ajuda para montagem de caixa de baixo

Autor Mensagem
Lwix
Veterano
# jun/07


dae pessoal!
gostaria de uma ajuda de vcs para tentar realizar um projeto de uma caixa bem ousada para baixo...

minha idéia é a seguinte: vou fazer uma caixa de 4x10", que já está com as medidas certinhas, sem problemas...
a coisa pega é com a outra caixa, que é de 2x15 ou 12", que pretendo colocar na configuração pull-pull (dutada ou selada, nao sei ainda...)

coloquei o link da representação da caixa no final, para melhor compreensão da montagem...

não sei se alguém já fez isso alguma vez, mas acho que seria interessante e a meu ver, cairia muito bem para uma caixa de baixo...

a finalidade do projeto é para o home studio que pretendo montar aqui em casa e, talvez, alguns showzinhos...


Configuração da caixa
Selada

Dutada

carlos adolphs
Veterano
# jun/07
· votar


Lwix
Nenhum dos desenhos funcionará corretamente para o que vc quer.Em segundo lugar vai ter problemas com impedância.A coisa não funciona assim como vc está pensando.Faça simplesmente uma caixa dutada ou selada com 1X15, como a Gallien-Krueguer ou a Hartke System(acho que eles sabem o que fazem e não conheço nenhuma pull-pull deles).Vc vai evitar confusões...[]'s

Lwix
Veterano
# jun/07
· votar


hmm entao quer dizer que eu nao vou ter mais punch ou mais graves montando a caixa desta maneira como eu pensava, certo?
a caixa com 1x15" é bastante usada, eu sei... ela tem um bom grave para o baixo?

outra duvida que eu tenho, é com relação às freqüências de corte para os filtros passa-faixa e passa-baixa, que colocarei na saída das caixas 4x10" e 1x15" respectivamente...

o amp sou eu mesmo que vou fazer, com dois estágios de amplificação, transistorizado, classe A e classe B, ambos com STK a definir...


qualquer duvida a mais que surja, eu pergunto depois.
abraços!

carlos adolphs
Veterano
# jun/07
· votar


Lwix
Quando vc coloca as caixas em um aparelho para baixo, as frequencias de corte são definidas pelas próprias caixas, não se colocam filtros de corte como em caixas para PA.O motivo disso é que se perde coloração e timbre do som com os filtros.Aparelhos e caixas de instrumentos, são instrumentos também, e tem que estar ao natural para que o timbre apareça.Vc colocaria filtros de corte em seu violão?De qualquer maneira, o contrabaixo não terá frequências abaixo de 20Hz nem acima de 2500Hz, faixas em que o conjunto de 4X10 e 1X15 vai operar perfeitamente.[]'s

Lwix
Veterano
# jun/07
· votar


ok entao, nada de filtros... eu colocaria filtros pois pensava que outras faixas de frequencia poderiam "atrapalhar" de alguma forma na execução do som... bom acho que é besteira...

todas as etapas de audio serão acopladas por buffers, até a saída...

estou cursando a terceira fase de eletronica e, conversando com amigos, me veio a informação de que o sinal do contrabaixo é muito pequeno, entao me veio a idéia de amplificar um pouco o sinal de entrada com um amp op, que pode até me servir de pré-amplificação... falando nisso, ainda nao pensei como vou fazer o controle tonal (grave, medio, agudo), há alguma ideia?

valeu pelas dicas até agora!
abraço!

Lwix
Veterano
# jun/07
· votar


me esqueci de uma coisa: alto-falantes para caixa de baixo utilizam algum tipo de suspensão (tipo aqueles alto-falantes para carro) ?
os sem suspensão nao correm o "perigo" de serem danificados por um slap em volume alto??

Thiago Vianna
Veterano
# jun/07
· votar


Lwix

É comum pensar que uma configuração como essa dará mais graves, mas é um engano. Segundo o célebre trabalho de Vance Dickason, o famoso Loudspeaker Design Cookbook, esse sistema na verdade se chama Sistema Isobárico(pressão constante). A principal vantagem deste sistema é que o volume necessário para a caixa é reduzido pela metade.
Push-pull implica dizer que os alto-falantes são ligados fora de fase, então não precisa necessariamente estar nesta configuração (pode ser simplesmente dois woofers na mesma câmara, ligados fora de fase). Quando ligados em push-pull, a distorção harmônica de ordem ímpar é reduzida, mas isso depende de vários fatores, inclusive dos alto-falantes, não é uma coisa garantida.
Resumindo, a única vantagem que você teria seria o volume reduzido do gabinete. Teria maior custo, pois teria que comprar dois falantes.
Você não teria problema com impedância, porque os woofers podem ser ligados em série ou paralelo nesse sistema. Bastaria ligar da forma que o seu amplificador suportasse.
Como você já está fazendo uma caixa com 4x10, acho que não tem vantagem em adotar esse sistema para poupar volume.
Abç.

