Pode me ajudar com a troca de válvulas?

Autor Mensagem
braddock
Veterano
# nov/07


Ontem fui dar uma olhada no ampli (peavey JSX HEAD 4 EL34(ano 2005) JJ e 3 12AX7) e percebi que uma válvula do power estava apagada. O som do ampli está normal sem nenhuma alteração.

Após ler alguns tópicos li sobre um possível mal contato ou oxidação no soquete da válvula, aí abri a grade do cabeçote e fixei a válvula. Na hora acendeu. Olhando no escuro percebi que uma das outras válvulas tem menos luz do que as outras. Bom, aí li outros tópicos aqui no forum e percebi que a troca de válvulas é anual ou semestral (depende do uso), ou seja, como estou há 1 ano com o ampli então preciso trocar o quarteto de valvulas de power EL34 e as 3 de pre. Após alguns tópicos descobri algumas lojas na santa ifigenia que vendem. Como hoje é feriado não pude ligar ainda.

Bem, como é um ampli caro e é nunca mexi com ampli valvulado, não gostaria de correr nenhum risco de estraga-lo, então gostaria de confirmar o que entendi aqui no forum.

- A troca de válvulas de power e pré pode ser feita anual ou semestral.
- Se a luz da válvula estiver fraca indica que a válvula está fraca e está na hora de trocar.
- Se o som do ampli estiver fraco ou sem definição é hora de trocar as valvulas.
- A troca de valvulas de power só é feita em pares casados ou quarteto casado.
- Comprando na loja o quarteto não é preciso de nenhum aparelho para verificar se realmente o quarteto está correto.
- Se meu amplificador já tem valvulas EL34 não precisa ajuste de bias para colocar novo quarteto EL34.
- A troca de válvulas de pré não precisa de ajuste de bias.
- O partido do lula é o PSDB.

Bem, seguindo essas premissas eu concluo que qualquer um pode trocar as valvulas desde que não tenha troca de modelo (6l6 para el34) para ajuste de bias.


Então, posso troca-las com toda a confiança, ou alguma premissa referente ao assunto do tópico é falsa?

valeu

braddock
Veterano
# nov/07
· votar


esqueci de perguntar uma coisa, Por que as válvulas de pré tem uma capa de aluminio ? é simples retira-la?

goiano
Veterano
# nov/07
· votar


- A troca de válvulas de power e pré pode ser feita anual ou semestral.
Depende de quantas horas você usa o amp por dia, quantas vezes por semana.
- Se a luz da válvula estiver fraca indica que a válvula está fraca e está na hora de trocar.
- Se o som do ampli estiver fraco ou sem definição é hora de trocar as valvulas.

Isso pode ser um indicativo para a troca de válvulas
- A troca de valvulas de power só é feita em pares casados ou quarteto casado.
Se o seu amp for de 4 válvulas de power então compre o quarteto casado.
- Comprando na loja o quarteto não é preciso de nenhum aparelho para verificar se realmente o quarteto está correto.
Isso depende da honestidade do vendedor
- Se meu amplificador já tem valvulas EL34 não precisa ajuste de bias para colocar novo quarteto EL34.
- A troca de válvulas de pré não precisa de ajuste de bias.

Não tenho conhecimento técnico suficiente para responder essa pergunta
- O partido do lula é o PSDB.
Você quiz dizer MULA?!

goiano
Veterano
# nov/07
· votar


Hehe, esqueci de responder:

As capas de alumínio das válvulas de pré são só para proteção mecânica e eletromagnética, são fáceis de retirar.

As válvulas de pré normalmente tem uma durabilidade maior que as de power em virtude da potência dissipada.

kelson
Veterano
# nov/07
· votar


goiano
As capas de alumínio das válvulas de pré são só para proteção mecânica e eletromagnética, são fáceis de retirar.
apenas filtragem RF formando uma gaiola de faraday, e pode-se dizer proteção mecânica em certos casos, alem de deixar a valvula presinha no soquete por causa da mola interna.

