Problema com amp valvulado

Autor Mensagem
Sgt_Bugera
Veterano
# set/08


estava no tradicional ensaio semanal da banda... quando o amp (220v) parou do nada

fui ver e o fusível tinha estourado... troquei por um outro, porém bivolt (cara da eletrônica disse que é muito resistente e pode ter deixado passar mais do que podia para o circuito do amp)

Obs: não levei o amp na eletrônica, apenas fui pra pegar um fusível correto e acabei explicando a situação

Com o fusível bivolt ele ligou o power (os botões do painel acendem normalmente) mas o stand by não ligou

Troquei pelo fusível correto e ocorre continuou na mesma

Olhei as válvulas (4x 6L6) e somente 3 acendem quando ligo o power

alguém tem idéia do que possa ser?

Obs: o amp não dá nenhum sinal de som

wiskeria
Veterano
# set/08
· votar


Ihh, deu cáca... Leva num técnico com experiência em valvulados pois quando queimou o fuzivel pode ter danificado mais alguma coisa e só vendo mesmo. Não bote fuzivel diferente do original que vai no seu amp.

Fábio Goll
Veterano
# set/08
· votar


Sgt_Bugera

Imagino que seja um Bugera....

Sabia q não dava pra confiar nesse amps... =P

Nefelibata
Veterano
# set/08
· votar


Sgt_Bugera

Ué... se soh 3 das 4 valvulas acendem, por óbvio q vc vai precisar de uma 6L6 pra substituir e ver se este eh o problema.

Igor Fediczko
Veterano
# set/08
· votar


trafo de entrada

Sgt_Bugera
Veterano
# set/08
· votar


wiskeria

aqui em foz não existem humanos com essa capacidade =/

Fábio Goll

o erro foi meu, não desmereça algo q vc não conheçe

markolino
Veterano
# set/08
· votar


Fábio Goll
uiii
haduken !!!!

heheehehe

zuera..

Sgt_Bugera
Veterano
# set/08
· votar


Igor Fediczko

dei uma pesquisada sobre o trafo de entrada e não encontrei nada específico...

wppereira
Veterano
# set/08
· votar


Sgt_Bugera

Fusível Bivolt? Todo fusível é multi-volt...hehehe

Tente trocar a válvula que não acende para ver se não é um problema com ela...

Se não for, pode ser o trafo de entrada mesmo. Vc tem o mínimo conhecimento de eletrônica? Se tiver, tente medir as tensões de saída do trafo..ok?

Sgt_Bugera
Veterano
# set/08 · Editado por: Sgt_Bugera
· votar


wppereira

hehehe, sobre o fusível... eu peguei de um no-break q é bivolt... por isso o "mais resistente" que os outros

pra eu trocar a válvula só comprando outra, por isso preciso ter certeza que é esse o problema... ou vc diz só trocar elas de lugar?

não entendo muito de eletrônica... mas se for o caso eu dou um jeito de medir

arcade
Veterano
# set/08
· votar


Sgt_Bugera
hehehe, sobre o fusível... eu peguei de um no-break q é bivolt... por isso o "mais resistente" que os outros
Por favor, nunca faça isso, somente substitua um fusivel de igual valor, pois se o amp estivesse em curto, o fusivel não iria abrir e outro componente bem mais caro iria queimar, como por exemplo o trafo de força.

Tente mudar as posições das valvulas para ver o que acontece com aquela q não acendeu. Provalmente ela deve ter queimado o filamento. Quanto tempo de uso tem seu amp?

wppereira
Veterano
# set/08
· votar


Sgt_Bugera

Primeiro troque elas de lugar... Se a mesma não acender, o problema é com a válvula... Se continuar não acendendo no mesmo lugar, mas com uma válvula diferente, o problema é no circuito...

Pensando bem, se o problema fosse o trafo de entrada, nenhuma válvula acenderia...nõ deve ser não...

Sgt_Bugera
Veterano
# set/08
· votar


arcade

aprendi com a porrada >)
denoite vou trocar elas de lugar...
1 mês de uso

wppereira

se for a válvula eu apenas preciso trocar a que está com problema ou um conjunto todo?

wppereira
Veterano
# set/08
· votar


Sgt_Bugera

Cara, o ideal seria trocar o conjunto todo, mas existem alguns sites americanos especializados em válvulas que podem te fornecer uma válvula com características (bem mais ou menos) semelhantes das outras..É uma opção barata, mas não muito eficiente...

Sgt_Bugera
Veterano
# set/08
· votar


wppereira

merda >(

vai ter q ser todas então...

o q o trafo de entrada faz?

quando ligo o power... o painel funciona normalmente... os leds acendem... e as 3 válvulas também... mas quando ligo o stand by, exatamente nada se altera... as valvulas continuam na mesma

wppereira
Veterano
# set/08
· votar


Sgt_Bugera

O power fornece tensão para o amplificador, se as válvulas acendem, não deve ser ele, pode ser algum estágio da fonte, como algum capacitor, alguma parte do circuito ou a válvula mesmo....