Thiago Vianna
Veterano
# jun/07
· votar


Quanto a amplificação, não aconselho usar STK. Na minha opinião, o desempenho deles é horrível. A única vantagem é a praticidade.
Construa um amplificador com estágios discretos mesmo, e uma boa fonte de alimentação, de preferência com um transformador toroidal. Procure na Internet por esquemas dos amps Fender, Gallien-Krueger, Hartke, que tem o esquema do pre-amp (buffer, controle de tom) e o estágio de power.
É comum quando se faz curso de eletrônica, optar por CI como STK, mas quando se faz um curso de engenharia você que o problema é mais embaixo, e não tem jeito dos STK funcionarem como um bom circuito discreto.
Abç.

Thiago Vianna
Veterano
# jun/07
· votar


Um pre-amp bem legal seria esse:

http://www.albertkreuzer.com/pics/el/pre/schem/preamp_sch21.gif

No site tem o layout, se você não quiser desenvolver um layout própio.

Thiago Vianna
Veterano
# jun/07
· votar


Vários esquemas de amps valvulados e estado sólido. Fender, Ampeg, Marshall etc:

http://www.freeinfosociety.com/electronics/schempage.php?cat=1

Lwix
Veterano
# jun/07
· votar


bom, nao sei, tenho um receiver antigo aqui em casa da CCE (sim, cce! tem mal contato na chave seletora dos canais, mas funciona =P )
eu abri ele outro dia e vi que trabalha com dois STK-0050 em classe B (push-pull) e mais um outro CI classe A que nao consegui pegar o datasheet... e eu gosto muito do som dele... foi daí que eu tirei a ideia do amp de dois estagios, sendo que o primeiro estágio sairá para a caixa de 4x10" e o segundo estagio, com mais potencia, para a caixa de 1x15"...

Thiago Vianna
Veterano
# jun/07 · Editado por: Thiago Vianna
· votar


Lwix
STK são circuitos de projeto muito limitado, mas é claro que podem ser usados. STK já estão em desuso, até mesmo nos aparelhos mais simples, como mini-systems. Existem opções mais atuais e com melhores resultados.
Além disso, projeto de áudio doméstico são completamente diferentes de projetos para áudio profissional.
Eu fui engenheiro de produto na Philips durante 5 anos, na fábrica dela aqui em Manaus. Os STK foram abandonados há mais de 4 anos, em virtude do desempenho aquém do esperado, custo alto em relação a outros CI´s e baixa confiabildade.
Mas gosto é sempre uma coisa pessoal. Pode ser que você goste de usar STK nos seu projetos, você só vai saber se fica bom depois de pronto, áudio não é exato porque sempre envolve um fator subjetivo: nossa audição, gosto pessoal, referência sonora etc .

Se você quiser construir com CI mesmo, recomendo o LM3886, na minha visão de projetista o único amplificador em CI que usaria pra esse seu projeto:
http://cache.national.com/ds/LM/LM3886.pdf
http://www.national.com/an/AN/AN-1192.pdf

Abç.

Lwix
Veterano
# jun/07
· votar


Thiago Vianna
bom, realmente eu tenho preferencia por STK, pois fiz um amp para guitarra com com um STK-4192, 50W, que ficou show de bola, pelo menos pra mim, como primeiro projeto de amplificador, fiquei bem satisfeito...
e agora estou empolgado para fazer este, com STK-3102 para a primeira etapa classe A (100 w) e dois STK-0100 para a etapa classe B...

achei interessante sim o projeto com os CIs que vc sugeriu, talvez eu use em algum outro projeto, já foi para o meu arquivo de datasheets =D



volto a perguntar a questão dos alto-falantes com suspensão para amps de baixo... eles funcionam ou prejudicam a qualidade do som?

abração!

Thiago Vianna
Veterano
# jun/07 · Editado por: Thiago Vianna
· votar


Lwix
Não entendi direito a sua pergunta. Todo alto-falante tem um sistema de suspensão, senão seria impossível o movimento de vai-e-volta. Acho que você está se referindo à borda do alto-falante (normalmente de borracha).
O sistema de suspensão do alto-falante é responsável pela força restauradora que atua em um alto-falante, fazendo voltar ao seu estado de repouso (no ponto central entre a excursão máxima no sentido positivo ou negativo). Esse sistema é formado por duas peças: a aranha e a borda. A aranha é aquela peça que fica localizada acima do conjunto magnético do falante e é normalmente de forma ondulada. Ela é responsável por aproximadamente 80% da força reustauradora. A borda ajuda a manter o falante centralizado entra a excursão máxima positiva e negativa e amortece as ondas que chegam até a borda (mais graves).
Portanto, a borda é uma peça fundamental no projeto de um bom alto-falante. Ao escolher um alto-falante, veja se o material da borda é ao mesmo tempo grosso (tem uma boa espessura) e flexível (estica bem).
Só lembrando que a borda dos alto-falantes destinados sonorização profissional normalmente têm a borda formada de mais "ondinhas" do que os falantes automotivos, que normalmente têm uma borda simples. Isso ajuda ao amortecer de forma mais eficaz as ondas longas.

