Sistema PA pequeno 300rms- qual melhor amp (cabeçote) e falantes?

    Autor Mensagem
    ABATANGERINA
    Veterano
    # nov/07


    Seria stéreo, principalmente pra usar com violão, voz, teclado e eventualmente uma guitarra com mais modulação q distorção. Quero um equipo "honesto", mas não muito caro. pode ser nacional.
    Alguém pode dar uma dica?

    ABATANGERINA
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    up!!

    ABATANGERINA
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    pô pessoal, ajuda aí!

    ABATANGERINA
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    ninguém?

    DANIEL_TUBES
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Procure por potencia e mesa da marca ciclotron... as vezes vc acha esse equipamentos usados e em bom estado... as caixas de som e que são mais caras . nao use caixa de falante que nao seja na potencia igual a da saida do amplificador..

    E isso ai.. o resto e usar a busca.

    fui.,

    Daniel Venticinco
    www.geocities.com/manoelpower

    Schenker
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    uma mesinha Behringer com 2 cxs de 2 vias com falantes de 12" e corneta lhe satisfaz muito bem.

    tente comprar mesa amplificada, é mais prático.

    ABATANGERINA
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Schenker
    pô cara, a mesa eu já tenho da behringer (1204fx), q não é amplificada. qual amp (potência) é razoável e não muito caro (um lance honesto)? e falantes de q marca eu posso pegar pra tocar o q expliquei lá em cima?

    diamar
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    ligação de pa em paralelo e em série. alguem poderia me da uma luz mostrando como se faz isso? e outra coisa me explique como eu sei quando a minha potência appotek ak 4400 está trabalhando em 4 e 8 omhs. no momento ela trabalha só com 1 caixa contendo um falante de 12" wpu 450w acho que 8 omhs,
    um drive d-250x da seleniun, e um tweety st 300 em um canal da potência. a caixa de pa usa um divisor de frequencia passivo dentro dela, e esse equipamento uso para fazer voz e violão em ambientes relativamente pequenos juntamente com uma bateria eletronica da alesis sr16.

    ABATANGERINA
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    diamar
    pô cara, tb tenho uma potência appotek, mas a minha é ak2200 e tô querendo complementar com outra potência, mas tava querendo saber a opinião do pessoal. acho q o manual dela diz como ligar em séria e em paralelo. em relação a trabalhar com 4 ou 8 ohms, ACHO q tudo vai depender se o FALANTE é 4 ou 8 ohms, se for 4, trabalha com 4, se for 8 (a maioria) trabalha com 8, Se estiver errado, alguém me corrija por favor.

    a caixa de pa usa um divisor de frequencia passivo dentro dela
    tu q mandou colocar, ou ja veio com o divisor?

    conehc
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    ABATANGERINA
    Quanto vc quer gastar? porque potencia tem pra todo tipo de gosto, voce pode partir pras caixas amplificadas tambem, vai depender do seu dinheiro!

    A potencia tem que ser de marca? porque no mercado nacional de baixo custo temos ai a oneal muito barata, som razoavel, wattson ciclotron - um pouco mais cara, som mediano, tem as tip da ciclotron muito caras, mas com potencia de sobra.

    As caixas voce vai montar ou tem que comprar tudo?

    Na minha banda nós temos um equipamento bem honesto: mesa 8 canais da wattson (uma bosta, custa 180 reais), potencia oneal op100 (110w por canal, 300 reais), 2 retornos com um falante de 15 e um super tweeter com divisor de frequencias passivo (esses nao sei quanto custou). Isso numa sala que tem 16m2 toca dois violoes, voz e ajuda a tocar o baixo (uso em conjunto com um ampli de 60w da staner)

    ABATANGERINA
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    conehc
    vc já colocou guitarra com distorção, modulação neste equipo? como ficou?

    vc naum toca com PA no stúdio naum? só retorno?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    ABATANGERINA
    Ligar guitarra, ainda mais com efeitos numa mesa, vai "ferrar" o som. Para isso use um amp de guitarra mesmo, microfonado.
    Outra coisa são as caixas. Vc deve comprar ou fazer 4 caixas de 3 vias, com 8 ohms e ligá-las em paralelo no seu Appotek (não há necessidade de outra potência), assim terás 4ohms e portanto aproveita-se toda a potência do power.
    Abç

    ABATANGERINA
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    ok. entendi. e em relação a violão (com efeitos leves/médios direto) têm problema ligar direto na mesa?
    Para isso use um amp de guitarra mesmo, microfonado.
    neste caso, eu posso pegar um amp pequeno msm (baixa potência)?