Sgt_Bugera
Veterano
# set/08
· votar


suponhamos que o problema seja unicamente da válvula queimada... não teria som? e será q o stand by n ia ligar? =/

wppereira
Veterano
# set/08
· votar


Sgt_Bugera

A válvula é a do Power né?
Cara...não sei se sairia som ou não com ma válvula queimada...

E oq vc quer dizer com será q o stand by n ia ligar??

Sgt_Bugera
Veterano
# set/08
· votar


wppereira

sim, do power

http://news.softpedia.com/images/reviews/large/bugera_large_003.png

os botões ali na direita
tem o de "power" e o de "stand by"
mesmo acionando o de stand by ele não acende a luz e não altera em nada o amp

wiskeria
Veterano
# set/08
· votar


sai som com uma valvula queimada sim, pois as outras funcionam... acontece que vc não tem saída, algo mais danificou no amp.
Valvulados são perigosos e vc sem experiência não deve mecher pois pode levar choques. Vc deve conseguir o esquema do amp e levar em alguem que entenda do assunto resolver, técnicos mais antigos normalmente tem uma base sobre valvulas.
Se vc ficar nesta de tentar resolver na gambiarra pode queimar partes vitais do amp e ter um prejuízo triplicado.
Pense bem...

wppereira
Veterano
# set/08
· votar


Sgt_Bugera

Hmm...é melhor mesmo levar seu amp em algum técnico... Se o stand by não aciona pode ser uma infinidade de coisas...heheh

Sgt_Bugera
Veterano
# set/08
· votar


wiskeria

dei uma procurada e achei um cara q manja aqui na cidade... vlw pela ajuda... assim q souber de algo eu aviso vcs ^^

hughet
Veterano
# set/08
· votar


o erro foi meu, não desmereça algo q vc não conheçe
Não entendo porque disse que o erro foi seu... Você tem culpa porque o fusível (ou mais alguma coisa) queimou?

vai ter q ser todas então...
Se comprou o amp novo e só tem um mês de uso, ele não pode trocar só a válvula que queimou o filamento não?

Se não for, pode ser o trafo de entrada mesmo.
Se o trato de entrada queimar algumas válvulas continuam acesas?

Sgt_Bugera
Veterano
# set/08
· votar


hughet

o erro foi meu, não desmereça algo q vc não conheçe
Não entendo porque disse que o erro foi seu... Você tem culpa porque o fusível (ou mais alguma coisa) queimou?


o erro foi meu, pois coloquei um fusível que não era o correto... isso já foi corrigido, pena q foi tarde =)

vai ter q ser todas então...
Se comprou o amp novo e só tem um mês de uso, ele não pode trocar só a válvula que queimou o filamento não?


se alguém puder confirmar isso seria ótimo >)

Se não for, pode ser o trafo de entrada mesmo.
Se o trato de entrada queimar algumas válvulas continuam acesas?


o wppereira já tinha citado isso antes:
"Pensando bem, se o problema fosse o trafo de entrada, nenhuma válvula acenderia...nõ deve ser não..."

Sgt_Bugera
Veterano
# set/08
· votar


troquei a válvula de lugar com outra no esquema
X _ _ _ para _ X _ _ (entenda X como a válvula que não acende >D)
porém, continuou não acendendo
concluimos então que não vai ter mais churrasquinho

testei ligar com as 3 que acendem e continua não saindo som nenhum... também testei com apenas um par, e o resultado foi o mesmo

suponho que tenha fudido algo mais

wiskeria
Veterano
# set/08
· votar


mas seu amp veio com o fuzivel original e o original queimou nao foi?

Sgt_Bugera
Veterano
# set/08
· votar


wiskeria

queimou sim, mas se eu tivesse colocado um correto estaria tudo funcionando... pois até aquele momento SÓ o fusível tinha queimado

Fábio Goll
Veterano
# set/08
· votar


Sgt_Bugera

Não liguei mais sem valvulas...pode destruir o que resta ....

wiskeria
Veterano
# set/08
· votar


acho que vc ja tinha o mesmo problema antes de colocar o fuzivel errado, ou seja, quando queimou o original ja tinha danificado algo mais. Pra começar o fuzivel original de um amp novo não deveria queimar e quando queima é pq tem algo errado no amp.

infoleon
Veterano
# set/08
· votar


É bem provável que o amp queimou quando queimou o fusível. Se você colocasse um parafuso, clip de papel ou algo que permita a passagem de corrente no lugar do fusível, ele funcionaria normalmente (com menos segurança, claro). O problema dos fisíveis é que eles demoram mais do que deveriam para queimar, e as vezes acaba dando tempo de queimar outras partes do equipamento. Aconteceu várias vezes comigo.
Talves tenha dado um pico de energia onde você tocava e tenha acabado com o seu amp. Ou veio com algum defeitinho mesmo, já que fazia pouco tempo que você o havia adquirido.

Não entendo de valvula, mas, de todos esquemas que olhei, acredito que deveria sair algum som do seu amp caso apenas tenha queimado uma valvula, talves baixo, mas saindo som.

Obvio que, a melhor alternativa, é você utilizar a garantia do amp, caso tenha, ou procurar algum técnico que entenda de valvulas.

Boa sorte. Espero que você consiga arrumar.

Até mais.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problema com amp valvulado