Falante novo - amaciamento

Autor Mensagem
Hitman
Veterano
# abr/12
· votar


carlos adolphs
Procurei la e tbm nao achei no site novo. no meu pc velho, marquei a pag como um favorito. Na epoca que o sute era branco e vermelho se eu nao me engano

carlos adolphs
Veterano
# abr/12
· votar


Hitman
Tiraram porque não existe isso.Abcs.

MMI
Veterano
# abr/12 · Editado por: MMI
· votar


carlos adolphs

Já li alguns artigos a respeito mas nunca notei de fato o efeito:

http://www.premierguitar.com/Magazine/Issue/2009/Apr/Breaking_in_Your_ Speakers.aspx

O cara é técnico senior do laboratório da Eminence. Mentira então?

Edit.: em foruns estrangeiros citam esse artigo da Celestion, mas tiraram do ar.

carlos adolphs
Veterano
# abr/12 · Editado por: carlos adolphs
· votar


MMI
Cara vc leu e entendeu o que o cara escreveu?Ele diz que há uma modificação de tonalidade quando o altofalante chega perto do fim da vida e que alguns acham que levar por meios artificiais o altofalante a esse ponto deixa ele mais macio.Foi o que eu disse no primeiro post.Porém logo após o alto-falante vai pro saco, como o mesmo técnico cita.
Veja o parecer do mesmo:
"Players often wonder if it’s necessary to put the speaker through some sort of break-in process. Technically speaking, there is no benefit to the life of the speaker or other glaring justification for it—other than to avoid going through a phase where you’ll notice changes. "
Como ele cita acima, não há razão ou beneficio de fazer isso.Porém cita vários métodos, todos com perigos evidentes para o altofalante, sendo que recomenda, caso queira fazer, que somente toque.Após 50 a 100 horas seguindas vc não notará diferenças de tonalidade.Isso deve-se ao fato que causará fadiga ao material da aranha e da borda do cone, quando o mesmo ficará "macio".Porém a tradução técnica desse ponto "breaking in" é a "ponto de rachar".Se quiserem continuar com essa história de "amaciar" seus Eminence e Celestions, continuem.O prejuizo é de vcs.Pois as variações de tonalidade dos mesmos, verificadas no gráfico anexo, são desprezíveis para justificar o risco.Por isso esse tipo de informação foi suprimida dos sites.Pela legislação estrangeira em geral, se vc induzir o usuário a fazer algo que cause dano ao produto, vc tem que dar garantia.E eles não são trouxas.Abcs.

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


carlos adolphs

peraí....

1) Eu não disse que faço isso, que preciso disso, nada disso. Disse apenas que nunca notei claramente essa diferença, o que não significa, longe disso, que vou fazer isso, não teria sentido.

2) O artigo é bastante claro, é sobre amaciamento de alto-falantes. Em inglês, "to break in" significa "amaciar", ou em um dicionário, "make something more natural through use or wear ", "to begin to wear or use in order to make comfortable: These shoes haven't been broken in. To run (new machinery) initially under reduced load and speed, until any stiffness of motion has departed and all parts are ready to operate under normal service conditions" . Quebrar o falante seria "break the speaker". Ele diz que o falante igual do amigo soa diferente por estar amaciado. Ele conta que um alto-falante novo não soa igual a um usado de um amigo seu, é o primeiro parágrafo. Por isso ele lista os procedimentos, literalmente para fazer no falante novo se "you wanted your tone to be like your buddy’s, so you’d like to get there now, right?". Por isso ele cita que há razão e benefício para fazer isso, longe de ser algo do fim da vida do falante. Acho que não fui eu que não entendi o texto...

De toda forma, eu já li vários artigos a esse respeito e este é bastante claro. Só não acredito muito, talvez quando são extremamente novos, no primeiro som que ele emite, como o Acedo disse lá no começo do tópico. Já tive vários falantes novos e nunca me foi claro que isso aconteceu, talvez tenha acontecido e eu não notei, talvez seja mais um mito...

