Limpando Timbre! Valvulas e Bias!

    Autor Mensagem
    Marcelo Menezes
    Veterano
    # jul/08


    Galera!



    Tenho um Laney VC30 quando coloco ele perto do volume 5 ele da uma saturada gostaria de saber qual valvula de pré (12AX7, 12AT7, 12AU7 ou ECC83) colocar para que o ganho seja baixo e qual regulagem de bias fazer para que ele aguente chegar no 5 / 6 sem saturar.


    Aguardo ajudas

    Abraços!

    Nefelibata
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Marcelo Menezes

    Amigo o q satura qdo vc aumenta o volume saum as válvulas de power, nas as de pré, por isso acho q trocar as valvulas de pre naum irá fazer tanta diferença.

    mazellan
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Marcelo Menezes
    12AT7, 12AU7 tem ganhos mais baixo q a 12AX7.....porém não sei se isso influencia muito no clean...já q...é clean....
    tente ver c da pra trocar a valvula de power por 6l6....

    lemingue
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Marcelo Menezes
    12Au7, 6L6, regulagem fria do bias ou ainda, quem sabe, um outro falante ou gabinete . Se nada disso funcionar, tu tá tocando alto ein?!

    wiskeria
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    não, a saturação vem do pré e power, se vc instalar uma 12at7 "medio ganho" ou 12au7 "baixo ganho" na primeira valvula do pré vc conseguira mais son clean... faça isso! Lembre-se que se usar captadores de alta saida isso complica para timbres limpos.

    blueshelicopterman
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Marcelo Menezes

    Como sugestão, tente também a 12 AY7. Mas evite a Eletroharmonix.

    boleterodectba
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Sim, vc tera mais clean trocando as valvulas de pré por 12at7 e 12au7, compre estes 2 modelos e va trocando no pré até achar um resultado que goste... elas podem ser substituidas pelas 12ax7 originais sem problemas.
    Uma 12ax7 amplifica 100x, uma 12at7 amplifica cerca de 60x, uma 12au7 amplifica umas 30x... mais ou menos isso.
    Com menos ganho no pré o amplificador entregará mais som limpo antes de saturar.

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Marcelo Menezes
    Buenas!Eu não trocaria nenhuma.Veja bem, se vc colocar uma válvula com menor ganho, vc terá menos excitação para o estágio final, como conseqüência, vc vai levar o volume a 9, porém o ganho será igual ao volume 4 de hoje.Será só psicológico.Se seu ampli não estava fazendo isso antes, é sinal que as válvulas do power estão fracas(bias não desregula assim no mais).Se as power são EL84, e com 30W, elas trabalham no esbarro, e portanto tem vida abreviada.Troque-as.(primeiro passe em um testador de válvulas).Isso cheira a estágio final desequilibrado.Um abraço!

    boleterodectba
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    O problema é que alguns pré atuais tem ganho demais o que resulta em distorção mais cedo do que o esperado, uma valvula de menos ganho deixa o amp mais calmo e fácil pra regular o clean. Mas o que o Carlos falou pode ser seu caso, valvulas de power acabando ou falta de regulagem.

    Filipe Reis
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    carlos adolphs

    Mestre andou sumido hein!! mas eu tenho uma dúvida quie acho que cabe aqui no tópico tb.... tipo o Kelson me relatou uma vez que ele estava usando uma 12au7 na inversora do amplificador que originalmente era uma 12ax7... e ele me relatou que ocorreu um bom acréscimo de tensão nas placas das válvulas de saída... e eu estava usando uma 12au7 aqui no meu Bassman tb que tb usa 12ax7 nessa posição. A pergunta é podemos substituir válvulas inversoras sem danos ao ampli? obrigado.

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    Filipe Reis
    Buenas!Com certeza, Felipe!Muitos estágios inversores tem ganho próximo ao unitário e nesse caso, não há grande diferença, e dependendo da configuração do circuito, a corrente de placa maior da 12AU7 melhora a excitação do estágio final sem que com isso se tenha ganhos absurdos.Verifique circuitos de Ampegs por exemplo, que nos Hi-Powers deles, usam a 12BH7, para prover corrente de placa maior e assim atingir a excitação necessária.A corrente de excitação é mais importante que a voltagem do sinal, pois basta seguir a lei de ohm para constatar que se vc colocar voltagens de amplificação absurdas, a corrente vai cair proporcionalmente e a válvula vai ficar instável e assim começam os problemas.Hi gain na entrada é uma coisa, no inversor é outra( daí o problema dos válvulados da Meteoro e Warm, usam 12AX7 para empurrar 6550...Até dá para fazer, se tomar certos cuidados, que não é o caso...Um abraço!

    Filipe Reis
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    carlos adolphs

    Entendi perfeitamente ! abraços e obrigado.

    Jota Hemerson
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Desculpem se não é aqui o lugar para fazer essa pergunta mas vai lá..
    Tenho um peavey 6534+ com El34
    e gostaria de colocar 6l6.
    O que me dizem?
    Me dúvida esta no ajuste de BIAS...
    Alguém sabe como ajustar essas bias?
    Se preciso realmente fazer isso?
    Eu não queria um som muito estridente..
    Obrigado!

    andrerosa
    Veterano
    # set/15
    · votar


    carlos adolphs

    Blza?! Gostaria de esclarecer uma dúvida sobre esse assunto: ao contrário do colega do Bassman, tenho um Palmer Modulo 80 que usa uma 12AU7 na inversora. Fui substituir por uma 12AX7 e ver o resultado. Realmente não foi dos melhores. No Stand by Ok. Mas ao ligar a chave B+ , começou um barulho muito estranho; falando groceiramente, parecia um helicóptero. Claro, nem esperei, as válvulas se aquecerem mais na esperança do barulho parar. Já desliguei o ampli e voltei ao original. Felizmente, depois disso, o ampli está OK.
    Se puder me esclarecer o que ocorreu, fico grato.

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    andrerosa

    O Carlos anda frequentando pouco o fórum, ele voltou a voar (como piloto). A princípio, não deveria ter dado nada, até onde lembro a família 12A é toda equivalente.

    Vou levar essa dúvida para um grupo de técnicos no Face, deverei te trazer uma resposta.

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Não teve nem graça já mataram a charada kkkk

    A 12AU7 tem baixa impedancia interna, a 12AX7 tem alta impedância interna. a 12AU7 foi escolhida pra inversora por que ela permite passagem de maior corrente. a 12AX7 não supriu as válvulas de potência como deveria. isso é normal em amplis de alta potência. em amplis menores a diferença não é perceptível, mas no Palmer, é. Isso se chama motorboating.

    Crédito ao Valter Medina.

    andrerosa
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Ismah

    Cara, valeu mesmo. Matou a pane. Eu tinha pensado nessa substituição a fim de conseguir algum crunch em altos volumes. hehehe Vou ficar nos timbres clean mesmo.... na configuração original, ele não dá crunch nem no talo.... Mas ta OK... é um som violento... muito bom.

    Obrigado mais uma vez, a você e ao Valter Medina.

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    andrerosa

    As ordens. Sobre o crunch, um pedal de boost ligado permanentemente no fim da cadeia pode ajudar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Limpando Timbre! Valvulas e Bias!