    ABATANGERINA
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    esqueci... e teclado? eu posso colocar direto na mesa?

    conehc
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    ABATANGERINA
    guitarra nao. como é um pa simples ia embolar tudo e ninguem ia ouvir nada. No homestudio que toco so tem esses retornos, mas nem é preciso muita coisa porque o lugar é pequeno e tocamos com o som muito baixo. Do mesmo jeito esse equipamento não sai desse homestudio.

    neste caso, eu posso pegar um amp pequeno msm (baixa potência)?
    um meteoro space bassman (sim, aquele pra baixo) ou entao um stanner cute 60 ja se encaixam perfeitamente no que vc quer fazer.

    e em relação a violão (com efeitos leves/médios direto) têm problema ligar direto na mesa?
    lá no ensaio nós ligamos e não deu problema nenhum.

    e teclado? eu posso colocar direto na mesa?
    apesar de poder fazer isso, o certo pra teclado é ter pelo menos um cubo, toco com um tecladista que ensaia usando um daques meteoro thor de 30w (pra baixo tbm) e o som fica bem legal viu.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    ABATANGERINA
    Siga o que o conehc falou.
    Abç

    Schenker
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    ABATANGERINA

    pelo menos 300W. lembre-se que não é só potência, e sim qualidade. ter potencia sobrando lhe garante mais qualidade.

    cxs tem as Behringer mesmo, tem umas usadas por bom preço. tem as Snake tb, mas são bem mais caras. Leacs eu não confio muito.

    has4
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: has4
    · votar


    Talvez sirva como dicas para outros, e este tópico é interessante! E, eu, para não abrir outro tópico, já que tenho quase o mesmo objetivo, isto é, batalhar por uma aparelhagem para SOM em BARZINHOS = local fechado ou, digamos, semi-aberto - público reduzido (menos de 1000, 500 pessoas, sei lá, barzinhos com poucas pessoas! rsrs Afinal, não é para Palcos Grandes).


    SUGESTÃO: SUGIRO que a galera poste os respectivos SETs que possuem ou pretendam possuir para utilizá-lo em Barzinhos (mini-PAs). - Ahhhh... e por falar em sugestões, aqui, no FCC, não vi nenhum tópico específico sobre PAs ou pequenas aparelhagens para palcos pequenos (pelo ao menos eu não vi nem li nenhum tópico específico assim, aqui!).

    Bom, pessoal, sou leigo-liso-e-leso nesta área! Vamos lá:

    APARELHOS que dispomos para o propósito acima referido:

    1 suporte rack
    1 Mesa de som Mackie Mixer 1642-VLZ3 16 canais 8 direct 4 sub.
    1 Mesa behringer Ub 244 fx;
    1 Potência rsrsrs DBK 720 (o riso é pertinente! rsrs);
    1 Crossover rsrsrs 420C;


    Quanto à teclado, violão, guitarras - há cubos específicos (não precisarei ligar direto na mesa - mas precisarei de microfone para alguns cubos).

    Quanto à bateria acústica (queremos ACÚSTICA mesmo, e com no mínimo 5 microfones - já ocupará bastante canal em uma das mesas!).


    Bom, FALTA adquirir as caixas, potências, equalizador, crossover, etc, então, temos pensado nos seguintes SETs:




    DO RACK (estamos pensando nos seguintes):

    um DBL 6000 Ciclotron (OBS.: 6000 é modelo, a potência é bem inferior a isso aí! rsrs - ailás, sacanagem dos fabricantes da marca aí!)