Abç.

Lwix
Veterano
# jun/07
· votar


Thiago Vianna
eu queria saber se aqueles alto-falantes usados em som automotivo (que possuem uma borda grossa de borracha e uns materiais parecidos com plastico na frente do cone) servem para serem usados em caixas de baixo...

essa borda de borracha (que eu me referi como suspensão anteriormente), influencia positiva ou negativamente na execução dos sons mais graves do baixo?

e a ultima coisa: os alto-falantes para uso profissional (com a borda dessas cheias de "ondinhas"), não correm o perigo de serem "danificados" de alguma forma, com um slap em volume alto?

valeu!

carlos adolphs
Veterano
# jun/07
· votar


Lwix
Thiago Vianna
Bom ver papo em alto estilo.Tenho uns "pitacos" para dar:O alto falante para guitarras e baixos não pode ser do tipo de alta compliância(com suspensão de borracha)pois esse sim, bate no fundo com os "slaps".Use os com suspensão de papel normal.Vai ter problemas com os STK em contrabaixo, pois eles aquecem demais em uso contínuo em baixas frequências.Os LM3886 em ponte fazem o serviço melhor.Separar amplificadores para as caixas vai dificultar seu projeto, pois vc vai ter que dimensionar a fonte de acordo, e deve ficar bem pesada pelo que vc planeja.Só não entendí CIs em classe A e CIs em classe B, pois os STK 0050 são power packs darlington que trabalham em conjunto com um STK 3042 que tem as funções de driver e pré.Um depende do outro.[]'s

Lwix
Veterano
# jun/07
· votar


carlos adolphs
hmmmm... boas explicações carlos! usarei entao os STK apenas em amps guitarra, para não sobreaquecer... a questão da fonte, eu estava pensando em usar dois transformadores de 12+12, para fazer a fonte simetrica, o que me daria mais ou menos 67 V retificado... isso serve bem para alimentar os dois STK, não é?

bom, o que me diz: eu faço então apenas um amplificador com LMs em ponte? isso me renderá quantos watts mais ou menos??


a respeito dos CIs em classe A e classe B, eu fiz um pouco de confusao, pois não tinha parado pra pensar que o meu receiver usava os dois power pack darlington para amplificar DOIS canais... eu achei, não sei porque, que um dependia do outro para fazer aquela jogada dos amps classe B, de amplificar apenas 180 graus do sinal e por aí afora...

de qualquer maneira, essa já não é a questão, vou usar mesmo o LM3886, mas gostaria de explicações de como fazer o amp com este CI.
ele usa fonte simétrica também? eu deu uma boa olhada no datasheet, mas ainda tenho duvidas sobre o funcionamento dele, se alguem puder me esclarecer, estarei grato.

abraços!

Blackus
Veterano
# jun/07
· votar


Eu entendi motagem de cabeça pra baixo, e fiquei imaginando porque você queria montar um amp plantando bananeira..

Shakal
Veterano
# jun/07
· votar


Ow me tira uma dúvida. Vc falou em usar um trafo 12+12... Mas isso não daria 67V retificado. Ou vc vai usar 2 trafos? Não entendo mt bem essa de fonte simétrica.

Se for 2 trafos vai dar algo em torno de 60-65V(Depende dos capacitores filtradores e da corrente de saída) devido ao ripple, ou não?

Tb gostaria de saber de amps feitos com CI.

Vlws!

Lwix
Veterano
# jun/07
· votar


Shakal
sim, eu vou usar dois trafos de 12 + 12, para poder tirar +24V e -24V, que depois da retificação vai para totais +- 65V aproximadamente...

os capacitores, quanto maior o valor deles, menos ripple (ruído) terá a tensao de saída...
talvez o carlos explique melhor, com termos mais avançados (ou não hehe), mas com mais detalhes de certeza.


