Autor |
Mensagem |
JoeCruzGuitar Veterano |
# mar/07
OK, já tentei o exorcismo com os amplis e pedais mas isso não funcionou hehehehe
Estou tocando num local com um palco bastante grande (igreja batista)... e o equipo de palco é o seguinte :
piano (microfonado)
1 ampli teclado (em linha, ampli + send out)
1 ampli violão (em linha, ampli + direct)
1 ampli guitarra (microfonado)
bateria (microfonada)
percussão (microfonada)
sax (microfonado)
vocais (5 microfones)
Existe um sistema de retorno razoavel (pelo menos um pra cada musico, inclusive vocais) e existe um sistema de audio e video tambem razoavel (iluminacao de palco e 3 telões). Além do sistema de som (pa).
Bom, dito tudo isto.
O problema é o seguinte : tudo timbra muito bem, MENOS o ampli de guitarra.
Por este motivo nem tenho levado o meu (laney lc50 all tube), pq desanimei com o lance.
Acabo usando o de lá mesmo que é um Peavey Bandit Solid State !!
O canal clean até que passa. Mas mesmo assim percebo que com um pouco mais de volume este ampli cruncha (acontece no meu ampli tambem, mas apenas lá). Em casa meu ampli tem um headroom ensurdecedor, dá pra abrir bem o volume e ele continua clean.
O problema principal é com o canal drive, que é praticamente inutilizavel (tambem aconteceu com meu ampli).
Detalhe que é inutilizavel usando o canal drive do(s) ampli(s), ou usando qualquer pedal do meu board com o ganho mais fortinho.
O drive perde completamente o peso, fica embolado, e acaba lembrando mais um "fuzz" do que um overdrive ou distortion.
Unico pedal utilizavel (e ainda no canal clean do ampli) é o Sparkle Drive, mas sempre com regulagem fraca de ganho (e considerando que o pedal é fraco pra caramba em drive).
Já fiz teste com meu ampli, e com o ampli do local. Ambos timbram + ou -no clean, e ficam uma merda com os drives fortes.
Além das possibilidades dos amplis e board estarem possuidos, e de ter que realizar um exorcismo, alguem enxerga algum outro motivo mais tecnico ????
Caso positivo, o que me aconselham fazer, procurar um eletricista pra dar uma geral, além do Padre Quevedo ??
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# mar/07
· votar
Desculpem pelo texto longo, mas foi pra dar uma noção geral do local, talvez ajude numa possivel sugestão do problema.
E eu brinquei no topico, mas o assunto é sério hehehehe
Realmente isto está me chateando. Duas ultimas vezes que toquei no local, levei só guitarra e 1 cabo. Espetei no ampli e toquei do jeito que deu mesmo.
Tive que mudar varios arranjos de passagens nas musicas e solos, pra fazer agora com guitarra clean.
|
_BLACKMORE_ Veterano |
# mar/07
· votar
cara .. eu tive uma experiencia horripilante assim tb ..
mas eu lendo em algumas revistas eu tentei e pelo menos para mim deu certo ..
deixei o som mais agudo do que eu normalmente uso ..
pronto .. resolveu tudo !! hhee
tente da proxima vez... talvez o problema seja esse .. a absorção dos agudos qdo o local esta cheio ..
|
carlos adolphs Veterano
|
# mar/07 · Editado por: carlos adolphs
· votar
JoeCruzGuitar
Rapaz!Em primeiro lugar, bom dia!Joe, o seguinte:o pior lugar que existe para ajustar um som é igreja.O lugar é santo, mas a acústica...
Vamos pensar juntos.Quando uma igreja ou local adaptado para ela é construído, é feito visando a amplificação natural da faixa de médios.Com isso, as paredes são lisas, e os cantos a 90º.Ocorre que em ambientes assim, na presença de público, os agudos são atenuados em ordem de até - 6 dB, o que dá a metade da potência, mas isso para quem está cantando e não para a guita!Os seus problemas principais são dois:O posicionamento do ampli em relação às paredes do templo e a reflexão de graves nos cantos vivos diretamente à frente da linha de projeção do ampli.Com isso, o som que retorna após a reflexão nos cantos, chega defasado ao ampli, causando o cancelamento de determinadas freqüências, que vc escuta como dificuldade de timbrar.Como fazer então?Vc precisa tocar!Um método simples é primeiramente, "arredondar" os cantos vivos da sala, principalmente os dois cantos ao fundo, que vc visualiza ao tocar do altar.Depois, vc passa em um camelô e adquira um daqueles apontadores vermelhos, de raio laser.Vc vai fixá-lo sobre o cubo, de modo que o laser aponte para a frente como se fosse o alto falante, ligue o mesmo, e verifique em que ponto das paredes opostas vc vai enxergar o ponto do laser.Agora sequestre o espelho de maquiagem da bolsa da tia e peça a alguém que o posicione na parede, onde está o ponto de laser, de modo que o mesmo reflita no espelho.Verifique então, no altar, se a luz do ponto refletido está voltando diretamente ou próximo à posição do ampli.Caso esteja, reposicione o ampli de maneira que a reflexão do ponto se dê em direção às laterais do altar, afastando-se do ampli, porém ainda dentro da área do altar.Ligue e seja feliz.Vc eliminou os cancelamentos que estavam roubando seu timbre e headroom.O arredondamento dos cantos pode ser feito de maneira bem estética, se vc colar nos mesmos os "basstraps" de espuma de borracha, que estão à venda em locais especializados em equipamentos para acústica de ambientes.Leia as propagandas da revista Home Stúdio ou da Backstage, estão lá!Um abraço!
