Caixa (4x12) x (2x12)

    Autor Mensagem
    Badoe
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Badoe


    Eis os problemas:
    Tenho uma 4x12 MHA900 da Meteoro (caixa do MHA2000), 200 watts que uso com um head 412 Gt da Warmusic.
    Encomendei um Lifesound Horizon e gostaria de ter uma caixa a altura do ampli. Não tenho parâmetros para julgar a qualidade da caixa, pois o 412 Gt não tem muita qualidade (principalmente por ser um dos primeiros projetos da marca), e nunca a liguei com outros amplis.
    Uma 4x12 é muito difícil de transportar.

    O som que faço:
    É metal extremo (death, thrash – Cannibal, Malevolente, etc.) preciso de muita pressão de grave e volume (ou a batera me tritura!!!).

    Possíveis soluções:
    Trocar os 4 falantes da Meteoro por Eminences (The Governor, The Wizard, ou 2 de cada);
    Fazer uma 2x12 com os falantes da Eminence acima.

    Explanação final e súplicas:
    Meu medo é de que uma 2x12 não seja suficiente e que eu force muito os falantes.
    Usarei mais em ensaios, mas muitas vezes também para pequenos shows (geralmente nem microfonam o ampli).
    Conto com a ajuda de todos e agradeço antecipadamente.

    Valeu.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Badoe
    Cara, para ensaios uma 2X12 é perfeitamente compatível. Recomendo que vc use os Eminence com a maior resposta em Db por W/1m (referência) 100Db p/ W. Não esqueça de "casar" a impedância de sua caixa com a do seu amp (a da caixa pode até ser maior, mas NUNCA menor).
    Abç

    Badoe
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Bertola
    Muito obrigado pelas dicas, inclusive sobre a impedância que também era uma dúvida minha, e só para finalizar, posso ligar uma caixa de 16 na saída de 8 ou de 16 do ampli, mas nunca uma caixa de 8 na saída de 16 do ampli, ok?

    Sem querer abusar de sua boa vontade, a informação de Db po W/1m é aquela que aparece descrita como "SENSITIVITY" nas fichas tecnicas dos falante da Eminence?

    Valeu.

    Eric Lance Abbott
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Eric Lance Abbott
    · votar


    Badoe

    rectifier + meteoro mha900 4x12 = bufeza
    sei pq ensaio com uma :S
    pra fazer o som sair sem ter os médios completamente engolidos é bem dificil
    mas tb acho que vc escolheu o amp errado pro que vc toca... digo... não "errado", mas também não o ideal
    o mesa tem excelente definição nos solos, os acordes são extremamente pesados, mas na hora dos riffs abafados e rápidos no mizão não dá pra entender porra nenhuma, principalmente com afinação baixa
    ainda to lutando contra essa caracteristica... consigo resultados mais satisfatórios nesse aspecto com meu Peavey Rockmaster

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Badoe
    Exatamente, compre o falante com maior potência dentro da fornecida por seu amp (não use falantes com potência muito "justa"), e com maior "sensitivity".
    Abç

    Guitarrist
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Badoe
    Sem dúvida utiliza uma caixa 4x12.
    Antes de tudo, experimente com sua MHA900, se acaso não gostar, ou sentir que falta algo no seu som, troque por Eminences, o Private Jack, o The Governor, o Texas Heat ou o The Wizard, tem preços accessivéis, e qualquer um deles eu arriscaria tranquilamente.

    silvio_rp
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: silvio_rp
    · votar


    Sobre a caixa, nao acho vantajoso vc "trocar" os alto-falantes dessa nao.

    O melhor mesmo eh voce vender ela e comprar os auto-falantes e mandar fazer outra pq essa Meteoro tem um valor de mercado que voce pode aproveitar para ajudar na compra e montagem da nova caixa.

    Vamos supor que vc compre 4 alto falantes eminence de 200 reais cada. Vc gasta os 800 e monta tem sua caixa melhor.

    Agora se sua caixa vale 1000 reais vc vende ela, compra os alto-falantes por 800 e ainda sobra 200 pra vc ajudar na montagem da caixa. No total vc acaba gastando bem menos e ainda tem um produto de maior qualidade.