Blackus
acho que um amp bananeira nao seria a melhor solução... talvez um amp JaCaMole se encaixe melhor... nao sei...
uhehuhueheuh

Thiago Vianna
Veterano
# jun/07 · Editado por: Thiago Vianna
· votar


Lwix

Como o carlos adolphs falou, o adequado para contra-baixo são bordas de celulose mesmo, o mesmo material dos cones. Veja que ele tb não concordou com o uso dos STK, indicando superaquecimento quando exigida amplificação em baixa frequência. Esse fato eu desconhecia, pois jamais arriscaria fazer um amplificador de baixo com STKs. Eu gosto de amplificação discreta pra uso com instrumentos musicais, mas o LM3886 acredito que é a melhor opção pra vc.
Mas eu não ligaria em ponte, mas sim em uma ligação paralela. Desse modo, posso usar quantos IC´s quiser (até mesmo número ímpar, ao contrário do bridge, onde são necessários sempre 2) e a dissipação de potência é menor (fonte de alimentação e dissipadores menores) ou então um misto bridge/paralelo.
Já postei em cima, mas dá um olhada aqui, porque isso não é um datasheet, é uma nota de aplicação do LM3886. Tem todos os detalhes destas configurações que eu passei, inclusive tensões de alimentação, cálculo e projeto com desenho dos dissipadores, várias medições, leia com calma que ele explica tudinho.
http://www.national.com/an/AN/AN-1192.pdf
Não se esqueça de fazer um pré, com os controles de tonalidade e vc vai ter que mudar alguns valores desses projetos pra ajustar impedância de entrada e sensibilidade do circuito, blz?
Eu compraria um trafo melhor ou então mandaria fazer um, não gosto de misturar trafos. Maior resistência e indutância nos enrolamentos, mais ruído e sem falar que um trafo não é igual ao outro.
Abç.

Lwix
Veterano
# jun/07
· votar


Thiago Vianna
a respeito das impedancias, eu nao posso fazer acoplamento através de buffer (com amp op)??

o pré, tem um circuito bem facil no site www.handmades.com.br , que eu usei pro meu amp de guitarra... eu achei bem bonzinho até... se eu nao achar outro pré melhor, vou fazer esse mesmo, pelo menos pra quebrar o galho...

valeuu!

Thiago Vianna
Veterano
# jun/07
· votar


Lwix
Se você usar um pré desse do HandMades, faz como você falou, coloca só um buffer depois do pot de 10k.

Já postei em cima um pré muito bom, embora ele seja um pouco mais complicado que o do handmades:

http://www.albertkreuzer.com/pics/el/pre/schem/preamp_sch21.gif

Abç.

Filipe Reis
Veterano
# jun/07
· votar


Cuidado com esse pre ai ele só funciona com o bf245A tem q ser esse se não....

Thiago Vianna
Veterano
# jun/07
· votar


Filipe Reis
Isso acontece com praticamente todos os circuitos FET (particularmente por causa da corrente de polarização, se for usado o BF254B ou BF254C eles irão se situar na região de triodo, então operarão como chave e não amplificador). Mas ele não é tão difícil de encontrar assim, na Farnell tem com certeza.
Abç.

carlos adolphs
Veterano
# jun/07
· votar


Thiago Vianna
Concordo com vc também no tocante aos transistores discretos.Os IC's e amplis em ponte são soluções de baixo preço, para aproveitamento de componentes e placas antigas.Desse modo, já "turbinei" alguns amplis, sem gastar muito.Quanto aos trafos do Lwix, também concordo, que é temeroso usar trafos separados se não forem exatamente iguais, mas no comércio vc encontra fácil trafos de 2 X24V/8 ou 10 A.Usando os velhos e baratos 2N3055 se consegue boas potências com segurança.[]'s

Filipe Reis
Veterano
# jun/07
· votar


desculpa perguntar no seu tópico cara

carlos adolphs
mestre os power amps de intrumentos musicais são de engenharia diferente dos de PA? pergunto tipo assim: um ampli (power) de guitarra pode ou não ter algo a mais dos de PA?

carlos adolphs
Veterano
# jun/07
· votar


Filipe Reis
Teóricamente não, não há diferença de engenharia nos powers, com excessão daqueles mais elaborados que possuem proteções contra clipping, transientes e processamento para altofalantes.As diferenças estão nos prés, principalmente.São clean absoluto.Nesse ponto diferem dos amplis de guitarra, que permitem a clipagem e como conseqüência, distorção.[]'s

Lwix
Veterano
# jun/07
· votar


Thiago Vianna
pow cara, gostei desse circuito do Albert Kreuzer, acho que não deve ser tão dificil de montar... valeu aí!

carlos adolphs
achar trafos bons aqui em floripa não é facil cara... e trafos grandes, até maiores que 5 A, são meio caros por aqui...
anyway, farei uma busca melhor pelas eletronicas daqui para ver o que eu acho...

Filipe Reis
fique à vontade para perguntar cara! este tópico está sendo uma grande aula sobre eletronica de amps para instrumentos musicais!

valeu aí pessoal!

Thiago Vianna
Veterano
# jun/07
· votar


Filipe Reis
A única diferença entre os amps de PA e instrumentos musicais são: circuitos de proteção e circuito balanceado (não são todos que tem o circuito balanceado, alguns apenas convertem o sinal balanceado para sinal "comum"). Já os prés são completamente diferentes.
Abç.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ajuda para montagem de caixa de baixo