Autor |
Mensagem |
Kleber Blacklock Veterano |
# nov/07
Vamos lá: Estou praticamente adquirindo um Hartke Piggyback, gostei dele por vários motivos e, entre eles, possuir o tal do "loop" (send / return)... Acontece que aí surgiram algumas dúvidas:
1 - Disse o cidadão responsável por responder dúvidas de uma empresa conceituada de amplificadores que o "loop" serve para efeitos tipo modulação, não serve para ligar a distorção. Se eu for usar distorção, terei que ligar no input... Até aí tudo jóia, porém perguntei a ele no caso de eu possuir uma pedaleira, em algumas músicas eu usaria o drive do ampli, já em outras usaria a distorção da pedaleira, sendo assim eu teria que ligar a pedaleira no input mesmo usando os outros efeitos dela? Ele respondeu-me que isso seria impossível, efeitos de modulação só em loop, aí eu teria que optar apenas pela distorção do ampli, já se eu fosse utilizar o drive da pedaleira, teria que optar pelo drive no input e esquecer das modulações... Ele está correto? Quer dizer que de forma alguma posso usar as malditas modulações no input? Perdi a pedaleira?
2 - Sempre usei amplificadores sem o "loop", ou seja, tudo "inputado" no input... No caso de um ampli que possua o tal do "loop", o input dele seria diferente de um input de qualquer outro ampli que não possua o tal do "loop"? Pergunto isso pois, se o input for exatamente igual, não vejo o porque de não poder ligar modulações no input e não no "loop" (até concordo que possa haver uma piora na qualidade das modulações ligando no input, porém acredito que não seja impossível usar essa alternativa no caso de uma pedaleira)...
Pessoal, sei que muitos dirão: "Vai lá e testa, cabeçudo", porém irei efetuar uma compra via net, ou seja, não poderei testar, conto com o auxílio de vocês... Valeu!!!
|
Bog Veterano
|
# nov/07
· votar
Kleber Blacklock
Você PODE ligar modulações no input. O ponto fundamental é que colocar antes da distorção soa bem diferente de depois. Por exemplo, o jeito "certo" de usar um delay é pegar o sinal distorcido e fazer as cópias dele, e não pegar as cópias e distorcer.
Pode funcionar? Sim, pode. Mas soa diferente.
O mesmo vale para colocar a distorção da pedaleira no loop: você por exemplo não tem como dar um boost, já que o sinal que sai da pedaleria não vai para o preamp - o sinal que FOI para a pedaleira é o que saiu do preamp.
Se você já ligava a pedaleira no input de outros amps, sabe como ela vai se comportar ligando no input do amp novo. Não tem nada de diferente no input do amp com loop. Mas tente colocar um chorus da vida no loop e você vai entender a diferença na hora.
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# nov/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar
"Vai lá e testa, cabeçudo" (2)
Bom, talvez voce tenha entendido mal a explicação do cara.
O grande problema, é que modulações antes de "drives" não ficam legais.
Por exemplo, é dificilimo regular e controlar um delay, antes de um drive (seja do pedal, ou do amplificador).
Por este motivo existe o loop, que coloca o pedal do delay depois da pré amplificacao do ampli, ou seja, depois do drive caso voce esteja usando um canal de drive no teu ampli, e ai o efeito fica mais domavel.
Com relacao a pedaleira, voce tem varias opcoes, uma delas é liga-la sim no loop do ampli. Com isto, voce pula o pre do teu amplificador, e usa somente o power e os falantes.
Ou seja, toda a caracteristica de pre, quem vai fornecer é a tua pedaleira, e o controle de equalizacao tambem (graves,medios,agudos).
Mas pra isto, voce liga tua guitarra no input da pedaleira, e liga tua pedaleira no return (ou send, nunca lembro), do teu amplificador e já era, é ela quem vai fazer o trabalho.
