Hi-Fi sem som do lado esquerdo.

    Autor Mensagem
    Shakal
    Veterano
    # mai/07


    Bom, tenho um amp de Áudio (seria Hi-Fi que falam?), antigão, mais de 20 anos e ele está com o lado esquerdo saindo mttttt baixo, tipo deixando no máximo da pra escutar bem baixinho mas o lado direito está perfeito.

    Ele tem 2 canais, 5 "paradinha" de equalização e eu ia ligar no PC junto ocm 2 falantes de 8 trifásico Selenium (é, aqueles automotivos :P)

    Então... Oq pode ser ali? Capacitor? CI? Como posso testar isso?

    Tenho boa noção de eletrônica pois faço graduação na área, e oq eu não souber sobre o assunto eu tenho como descobrir. Então não gostaria de levar em um técnico se eu mesmo puder fazer, além do risco que eu corro do cara ferrar o amp e por ser antigo já não tem aquela vitalidade né, tirando o risco do cara me cobrar uma fortuna!

    Modelo: Polyvox PR4080.

    Vlw!

    Shakal
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Alguém? :D

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Rapaz, seu tópico veio sem referências, e apesar da sua gradução vc não conseguiu nos passar uma idéia clara do que está acontecendo.

    Por que não tenta medir o estágio de saída, as tensões dele ? Já que é "antigão" (20 anos...antigão...) deve usar transístores "ainda" na saída, e vc pode medir as tensões e o estado deles.

    Recentemente um colega aqui do fórum teve problemas com seu power Valvestate - que tal ler o tópico dele e aproveitar as dicas.

    Abraços, e boa sorte.

    Paulo Acedo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    O que vc está escutando no canal ruim nada mais é do que o vazamento entre os canais ,é o som do canal direito vazando pro lado esquerdo ,o que parece ser bom porque quer dizer que seu canal esquerdo não está queimado.

    Tente primeiro pelas coisas mais simples como conexões de entrada , cabos em geral,fonte de sinal(tape deck,cd player,etc).Deixe o volume baixo e encoste o dedo nos polos positivos do cabo de entrada,se fizer um "ploc" nos falantes dos 2 canais eles estão bons e seu problema é fora do aparelho.

    No mais tente dar uma limpada geral nos contatos de chaves e potenciômetros ,a oxidação pode estar gerando mau contato.Se não resolver pode ser defeito eletronico mesmo.Se estiver a fim de por a mão na massa vc pode conseguir o esquema dele na esquemateca aurora por exemplo,região da sta efigênia em SP e tentar consertar por si só .

    Shakal
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    AugustoPredone,
    Valeu pela resposta! Tipo, eu ainda estou fazendo graduação, e não é de Eletrônica, mas uma das áreas do curso é a eletrônica. Quis dizer que eu tenho uma noção básica no negócio, e algo que eu não souber posso procurar lá mesmo na Universidade.

    Oque acontece é o seguinte:
    Eu coloco os 2 falantes, um do lado esquerdo e outro do lado direito. Coloco no volume audível e o som não sai do lado esquerdo, apenas no direito. Então eu jogo o balance todo para o lado esquerdo, aumento o volume e ouço o som, mas muito baixo.

    Paulo Acedo,
    Vlw pela resposta tb! Na verdade eu nem cutuquei muito lá pois quando abri tava aquele pó medonho encrustrado em tudo que era lugar, tinha até uns "bugs" secos. Dei uma baforada com um compressor e tentei denovo, não funcionou, daí vim aqui perguntar se poderia tirar algo de bate-pronto... Aqueles tipo: Troque o CI, ou o capacitor tal queimou! :P SONHO MEU!! :D :D :D

    Vou tentar as dicas.

    Muito obrigado pessoal!

    Obs: não se acanhem em postar outras dicas aí. ;)

    Shakal
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Depois de horas de procura achei o esquema. Não entendo muito bem a linguagem que é usada nisso.

    [img=http://img441.imageshack.us/img441/2435/pr4080polyvoxjpegzk3.jpg]

    Alguém poderia me dar uma mão?

    Valeu

    boleterodectba
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Shakal
    VC está no fórum errado, aqui o pessoal conhece bem os amplis de instrumentos musicais como guitarra, baixo, etc.
    O lugar certo para vc conseguir informações creio ser este: http://www.audiorama.com.br/

    Shakal
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Shakal
    · votar


    O principio é o mesmo, ou não? Oq tem demais ali é um sintonizador de rádio.

    Esse site tem que pagar... :/

    Vlw!

    Paulo Acedo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    boleterodectba

    po cara ,não precisa subestimar o conhecimento do pessoal não.Quem gosta de áudio em geral sempre dá umas espetadas aqui e ali.Esse defeito é tão comum e abrangente que existem milhões de causas pra ele . Claro que o audiorama é muito bom e o pessoal de lá pode ajudar bastante tb.


    Shakal

    Vc tá certo ,o princípio é o mesmo,ainda mais pro tipo de defeito que vc tá relatando.E aí? testou alguma coisa? Algum progresso?Uma coisa eu te garanto ,receita de bolo não existe viu,tem que ralar e procurar o defeito .às vezes a gente imagina que é algo sério e já pensa em saída queimada ,componente torrado ,etc mas na verdade pode ser algo simples e banal de consertar.

