electrontubes Veterano |
# mar/08
· votar
Slash total Olá Slash, a válvula 6BA6 é um pentodo de corte afastado,trabalha até uns 330 volts. corrente de placa 11mA e tem 3,4 watts de dissipação de placa. ela pode servir para excitadora de saída,porém trabalha com polarização na grade de controle diferente.
a válvula 6AV6 é um duplo diodo e triodo de 0,55 watts,fator de amplificação de 100 lembra um pouco um triodo da 12AX7,é boa para etapa de pré amplificação
EL84 é uma válvula muito rara e difícil de encontrar(sério!) sengundo o manual ela possui dissipação máxima de 12 watts . resistência de placa de 40.000 ohms transcondutância de 10.4m A / V
EZ81 é uma retificadora de potência,trabalha até 350 volts segundo o manual pode fornecer até 0,15 A
se vc tiver uma foto legal dessa válvula que não tem nada escrito derrepente posso ter uma idéia de qual seja,vc pode olhar a construção e descobrir a pinagem,também pode procurar o esquema desse rádio para saber o modelo.
http://www.freeinfosociety.com/electronics/schemview.php?id=772
esse esquema está muito estranho,pois a válvula excitadora 6SJ7 não têm resistor de polarização de cátodo.
a grade de controle está com resistor de 5.000.000 ohms, eu colocaria resistor de grade de controle da 6SJ7 de 1.000.000 ohms no máximo,sendo melhor ao meu ver de 470.000 ohms.
vc pode colocar EL84 no lugar da 6V6,porém terá que ajustar o bias,pois a 6V6 trabalha com tensão de grade de controle mais negativa. a EL84 amplifica mais então você conseguirá maior compressão do sinal com essa alteração.
6BA6 tem polarização diferente,se vc tiver dificuldade compre um trimpot de fio de 3000 ohms e ligue no catodo,regule até achar o som mais agradável, depois retire esse trimpot e meça o valor ôhmico,então é só colocar um resistor do mesmo valor,caso ache legal pode até deixar esse trimpot
e a EZ81 no lugar da 5y3 ??? a válvula EZ81 trabalha com 6,3 volts e 1 A no filamento enquanto que a 5Y3 trabalha com 5 volts e 2 A. fora as caracteristicas de filamento são muito parecidas. embora a queda de tensão seja maior na EZ81
abraços
|