|
_BLACKMORE_ Veterano |
# mar/07
· votar
carlos adolphs
.Ocorre que em ambientes assim, na presença de público, os agudos são atenuados em ordem de até - 6 dB, o que dá a metade da potência, mas isso para quem está cantando e não para a guita!
mestre .. então explique pq no meu caso resolveu o problema dos graves embolarem com o baixo qdo o local estava cheio e qdo aumentei o agudo o problema deixou de existir ... agora fiquei confuso ...
|
carlos adolphs Veterano
|
# mar/07
· votar
_BLACKMORE_
Exatamente porque vc aumentou os agudos, saindo a sua potência da faixa em que as reflexões de canto estavam causando o cancelamento.Vc reforçou freqüências maiores, mais altas e o efeito do canto diminuiu.Mas vc deve ter notado também que passou a se escutar, mas houve diminuição do "peso", e o baixo ficou mais "seco".Um abração, Black!
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# mar/07
· votar
_BLACKMORE_
tente da proxima vez... talvez o problema seja esse .. a absorção dos agudos qdo o local esta cheio ..
Legal Blackmore, já fiz algumas tentativas com equalizacao, mas vou tentar novamente.
carlos adolphs
Carlos, muito obrigado pela ajuda tambem.
Vou fazer o teste pra ver o que rola.
Não havia pensado nisso, não manjo de eletrica/eletronica nem de acustica hehehe !! Só saquei que o timbre com drive estava bem prejudicado hehehe
O local é bastante grande, não sei precisar a distancia do local onde fica o ampli de guitarra para as paredes laterais, mas elas ficam longe (bem longe).
Mais um dado : o ampli de guitarra fica no chão, inclinado para cima (deito ele num apoio), + ou - como se fosse um retorno de palco.
Bem do lado do ampli, fica o meu retorno mesmo, onde ouço piano e vocais basicamente.
Ou seja, o ampli da guitarra fica virado em minha direção, e com o alto-falante apontando mais para o alto.
A parede mais proxima é a de tras do palco.
Pensando na dica do laser, eu acredito que o laser aponte para o alto da parede que fique atras de mim, + ou - na altura da minha cabeça, talvez um pouco mais alto.
E colocando o espelho onde ele aponta, acredito que a direção da luz seja numa direção mais alta de onde o ampli esta.
Vamos tentar.
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# mar/07
· votar
_BLACKMORE_
carlos adolphs
brigadão mesmo gente \o/
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# mar/07
· votar
Outra coisa que eu não pensei foi o seguinte, nunca ouvi meu som do lado de baixo, sentado nas cadeiras.
Pode ser que fora do palco o som esteja legal certo ??
Ouço outros guitarristas tocando lá, mas o set deles é bem diferente do meu, todos usam pedaleiras (gt8, podxt e boss me8, pelo que me lembro). Acho os timbres bem diferentes de um e do outro.
Comecei tocar lá pra dar uma força pra uma banda, e sou novo no local. Ainda não tenho amizade com o pessoal pra trocar umas figurinhas e ver se mais alguem sente o mesmo problema, mas vou procura-los assim que possivel.
Meu board é todo baseado em pedais analogicos, ou só guitarra e ampli (é comum eu usar assim tambem).