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


Pessoal, essa informação do carlos adolphs é super importante, esse tópico deveria ser editado e fixado!

carlos adolphs
Veterano
# abr/12
· votar


MMI
Ok, então fui eu que não entendi.Desculpe...Abcs.
Alex guitar man
Melhor colocar a do MMI, pois entendi o texto em inglês de maneira diferente, apesar do raciocínio sobre o benefício ser igual.Não vale a pena.
Aproveitando, me despeço do FCC , pois vou parar de postar aqui, devido necessidade de me concentrar no trabalho.Boa sorte a todos.

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


carlos adolphs

Aproveitando, me despeço do FCC , pois vou parar de postar aqui, devido necessidade de me concentrar no trabalho.Boa sorte a todos.

Calma aê, se vai voltar em breve né??

Volte logo :) (é serio, muitos tópicos ficarão loucos sem você)

Boa sorte com o trabalho :)

Ramsay
Veterano
# abr/12 · Editado por: Ramsay
· votar


carlos adolphs

Pelamor, não faça isso!!
Você, o Maurício Bahia e o Bertola são os três grandes ícones do fórum cifra club.

Quanto ao assunto do tópico, eu concordo parcialmente, mas, só no que se refere a amplificadores para baixo, nos quais a fadiga do material, no caso, o material enrugado daquelas aranhas amarelas e o material usado nas bordas dos cones propicia mais e melhores graves.

Mas, em se tratando de amplificadores de guitarra, com exceção dos Mesa Rectifier, Engl, Bogner e outros pesados, a incursão ou movimento do cone é minima nos outros amps, e o pseudo amaciamento não acarretaria nenhuma melhoria no som, se é que ele acontece com tão pouca incursão do cone do(s) alto(s)-falante(s).

carlos adolphs
Veterano
# abr/12
· votar


undefined

MauricioBahia
Moderador
# abr/12
· votar


Ramsay

Que ícone nada! ;)

Valeu!

Calime
Veterano
# abr/12
· votar


carlos adolphs

Kra, qdo der aparece por aqui, pode ter certeza que suas opiniões são mto válidas pra uma galera aqui, abç!

MauricioBahia
Moderador
# abr/12
· votar


carlos adolphs: Aproveitando, me despeço do FCC , pois vou parar de postar aqui, devido necessidade de me concentrar no trabalho.Boa sorte a todos.

Até amanhã! :)

Abs

Ramsay
Veterano
# abr/12
· votar


MauricioBahia
Deixa de ser modesto!!
Você é e sempre foi uma referência no fórum!!

carlos adolphs
Para de fazer doce!!
Vc sabe que sempre foi o melhor!!
E o fórum sem vc não vai ser a mesma coisa!!
A sua experiência é inestimável para o Fórum Cifra Club!!

Então, esfria a cabeça, reflete e pensa se vale a pena ou não nos deixar orfãos da sua presença que é fundamental neste fórum.
Grande abraço.

macaco veio
Veterano
# abr/12
· votar


Há uma pequena confusão aqui, break in em ingles não tem o sentido exato de amaciar, amaciar em portugues ao meu ver resultaria em usar uma determinada coisa ate que se atingisse a maciês desejada sem contar o numero de vezes usado. Break in significa a primeira usada (a segunda já não é breakin in mais). O caro citado engenheiro da Eminence (aqui qualquer tecnico de merda eles chamam de engenheiro) confunde break in de auto falante com desgaste natural das peças do falante com o tempo de uso. Que eu saiba, na primeira usada de um alto falante, a aranha de supensão ainda está muito nova e de uma certa forma ainda dura, apos os primeiros movimentos do cone, a coisa se ajusta, isto é o tal break in (que eu saiba). Talvez medindo se percebe diferença, mas no ouvido nu eu não consigo perceber nada. A 30 anos atras eu costumava consertar falantes quando trabalhei numa firma de sonorização ao vivo, eu costumava fazer justamente o contrario, tacava cola nas bordas do cone e na aranha pra endurecer elas porque a coisa tava toda macia demais por desgaste e os cones pulavam pra fora. Eu era novo e não sabia arrumar direito. Ai se comparar com um falante novo da perceber diferença no som.

