Esquema de ligação 4x12

Autor Mensagem
Badoe
Veterano
# abr/07 · Editado por: Badoe


Amigos, tenho uma 4x12 Meteoro MHA900. Vou trocar os 4 falantes por Eminences (2 Governor e 2 Wizard). Os 4 serão de 16 Ohms e estou na dúvida de como ligá-los.



Quero o esquema em paralelo para não ter graves frouxos (valeu Pedrone!). Qual o esquema para ligá-los em paralelo?
Em paralelo terei uma caixa de 16 Ohms certo?

Abraço.[url= http://img166.imageshack.us/my.php?image=ligaaoparalelaserie4x12kc3.jp g] [/url]

Badoe
Veterano
# abr/07 · Editado por: Badoe
· votar


Testei editar a mensagem original (sem sucesso!).

O link correto para o esquema é:

]http://img166.imageshack.us/my.php?image=ligaaoparalelaserie4x12kc3.j p g]

lukeswall
Veterano
# abr/07
· votar


em paralelo, 4 falantes de 16 ohms terão 4 ohms no total.

Guitarrist
Veterano
# abr/07
· votar


Badoe
Por bondade, me diga, onde vc conseguiu os The Wizard?
Obrigado.

Badoe
Veterano
# abr/07
· votar


Guitarrist
Fala com o Yuri (yuri@pridemusic.com.br) ele é da importadora (Pride)
o cara é gente fina, vai te ajudar.

Me falem desta combinação (Governor + Wizard). Toco Metal extremo e quero uma caixa para tirar um som muito pesado e definido. com muita pressão de grave. Seria o ideal?

Quanto a ligação, cada vez fico mais confuso. Para não ter os famigerados graves frouxos o idela é ligar em paralelo mesmo? Haveria problema (perda de potência ou algo assim) se a caixa ficar em 4 Ohms? .... help-me!!!

Abraço.

Guitarrist
Veterano
# abr/07
· votar


Badoe
Ah, eu já falei com o Yuri, problema é que demora 60 dias pra chegar... pelo menos pra mim não resolve.

Pelo site da Eminence, na série Read Coat o único que eles indicam para Metal é o MAN O WAR, dá só uma olhada nesse link:

http://www.eminence.com/pdf/tone_guide.pdf

Mas pelos samples, realmente o The Wizard é foda! Seria uma das minhas opções com certeza, e o The Governor já é o mais conhecido da Eminence, sendo indicado para substituir o Vintage30 da Celestion. Qualquer um desses, vc vai tá mais do que servido, pois são falantes tops da Eminence.
Já eu vou pegar algum da série Patriot por serem mais em conta aqui, nem sei porque, já que nos EUA os preços são semelhantes.
Mas como disse um amigo meu, qualquer um que vc compre já vai ser um baita upgrade, porque esses falantes da Meteoro são ruins demais!!! Estou passando pelo mesmo problema seu...ehhehe... só que ao invés de eu mesmo colocar os falantes, vou procurar alguém que instale pra mim, pois esse lance de paralelo ou não, eu não entendo nada.

Badoe
Veterano
# abr/07
· votar


Guitarrist
vou procurar alguém que instale pra mim
Acho que vou fazer isso também.
Quanto ao tempo, para mim não é problema. Ainda mais que vou ter que comprar aos poucos.

Quanto a caixa MHA900, não sei se ocorre com a sua, alias nem sei se é problema da caixa... mas desconfio seriamente!
Quanto se toca um acorde bastante grave - mizão por exemplo - o som parece que desafina.
Uso Uber Metal + Eq Boss, consigo um timbre muito pesado, porém em alguns acordes, principalmente com muito grave, dá a impressão que se está usando a alavanca para fazer tipo um tremolo...
Meu ampli também não é grande coisa, mas a caixa...

Guitarrist
Veterano
# abr/07
· votar


Badoe
Se seu ampli tiver saída pra 16ohms, vc pode fazer como no link que vc postou ali, parece fácil até. Ou, já que vc nem comprou os falantes ainda, pega tudo de 8ohms e siga o procedimento. Porém, levar para alguém especializado é sempre melhor, até porque vc vai misturar falantes, então a pessoa que vai instalar já pode te orientar qual a melhor maneira de colocar eles... de repente vc pode pedir até pra fazer uma chavinha pra seleciona-los separadamente, para ver a diferença do timbre... enfim... é so uma idéia. Conversa com o Pedrone, contato@pedrone.com.br.
No meu caso, eu penso em eu mesmo apenas substituir os falantes, é só abrir a caixa e ir trocando um por um, substituindo as soldas, já tá tudo no jeito né!? Só precisa comprar os falantes de 8ohms e tá feito.