- Se meu amplificador já tem valvulas EL34 não precisa ajuste de bias para colocar novo quarteto EL34.
sempre é necessário o ajuste de bias, a não ser que compre a valvula já casada e testada do fabricante com as specs na medida do teu amp, dai é só plug & play.
- Se o som do ampli estiver fraco ou sem definição é hora de trocar as valvulas.
não necessariamente, pode ser mal contato nos soquetes, normalmente valvula ruim satura muito rápido e a resposta sonora é fraca.

- Se a luz da válvula estiver fraca indica que a válvula está fraca e está na hora de trocar.
tbm não, pode ser mal contato no soquete, flutuação da rede.
a valvula vai produzir a luz amarela/vermelha do filamento, e algumas a luz azul, a incidência dessa segunda forte ou fraca nao tem nada ah ver com desgaste. a do filamento uma hora vai parar, é uma lampada incadecente, uma hora ele se rompe ou queima.

- A troca de válvulas de power e pré pode ser feita anual ou semestral.
não esquenta, em regimes de uso normal, vc pode tocar com seu amp em uns 6 anos e nem por isso precisar trocar.

Schenker
Veterano
# nov/07
· votar


só mais um pequeno adendo . . .

não necessariamente vc precisa trocar as de pré quando troca as de power, o desgaste de uma é bem diferente da outra. já vi valvulas de pré com 12 anos de idade funcionado a contento (e o oposto tb).

kelson
Veterano
# nov/07
· votar


Schenker
aeeahoh tenho umas de 30 anos ki são uma doçura e ooutras ki só reclamam aeoheaho

Hendrix_ssa
Veterano
# nov/07
· votar


vo comprar um amp usado hibrido com uma valvula so, como saberei se a valvula esta na hora de trocar ou não?
por ter uma valvula so ele dura mais tempo?
o amp hibrido funciona se a unica valvula?

kelson
Veterano
# nov/07
· votar


Hendrix_ssa
nem eskenta com isso, se seu som tiver amp ruim nao vai ser culpa da valvula.

lemingue
Veterano
# dez/07
· votar


Estou com um Laney VH100R.

Sei que as EL34B-STR TADs do power que vem com ele não são lá grande coisa. Ficarei com elas por um tempo enquanto me acostumo com o ampli.

Mas e as válvulas de pré (12AX7 - ECC83 TAD)?

A troca por válvulas de outra marca da mesma especificação melhorará o som? (timbre, ruído)

E se for com outras especificações? Alguém já tentou?

Ele tem vávlulas de pré separadas para cada canal. Seria possível dois tipos de válvula? (para timbres "diferentes").

Gostei do timbre do ampli, mas sei que dá para melhorá-lo.

Valeus!!!

Zeraus
Veterano
# dez/07
· votar


lemingue
Sei que as EL34B-STR TADs do power que vem com ele não são lá grande coisa. Mas e as válvulas de pré (12AX7 - ECC83 TAD

Que eu saiba, as valvulas TAD são bem selecionadas...

A troca por válvulas de outra marca da mesma especificação melhorará o som? (timbre, ruído)

O timbre será diferente conforme a marca usada. Melhor ou pior é algo subjetivo.

E se for com outras especificações? Alguém já tentou?

Não acho recomendável utilizar válvulas de ESPECIFICAÇÕES diferentes... o amp não foi projetado para elas.

Ele tem vávlulas de pré separadas para cada canal. Seria possível dois tipos de válvula? (para timbres "diferentes").