    Eric Lance Abbott
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    o lance é que os falantes dessa caixa tem o voicing similar ao do Celestion G12t75, só que com menos corpo e bem menos definição
    o G12t75 tem pouco médio e sensibilidade baixa
    já vi por várias vezes um Randall RG100 com uma caixa dessa ser engolido brutalmente por um Dual Rectifier com caixinhas 1x12 da mesa (provavelmente com celestion vintage 30)
    uma 2x12 com falantes com medios proeminentes e sensibilidade alta fala muito mais alto que uma 4x12 da Meteoro ou uma Marshall com G12t75
    o The Wizard por exemplo tem sensibilidade de 103 db
    engole facil a maioria dos falantes de 12 comuns

    Badoe
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Bertola
    Não entendi a potência muito "justa" (o ampli será de 100w)

    silvio_rp
    Vamos supor que vc compre 4 alto falantes eminence de 800 reais cada.
    É muuuuiiiita grana para mim... rsrs

    Eric
    Você acha que uma 2x12 com 2 The Wizard ou The Governor seriam suficiente para o que eu quero?

    trendkill
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    se estas com grana para fazer, manda logo uma 4x12
    é garantia pra show e ensaio

    Fábio Goll
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    silvio_rp

    Vamos supor que vc compre 4 alto falantes eminence de 800 reais cada.


    Acho q ele quis dizer 200 por cada.

    Bom, eu já tive o Horizon em 4x12 e 2x12.
    4x12 tem mais pressao, parece q tem mais som.
    No de 50w c/ o master no 5 o baterista está vc ouve bem q longe, baixinho!!
    100w o próprio Luciano diz que é insanidade pura.

    Agora tenho uma 2x12, pela facilidade pra carregar, e confesso que não senti muita falta de tanta pressão, sendo que agora com falantes Eminence GB12, tenho impressão que tem mais feedback, mesmo com volumes não tão altos. Acho que antes não "forçava" tanto o falante pelo fato da caixa ser de 400w.

    Pode ir de 2x12 de boa, desde que vc monte uma caixa c/ 2 falantes que suporte o a potência do ampli (no caso o dobro da potência do ampli: 200 w).

    As outras dicas o pessoal já deu acima.

    []s

    Fábio Goll
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Eric Lance Abbott
    consigo resultados mais satisfatórios nesse aspecto com meu Peavey Rockmaster

    Quer bater um rolo no ADA? rsrsrs

    Eric Lance Abbott
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Fábio Goll

    huahua
    putz
    meus captadores bare knuckle chegaram hoje
    taquei o rockmaster na potencia do rectifier
    que timbre FODA!!!!!!
    ;~~~~~

    Badoe
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Fabio Goll

    no caso o dobro da potência do ampli: 200 w
    Estou pretendento pegar o The Wizard, se não me engano ele tem 75w
    x 2 = 150w, daria para usar com o Horizon de 100W?.

    silvio_rp
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    É muuuuiiiita grana para mim... rsrs

    Equivoco meu!! Era 200 mesmo!! Ja editei...

    Entao cara, acho que oq eu disse eh a forma mais inteligente pra voce trocar sua caixa, independente de pegar 2x12 ou 4x12.

    wiskeria
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    2x12 está ótimo para todas as aplicações, 4x12 é recomendavel para quem tem roadie para carregar e faz shows para multidões em lugares abertos... Será que vc vai querer carregar ida e volta uma 4x12 mais o cabeçote sempre que fizer shows?

    Badoe
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Será que vc vai querer carregar ida e volta uma 4x12 mais o cabeçote sempre que fizer shows?

    Nem pensar, só a caixa pega todo o bando de traz do meu carro, sem contar que para coloca-la dentro e depois tirar quaze me causa um AVC.

    Badoe
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Silvio_rp
    Brincadeira... valeu pelas dicas.

    Andrehard
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    BadoeOlá tenho 4 CELESTIONS G12T75W, retirados de uma 1960, toquei com eles empurrados por um JCM900 e depois por um MESA . A galera pode reclamar de timbres coisa e tal, mas eles são paulada-na-oreia sem dúvida!!! Acho que vc colocando eles n sua caix avai ficar du carvalho!!! Um grande abraço.

    Badoe
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Ter 2 (2x12) daria na mesma que ter 1 (4x12)?
    No caso de 2x12 teria a possibilidade de levar apenas uma ou as duas de acordo com a ocosião.

    Eric Lance Abbott
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Andrehard

    o problema desse falante nao é o timbre
    o timbre é foda
    o problema é a presença
    a sensibilidade dele é muito baixa se comparado a outros modelos e ele tem muito pouco médio

    uma boa opção que não é cara é o Eminence Lil' Texas que é tem ímã de neodymium
    é quase tão leve quanto o Celestion Century Vintage e é bem barato
    vc economizaria cerca de 3 kg por falante

    rockman
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Badoe


    Cara, da um olhada no rexsom.com.br

    ele tem uma 2x12 carvin com Celestion G12 a um preço excelente.
    Eu testei e recomento!

    rockman
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Entra aqui...

    http://www.rexsom.com.br/loja/product_info.php?cPath=29_48&products_id =373

    to afim dela, mais to sem grana agora...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Caixa (4x12) x (2x12)