Curvas de caixa acústica, transformador de saída e interação

    Autor Mensagem
    AugustoPedrone
    Veterano
    # fev/07


    Boa noite,

    Inseri no meu site - www.pedrone.com.br - na seção "textos técnicos" , algumas curvas de impedância que ilustram bem a lenda do casamento de impedâncias em amplificadores valvulados.

    Foram usados um transformador de saída típico para duas EL34, uma carga resistiva de 8 ohms e uma caixa 4 x 12 com Eminence Texas Heat.

    Na primeira curva está o transformador ligado na carga resistiva, indicando a impedância PP na região dos médios (3470 ohms), caindo nos graves (indutância do enrolamento) e subindo nos agudos (indutância de fuga).

    Na segunda curva o transformador está em curto no secundário. Mais uma vez o efeito da indutância de fuga é notado.

    Na terceira curva o secundário está aberto, e nota-se a ressonância do transformador. Esse ponto é variável de acordo com a tensão aplicada, já que a permeabilidade do ferro silício muda de acordo com o sinal.

    Na quarta curva temos a impedância da caixa acústica. É claro a ressonância em torno dos 100 Hz e o aumento da impedância ao elevar a frequencia. Esta caixa é especificada como "8 ohms" e como se vê está longe de ser plana, o mesmo acontecendo com qualquer outra caixa para guitarras.

    Na última curva temos o mesmo transformador ligado na mesma caixa, ilustrando o que as válvulas efetivamente enxergam como carga. Coisa de doido, não ? :)

    Espero ter sido útil.

    Abraços,

    Augusto Pedrone.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    jah vi isso ... mas sou leigo .. me explique os resultados de forma mais direta .. pq lenda de casamento de impedancia?

    kelson
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    AugustoPedrone
    interessante..
    nao sei se intendi bem os graficos mas axei interessante..
    abraços

    electrontubes
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    vamos lá,você mediu a potência do primário injetando um sinal de frequência ajustável e com amplitude constante,então fez uma tabela de potências x frequências.
    nisso ligou o secundário de várias formas e fez alguns gráfico com as potências do primário referênte às frequência,em alguns testes a potência tranferida no secundário foi medida
    (possívelmente o teste foi medindo a corrente das placas)

    no teste foi utilizada qual voltagem de sinal no primário?caso tenha utilizado um injetor de sinais de alta tensão.
    principalmente no teste sem a carga no secundário

    nesses testes vc mostrou os problemas das impedâncias,engraçado que até colocando um pouco de peso no cone do alto-falante vc altera a impedância do circuito

    esses gráficos mostram claramente que resistência não é impedância.
    e dependendo do circuito,algumas frequências apresentam maior distorção quando faz a válvula trabalhar com maior corrente.
    o ideal é projetar o amp sempre com reserva de potência para não ter problemas nas frequências de maior consumo.

    boas experiências e um abraço

    AugustoPedrone
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    _BLACKMORE_

    Basicamente estou constatando de que, apesar de termos casado a impedância do trafo com a caixa, ela não fica constante para a válvula, pela própria natureza do falante.

    Daí aquele medo de "liguei minha caixa de 4 ohms na saída de 8 ohms do amp" fica meio infundado, já que temos valores com muita variação.

    O que sabemos é que quanto mais próximo da carga ideal maior o rendimento do amp e menor a distorção da saída.

    Por isso a escolha do falante interfere e muito no timbre final dos amplificadores valvulados.

    electrontubes

    Eu medi diretamente as impedâncias, com um sinal padrão de varredura e medição gerando o gráfico. Veja que com uma carga fixa de 8 ohms as válvulas enxergam 3470 ohms em quase toda a faixa útil.

    Já com falantes a coisa muda, e muito.

    Abração.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    e dependendo do circuito,algumas frequências apresentam maior distorção quando faz a válvula trabalhar com maior corrente.

    Com certeza, cada falante é único em resultado em cada amplificador.

    Abração.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Curvas de caixa acústica, transformador de saída e interação