Quanto se toca um acorde bastante grave - mizão por exemplo - o som parece que desafina.
Exato, isso é a tão falada falta de definição desses falantes. Como vc pode ler nesse longo tópico (mas que vale a pena ler):
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/158831/p2

Badoe
Veterano
# abr/07
· votar


Guitarrist
Exato, isso é a tão falada falta de definição desses falantes.
É eu desconfiava mesmo que fosse este o problema... vou trocá-los de qualquer jeito! Meu ampli vai ser um Horizon 100w, ainda não chegou.

Guitarrist
Veterano
# abr/07
· votar


REABRINDO TÓPICO

Hoje eu abri minha caixa MHA900 e retirei os falantes, e percebi que eles não são ligados como no link que o Badoe postou. No caso da Mha, os dois falantes de baixos são ligados nos dois de cima, e só dos de cima é que vão os fios para o jack de entrada.

E então, porque é diferente?
Para mim mudar os falantes, eu ia substituir por Eminences e aproveitar tudo, ia substituindo um por um e recolocando as soldas no mesmo lugar para não ter erro... está certo isso?

E como a caixa Mha tem 8ohms, eu ia comprar todos os 4 falantes em 8ohms, mas se a ligação for em paralelo foi falado aí acima que eles reduzem, no caso então para 4 ohms... como posso saber o que estou fazendo?!?!
Ajuda aí galera!!!

kaus
Veterano
# abr/07
· votar


eu sempre me enrolo com essas coisas de impendância

afinal de contas pra se fazer uma 4x12 e ligar em paralelo que falantes preciso??

8ohms 4ohms ou 16ohms ???

kaus
Veterano
# abr/07
· votar


acho que é 16 ohms certo ???

16/4 = 4ohms ai liga e pau nos córno no amp

se fosse 2x12 = 16/2 = 8 no caso a maioria dos heads têm também essa saida

to falando merda ou é isso mesmo no paralelo ??

kaus
Veterano
# abr/07
· votar


e mais eu poderia ligar uma 4x12 numa saida e uma 2x12 em outra ao mesmo tempo

isso afeta em algo o trafo do amp ???

Regnum_irae
Veterano
# abr/07 · Editado por: Regnum_irae
· votar


kaus
Cara , o que vc tem que saber pra ligar uma 4x12 é o seguinte...... se vc tem 4 falantes de 4 ohms e ligar todos em série a saída da tua caixa vai ser 16 ohms , se vc ligar esses mesmo em paralelo-série , vc vai ter 4 ohms , se vc ligar todos eles em paralelo vc vai ter 1 ohm de saída. O que eu acho mais comum eh pegar 4 falantes de 8 ohms , ligar em paralelo-série resultando em 8 ohms de saida, que é o esquema mais comum!!! Agora se vc soh conseguir 4 falantes de 16 ohms, vc pode ligar todos em paralelo resultando em 4 ohms , ou em paralelo-série resultando em 16 ohms . AJudei???

Regnum_irae
Veterano
# abr/07 · Editado por: Regnum_irae
· votar


kaus
e mais eu poderia ligar uma 4x12 numa saida e uma 2x12 em outra ao mesmo tempo

isso afeta em algo o trafo do amp ???


Depende das saídas do amp.....e das impedâncias das caixas......exemplo:
Meu head tem 3 saidas , 2 de 4 ohms e 1 de 8 ohms. Se eu tiver dois gabinetes com entradas de 8 ohms , posso ligar eles em paralelo e obter 4 ohms e ligar na saída de 4 ohms do amp. Ou posso fazer o seguinte esquema:

gabinete1(8ohms)--------->entrada1head(4ohms)
gabinete2(8ohms)--------->entrada2head(4ohms)

Assim eles vão entrar em paralelo "internamente" , normalmente heads que vem com essa configuração ( 2 saídas iguais) são justamente para se fazer isso que descrevi acima.....

kaus
Veterano
# abr/07
· votar


Regnum_irae

vlw aew cara

abraços

Regnum_irae
Veterano
# abr/07
· votar


kaus
Disponha man!!!

kaus
Veterano
# abr/07
· votar


Regnum_irae


entom em série se soma e em paralelo se divide as partes

série/paralelo é o melhor caminho ???

se tratando de som "timbre mesmo" qual a melhor opção pra aproveitar o máximo que os falantes podem dar ???

qual tem mais pressão sonora ???

mais dúvidas hahahhaa

abraços

Regnum_irae
Veterano
# abr/07
· votar


kaus
Cara , sinceramente......Eu acho que ligar em série , paralelo .....série paralelo......a diferença no som deve ser algo que só os mais escrotos de ouvido.....ou mentirosos.... percebem. A potência dissipada vai ser a mesma , que é a do Power..... O que precisa acontecer sem sombra de dúvida é o casamento de impedância !!! Quanto a pressão sonora..... acredito que o modo de ligação não influencia e sim na quantidade dos falantes e como os gabinetes deles são projetados ??? Tipo , eu encontrei meu som usando uma 4x12 da Laney carregada de Celestions 70/80, todos em paralelo , resultando em 4 ohms.Estou construindo uma 2x12 para um outro headzinho e provavelmente vou comparar com a Laney.....posto os resultados depois.
Vou botar as fórmulinhas de associação que fica mais bonito!!!

