Valor "ideal" para bias Duovox 120B

    Autor Mensagem
    Tarugas
    Veterano
    # nov/07


    Olá pessoal! Possuo esse amp e recentemente fiz uma medição com um multímetro e obtive essa leitura; -50v num par e -49 noutro( são válvulas de marcas diferentes, daí a variação...). Deixo assim ou baixo um pouco? Pensei nisso para "poupar" as válvulas. Obrigado.

    kelson
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: kelson
    · votar


    Tarugas
    bias não é a voltagem negativa de ajuste, e sim o ajuste da dissipação das valvulas de saida para que esta nao se exceda em volumes altos.
    Baixo? ta alto, quanto menor o valor (-45, -30) maior a dissipação e desgaste. se são valvulas diferentes procure usar valvulas iguais pra nao ter desabalanceamento, e esse amp exige casamento, a não ser que faça um bias individual.

    aconselho a, se quer ajustar a bias, faça a leitura da voltagem na placa e com um resistor de 1ohm tendo a corrente de consumo no catodo faça as contas e calcule a dissipação.

    http://www.webervst.com/tubes/calcbias.htm

    abraços!

    Tarugas
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    ias não é a voltagem negativa de ajuste

    Putz então o que é que eu fiz? Saca só...Peguei o multímetro na escala de cc, espetei o borne preto no chassi e fui medindo em alguns pontos, há um deles onde marca +- 450V e outros -50...-49... Então devo ter feito caca, é isso? Você poderia me descrever "bem detalhadamente" como regular meu amp para obter o máximo rendimento e para as valves trabalharem na boa? Olha só, aquele link que passou é bem legal, mas de onde eu tiro aqueles valores para o cálculo e depois de tê-lo, como faço para regular, é pelo trimpot que andei mexendo... Mai uma, quais serias as voltagens apropriadas nesse método que eu usei, se é que isso pode ser feito.Hehehe. Valeu a ajuda.

    kelson
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Tarugas
    nao filho, calma calma, nao fez nada errado.
    espeta denovo o preto no terra e coloca o vermelho nos pinos 5 das valvulas de saída. veja se a voltagem é de -48v"DC", em escala contínua, confira as outras valvulas, deixe o amp nesse valor ok?

    o metodo do resistor de catodo é o seguinte.
    nele vc vai poder calcular a corrente de consumo, assim ficando mais fácil pra se ter a dissipação das valvulas de saída.
    por exemplo, cada 6l6GC consegue dissipar no máximo 30W (isso é potencia de dissipação de placa e não potencia sonoro). então se vc exceder esse número a valvula avermelha a placa e vai torrando aos poucos. pra saber a dissipação é simplesmente lei de ohms aplicada aos valores que vc consegue.
    vc colocara o resistor de 1ohm/3w entre o pino 8 e o terra, em cada soquete, e com o amp rodando e com os controles no mínimo vc colocará o multimetro em um terra e no pino 8, lendo na escala de milivolts em DC. como a resistencia é de 1ohm, automaticamente a voltagem lida será igual a corrente. atenção que pelo menos 5% da corrente lida faz parte da grade.
    então, se na placa vc tem 450vDC e a corrente por exemplo é de 48mA na valvula, entao vc tem: W(potencia)=Volts.Amperes
    assim: W=450vDC . 0.048A, dando 21.6W de dissipação, de maneira que a valvula está rodando fria.
    as valvulas não apresentam leituras uniformes, nem mesmo as mais casadas, o desgaste é dado de forma nao muito linear, mas é importante ki elas estejam o mais próximas uma das outras pra evitar diferenças bruscas.

    leia aqui pra entender melhor, a outros metodos tbm
    http://www.duncanamps.com/technical/lvbias.html

    Tarugas
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    confira as outras valvulas, deixe o amp nesse valor ok?

    Aí Kelson! Valeu a atenção cara... Paranóia de músico mesmo...KKK Farei conforme você disse. Obrigadão!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Valor "ideal" para bias Duovox 120B