Outra possibilidade com a pedaleira, é voce liga-la no input do teu amplificador. A unica ressalva ai, seria não utilizar drive do amplificador, e sim drive dos patchs dela, pq ai entra a questão que eu disse lá em cima, voce vai estar usando delay da pedaleira antes do drive do amplificador e ai fica dificil de controlar.
Outra possibilidade, é voce usar o 4 cable method, que algumas pedaleiras oferecem, por exemplo a gt-8. Com este metodo, a pedaleira terá total controle do teu amplificador, tanto do pre (volume, ganho e equalizacao), quanto do loop. E por ela voce controlará tudo (toda a pedaleira, e todo o amplificador)
Ainda com pedaleiras, voce pode liga-la no send/return do teu ampli, contanto que voce desligue a seção de pre amplificacao dela (deixe-a em bypass), com isto, o pré será o do teu amplificador (tua guitarra estara espetada no input do ampli, e não na pedaleira nesta situacao), e voce usara a pedaleira, apenas pros recursos de efeitos de modulacao. E assim fica bastante legal para quem tem um bom amplificador.
Outra possibilidade com pedais e não pedaleiras, por exemplo, voce pode usar um delay no input do teu ampli, contanto que o drive venha de um pedal tambem, e que este pedal esteja ANTES do delay.
É exatamente assim que uso, no meu board tenho : drive fraco, drive forte, chorus, delay. No meu ampli uso apenas o canal clean, e meus drives vem dos dois pedais, tudo ligado no input do meu ampli,ai rola legal.
Mas se eu deixar meu delay ligado, e tentar usar o canal de drive do amplificadr, ai já fica ruim pra mim, e neste caso, eu ligaria o delay no loop e não no input.
|
# nov/07
· votar
Bog JoeCruzGuitar Valeu pelas explicações... Resumindo: poderia muito bem usar a pedaleira no input, porém cancelando o drive do ampli... Entendi certo? Valeu!!!
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# nov/07
· votar
isto, use-a no canal clean do teu ampli, e use toda a parte de drives dela.
|
Bog Veterano
|
# nov/07
· votar
Kleber Blacklock
Ponto fundamental: qual é a tua pedaleira?
Se ela tiver simulações muito boas, você pode não usar o preamp do amp, só o power. Liga a pedaleira direto no return, e deixa o send sem usar mesmo. O problema óbvio é que você não vai estar usando inteiramente o amp que acabou de comprar, heehhe.
Se a pedaleira não for das melhores, vale mais a pena usar a distorção do próprio amp, não é?
|
# nov/07
· votar
Bog Tenho uma RP-80 da Digitech e um simulador de timbres (e drives) do Brian May. Costumo usar a RP-80 para coisas mais pauleiras e o Brian May para hard rock ou um heavy não tão pesado...
|
LipeGuitarrero Veterano |
# nov/10 · Editado por: LipeGuitarrero
· votar
Vou usar o tópico para tirar uma duvida, bom vou comprar um laney lv100 e uma boss me-70, porém nao vou usar o drive do amplificador, só da pedaleira mesmo, todos os efeitos vao ser da pedaleira. Ligar a pedaleira no input como o pessoal de cima disse vai ficar bom né?
Edit: Não vi a data ¬¬
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# nov/10
· votar
LipeGuitarrero Se usar as distorções da pedaleira, não. O Loop é projetado para se usar APENAS modulações e delays... Se vc for usar as distorções de sua pedaleira, ligue-a no input, programando-a adequadamente. Abç
|
Bog Veterano
|
# nov/10
· votar
LipeGuitarrero Mauricio Luiz Bertola
Vou quase discordar do Bertola. O ponto não é que o loop não foi projetado para receber distorções, e sim que o lugar 'certo' para as distorções é antes do preamp. Claro, o loop vem depois do preamp, então até vale o que o Bertola disse... exceto quando a pessoa NÃO usa o preamp do amp, e sim as simulações da própria pedaleira (a ME-70 tem). Se eles são melhores que os do amp é ooooutra história.