Hitman
Veterano
# abr/12
· votar


carlos adolphs
Na verdade, a traducao de "break in" e amaciar mesmo. ingles e minha primeira lingua, e se usa esse termo ate pra amaciar motor de carro novo.
quanto ao mito ou fato dos falantes ai, nao sei, eu percebi differenca entre um fender deluxe novo e ele dps de um tempo. mas se mudanca foi isso ou nao, sabe-se la. mas que vi o artigo no site da celestion eu vi.
hahaha

Ramsay
Veterano
# abr/12
· votar


Alex guitar man

Isso não é assunto pra ser fixado, simples assim!!

macaco veio
Veterano
# abr/12
· votar


caraca! aprendi mais uma, e eu que pensei que amaciar fosse soften, então agora eu posso break in uma roupa nova, uma, duas, cem vezes ate ficar velha! ingles é uma lingua danada mesmo de aprender pra quem não é nato da terra como eu. Obrigado por esclarecer. Se vê, aprendo mais no cifra do que no dia a dia.

Hitman
Veterano
# abr/12
· votar


macaco veio
Lol.
break in e soften sao coisas bem distintas cara
mesma coisa com "between" e "enter"
se aquilo foi sarcasmo, isso foi um esfrega na tua cara, caso contrario, apenas uma correcao amigavel.

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


Bom, ao invés de ficar discutindo, eu fui perguntar. A primeira resposta veio do fabricante dos meus alto-falantes:

yes, it is absolutely true that speakers do have a break-in period. it's not a myth. brand new cones are stiff and you have to play on them to get them moving and create the microscopic grooves and creases in the outer edge of the cone. this translates to a shift in tone, more open, more low end, smoother high end, etc. it actually varies from speaker to speaker.

we recommend about 12-20 hours of playing time, but I'm never surprised to hear a speaker has opened up after around 5-6 hours

C.J. Sutton
technical help / quality assitance / design
Weber Speakers

Acho que não fica dúvidas. Acho um pouco difícil comprovar, pelo menos no meu caso, que não tenho montes de falantes para ficar comparando novos x velhos, talvez por isso nunca notei muito claramente.

ogner
Veterano
# abr/12
· votar


MMI
Hitman
yes, it is absolutely true that speakers do have a break-in period. it's not a myth. brand new cones are stiff and you have to play on them to get them moving and create the microscopic grooves and creases in the outer edge of the cone. this translates to a shift in tone, more open, more low end, smoother high end, etc. it actually varies from speaker to speaker.

we recommend about 12-20 hours of playing time, but I'm never surprised to hear a speaker has opened up after around 5-6 hours



Uma tradução acertada AJUDARIA DEMAIS, hein!!!?!?!

Alguma alma caridosa?? Hein? Hein?

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


Já ia esquecendo... FAQ da Eminence (não escrevi para eles por conta disso):

How do I break-in or age my speaker?
Speaker break-in will vary from model to model. It can even vary between two of the same model. The degree to which a speaker has reached break-in is a very subjective topic. Some players like them right out of the box and others want to beat them to within an inch of their lives. Most players hopefully fall somewhere in-between. There really is no "magic" inherent in speaker break-in methods. The speaker will continue to break-in naturally throughout its lifespan, but the most noticeable amount will occur early on. Some of the most widely used techniques for break-in include: Playing music through the speaker at moderate volumes for a few days (some players even have specific songs they use), Using a Variac, Hanging the speaker with the cone facing downward to promote suspension sag, and Physically moving the cone up and down. We often use a noise signal generator at 20Hz with enough current to get the speaker moving smartly for a few hours, but without abusing it. Guitar speakers are generally not accustomed to very low frequencies and it is easy to harm them if you are not careful. The most highly recommended and safest way is several hours of higher volume playing.


Inglês não é minha primeira língua, mas morei um tempo lá na terra do tio Sam e apanhei bastante para aprender algumas nuances. E uma nuance parece que pregou uma peça no pessoal aqui... :-)

MauricioBahia
Moderador
# abr/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Break-in, nesse caso aí não é quebrar pessoal! É algo com "acomodar".

