
Sgt_Bugera
Veterano
# set/08
· votar


Fábio Goll
wiskeria
infoleon


obrigado pela ajuda de todos... estou levando o amp no técnico sábado (encontrei alguem que entende do assunto na cidade)

espero que possa ser consertado rapidamente... mesmo com estes problemas continuo achando que valeu ter pago todos os centavos nesse amp

como gratidão a todos... quem algum dia desejar vir ao paraguai para comprar equipamentos e necessite de informações sobre estoque ou preço farei o favor de verificar nas lojas (eu trabalho no paraguai e passo todo dia em frente as lojas de instrumentos)

arcade
Veterano
# set/08 · Editado por: arcade
· votar


como gratidão a todos... quem algum dia desejar vir ao paraguai para comprar equipamentos e necessite de informações sobre estoque ou preço farei o favor de verificar nas lojas (eu trabalho no paraguai e passo todo dia em frente as lojas de instrumentos)

quero quero, captador dimarzio high power D-sonic e um mic shure sm57, vê quanto é q fica.

hum, sobre o amp, certamente ele tem dois fusiveis, vc checou o outro?

Sgt_Bugera
Veterano
# set/08
· votar


arcade

jah tinha dado olhada nos captadores uma época... e quase nunca tem nada de bom... uma vez chegou uns captadores emg zakk wylde mas faz muito tempo... vo dah uma passada lah pra ver

sobre o fusível, só se esse segundo for interno... na parte traseira só tem um mesmo

arcade
Veterano
# set/08
· votar


sobre o fusível, só se esse segundo for interno... na parte traseira só tem um mesmo
é, se o fusivel queimou algo está errado, não substitua sem saber nada de eletronica um descuido poderá te matar. ok?

Sgt_Bugera
Veterano
# set/08
· votar


arcade

se tivesse 2 fusíveis eles seriam todos de manuseio externo? ou algum poderia ser interno?

arcade
Veterano
# set/08
· votar


se tivesse 2 fusíveis eles seriam todos de manuseio externo?
não necessariamente.
ou algum poderia ser interno?
sim, o marshall 8080chorus tem dois fusiveis no amp. E ele nem é totalmente valvulado.

wiskeria
Veterano
# set/08
· votar


pode ter fuzivel interno sim...

Sgt_Bugera
Veterano
# set/08
· votar


arcade
wiskeria


fortes indícios me fazem crer q este fusível secundário está queimado... já que o amp se comporta como se a chave do stand by não conseguisse passar o amp pro modo ativo

seria possível uma verificação caseira?

arcade
Veterano
# set/08
· votar


Não será tão fácil

Voce vai precisar de um multimetro.

1º Após desmontar o gabinete, verifique se a tensão de +B nos capacitores de filtro com o multimetro. Coloque na escala mais alta > 500 Vdc. Se tiver alguma tensão alta, voce precisa descarregar os capacitores antes de tocar na placa e nos componentes.

2º A descarga dos capacitores pode ser da seguinte forma: Feche um curto circuto do +B para o terra, através do um resistor de 470 Ohm ou 1K Ohm de uns 2 watts. (Cuidado aê, não tocar no resistor OK?). Irá sair alguma faísca nos primeiros contatos.

3º Meça a tensão VDC novamente do +B para ter certeza que a tensão baixou para < 50 VDC

4º Retire o fusível, se não for possivel meça onde ele estiver, colocando o multimetro na posição OHM ou continuidade e as ponteiras uma em cada terminal do fusível.

5º Se o fusível estiver queimado vc pode substituir por outro de igual valor. DICA: Comprei mais de um fusivel, pois ele queimar novamente, provalmente vc tem um curto-circuito mais a frente.

Por enquanto é só. Veja no que dá e nos informe.

Abraço.

Sgt_Bugera
Veterano
# set/08
· votar


arcade

arrumei o multímetro... mas o treco de descarregar os capacitores tah meio confuso pra mim =/

arcade
Veterano
# set/08
· votar


abra o amp e tire algumas fotos. Tentarei indicar em fotos.
A não ser que vc ache que seja muito trabalhoso, envie para um profissional na area. Porém estou achando vc interessado e isso é bom para conhecer novos horizontes.

Sgt_Bugera
Veterano
# set/08
· votar


arcade

vou tirar algumas fotos então... eu tenho só o multímetro aqui... vou precisar de mais algo? além de um novo fusível é claro

o cubo é 220v e eu uso um transformador puxando da energia residencial que é 110v... a rede da casa me tá mandando 121v e o transformador tah enviando 240v pro cubo... esse 240 é demasiado ou ainda tá na "área" relaxa que é assim memo?

