Diferença entre Valvulado e não?

    Autor Mensagem
    Ganso
    Veterano
    # out/03


    Afinal, qual a diferença entre um Amplificador Valvulado e um normal, sem válvulas?

    Ganso
    Veterano
    # out/03
    · votar


    E os transtorizados, o que são?

    GuitarHouse
    Veterano
    # out/03 · Editado por: GuitarHouse
    · votar


    Os Valvulados

    Os amplificadores a válvula, imortalizados por guitarristas como Jimi Hendrix, Jeff Beck, Eric Johnson e vários outros, são compostos por um pré amplificador e um amplificador de potência (pré-amp e power amp), com seus circuitos alimentados por válvulas, de vidro ou louça. Essas válvulas, por esquentarem com facilidade, produzem com um aumento de volume ou excesso de tempo em ação, um efeito de overdrive, que nas válvulas é formado por uma onda de harmônicos que se dispõem em pares, formando uma distorção cheia, ou seja, quando você toca um acorde aberto, como um G maior,você escuta com clareza todas as notas.

    As válvulas que são usadas no pré-amp não são as mesmas que são usadas nos power amps, as de pré são menores, na maioria das vezes, as 12AX7 na nomenclatura americana, e ECC83, na nomenclatura européia.As válvulas de pré são usadas para refinar o sinal que sai de sua guitarra, e fazer o som passar de fraco para forte. Este sinal é enviado para o power amp, que usa vários tipos de válvulas, na maioria das vezes as 6l6. O sinal, que vem forte do pré-amp, é transformado em fortíssimo, pelas válvulas do power, e é aí que nasce a famosa distorção dos amplificadores valvulados pois é dessas válvulas que o som é enviado para os alto-falantes.


    Os Solid State

    Para se discutir os SS, é preciso primeiro entender que, ao contrário do que muitos dizem, os SS também tem um som bom, mas diferente do som dos valvulados, nem melhor nem pior, mas diferente.

    Os SS assim como os valvulados são formados por pré e power, mas não são alimentados por válvulas e sim transistores eletrônicos e chips, que são mais baratos que as válvulas, tem mais durabilidade, mas não agüenta grandes volumes, queimando com facilidade. O esquema de sinal é o mesmo dos Valvulados.


    Os Híbridos

    Amplificadores híbridos são aparelhos que mesclam válvula e transistores, e existem dois tipos deles, os híbridos com uma válvula no pré e os híbridos com válvulas nos powers, powers, ambos procurando por uma boa distorção com preços acessíveis.

    Seguem as fotos de um amp híbrido com válvula no pré, o Marshall Valvestate, e um com válvulas no power, o Marshall JCM 900.




    As Diferenças

    A diferença básica entre esses três tipos de amplificadores que eu citei, alem da construção, é o som, que nos valvulados, como citado é calcado em ondas de harmônicos pares, nos SS, são ondas ímpares, nos híbridos com válvulas no pré são impares e no power, são ondas pares, isso explica porque a distorção dos valvulados é mais cheia e a dos SS, mais seca e digitalizada, sendo esses amps mais indicados para serem usado com o som limpo, pois os transistores não se saturam com o tempo, o que ocorre nas válvulas, que quando quentes, distorcem o som.


    Tudo sobre isso com fotos etc na GH
    :)

    Ganso
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Valeu aí GuitarHouse, agora eu saquei legal.

    123nove
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Pessoal.. Dando um Up ai, mas tenho uma pergunta, e nao quero criar topico novo.

    Galera, como idenficar se um amp é valvulado ou nao?

    MMI
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    123nove

    Olha atrás. Se tiver válvulas, é híbrido ou valvulado. Se ficar na dúvida, pega o modelo e procura na internet que você acha a resposta.

    Les Strato
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    123nove

    simples, olha nas descrições dele.

    De uma olhada atras dele, valvulados usam 2 transformadores (entrada e saida), umas peças parecidas com lampadas, que no caso são as valvulas.
    Alem do que, na maioria das vezes eles tem alem da chave power(on-off) uma chave Stand by(pra pré aquecer as valvulas).
    Se o amplificador for um combo, nesse caso, as valvulas são colocadas de cabeça para baixo na traseira dele, e normalmente são bem visiveis.

    Outro fator é que a maioria dos amplificadores valvulados, tem uma descrição na parte traseira onde diz ''Tube amp'', esses ''tube'' são as valvulas no caso.

    Mas não tem muito segredo, acho que olhando a traseira deles, ja da pra ter uma boa ideia, alem do que, com o amplificador ligado, e em altos volumes, as valvulas começam a brilhar bastante.

    123nove
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    AAh ta.. Saquei..Se tiver "lampadas atras" e chaves "seletoras" é valvulado?

    Les Strato
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Les Strato
    · votar


    123nove

    na maioria das vezes sim, e nem sempre são chaves seletoras estilo as de guitarra, as vezes elas se assemelham muito a interruptores utilizados pra ligar as lampadas em casas(só que os de amps são em geral de acrilico). Talvez as chaves ''seletoras'' que tu citou, sejam aquelas estilo as do Tiny Terror, que parecem a chave seltora de Les Paul's
    Pode ser que o ampli seja um hibrido, com valvulas no pre ou no power, mas nesse caso, não há stand by.
    Mas enfim, leia o manual, ou procure por informações no proprio amp.

