Help! True Reverber I 1967 (Macaco velho e outros!)

Autor Mensagem
Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# jul/05


Olá povo do Fórum, comprei recentemente um True Reverber I de 1967 (era combo mas foi transformado pra cabeçote) em um estado muito bom de conservação, veio até com a calha de reverb da reverplay. Bom, o problema é o seguinte, Comprei um par de 6l6 JJ novinhas pra colocar nele, ajustei o Bias certinho pra elas, instalei chave de stand by, troquei todos os eletrolíticos, tudo como manda o figurino, mas quando eu ligo ele sai som quando aumento o volume, mas o som sai muuuito baixo e quanto mais aumento o volume mais distorcido ele fica, ele no máximo de volume não consegue dar um vigésimo da pressão sonora que um tremendão II que está aqui em casa dá quando com o volume lá pelo 5, já testei as voltagens nas válvulas e está tudo dentro do normal, o que poderá ser? algum resistor? capacitor de acoplamento? Ah, mais uma coisa, quando eu coloco o volume no máximo uma das válvulas dá uma ligeira avermelhada nas placas. Creio que não pode ser nada relacionado às válvulas de pré pq tenho dezenas de 12ax7 e 12at7 por aqui e já testei com várias.
Abraços
Marcos

gauchito
Veterano
# jul/05
· votar


Marcos Andersen Saraiva
de uma revisada nos potenciometros...pegue um esquema e olhe os valores...talvez algum esteja errado...


uma das válvulas dá uma ligeira avermelhada nas placas
ela passa de laranja claro para vermelho?????

isso se deve ao fato do bias não estar perfeitamente regulado...talvez, seja necessario refazer os seus calculos....quando ver, o problema todo esta no bias..use essa formula para realizar o biasing:

(Fs*P)/B+

Fs=Fator de segurança...pode tascar 0,7(70%)que as valvulas da JJ são boas...aguentam legal...
P=potencia que a valvula dissipa na placa (ver no datasheet da valvula)
B+=o nome jah diz

baruch_kata
Veterano
# jul/05
· votar


gauchito
Essa fórmula (louca) dá o resultado em quê? volts???

baruch_kata
Veterano
# jul/05
· votar


Marcos Andersen Saraiva
Achava bom mesmo revisar os resitores e capacitores, e principalmente os trafos!

gauchito
Veterano
# jul/05 · Editado por: gauchito
· votar


baruch_kata
amperes...

cara, não tenho como confirmar a procedencia dessa formula, pois ela surgiu aki no forum...maz, tenho como conhecimento empirico, vindo do bofh, cacildo poncio e compania que 37 ou 38 miliamperes eh uma corrente joia para as el34 no power de um jcm 800...bom, vamos a formula:

fs=0,7; p=25; b+=450 --> 0,038A = 38mA

gauchito
Veterano
# jul/05
· votar


baruch_kata
seria bom se todos realmente procurasse os fundamentos teoricos das coisas postadas aqui antes de criticar...

gauchito
Veterano
# jul/05
· votar


a formula e louca mas da certo...:D

baruch_kata
Veterano
# jul/05
· votar


gauchito
é... deve ter fundamento, mas não lembrava de ter visto dessa maneira, pois cada válvula tem características muito diferentes. 30mA pode ser bom para uma e ruim para outra, ou até na mesma válvula, mas com usos diferentes. Vc me entende. Acho melhor dar sempre uma conferida naqueles mini-esquemas do Frank...
http://www.mif.pg.gda.pl/homepages/frank/short/001/e/EL84.gif
http://www.mif.pg.gda.pl/homepages/frank/short/001/e/EL34.gif

AugustoPedrone
Veterano
# jul/05
· votar


Veja se o transformador está bom...parece q está ferrado....

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# jul/05
· votar


Será o trafo? vou dar uma conferida e testar o do tremendão no lugar, mas antes vou dar uma olhada nos resistores e capacitores... Dei uma olhada no bias e ele tava excedendo um pouquinho o normal mesmo, reajustei, não tá mais avermelhando (na verdade não tava avermelhando, taval "alaranjando") , mas o bicho continua falando baixo.
Valeu, aguardo mais sugestões e se tiver alguma novidade eu falo
abraços

AugustoPedrone
Veterano
# ago/05
· votar


basta medir seus enrolamentos com um multímetro....

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# ago/05
· votar


AugustoPedrone
ok, medirei amanhã e posto os resultados. abraço

baruch_kata
Veterano
# ago/05
· votar


AugustoPedrone
basta medir seus enrolamentos com um multímetro....
Isso aí, eu também faço o seguinte, ligo o secundário do trafo de saída num aparelho de som normal no lugar do falante e meço o primário no multímetro, que vai indicar uns 100 Vac, depende do volume do som.

oldmonkey
Veterano
# ago/05
· votar


Marcos Andersen Saraiva
retire as valvulas do pre, deixe apenas a ultima (12at7), dessolde o fio do jack de entrada e solde um fio (mais comprido) num dos pontos de entrada dessa valvula, olhe no esquema acho que pode ser em cima do pot de intensidade de vibrato. assim tera apenas o sinal direto na unidade de potencia, concentre as observacoes nesta parte do circuito, depois que conseguir um som limpo e com medio volume nesta etapa ressolde ligando o restante do circuito.