    Shakal
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Shakal
    · votar


    Hmmm vlw cara!

    Então... Todas as saídas acontece isso, Canal A e B, saída pra fones. Entradas idem, rádio am/fm, entrada mic.

    Abri o trambolho e ele é separado em 2, que eu penso que 1 seja para a parte de rádio e toca disco e o outro a parte do amplificador. Tinha pouco tempo para mexer, só dei umas cutucadas. Em uma delas encostei num resistor e o falante esquerdo fez VUUU :P, procurei o correspondente do lado direito e fez o mesmo.

    Pra eu dar uma boa olhada nele vai ser um sufoco. Vou ter que desprender os potenciometros da carcaça, desparafusar tudo... Tem trafo, o sintonizador, ptz é mt coisa! Tem até um fio que passa pela carcaça inteira que é o fio do sintonizador. Conforme vc gira o botão, ele mexe o ponteiro e gira o capacitor regulável... É, coisa antiga é freud! :P

    Sábado eu começo a desmontar o bicho. Tenho quase certeza que qnd eu montar denovo vai ficar sobrando peça! Normalmente eu desmonto, e na hora de montar dá pra fazer 2 daquilo que eu desmontei!

    Alguém tem alguma dica do que eu posso testar, por onde começar etc?

    Valeus!

    Shakal
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Acho que deu problema no link que eu coloquei. O esquema é esse:

    http://img441.imageshack.us/img441/2435/pr4080polyvoxjpegzk3.jpg

    Paulo Acedo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Shakal

    Se já fez vuuuu como vc disse é bom sinal .Comece pelo mais simples,alguma conexão ou chave ruim.

    Procure no esquema o ponto q vc tocou e fez som e vá caminhando fazendo testes até a entrada que não funciona.O bom é que dá pra comparar com o outro canal que está bom .

    Nos mais ,das coisas que vc falou ,sem novidades,seja benvindo,não tá tão difícil assim e boa sorte

    Shakal
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Blz cara vlw!

    Fim de semana eu vou ter bastante tempo pra mexer nisso daí eu posto as novidades

    Valeu!

    boleterodectba
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Paulo Acedo
    Na boa, mas nem quis dizer que o pessoal aqui não sabe do assunto, somente que o pessoal do audiorama é especialista em hi-fi e é uma boa se comunicar com eles sobre o assunto, da mesma maneira que procuramos consertar os nossos amps de instrumentos com quem conhece nossa área.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Shakal
    Coloque a chave seletora em AUX e verifique nas entradas aux L e R se vc tem o seu VUUUU em ambas.Os amplis estarão bons.Se vc vai usar para guitarra ou computer, serão essas as entradas que usará, esqueça o resto.Um abraço!(para testar tem que colocar um fio no buraco de centro da tomada RCA).

    Shakal
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Vlw pela dica carlos adolphs. Testei ali e... não faz VUUU do lado esquerdo, apenas no direito. :/ Mal sinal né?

    Alguma dica do que pode ser?

    Valeu!

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Shakal
    Como vc disse ter obtido o sinal em um post acima, em outra parte do circuito, para o canal esquerdo, é provável que o power esteja bom, porém vc tem alguma coisa errada com o pré.Nesses amplis antigos com chave seletora de entradas, são comuns os mau-contatos nas mesmas, causando a interrupção do sinal.Isso se dá pelo contato que toca o polo central da mesma(verifique o seu esquema).Vc pode tocar com uma chave no terminal 1 da seletora de entradas e ouvirá o som do canal direito.Agora toque no terminal 7.Se o canal esquerdo der som, a pane deve estar na chave seletora.Se não der som, localize na placa onde os fios da chave entram(estão identificados como L in e R in, na parte logo abaixo da representação esquemática da chave seletora, do lado esquerdo do esquema), e toque com a chave de fenda na" L in" e verifique se obtém o barulho.O ultimo recurso é colocar a chave estéreo/mono para mono e "cutucar as duas entradas AUX".O som deve sair nas duas caixas.Caso persista o canal esquerdo mudo, substitua os transistores de saída do canal esquerdo(pode usar os TIP 122 e 127).[]'s

    Shakal
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Brigadão pela força cara. Vou tentar isso!

    Valeu!

    Shakal
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Ae, resolvi o problema!! auhauaua 4 meses depois!! auhauha

    Esse fim de semana resolvi pegar ele de jeito, agora com um pouco mais de conhecimento pra pelo menos saber por onde começar...

    Comecei a injetar sinal nele pra ver onde era o problema, e era no pré mesmo. Do power pra cima tava tudo OK. Aí resolvi trocar de posição os 2 CIs do pré, percebi que o canal com defeito trocou de lado, então pimba! CI defeituoso!

    Fui na loja, comprei o ultimo que tinha, e troquei! Agora tá beleeezuuura!

    Flw!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Hi-Fi sem som do lado esquerdo.