    DBL 3000 Ciclotron

    EQUALIZADOR 31 bandas Behringer (analógico)

    Reverb – Alessis ou outro

    Crossover (decente) para dividir as vias;





    DAS CAIXAS (som pra frente = p/ público):
    Pensamos em um set para cada lado (esq / dir), assim (lembrando que será um grupo set assim, para cada lado do palco - lado esquerdo e direito):

    Médio agudo
    1 Cornetas
    1 Tweeters

    Médio grave
    1 alto falantes médio grave de 12".

    Grave
    1 alto-falantes grave 18"




    DOS RETORNOS (som para os músicos):
    Como há cubos (estes servirão de retorno para os respectivos músicos, e irão em linha para a mesa, através de microfones, n'alguns casos);

    Um retorno separado só para as Vozes.
    Um retorno para baterista.


    DÚVIDAS GERAIS: (ufaaa são tantas que nem sei expô-las, tampouco por onde começar).

    ENFIM, deixo aberto para opiniões, sugestões e outras, inclusive, sobre marcas de aparelhos, falantes, tweeters, etc. LEMBRANDO QUE, o mesmo que o colega ABATANGERINA, principalmente quando ele afirma: Quero um equipo "honesto", mas não muito caro. pode ser nacional.. E por falar no colega ABATANGERINA, espero que tenha solucionado e montado seu mini PA, e que retorne aqui para colocar todo o seu SET para gente conferir como está atualmente e o que pretende melhorar!

    É isso, galera (ufaaaaa rsrss). Quem será o primeiro a contribuir aqui? rsrs Obrigado!

    igor1704
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    aguardo respostas. tenho o mesmo entrave a ser recsolvido.

    Deco_ufrj
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    has4
    kra, falantes de 12" ja tem uma boa resposta de graves num sistema de PA...

    eu acho melhor duas caixas de 12" (3 vias) no alto do que duas de 18" (3 vias) no chão... se for usar woofers de 18, use um sistema de 4 caixas... duas no alto (grave-agudo) e dois subwoofers no chão.... se for ficar carregando, 15" ja está otimo!

    os amplificadores com melhor custo beneficio q eu acho no mercado sao os behringers EP2500.... sao 450W rms de potencia por canal em 8ohms

    eu recomendo os falantes, drivers e tweeter selenium, eu tenho duas caixas com eles e acho o som excelente! inclusive os drivers de titanum da selenium sao exportados e vários DJ's americanos substituem seus drivers de marcas famosas (JBL, Bose) por eles..


    os equalizers behringer ja tem uma saida mono para subwoofer, q eu acho uma mão na roda... e nao são caros...

    has4
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: has4
    · votar


    Deco_ufrj

    Gostei das suas dicas.

    Poxa, gostaria muito mesmo que aqui, no FCC, tivesse um tópico onde as pessoas participassem postando fotos de seus SETs de PAs (especialmente os pequenos para bares e locais fechados, ou digamos, semi-abertos).[u/]

    Fotos e/ou vídeos seriam interessantes, pois assim, [u]teríamos uma idéia de como são e de como funcionam.


    Talvez este mesmo tópico servisse para o propósito da sugestão acima citada!

    Curti abessa o vídeo aí e as comparações com os driveres, após a troca dos de titânio da selenium, demonstradas pelo DJ! Video interessante mesmo!

    Obrigado.

    has4
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: has4
    · votar


    No$$$$aaaaaa... q legal!!!!!! (ma$ não pa$$a di$$o) rsrs


    Um par de Mackie SR1530z 3-Way Active Loudspeaker (3 vias ativo)
    http://www.mackie.com/products/sr1530z/


    Um par de Mackie SWA1501 (sub-grave ativo)
    http://www.mackie.com/products/swa1801z/

    Melhor cair na real! rsrs

    Emobra seja para sonorização e execução de som mecânico, não tendo sido montado para um show em barzinho com musicos ao vivo, e, embora não seja o mesmo set up acima, vale a pena ver este vídeo:

    http://www.youtube.com/watch?v=yigfqctgrDk&feature=related

    ou este:

    http://www.youtube.com/watch?v=OiNLRSEik_k&feature=related

    has4
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Caros contribuintes e conhecedores, habilitem-se com suas experiências! Join us!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sistema PA pequeno 300rms- qual melhor amp (cabeçote) e falantes?