Acho que seria viável duas MARCAS diferentes, para ter os timbres diferentes. Colocar de outras especificações é contrariar o projeto.

lemingue
Veterano
# dez/07
· votar


Zeraus

Não acho recomendável utilizar válvulas de ESPECIFICAÇÕES diferentes...
Acho que seria viável duas MARCAS diferentes

... entendi. Valeu.

rsf
Veterano
# set/08 · Editado por: rsf
· votar


ressuscitando...

bom, continuando na trilha da minha aventura em busca de um timbre perfeito....acabei de encomendar as seguintes válvulas para o meu HRD....

3 válvulas JJ Tesla
1) ecc81
2) ecc832
3) ecc83s

2 Válvulas casadas
JJ tesla 6L6 GCs

pergunta...quando chegarem é só substituir as atuais pelas novas ou terei que mandar para um técnico fazer isso? ajustar bias etc....


editando para informação importante..
válvulas originais do HRD.
3 válvulas GT 12AX7
2 válvulas GT 6L6 B

wiskeria
Veterano
# set/08
· votar


- A troca de válvulas de power e pré pode ser feita anual ou semestral.
Não, elas duram pelo menos 2 anos...

- Se a luz da válvula estiver fraca indica que a válvula está fraca e está na hora de trocar.
Não, algumas valvulas brilam mais que outra, mas funcionam igual.

- Se o som do ampli estiver fraco ou sem definição é hora de trocar as valvulas.
Sim, pode ser valvula ou regulagem/revisão do amp

- A troca de valvulas de power só é feita em pares casados ou quarteto casado.
Preferencialmente sim.
- Comprando na loja o quarteto não é preciso de nenhum aparelho para verificar se realmente o quarteto está correto.
Se a compra foi feita em uma loja confiável pode acreditar.

- Se meu amplificador já tem valvulas EL34 não precisa ajuste de bias para colocar novo quarteto EL34.
O ideal é fazer o ajuste, pois se trocam valvulas normalmente após pelo menos uns 3 anos de uso, neste tempo é bom fazer revisão/regulagem

- A troca de válvulas de pré não precisa de ajuste de bias.
Não

rsf
Veterano
# set/08
· votar


wiskeria

Pô, wiskeria..
nada para o meu post?

wiskeria
Veterano
# set/08
· votar


rsf Seria bom fazer uma regulagem, mas se não tiver nenhum técnico experiente na sua cidade vc pode só trocá-las sem medo e usar...

rsf
Veterano
# set/08
· votar


wiskeria

valeu, wiskeria....
vou trocar o alto falante e as válvulas do meu ampli....
vamos ver o que vai dar....
se vc nunca mais ler um post meu por aqui é que algo deu errado..hehehehehe....

Bog
Veterano
# jul/09
· votar


Re-ressucitando....

Chegando a minha vez de pensar no assunto. Vi um monte sobre esse negócio de ajuste de bias, mas não entendi uma coisa: ele é necessário também se o meu amp tiver só UMA válvula no power? Porque falam em par casado e etc, mas não entendi direito se é preciso fazer isso mesmo com uma única válvula...

Alguém desenha prá eu?

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Bog
Re-ressucitando....

Chegando a minha vez de pensar no assunto. Vi um monte sobre esse negócio de ajuste de bias, mas não entendi uma coisa: ele é necessário também se o meu amp tiver só UMA válvula no power? Porque falam em par casado e etc, mas não entendi direito se é preciso fazer isso mesmo com uma única válvula...

Alguém desenha prá eu?


Cara, teoricamente precisa de ajuste de Bias sim, porque é o ajuste de bias que regula a voltagem que passa pela valvula e consequentemente a corrente da placa... mas isso é bem relativo, em outro tópico eu postei um artigo do dono da Mesa/Boogie explicando porque ele acha que ajuste de bias não deveria existir, já que existe o bia ideal de cada valvula e esse valor é fixo, e que por isso os Mesa não tem bias ajustável.

Bog
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix
Cara, teoricamente precisa de ajuste de Bias sim

Hmmmmm...