    Pegue um dia, e visite uma loja, e peça pro vendedor te mostrar os amps valvulados que ele tiver, depois de uma olhada nos transitores. Verificando todos na parte de tras, tu vai sacar rapidinho a diferença na construção da parte eletrica dos mesmos.

    123nove
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Talvez as chaves ''seletoras'' que tu citou, sejam aquelas estilo as do Tiny Terror, que parecem a chave seltora de Les Paul's

    Isso exatamente..

    Sim sim... Pode ser idiota oq vou falar, mas o Fusivel (FUSE) tem alguma relação?

    Les Strato
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    123nove

    Não, todos amplificadores tem fusiveis, eles servem para garantir que não haja um curto circuito no sistema, pois se der um pico de tensão na rede, o fusivel queima, e o ampli apaga, assim, o pico de corrente, nao atinge os componentes vitais do amplificador.
    Eles existem em amplis SS, Valvulados, eletrodomesticos etc.

    ALF is back
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    123nove
    alguns valvulados podem ter as valvulas mais escondidas a ponto de ficar impossivel vc ve-las sem tirar alguma proteção traseira...meu blackstar por exemplo é valvulado e nao da pra ver as valvulas sem desparafusar o tampo traseiro...vc só sabe q é valvulado a hora q o bixo ferve....rs
    mas isso é incomum...geralmente as valvulas são visiveis mesmo

    123nove
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    ALF is back
    Les Strato


    Aah ta.. Saquei agora ai galera.

    Poxa valeu ai gente!

    Abçs

    AndrewG1
    Veterano
    # set/12 · Editado por: AndrewG1
    · votar


    sabe aquelas chaves que tem de 110w e 220w até atras dos Pc? ou de fontes é parecidos com essas chaves; qur um amp bom pra krl valvulado? VAI DE VOX AC30

    ahh os valvulados dão mais sustain e mais potencia no seu som olha procure por brian may no youtube e olha os soms dele,olhe top solos brian may

    Bog
    Veterano
    # set/12
    · votar


    AndrewG1

    Ãhn?

    123nove
    Veterano
    # set/12
    · votar


    AndrewG1
    WTF?

    ALF is back
    Veterano
    # set/12
    · votar


    AndrewG1
    pode crer, o Brian May, diferente de qualquer outro guitarrista no mundo, tem um excelente sustain, tudo por conta do seu exclusivo amp valvulado e sua chavinha pra alternar a voltagem!

    Kaah_lol
    Veterano
    # set/12
    · votar


    AndrewG1
    ?

    renatocaster
    Moderador
    # set/12
    · votar


    sabe aquelas chaves que tem de 110w e 220w até atras dos Pc? ou de fontes é parecidos com essas chaves; qur um amp bom pra krl valvulado? VAI DE VOX AC30

    E quando a gente pensa que já viu (e/ou leu) de tudo, eis que surge mais uma pérola daquelas, uheuhauheuae.

    ALF is back
    Veterano
    # set/12
    · votar


    sabe aquelas chaves que tem de 110w e 220w até atras dos Pc?
    sei sim, um atenuador de voltagem!

    Led Zé
    Veterano
    # set/12
    · votar


    KKKKKKK! Só tem nego doido nesse forum! É cada uma...Dá dando até preguiça . E pior que tem uns tópicos que a galera vai falando abobrinha em cima de abobrinha ...e rende viu....Outro dia foi um que queria montar uma caixa com 1 falante de 12" e um twister, pra dar ais agudos...

    renatocaster
    Moderador
    # set/12
    · votar


    ALF is back

    sei sim, um atenuador de voltagem!

    kkkkkkkkkkkk...

    Led Zé

    Outro dia foi um que queria montar uma caixa com 1 falante de 12" e um twister, pra dar ais agudos...

    Hehehehe...tem que falar pra esse cara que ele está no forum errado.

    Led Zé
    Veterano
    # set/12
    · votar


    renatocaster
    Hehehehe...tem que falar pra esse cara que ele está no forum errado.


    É ...tinha que estra num cursinho de inglês online...Que eu saiba eel poderia colocar um tweeter na caixa mas um twister....Acho que iria causar muitos danos!!!!!!!

    Kaah_lol
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Outro dia foi um que queria montar uma caixa com 1 falante de 12" e um twister, pra dar ais agudos...

    Não acredito que tem gente que chega a esse ponto... É gente, essa sociedade está ficando burra demais...

    diego_guitar06
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Se ele puser um twister eu quero, no minimo, vacas voando quando ele abrir o som!

    Delson
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    diego_guitar06
    Quem ri por último, ri melhor?

    diego_guitar06
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Delson
    kkkk o twister era aquele filme de 1996 que tinha um furacao e aparecia uma vaca voando na tela

    rock_simpsom
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    eu tb nao curto mt redes sociais, tipo twister... ahhauhusua

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diferença entre Valvulado e não?