Sgt_Bugera
Veterano
# set/08
· votar


arcade

maldita câmera sem pilha

abri o amp aqui... aparentemente nada "preto" de queimado

tem 4 fusíveis internos >.< "F1, F2, F3 e F4" parece meu teclado

amanha coloco as fotos aqui

wiskeria
Veterano
# set/08
· votar


veja quais estão queimados e troque por fuziveis iguais...

Sgt_Bugera
Veterano
# set/08
· votar


wiskeria

isso q vou fazer... mas o arcade alertou sobre realizar a descarga antes disto, pra evitar qq problema ^^

arcade
Veterano
# set/08
· votar


Compre um resistor de 1k 2w e outro 470k 2 w. Melhor comprar os dois com 3 watts de potência.

Sobre a tensão 240, usando a regra de 3 simples temos. Se a tensão de filamento for 6,3Vac vai ter uma elevação de 6,8Vac. Tomando base na tensão do +B (supondo) 460 VDC, terá na saida 501 Vdc. Isto é suficiente para dar uma "overclocada" no amp e queimar as válvulas.
Isso é apenas uma suposição ok.
Qual o modelo do amp? Tem esquema na internet?

Sgt_Bugera
Veterano
# set/08
· votar


é bem parecido com este (do modelo do meu não encontrei)
http://insideamplifiers.com/wp-content/gallery/bugera-6262-03-19-08/gu t-shot.jpg

wiskeria
Veterano
# set/08
· votar


caso vc não tenha experiência em eletrica/eletronica, pegue uma luva e troque os fuziveis sem fazer mais nada...
Fica mais garantido pra vc.

Sgt_Bugera
Veterano
# set/08
· votar


wiskeria

chequei os fusíveis e o "F1" é o que está queimado

vou ver se compro outro hoje

obs: como terei que trocar as válvulas... é necessário uma nova regulagem de bias?

Sgt_Bugera
Veterano
# set/08
· votar


arcade

passei na loja e não tem esse captador...
me disseram q em "40 dias" chegam vários modelos
mas jah faz uns 5 "40 dias" q to esperando um pedal :B

mic lá só tem fulerasso :(

arcade
Veterano
# set/08
· votar


passei na loja e não tem esse captador...
me disseram q em "40 dias" chegam vários modelos
mas jah faz uns 5 "40 dias" q to esperando um pedal :B

mic lá só tem fulerasso :(

pow! qual Dimarzio ou saymour duncan tem lá?


obs: como terei que trocar as válvulas... é necessário uma nova regulagem de bias?
Como seu amp tem 1 mes de uso não precisar trocar todas as valvulas não. No maximo trocar duas, a queimada e a que trabalha em conjunto com ela para amplificar o outro semi-ciclo do sinal entendeu?

Sgt_Bugera
Veterano
# set/08
· votar


arcade
nada de Dimarzio ou saymour duncan ainda

essa que trabalha em conjunto seria a do lado dela? :D
foi a da ponta que queimou X O O O

o problema é que não tem como encontrar essa válvula pra comprar... se fosse colocar do mesmo modelo mas de outra marca teria como?

wiskeria
Veterano
# set/08
· votar


pode trocar uma só... a queimada

Sgt_Bugera
Veterano
# set/08
· votar


putz grila... troquei o fusível queimado... e quando liguei queimou o novo na hora

arcade
Veterano
# set/08
· votar


Sgt_Bugera
1º Vc ligou alguma válvula?

2º Seu amp é totalmente valvulado ou tem CI's e transistores para amplificação do sinal da guita?

3º Tente ligar ele com um novo fusivel e sem válvula alguma, para ver se queima novamente, vc tem um curto-circuito em algum lugar após o stand-by. Cade as fotos? bem proximo da placa.

Sgt_Bugera
Veterano
# set/08
· votar


arcade

liguei com todas as válvulas, inclusive a queimada

eh todo valvulado sim

sem válvula alguma de power... ou tem q tirar as de pré tb?

arcade
Veterano
# set/08
· votar


Remova as do pré também

Sgt_Bugera
Veterano
# set/08
· votar


arcade

pra remover as do pré preciso de uma phillips bem muída... só amanha conseguirei arrumar :(

wiskeria
Veterano
# set/08
· votar


Vc tem um problema no amp, e para funcionar é preciso primeiro resolver o o problema, depois trocar os fuzíveis e sim ligar.
O amp é novo e praticamente não teve desgastes, pode usar as valvulas que sobraram, porém só um técnico vai resolver o problema do seu amp, pois é preciso conhecer o assunto e ver ao vivo o paciente.
Não faça mais nada nele antes de levar a um técnico, vc pode estragar mais ainda...

Sgt_Bugera
Veterano
# set/08
· votar


wiskeria

dashiudhasiuhdiuhasuhdiuhasd vlw pelo conselho mas jah tinha enfiado a mão antes ^^

bom... tirei todas as válvulas e o viadinho ligou >D

q será? valvula dano curto?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problema com amp valvulado