Não queria ter dores de cabeça com o meu Champzinho. Só de pensar em quanto custa um serviço desses aqui no Japão (se duvidar, sai por 1/3 do preço do próprio amp), me desanima. =(

Não tenho domínio sobre coisas elétricas ou eletrônicas, e não queria me arriscar a fazer alguma besteira.

E aí, alguma sugestão? =P

nichendrix
Veterano
# jul/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Bog
Não queria ter dores de cabeça com o meu Champzinho. Só de pensar em quanto custa um serviço desses aqui no Japão (se duvidar, sai por 1/3 do preço do próprio amp), me desanima. =(

Cara, eu acho que o Champ nem tem ajuste de bias, é algo que vc tem que ver primeiro, nem todo amp tem, por exemplo eu tinha um JTM-30 da Marshall que tinha Bias Fixo, os Mesa/Boogie, Carvin, BOgner e outras marcar também não nem ajuste de bias, só um switch seletor de valvulas que muda o bias automaticamente para o bias ideal daquele modelo de valvulas.

E aí, alguma sugestão? =P

Primeira providência é saber se o bias dele é ajustável ou não, se for fixo (o que eu acho que é), não tem o que fazer, só meter a valvula e ser feliz.

Aqui vai um artigo do Randall Smith, fundador e presidente da Mesa/Boogie, onde ele explica porque os Mesa/Boogie não tem ajuste de bias, apenas seletores para escolher entre várias opções de bias fixo.

http://www.mesaboogie.com/US/Smith/biasadjust.html

wiskeria
Veterano
# jul/09 · Editado por: wiskeria
· votar


valvulas de power duram cerca de 5 anos em média, com uso frequente...
Troca anual ou semestral deve ter sido dito por um vendedor de valvulas querendo te passar a perna... isso é lenda.
valvulas de pré então costumam durar 10 anos
Algumas valvulas brilham mais que outras, isso é normal...

Bog
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix

Uia, eu dei uma lida em alguns cantos googlados, e pelo que eu vi, realmente, neste caso específico não tem que se preocupar com ajustes, é plug and play (obviamente, sendo válvulas do mesmo tipo). Dá para ajustar, mas aparentemente, não é necessário. :)

Claro, vou ter que acreditar ou não meio que na cega, já que sou um completo ignorante nesses assuntos. Mas acho que não vai explodir tudo, pelo menos. =P

Valeu mesmo! :)

GUITARK2
Veterano
# jul/09
· votar


Já que tocaram neste assunto......no caso de um RACK DE PRÉ com 2 valvulas 12ax7 por canal (2 canais tem o rack)
pode simplemente trocar essas valvulas? tem alguma coisa de regular? e no caso de amplificador hibrido? pode trocar a valvula sem levar em tecnico?

Konrad
Veterano
# jul/09 · Editado por: Konrad
· votar


Bog

Resolveu minha dúvida também. Também precisava trocar as válvulas do meu Champ.....

Aqui diz que os primeiros Champ não tinham esse ajuste....

Artigo interessante: http://thetubestore.com/earfenam.html

erico.ascencao
Veterano
# jul/09
· votar


Perguntas de noob:

1) O que é bias? Qual a diferença entre bias fixo e regulável?

2) No que consiste a regulagem de bias?

Konrad
Veterano
# jul/09
· votar


erico.ascencao

Cara, acho que bias está relacionada com a voltagem que passa pela válvula, ou que lá é produzida, o que deve interferir no funcionamento do sistema, em relação a ganho e tal. Mesmo válvulas de mesma categoria 6v6's por exemplo têm diferenças nesse aspecto.

Bom, isso foi o que "aprendi" em leituras aleatórias na rede, provavelmente tem erros ou omissões; vamos esperar por alguém que tenha conhecimento real da coisa postar aqui, pois quero confirmar isso. Espero ter ajudado, nem que seja com um "up" não intencional....