LipeGuitarrero
Mas se você vai usar a coloração do amp e não quer saber das simulações de preamp da pedaleira (deixando o módulo Preamp em Off ou em Eq, e usando as distorções do módulo OD/DS), OU se encontrar uma coloração que te agrade misturando algo do módulo Preamp com o preamp do próprio amp (credo, que cacofonia!), não deve ter grandes problemas, desde que o amp fique limpo ou quase limpo. Claro, vale sempre a pena experimentar e testar as opções para ver o que TE agrada mais.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# nov/10
· votar
Bog O ponto não é que o loop não foi projetado para receber distorções, e sim que o lugar 'certo' para as distorções é antes do preamp. Sim, vc está correto. Me expressei mal. Abç
|
# nov/10
· votar
Vlw Gente e desculpe por desenterrar o tópico. Vou usala no input mesmo então. Deixar o amp em flat e equalizar legal a pedaleira.
|
wiskeria Veterano |
# nov/10
· votar
loop = efeitos tipo reverb, delay, chorus, etc... Imput = drives Vc só precisa saber isso! Quando os efeitos são bem dosados e o amp não tem loop vai no imput. Veja bem, grandes timbres do rock foram feitos sem loop e sem frescuras "anos 50, 60 e 70", quanto mais efeitos e drives vc misturar ao amp mais ele vai soar sintetizado "som de teclado".
|
guitarg3 Veterano |
# nov/10
· votar
up pra ler dps =)
|
# nov/10
· votar
wiskeria
Mais ai é que ta. Quando se tem pedais separados é tranquilo o loop, pois pode usar a distorção no input e modulações no loop. E quando se tem uma pedaleira só pra usar tudo? o que faz? Loop ou Input?
|
wiskeria Veterano |
# nov/10
· votar
dae vc experimenta tuas opçòes e faz o que achar melhor...
|
Floyd N Roses Veterano |
# nov/10
· votar
LipeGuitarrero E quando se tem uma pedaleira só pra usar tudo? o que faz? Loop ou Input? Você quis dizer se você SÓ FOR USAR A PEDALEIRA ['dispensando' o preamp do amp]...certo??!!! o.ô
GERALMENTE...nesse caso vc liga assim:
Guitarra -> Input da Pedaleira | Output da Pedaleira -> RETURN do Amp
Dai...assim...vc liga a pedaleira DIRETO no power do amp [sem passar pelo pré]!!! ;D
Mas como o nosso amigo wiskeria falow...experimentar não custa nada!!! :P ...rsrsrss
...o/
|
# nov/10 · Editado por: LipeGuitarrero
· votar
Então é assim, vou usar a pedaleira para todos os efeitos (distorções, modulaçoes etc) Será que se deixar o amp em flat e regular com a pedaleira os efeitos e liga-la no input fica bom? o loop é só para modulações né, ja que nao vou utilizar o drive do amp só os da pedaleira axo que ficaria ruim no loop certo? ou estou enganado?
|
Floyd N Roses Veterano |
# nov/10
· votar
LipeGuitarrero Não...mas se vc não vai usar NADA do amp [digo...do preamp]...e seu amp tem 'send' e 'return'...não tem nem PORQUE vc ligar a pedaleira no input do amp [a não ser que vc QUEIRA...claro]!!! E otra...vc não precisa NECESSARIAMENTE ligar a pedaleira 'em loop'. É só vc ligar a sua gutiarra na pedaleira e a saida da pedaleira direto no RETURN do amp [deixando o 'input' e o 'send' do amp de lado]!!! ;D
Qualqué coisa...tamo aí!!! Abração!!! o/
|
# nov/10
· votar
Floyd N Roses
Entendi, agora se eu for usar a equalizacao do amp pra complementar a da pedaleira eu ligo no input mesmo certo?
|
Floyd N Roses Veterano |
# nov/10
· votar
LipeGuitarrero ZATAMENTE!!! ;DDD ... o/
|
# nov/10
· votar
Vlw obrigado
|