Série: Ztotal= Z1+Z2+Z3+......Zn

Paralelo: 1 / Ztotal= (1/ Z1) + (1 / Z2) +.....+ (1/Zn)

Entendeu????
Quando a associação é série paralelo , vou mostrar um exemplo:

Vc tem 4 falantes de 8 ohms , A, B , C e D.

Os falantes A e B vc liga em série , resultando 16 ohms.
Os falantes C e D vc liga em série , resultando 16 ohms.
Ai vc liga a associação A e B(16 ohms) em paralelo com a associação C e D (16 ohms) , resultando uma saída total em 8 ohms.
Compreendeu?

Matheus_Br5000
Veterano
# abr/07 · Editado por: Matheus_Br5000
· votar


kaus
Mais ou menos isso kra... se eles estivrem em paralelo(sendo da mesma impendâcia) eh so vc dividir o valor de um deles pelo numero de flantes por exemplo:4 flantes de 8 ohms,vai ser 8/4 q dah 8 ohms.

em serie eh so soma tudo: 4 flantes de 8 omhs,no total seria 32 ohms,intendeu?????

Edit:
O amigo acima jah respondeu

kaus
Veterano
# abr/07
· votar


Regnum_irae

muito bom veio \o

bota esses posts nos tópicos essênciais

faça um tópico só explicando de fato os esquemas de ligação posso ajudar na parte gráfica da coisa trabalho com corel e photoshop posso desenhar um gráfico rápidinho aqui explicando passo a passo cada opção

bom é isso me ajudou muito fazia tempo que queria entender essas coisa

abraços

Regnum_irae
Veterano
# abr/07
· votar


kaus
Tranquilo velho....estamos ai pra isso!!! Eu acho que ja existe um tópico cabuloso explicando as ligações....salve engano foi até o marcelogatinho que fez.....só que ninguem botou stick nele!!!

kaus
Veterano
# abr/07
· votar


Regnum_irae

blz seria bom um stick nesse tipo de tópico mas blz vivendo e aprendendo

Regnum_irae
Veterano
# abr/07
· votar


kaus
Vou dar uma procurada aqui e tentar subir esse topico......ai vou ver se troco uma ideia com algum moderador pra botar um stick!!!

Guitarrist
Veterano
# abr/07
· votar


Os falantes A e B vc liga em série , resultando 16 ohms.
Os falantes C e D vc liga em série , resultando 16 ohms.
Ai vc liga a associação A e B(16 ohms) em paralelo com a associação C e D (16 ohms) , resultando uma saída total em 8 ohms.

Regnum_irae
Amigo, os falantes da minha caixa mha900 estão ligados exatamente desta maneira que vc descreveu, e ela tem saída final de 8ohms.
Isto quer dizer que, cada falante desse aqui tem 16ohms? Porque se sim, eu já ia fazer cagada, estava agora mesmo encomendando 4 falantes Eminence de 8ohms cada... teria que ser de 16ohms então, cada falante?

Aguardo e valeu!

Regnum_irae
Veterano
# abr/07
· votar


Guitarrist
Cara , se estão exatamente assim é pq os falantes são de 8 ohms cada!!!!

Se vc tem 4 falantes de 8 ohms , vc ligando eles em série-paralelo vc tem no final 8 ohms!!!

Guitarrist
Veterano
# abr/07
· votar


ALIÁS, EXISTE ALGUMA MANEIRA DE SE MEDIR OS OHMS?
Tipo, depois de montada, tem algum aparelho que eu encosto no jack de entrada da caixa e ele mostra quantos ohms tem?
Porque aí seria apenas uma questão de ir experimentando e medindo os ohms, até que resultasse no que se precisa.

Regnum_irae
Veterano
# abr/07
· votar


Guitarrist
Compre sem medo e seja feliz pra cacete...hehehe

Guitarrist
Veterano
# abr/07
· votar


Regnum_irae
É sim, mas é que tem alguma coisa que não estou entendo, nesse link postado pelo Badoe:
http://img166.imageshack.us/my.php?image=ligaaoparalelaserie4x12kc3.jp g

Diz que é parelelo, e nota-se que nos dois falantes de baixo, vai ligações para o jack (no caso, das poralidades negativas).
Já na caixa Meteoro, os dois falantes de baixo são ligados nos de cima, e só nos dois falantes de cima é que vai fios para o jack. E isso tá me gerando muita dúvida.

Guitarrist
Veterano
# abr/07
· votar


Compre sem medo e seja feliz pra cacete
hahawhwahawhawhaw... é a pura verdade... esses falantes meteoros são tão ruins, que nem pro som do meu carro serviram, ficou totalmente opaco, sem brilho e com médios sujos... ahahahahw... acho que infelizmente vou ter que jogar fora!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Esquema de ligação 4x12