Abç

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


GUITARK2

Cara, via de regra não existe ajuste de bias para valvulas de pre porque a voltagem que passa por elas é pequena, então não provoca grandes alterações na corrente que passa pela placa do circuito do amp.

erico.ascencao
1) O que é bias? Qual a diferença entre bias fixo e regulável?

Bias, por definição é uma pequena voltagem aplicada em um eletrodo (grid).

Antes de explicar o ajuste de bias, vc tem que entender que em um amp, duas coisas determinam o funcionamento correto da valvula, a voltagem e a corrente, em teoria as duas podem ser reguladas, mas é impossível medir a corrente em tempo real, então toda vez que vc tiver que medir a corrente, vc tem que interromper o circuito, já a voltagem pode ser medida tranquilamente em tempo real. Da mesma forma você não tem como medir exatamente a voltagem da placa, porque ela está dentro da valvula e se vc "abrir" para medir, tira o vacuo do tubo, inutilizando-a.

As duas se relacionam porque você aplica uma pequena corrente nos eletrodos das valvulas (control grid voltage ou voltagem de grade de controle), isso gera uma grande voltagem na placa das valvulas (plate voltage ou voltagem de placa), a potencia produzida pela valvula é obtida pela multiplicação da voltagem de placa pela corrente.

Essa variação entre voltagem de grade e placa vem do fato de que a voltagem interage com a corrente dentro da valvula, então uma pequena variação na voltagem aplicada à grade, gera uma variação exponencial e muito grande na voltagem de placa e é essa voltagem da placa da valvula que interage com a corrente e produz a potência da mesma.

Logo se você sabe a voltagem no control placa e a potência, teoricamente seria possível ajustar a corrente, já que a potência é a multiplicação da voltagem pela corrente.

Quanto ao bias fixo e ajustável, o lance é que toda valvula tem um ajuste de bias considerado padrão para gerar determinada potencia, esse valor não varia, portanto quem defende o bias fixo alega que se o valor não varia, não há a necessidade desse ajuste.

Ao produzir a valvula, em geral vc vai ter uma variação desses valores ideais, tipo vai existir valvulas que não estão dentro dos padrões e não existe uma maneira 100% garantida de produzir valvulas dentro das especificações. Por isso valvulas em geral são vendidas em pares e quartetos casados, que são valvulas que foram testadas e tem a mesma especificação, não apresentam discrepancias nas especificações delas, portanto funcionam com exatamente o mesmo valor.

A regulagem de bias existe, porque uma vez que há uma grande variação nas valvulas (no caso de pares não casados), então você pode alterar levemente esses valores para fazer essas valvulas gerarem a mesma potência e vc faz isso tentando equilibrar as diferenças entre as duas, porque aí uma vai ficar levemente sobrecarregada e a outa levemente sub-utilizada, e juntas produzem a mesma potencia.

Outro fator é que amps com um "ajuste errado" de bias, que forneça mais voltagem pra valvula e ponham elas pra trabalhar no limite de sua capacidade, em geral produzem uma sonoridade melhor que as valvulas ajustadas corretamente, o problema é que isso sobrecarrega o circuito do amp e vai esculhambando eles aos poucos até que ele finalmente fique inutilizado. Então vc tem um melhor timbre às custas da vida util do seu equipamento.

Mas nesse artigo do Randall Smith que postei acima, ele questiona que nenhum fabricante nem de amps, divulga o valor da voltagem de placa usado nos seus projetos, portanto é impossível pra alguém que não conhece exatamente o projeto do amp ajustar esse valor, já que não tem como descobrir ele sem conhecer o projeto do amp, na melhor das hipoteses alguém com grande conhecimento pode deduzir que ajuste de voltagem de grade é mais provavel de gerar a voltagem de placa necessáia pra tal potência, mas isso não é uma matemática (ele chega a chamar de charlatanismo oferecer serviços de ajuste de bias).

