montando um falante

Autor Mensagem
DOLLAR
Veterano
# set/07
· votar


o bc328 eh PNP

e bc338 NPN

isso estah certo?


o que tem de errado no circuito?

Shakal
Veterano
# set/07
· votar


DANIEL_TUBES, dá uma boa olhada no esquema aí cara, blz?

DOLLAR, tá certo sim.

Primeiro de tudo esse esquema tá de ponta cabeça! O aterramento fica em baixo, não é regra, mas é uma boa prática de eletrônica colocar em baixo para facilitar a visualização. A revista já errou por aí.

Outra coisa é que as flechinhas dos transistores estão MIRANDO para o lado errado, mas estão no lado certo do transistor (emissor), e o emissor também está do lado certo do circuito, ou seja, o emissor do NPN deve estar, e está, no aterramento (0V) e o Emissor do PNP deve estar, e está, ligado entre os 2 TIPs.

Faça essas modificações no esquema, inverta ele verticalmente, os valores dos componentes tb, apague a setinha e faça ela denovo (mirando para o lado certo). Feito isso, siga o esquema que deve estar certo.

Se não funcionar, verifique a polaridade dos capacitores eletroliticos.

Obs: eu tinha invertido a imagem, modificado os transistores, invertido todos os valores dos componentes... mas na hora de salvar o PC travou. Então me desculpe, mas fiquei mt puto e não vou fazer denovo... se bem que é fácil.

Flw!

DOLLAR
Veterano
# set/07
· votar


serah que por causa deu ter colocado um resitor de 10 ohms ao invés de 15 ohms e 200k ao invés de 100k, poder fazer como que o circuito não funcione?

Shakal
Veterano
# set/07
· votar


Não, é outro problema.

DANIEL_TUBES
Veterano
# set/07 · Editado por: DANIEL_TUBES
· votar


Shakal

Vixi... foi mal ... o Dollar tem razão..... me desculpa.....

hehehe...


Mais uma dica...

Procura um esquema melhor... esse ta meio complicado.. .
tem esquemas por ai na net bem mais detalhados que vão te ajudar bem mais...


Daniel Venticinco

www.geocities.com/manoelpower

DOLLAR
Veterano
# set/07
· votar


o que recomendam que eu faça agora?


jogue isso tudo aqui fora? hehe

Shakal
Veterano
# set/07
· votar


Revise tudo, tem que ter algo errado... Capacitor invertido, diodo invertido, pinagem dos transistor invertida... O circuito é pra funcionar.

Vc está aterrando o jack de saída e de entrada?

DOLLAR
Veterano
# set/07
· votar


o jack de entrada, apenas liguei o positivo no do "meio" e o negativo na borda...e o de saída, não estou usando...liguei direto no falante...


estou desconfiado que seja o resistor de 10 ohm que era pra colocar 15...pq acho que com 10 puxa bem mais corrente...o transistor de potencia da fonte esquenta muito rapido e os transistor TIP do amp tbm...

DANIEL_TUBES
Veterano
# set/07 · Editado por: DANIEL_TUBES
· votar


Dollar, faça assim...

Comece testando os transistores.
Teste os diodos.
No caso dos capacitores, verefique se estao com os valores corretos.
Veja a fonte se ta legal . Meça a tenção e veja se ta dentro dos limites do seu circuito.
Soldas fria, tbm dão uma dor de cabeça danada.
Teste o se alto falante, tenha certeza que esta bom, por causa de um falante pifado eu uma vez desmontei um ampli inteiro hihi...

Boa sorte.


Daniel Venticinco

DOLLAR
Veterano
# set/07
· votar


o alto falante estah bom sim...

os trasistor TIP estão esquentando muito...sabado vou sm sbc e lah compro os resistores certos e testo novamente...

carlos adolphs
Veterano
# set/07
· votar


DOLLAR
Shakal
DANIEL_TUBES
Como o Shakal falou, o BC338 está invertido com o BC328, no esquema, além do desenho dos emissores, que está errado.Outra coisa a cuidar é que a disposição dos terminais dos BC338/328, é diferente dos outros tipos BC de uso comum, verifique no datasheet.Concordo com Shakal, o Lm3886 seria bem mais prático e barato.[]'s

carlos adolphs
Veterano
# set/07
· votar


DOLLAR
Os resistores não são a causa.

DOLLAR
Veterano
# set/07
· votar


eu tenho que trocar os BC328 e BC338 um pelo outro?

carlos adolphs
Veterano
# set/07
· votar


DOLLAR
Sim vc deve fazer isso, porém verifique a correta posição dos terminais.