Acho que isso acontece com tudo que exige algum tipo de mecânica envolvida. Um mero sapato, por exemplo. Acredito ser um processo natural e não do tipo "vou amaciar meu falante essa semana, pra ficar no ponto"! hehe

O autor do tópico sugere que pode haver um período específico pra tal fenômeno, mas provavelmente isso não existe, apenas acontece e vai acontecer até o falante se acabar de tanto sacudir. :)

Abs

MMI
Veterano
# abr/12 · Editado por: MMI
· votar


ogner

para você! (não sei se é uma tradução acertada, mas é uma tradução livre que faço aqui para a galera)

Sim, é absolutamente verdadeiro que alto-falantes tem um período de amaciamento. Não é um mito. Cone novos são rígidos e você precisa tocar neles para tê-los movendo e criar sulcos e vincos na borda externa do cone. Isso traduz em uma mudança no timbre, mais aberto, mais graves, agudos mais suaves etc. Na verdade varia de falante para falante.

Nós recomendamos algo próximo a 12-20 horas tocadas, mas eu nunca me surpreendo de ouvir que um falante abriu o som depois de algoi próximo de 5-6 horas.


MauricioBahia
Moderador
# abr/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI

Raciocinando friamente aqui, acho que o "amaciar" está intimamente relacionado ao fato de sair dando porrada no falante logo na primeira vez que o cara toca. Bota no volume máximo e pau! Em contra-partida, os fabricantes devem fazer uma bateria de testes que já faria o trabalho de "amaciar" ou "acomodar", sei lá...

Nós recomendamos algo próximo a 12-20 horas tocadas, mas eu nunca me surpreendo de ouvir que um falante abriu o som depois de algoi próximo de 5-6 horas.

Agora, essa explicação não vem no manual, vem?

Abs

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


MauricioBahia

Nos amplificadores nunca li. Nos falantes que comprei, vieram sem manual. Talvez no seu veio manual porque é mais complexo... Mas estava no site da Celestion, está no site da Eminence, e eu perguntei e recebi resposta da Weber. Só nunca notei de fato. Você notou?

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


Ah, no FAQ da Tone Tubby (o Clapton andou usando)

Is there a break in-period?

We think they sound great right out of the box but, like any speaker (or a pair of shoes) they get better with time. Any signal, guitar, music, pink noise etc. will speed up the break-in period.


MauricioBahia
Moderador
# abr/12
· votar


MMI: Só nunca notei de fato. Você notou?

Nunca havia sequer pensado nisso! Notar o fato deve ser pro cara que toca profissionalmente e muda de amp (ou precisa de vários). Saca o cara que tem tem 10 AC-30? Ele deve perceber, após tocar por anos nos seus 9 outros, que o 10º, o novinho em folha soa levemente diferente. Mas será que é só o falante?

Eu acho que esse papo de amaciar é algo que eu tiraria da minha lista de preocupações! hehe

Abs

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


MauricioBahia

Eu acho que esse papo de amaciar é algo que eu tiraria da minha lista de preocupações! hehe

Com certeza. Eu já havia lido a respeito, mas nunca dei importância. Aliás, estou ligando meu amp aqui para dar uma "amaciada" nos falantes, que já tem alguns anos de uso... hehehehe

MauricioBahia
Moderador
# abr/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


carlos adolphs: Por isso esse tipo de informação foi suprimida dos sites.Pela legislação estrangeira em geral, se vc induzir o usuário a fazer algo que cause dano ao produto, vc tem que dar garantia.E eles não são trouxas.Abcs.

Deve ser isso. O cara lê "amaciar é bom". Aí, o maluco deve pensar logo naqueles batedores de bife pra amaciar a carne e vão socar o volume do amp até amaciar o falante até "POF... e adeus falante "macio". Pra evitar isso, resolveram não motivar uma ação que no final das contas é algo que acontece, comumente, com o tempo, dentro do que o manual sugere para seu bom uso.

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Falante novo - amaciamento