Outra alegação dele é que apesar de existir essa variância entre valvulas não casadas, usar amps dessa forma invariavelmente vai danificar o amp, pois vai sobrecarregar o sistema em todo ou em parte, porque vai utilizar uma voltagem de grade diferente do que a que ele foi projetado pra aguentar.

Então a pergunta dele é que se todo projeto e toda valvula tem um valor ideal, porque ajustar bias? Por isso ele defende o uso de valvulas testadas pares que sigam a risca as especificações, e por isso os Mesa/Boogie não tem ajuste de bias, porque foram projetados pra usar valvulas testadas dentro dos padrões de projetos da Mesa/Boogie (que depois levam um rebrand da marca). Tanto que ele afirma, que chega a rejeitar 30% das valvulas que eles compram, por não atenderem as especificações dos projetos dos amps da marca.

Quem está certo, provavelmente nós, leigos, nunca vamos saber, mas essas são as alegações dos dois lados, só alguém especializado pode realmente dizer quem está certo ou errado ou explicar porque não existe um consenço no assunto.

2) No que consiste a regulagem de bias?

É a regulagem da voltagem que enta na control grid da valvula, essa voltagem é pequena, mas dentro da valvula ela se multiplica (voltagem de placa) e interage com a corrente, produzindo a potencia do amp, se vc varia essa pequena voltagem de entada, provoca uma grande variação na voltagem de placa e consequentemente na potencia produzida pelas valvulas.

erico.ascencao
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix
Pra ver se eu entendi.

A regulagem de bias serve para que as válvulas "dividam o trabalho" de produzir potência. Esta regulagem é feita controlando o sinal de entrada em cada uma delas (a voltagem de grade), já que é este sinal que é amplificado pela válvula, gerando o sinal de saída (voltagem de placa), que por sua vez determina a potência. Assim, você pode regular de maneira que uma válvula trabalhe um pouquinho mais e outra um poquinho menos, de modo que todas "dividam o trabalho".

Então vc tem um melhor timbre às custas da vida util do seu equipamento.
Como guitarrista é ogro e suicida.... huahuauauhua!

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


erico.ascencao
A regulagem de bias serve para que as válvulas "dividam o trabalho" de produzir potência. Esta regulagem é feita controlando o sinal de entrada em cada uma delas (a voltagem de grade), já que é este sinal que é amplificado pela válvula, gerando o sinal de saída (voltagem de placa), que por sua vez determina a potência. Assim, você pode regular de maneira que uma válvula trabalhe um pouquinho mais e outra um poquinho menos, de modo que todas "dividam o trabalho".

Mais ou menos isso, mas isso não é a unica utilidade disso, o ajuste de bias é um só para o conjunto de valvulas por isso você não consegue ajustar individualmente cada uma das valvulas de um par não casado para trabalhar dentro de seu valor ideal. Para isso seria preciso um transformador individual para cada uma. Por isso ele é usado dessa forma, para dividir o trabalho de forma a gerar o mesmo resultado em valvulas que não tenham a mesma especificação, fazendo uma trabalhar mais e a outra menos e assim encontrar um ponto de equilíbrio que gere a potencia para qual o amp foi projetado.

Outra é que não é exclusivo de valvulas que funcionem me pares, trios, quartetos, sextetos, etc. É possível fazer com uma valvula só, já que se ela não atender as especificações do projeto, ela com certeza poderá requerer um ajuste de bias diferente do padrão para que a valvula funcione dentro das condições "ideais".

Além é claro de que como disse, vc pode "desregular" o bias para extrair uma sonoridade melhor da valvula, fornecendo menos voltagem para que ela distorça menos por funcionar abaixo da potencia ideal ou fornecendo mais voltagem para que ela distorça e comprima mais por funcionar no limite das suas capacidades, as vezes até acima dela.

O Clapton e o Hendrix eram conhecido por usar ajustes de bias alto pra tirar as distorções dele nos anos 60.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pode me ajudar com a troca de válvulas?