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# ago/05
· votar


bom, tirei o trafo, tá tudo certo, isolação ok, uma merreca no secundário dos falantes e cerca de 50 ohms pra cada lado do tap central do primário, liguei no som como o Baruch falou e deu uma voltagem legal qdo botei o som no máximo com uma senoide de 2khz...
vou ressoldar o trafo e começar a conferir o resto...

AugustoPedrone
Veterano
# ago/05
· votar


Sua caixa está boa ? Quantos ohms mede ? Está usando os taps corretos do trafo ?

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# ago/05
· votar


AugustoPedrone
sim, 4 ohms no tap certinho, dois eminence...

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# ago/05
· votar


AugustoPedrone
sim, 4 ohms no tap certinho, dois eminence...

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# ago/05
· votar


AugustoPedrone
sim, 4 ohms no tap certinho, dois eminence...

AugustoPedrone
Veterano
# ago/05
· votar


ligue sua caixa em outro amplificador e ouça o som...Só para eliminar essa dúvida...

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# ago/05
· votar


Abri o trafo e constatei que tudo estava ok exceto o tap de 4 ohms que tava meio descascado na junção com a capa do trafo, isolei com fita isolante, recoloquei o trafo e o problema continua, voltei a estaca zero.

Injetei sinal com um injetor direto na inversora, deu um som limpo mas sem muito volume, injetando nas válvulas de pré, a primeira tá com ganho alto e distorcendo bastante o som (quando se aumenta o volume), a do recover do reverb que também faz parte do pré o som tem menos ganho um pouco.

Quer dizer, continuo não entendendo o que pode estar acontecendo...
o B0fh disse algo interessante, que talvez o ampli esteja oscilando em HF... bem, com um scope fica fácil ver isso mas eu não tenho... alguma idéia?
abraços
Marcos



AugustoPedrone
Já liguei vários falantes nele, tá tudo certinho com todos, essa dúvida já tá eliminada...

AugustoPedrone
Veterano
# ago/05
· votar


Solte o laço de realimentação se houver....ele sai do tap de 8 ohms geralmente e vai para a inversora ou uma etapa do pré.

Se vc tioru o trafo e inverteu sem querer os fios do primário ele oscila. Pode ser isso.

Solte esse fio da realimentação e veja se resolve. Se sim, basta inverter os fios do primário do trafo de saída.

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# ago/05
· votar


AugustoPedrone
Vou até experimentar a idéia se soltar o feedback, mas se ele foi invertido acidentalmente posso garantir que comigo não foi pois tomei notas das cores do primário do trafo e recoloquei tudo igualzinho estava antes.
Abraços
Marcos

b0fh
Veterano
# ago/05
· votar


hmmm não me liguei que teu amp é um TR... esse circuito de reverb tem mania de oscilar (pelo menos o meu era um inferno), tenta zerar o pot do reverb ou bypassar o circuito inteiro pro power amp pra ver se resolve.

oldmonkey
Veterano
# ago/05
· votar


Marcos Andersen Saraiva
o trafo de saida parece estar bom (eh 50 omhs pra cada lado mesmo), se injetou sinal direto na inversora e o sinal esta limpo com medio volume, ao que parece a unidade de potencia esta boa, acho que deve manter o resistor de realimentacao do mesmo valor original (me parece que era 820 omhs nao me lembro). retire a segunda valvula (primeira do reverb) e discartara a possibilidade de oscilacao. na minha opiniao tem alguma coisa baixando a impedancia demais em alguma parte do pre, talvez o caps de 25uf nos catodos em paralelo com resistores de 1k5 e 820 omhs ou o LDR do vibrato com valor baixo curto circuitando o sinal, diagnostico dificil.

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# ago/05
· votar


oldmonkey
O true reverber eu tava usando sem a unidade de reverb e sem as válvulas de reverb e vibrato (aliás o conjunto ldr/neon não veio, estranho mas eu não ia usar o vibrato mesmo...) só tava usando a de recover do reverb que me parece que está no caminho do sinal que vem da válvula de pré (o ampli não sai som nenhum só com a primeira e a inversora, sem essa terceira...)
abs
Marcos

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# ago/05
· votar


oldmonkey
vc não sabe quem teria o esquema do TR I não? pois ele tem fonte só com dois diodos e tem umas coisas q parecem um pouco diferentes do TR3 q peguei no site da audiolist...
abraço

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# ago/05
· votar


Bom, hoje segui o conselho do amigo B0fh e fiz bypass de todos os circuitos auxiliares (vibrato e reverb) jogando o sinal da primeira válvula direto na inversora....
mesmo resultado, o som está baixo e está distorcendo muito quando aumento o volume... Estou pensando que o problema pode estar na fonte de alimentação, quando refiz ela coloquei eletrolíticos novos pra 450v e quando eu liguei um deles explodiu hehehe isso me obrigou a fazer como estava na configuração anterior dos capacitores em série um com o outro, acho que posso ter feito alguma besteira por aí que fez o amp começar a distorcer assim... alguém tem alguma idéia?
amanhã pretendo conferir a danada da fonte tintim por tintim, quer dizer, tintim por tintim não vai dar pq o esquema que eu tenho é do true reverber 3 com fonte de 4 diodos e o meu é o TR1 com 2 diodos na fonte...
abraços
Marcos
abraços
Marcos

AugustoPedrone
Veterano
# ago/05
· votar


OPA !!!! Qual a tensão dos pinos 3 das válvulas de saída (negativo no terra) ???

AugustoPedrone
Veterano
# ago/05
· votar


Diga tb qual a tensão do pino 4...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Help! True Reverber I 1967 (Macaco velho e outros!)