Além do board, tem o ampli que tambem diferencia, levei o meu que é valvulado algumas vezes, o de lá é transistor.
|
_JCM_ Veterano |
# mar/07
· votar
JoeCruzGuitar
brother, tava com um problema parecido com o teu, mas não nessa amplitude.. eehee...
a explicação do mano carlos adolphs está perfeita...
eu usava meu cubo no chão, e ele tinha um tipo de timbre... agora, fizemos um suporte e eu o coloquei em cima da plataforma da Bateria e ele fica na altura da meu peito, mais ou menos.. a diferença de timbre eh bem grande.. eu notei que qdo ele fica perto da parede, exatamente o cubo na frente da parede, ele ganha peso.. acredito que a frequencia grave deve bater na parede e voltar...
soh sei q ficou mto bom assim.. ateh qdo toco em outro lugar, estranho mto, pq nem sempre o cubo está taum alto assim..
esse problema seu aih, poderia ser rede elétrica? pq na minha igreja tem um problema serio.. eu naum posso usar nada analógico.. principalmente distorção.. eh um zumbido soh.. e em casa, uso numa boa..
sei lah, eh soh uma ideia..
espero ter ajudado.
abraço mano!
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# mar/07
· votar
_JCM_
Legal cara, bom saber teu relato.
Vou testar as dicas do blackmore e do carlos pra ver no que dá.
Sobre a rede eletrica, tb não descarto a possibilidade. Vou ver como posso checar isto com o pessoal de lá.
|
_BLACKMORE_ Veterano |
# mar/07
· votar
_BLACKMORE_pergunta:
mestre .. então explique pq no meu caso resolveu o problema dos graves embolarem com o baixo qdo o local estava cheio e qdo aumentei o agudo o problema deixou de existir ... agora fiquei confuso ...
carlos adolphs responde:
Exatamente porque vc aumentou os agudos, saindo a sua potência da faixa em que as reflexões de canto estavam causando o cancelamento.Vc reforçou freqüências maiores, mais altas e o efeito do canto diminuiu.
_BLACKMORE_pergunta se enrola de novo pq carlos adolphs responde diz
Mas vc deve ter notado também que passou a se escutar, mas houve diminuição do "peso", e o baixo ficou mais "seco"
mestre .. comecei a me escutar .. ficou perfeito .. mas o peso permaneceu quase q inabalável ... uma vez q tudo para mim estava embolando l.. mas o som ficou muito bom ...mas ok .. jah eh agua passada .. agora eh procurar locais melhores !!
muito obrigado pela explicação mais uma vez ..
abrax !! (ainda vou passar umas horas em teu studio, e gravar uns sons!!, pois som vintage merece equipamento vintage !!)
|
carlos adolphs Veterano
|
# mar/07
· votar
_BLACKMORE_
Por nada, mas com certeza vc teve a sorte de encontrar o "Ponto" certo de posicionamento e ajuste, que é bem difícil de conseguir.Parabéns!JoeCruzGuitar
A experiência do _JCM_ foi bem no alvo.Note que em todos os shows de qualidade, os combos estão sobre o case, dando uma certa altura ou num suporte alto e levemente inclinado.Se vc usa o seu no chão e aponta pra cima, o som, como onda direcional que é, vai até o teto e volta para um ponto diretamente sobre o público que praticamente amortece todo o seu retorno e reverberação natural(não é o retorno de palco), que fazem parte do que vc escuta como timbre.Ampli no chão e voltado pra cima, não timbra de jeito nenhum.Reposicione o seu cubo, antes de mais nada!Um abraço!
|
Dorff Veterano |
# mar/07
· votar
JoeCruzGuitar
vc disse q o ampli é microfonado, já chegou a regulagem do microfone na mesa ?
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# mar/07
· votar
Dorff
Ainda não Dorff... Mas tem um detalhe que acho que não comentei acima.
O som é ruim, mesmo com o microfone desligado saca!?
Tipo, não preciso mandar o som pra mesa e pa´s pra ele ficar ruim, ele já é ruim no palco, só com o ampli ligado.
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# mar/07
· votar
Vou tocar novamente lá somente em abril/07.
Vou testar todas as dicas sugeridas aqui, ai volto aqui no topico e digo o resultado.
Por tudo que li, acho que uma realocação do ampli vai resolver o problema.
Até pq problema no ampli ou nos pedais eu tenho certeza que não é, visto que meu ampli e os pedais funcionam bem em casa ou em estudio.
Deve ser problema acustico mesmo como sugerido pelos camaradas, se não for, aposto algumas fichas que seja problema na rede elétrica do local.
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# abr/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar
To postando novamente só pra agradecer as valiosas dicas que voces me passaram.
Toquei hoje (08/04) por lá e consegui timbrar razoavelmente bem meu set.
Levei meu ampli mesmo, e posicionei ele atras de mim, e não no chão. Usei tambem uma caixa de madeira pra deixa-lo um pouco mais alto e não no chão.
O problema é realmente um combinado de espaco muito grande, com equalizacao, acustica e posicionamento do ampli.
Não medimos a tensão do local, mas parece estar tudo bem em relacao a isso.
Enfim, parece que encontrei o caminho das pedras e fiquei bastante contente com isso :)
Mais uma vez, obrigado ae pessoal.
|