Pode me ajudar com a troca de válvulas?

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# jul/09
· votar

nichendrix
Valeu cara!!

erico.ascencao
Veterano
# jul/09
· votar

Um texto interessante que achei sobre bias:

Bias em inglês quer dizer polarização. Vamos utilizar sempre o termo em inglês, por uma questão de aceitação global. É algo bastante complexo para ser discutido aqui, mas tentaremos explicar. Uma válvula deve trabalhar numa região linear própria dela. Isto quer dizer que a forma de onda que é amplificada deve ter seu formato o mais fiel possível à forma de onda original (guitarra, no nosso caso). Para que isso aconteça uma tensão deve ser aplicada à grade da válvula de forma que esta tensão seja negativa em relação ao catodo. Essa tensão faz com que se desloque a forma de onde para cima e para baixo de maneira que, com determinado valor, ela ficará numa região onde tanto a parte de cima da forma de onda quanto a parte de baixo, ficarão dentro da faixa de atuação da válvula. Isso garante que não haverá distorção por achatamento em baixos volumes e mais: garante o sinal amplificado da guitarra poderá ser ouvido nos alto-falantes. Essa tensão de controle acaba interferindo na corrente da placa da válvula e este valor não pode exceder certos limites, sob pena de "queimá-la". Esse ajuste deve ser efetuado com osciloscópio e algumas regras devem ser respeitadas para que a corrente de placa não exceda o valor de segurança estabelecido pelo modelo da válvula. Na Tubeamps, assim como na maioria das fábricas de amplificadores valvulados, a corrente de placa é fixada em 60% do valor máximo admitido pela válvula, existindo uma tolerância bastante segura e, portanto, esse ajuste não é tão crítico quanto apregoam alguns técnicos. Na verdade só precisa ser efetuado quando se troca o tipo de válvula. Quando se troca as válvulas sempre pelo mesmo modelo indicado pelo fabricante esse ajuste é, empíricamente, desnecessário. Se você trocar as válvulas de potência de seu amplificador e uma ou mais delas avermelhar demais, não existe ajuste de bias que dê resultado sem tirar o amplificador da faixa linear: ela ou elas estão com defeito e deverão ser trocadas.

Fonte: FAQ Tubeamps

kosmiktubes
Veterano
# jul/09
· votar

Desculpe puxar a sardinha pro meu lado, mas talvez isto seja útil: http://izzychili.com.br/enciclopedia/BIAS

Um abraço.

NFA_METAL
Veterano
# jun/13
· votar

estou aki com um laney lv300 twin com uma valvula 12ax7 no pré.. ele ta com um chiado meio chato e vo troca a valvula e o jack de entrada pra ver ser resolve...

umas duvidas:
qual a marca da valvula que a laney usa nesse amp?
posso usar o msm modelo de valvula... mas de otra marca?
as valvulas sao soldadas ou tem soquetes de assentamento? caso seja soquete, eh encaixe ou rosca?
por ser somente uma valvula no pre amp (q n vai ter corrente e tensao alterada por nenhuma outra valvula) tem q regular bias? se tiver como que faz?

por favor somente respondam, resposta do tipo "nao faça isso por x e z " eu descarto.... jo me ajudem por obséquio ..

juanlmendes
Membro
# jun/13
· votar

NFA_METAL
procure no forum valvulados.com la eles tem varios topicos sobre isso

NFA_METAL
Veterano
# jun/13
· votar

ja retirei a valvula.. e nela nao tem nenhuma logomarca...

juanlmendes
Membro
# jun/13
· votar

NFA_METAL
tinha esqucido de falar mas da pra por valvula de outra marca mas tem ser do mesmo tipo

brunowebguitar
Veterano
# jun/13
· votar

NFA_METAL
Bom, vamos lá.
A marca da válvula eu não consegui encontrar em nenhum lugar, mas como ele é feito na China, eu apostaria em alguma válvula chinesa genérica, que vários amps usam. Você pode descobrir a marca se retirar a válvula e ver o que está escrito nela.

Você pode sim usar válvulas de outras marcas, desde que elas tenham as mesmas especificações da original.

Ela é presa por um soquete de encaixe, com 9 furos correspondentes aos 9 pinos da válvula. Não tem como colocar errado.

Provavelmente não tem que mexer em bias nenhum, nem sei se esse amp tem essa regulagem!! Mas se tiver, ai recomendo um técnico. Não é algo tão simples de se fazer em casa, e corre o risco de ferrar seu amp!!

Matec
Membro
# jun/13
· votar

NFA_METAL
No manual eles não indicam a marcada válvula.
Pode usar outras marcas
As melhores 12ax7 hoje no comércio são as JJ (Tesla), Sovtec, ElectroHarmonix, por exemplo.
Não tem que regular Bias.
Só uma dúvida...
Vc testou o aparelho e sabe que o problema é a válvula ou vai trocar no chute,
Válvulas são caras.

NFA_METAL
Veterano
# jun/13
· votar

vou trocar pq to com um probleminha com ruido.... to olhando tudo ate guitarra...

sobre a valvula... vo colocar uma nova pq o amp ja nao eh mto novo ( so os falantes q sao novos e sao os seventh 80 da celestion... ) e vo ficar com ele por um bom tempo....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Pode me ajudar com a troca de válvulas?