Unidade de reverber valvulado

    Autor Mensagem
    Decião
    Veterano
    # out/07


    Estou montando um valvulado com base em esquemas Giannini e pretendo dicas sobre aquele transformador de reverber logo após a 2da 12ax7. Dá para montar em casa ? É caro, acha pra comprar ? ainda ? Aquilo tem uma mola dentro, é isso ? E na unidade de vibrato, uma neon com LDR, pode ser qq neon e ldr ou é crítico. Calculo e enrolo EM CASA transformadores de força e saida p/ valvulados, porque os preços são abusivos qdo se acha quem conhece. Transformador de alimentação é o maior boi, bico. Onde acho um sucato Giannini a preço de banana ?

    wiskeria
    Veterano
    # out/07
    · votar


    primeiro vc precisa comprar um tanque de reverb novo, sem isso nada vai adiantar... custa mais ou menos 100 reais o tanque de molas accutronics novo.
    O transformador de reverb até que é simples de se achar no mercado livre por uns 50 reais em média, dizem que ele é meio chato de fazer poque usa fios muito finos.
    Sucatão Giannini a preço de banada é loteria, só com sorte e bastante procura...

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Decião
    Buenas!O trafo do reverber é de 12KOhms no primário e 8 Ohms no secundário.O Hélcio da Valvestate tem pra vender.O tanque Accutronics também.A neon é uma NE-2, tipo comum.O LDR é que é crítico, porém qualquer tipo que dê mais de 22KOhms no escuro, tá de bom tamanho.Um abraço!

    Decião
    Veterano
    # out/07
    · votar


    para wiskeria e carlos adolphs.

    Muuuuuuuuuuito obrigado pelas dicas.

    Vou fazer testes por curiosidade utilizando nos estagios dos valvulados aquele projeto da telefunken / phillips stereo spatial à base de CIs.
    Tenho duas unidades que a telefunken vendeu logo antes de entrar tvs com som stereo no mercado. Uma delas depenei e peguei só a placa do spatial. Como a alimentação é 12v baixa corrente vou ver se consigo uma derivação da fonte alta ou retificar na de filamentos.
    Avisarei do resultado de meus testes.
    Grato. Abraços.

    Decião
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Isto é, se o conceito de spatial é o mesmo que reverber. que eu saiba reverber é eco, como tem numa catedral ou num canyon. spatial penso ser o mesmo efeito, só que vou ter um canal só, não preciso stereo para um canal só de violão elétrico.

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/07 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    Decião
    Não, creio que vc está equivocado.O Spatial acontece se seu sistema opera em estéreo, algo como o dolby surround, dá uma sensação de ambiência.Quando vc usa em mono, ele gera um segundo canal que é o "pseudo-estéreo", que foi usado pela Telefunken, nos primórdios de TV estéreo.Esse circuito, em particular, é bastante útil, pois tem chaveamento por CI, das entradas e efeito spatial, pré com controles de volume e tonalidade por voltagem no CI( os potenciômetros não entram na cadeia de sinal, apenas regulam os VCAs e VCFs internos), se vc suprimir o power que acompanha, dá um excelente pré, que quando acionado o spatial, gera um som muito semelhante ao Roland JC.É bom para experiências, porém vc vai precisar um estágio de pré antes dele, para usar com guitarra.Um abraço!

    FirebirdVII
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Boa sorte! Quando coneguir posta umas fotos, também estou louco pra fazer/comprar um!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Unidade de reverber valvulado