DOLLAR
Veterano
# set/07
· votar


http://img227.imageshack.us/img227/2461/bcvp0.jpg

http://img527.imageshack.us/img527/5584/tipno9.jpg



então vejo duas coisas erradas no meu esquema...os BC328 e BC338 estão trocador...blz

agora vi que a "base" dos TIP são o "pino 1"...eu instalei o "pino 2" como "base"...vou mudar isso e ver no que dah.........

DOLLAR
Veterano
# set/07
· votar


fiz um novo layout...vejam se agora estah correto...............


http://img255.imageshack.us/img255/3959/amp1vx3.jpg

olhem bem a posição do TIP41 e 42


o erro estava ai...tenho que comprar outro tip, pq qdo fui tirar um deles quebrou a perna...

vou fazer isso amanhã...serah que os BC328 e 338 estavam errado msm...inverto eles?

Shakal
Veterano
# set/07
· votar


Não não!! Os transistores estão corretos, a única coisa errada era O SENTIDO DA FLECHINHA, não a posição dela. Para funcionar como amplificador o BC338 tem que estar com o Emissorr ligado direto no 0V e o BC328 com o COLETOR ligado no resistor de 2k2 que é ligado no 0V.

O emissor está no local correto, o coletor está no local correto e a base também! Aquele resistor pode ser até 10ohm ou 100ohm que tem que sair som...

O problema era realmente o TIP que vc inverteu. Arrume ele e vai resolver o problema.

Depois de pronto poste os resultados, e depois vá comprar o LM3886 :D

DOLLAR
Veterano
# set/07
· votar


ok então...


então amanhã compro os novos transitores TIP...e coloco eles corretamente...

pq eu inverti as perninhas nesse que montei neh?



então, eh soh colocar os TIP da maneira correta, certo?

amanhã a noite compro na minha escola e posto os resultados depois aqui....

DOLLAR
Veterano
# set/07
· votar


Arrumei as posições dos transistores TIP e o circuito ainda não funcionou...hehe

desisto dele....


shakal, tem algum amp que vc jah tenha feito e funcionou de boa e que seja barato...hehe

uns 20 ou 30 watts jah estah otimo....


eh bom montar um pre amp tbm?

se sim, no mesmo layout ou aparte?

Shakal
Veterano
# set/07
· votar


Cara, pra mim parece que o projeto está correto mas, sei lá, nem sou experiente pra poder falar sobre erros de projeto. É provável que seja um erro de montagem.

Faz esse que eu falei:

Um LM3886 com um Pré-Amp qualquer sai barato cara! Faz esse que é massa. No power do LM vai 5 resistor, 5 capacitor, 1 CI, 1 trimpot. E com uma fonte de 18V bipolar vc consegue 20W tranquilo, ele vai até 50W.
[urlhttp://www.generalguitargadgets.com/pdf/ggg_lm3886_amp.pdf

Aí vc escolhe um Pré-amp... tem cara que usou o pré do JCM800 valvulado! Vc pode fazer esse pré-amp aqui: http://www.handmades.com.br/images/stories/projetos/pre_guitarra/Pre-A mp.pdf

Vc deve gastar uns 18 reais no Power (O LM3886 custa 10-15 reais) No pré vc gasta uns 12. Somando tudo 30 reais, mais uns 5-8 de chaves, jacks, etc... Aí é só comprar um alto falante de 8" e tá feito!


O pré vc pode escolher, tem tantos! Com ou sem Eq, com ou sem drive/distortion... É legal fazer tudo junto, Pré + Power. Acho que dá até pra fazer um GT-2 e colocar como pré, deve ficar massa!

Vou te indicar um que deve ficar Show! O tal do Ibanez Tube Screamer 808. Nunca fiz ele, mas pelo tanto de gente que fez e achou massa, então deve ser massa. Nesse site abaixo ele fala sobre o pedal, mas ele pode ser usado como Pré-Amp também, é só usar um bom senso. No esquema vc pode ver que tem uma chavinha ON-ON que muda o tipo de distorção (pois ele é um pedal de distorção), se vc fizer com uma chave ON-OFF-ON e modificar algumas coisas vc tera as 2 distorções e no OFF vc terá som limpo.
Ibanes Tube Screamer 808 - ITS8

Esse é um projeto que eu faria, se já não estivesse com outro na cabeça (Não é amp).

Alguém já fez algo parecido?

Shakal
Veterano
# set/07
· votar


Levou um choque, foi? :P

DOLLAR
Veterano
# out/07
· votar


hehe

não...estou sem grana agora pra comprar as peças....mas logo logo vou fazer esse amp que vc me indicou....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a montando um falante