Autor |
Mensagem |
Persona Veterano |
# abr/08
Tenho um amplificador Duovox 150B e as caixas originais dele (duas 4x12). No entanto estou com dúvidas sobre como microfonar as caixas já que toco Contra-Baixo e não Guitarra - que no caso o problema se resolveria com um sm-57. Assim, com apenas um sm-57 em uma das caixas eu já teria uma boa resposta, principalmente de graves; ou seria necessário eu utilizar também um microfone para bumbo na outra caixa 4x12 ?
[i][/i][b][/b]
|
I.Nosferatu Veterano |
# abr/08
· votar
Persona
Não acho o sm57 legal pra baixo, há quem goste, mas prefiro um mic pra bumbo ou condenser dependendo da sala...
Uma dica, mesmo que voce resolva microfonar com o sm57 caso tenha apenas ele, use uma direct box entre o baixo e o ampli (ou entre os pedais e o ampli) pra pegar mais um sinal e grave em pistas separadas, na mixagem voce pode juntá-las e somar as características criando um timbre mais robusto...
|
lukharp Veterano |
# abr/08
· votar
Persona Olá Persona,eu já usei um AKG D12 e obtive excelentes resultados.O SHURE SM57 fica melhor para guitarra.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# abr/08
· votar
Persona Já fiz isso, inclusive com essa caixa mesmo (mas com outro amp), e usei um desse. Abç
|
Rodrix Guitar Veterano |
# mai/11
· votar
Olha cara nunca fiz o teste, sou guitarrista e tenho um SHURE SM57 meu irmão tem um HARTKE vou tentar microfona-lo para ver o resultado, mas segundo o manual o Shure serve para mecrofonar tons, caixa e surdo de bateria, amplificadores de baixo, guitarra e instrumentos de sopro, a questão é que o shure vai de 40 a 15 KHZ e a corda mizona do baixo vai até 41, agora se vc usar um baixo de 5 cordas que atinge ate 27 dai complica, mas vai tbm do timbre que vc quer encontrar, vc pode colocar o microfone em diferentes posições no falante que favorece os graves, distancia do falante para pegar ambiencia e mais agudos, pode ser ate vantagem com o microfone trabalhando como um filtro pegando as frequencias mais auditivas não deixando os graves estourarem. O melhor mesmo é vc testar e ter sua própria opnião !
|
Mauro Lacerda Veterano |
# mai/14
· votar
Olá galera, estou com umas dúvidas sobre como microfonar meu Giannini Duovox 50b com uma caixa de 4 falantes. Vou tentar explicar o melhor possível a situação: sou tecladista e faço o baixo da banda em um sintetizador Moog. Ligo ele no canal 2, que tem mais graves. Também tenho um Hammond (órgão) que ligo no canal 1 (que acho que é o que os guitarristas usam, por não ser tão grave). Não sei se o Duovox divide o som dos dois canais, tipo: o canal 1 vai para os dois falantes da direita e o canal 2 para os outros dois falantes. Coloquei o ouvido e tenho 90% de certeza que o mesmo som sai pelos 4 falantes. Aí vem outra dúvida: se sai o mesmo som pelos 4 falantes, qual falante microfonar? Se fosse stereo eu usaria dois mics, mas sendo tudo mono, ouvi falar que tem um falante que é melhor de microfonar do que os outros três, não sei se é mito mas se tem um falante que "entrega" um pouco a mais de som, como eu identificaria esse falante? No ouvido? E se isso de fato ocorre, essa diferença é apenas de volume ou também há uma diferença de definição no som? Tenho essas duvidas porque timbrei ele de uma forma (prés no 4 e power no 7) em que parece que ele está no desempenho perfeito, o som soa tão lindo que dá vontade gritar de felicidade cada vez que toco hehehe. Acontece que usando teclados eu regulo volume que mando para o Duovox, e é um volume baixo, para usar todo o poder de fogo das válvulas. E não vou aumentar o volume dele se tiver em um show grande, vou microfonar para ter o som que quero, por isso minhas dúvidas, quero manter a integridade dos meus timbres. Espero ter me explicado bem, toda ajuda será bem vinda.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# mai/14
· votar
Mauro Lacerda Esse amp não divide, só tem um canal(mono). Microfone qualquer um deles. Abç
|
Mauro Lacerda Veterano |
# mai/14
· votar
Valeu pela resposta!
|
Hendrix Gallagher Straits Veterano |
# mai/14
· votar
Mauro Lacerda
Que beleza, ainda quero ter esse set de teclas ai amigo que bacana !
Quais microfones voce tem pra microfonar, quantos canais disponíveis?
O correto seria microfonar em pelo menos dois canais, um vc pega bem no centro de um dos falantes bem no miolo hehe..
O outro vc pega mais inclinado (fora do exio) mas pegando mais a borda do falante isso vai dar um som mais gordo, diferente do som captado no centro do falante que vai tarzer mais médios e agudos.
Depois vc vai ter que ajustar os niveis dos dois sinais, e somar esses dois em um canal mono, pra ter um som mais equilibrado, se quiser e se for possivel ainda coloque um 3º mic que poderá ser um condensador, e coloque ele ou mais afastado ou mesmo entre os dois que falei acima.
Ainda daria pra usar a opção de microfonar com um mic atrás da caixa se a mesma fosse aberta, se tratando de sons mais graves eu gostaria de tentar.
Mas cuide das fases, pq com tanto mic desse com certeza vai cancelar algo, mas isso é normal e não significa que vai perder qualidade, pra ter certeza da fase o bom era analisar em um computador com pro tools em um estúdio, vc faz a microfonação e grava, depois analisa a fase dos canais separados, e vc vai ver que que precisa ajustar a posição de um ou de outro, ou inverter a fase de algum deles, então depois que vc tiver todas essas informações vc pode marcar na caixa a posição de cada mic, fazer as anotaçõe spra sabe a distancia de cada um em relação o tecido ortofonico da caixa.
É isso qualquer duvida só falar. abs
|